Como montar uma tábua de frios?

A tábua de frios agrada os mais variados paladares. Veja como incluir essa opção no seu estabelecimento nesse post.

A tábua de frios é a pedida perfeita em vários momentos. Seja para um happy hour, seja para celebrar alguma ocasião especial com amigos, essa opção agrada os mais exigentes paladares.

Por esse motivo, é interessante você oferecer a opção para comercializar. Dessa forma, é importante entender quais os itens que não podem faltar para despertar a vontade dos clientes.

A seguir, veja como montar uma tábua de frios e harmonizar os ingredientes!

Como montar uma tábua de frios irresistível?

Para montar uma tábua de frios:

  1. selecione os queijos que deseja adicionar;
  2. inclua uma seleção de embutidos, como salame, copa e presunto cru;
  3. ofereça acompanhamentos, como pães e molhos;
  4. acrescente frutas secas e castanhas para dar mais cor e sabor;
  5. faça uma apresentação que distribua os ingredientes de forma atrativa;
  6. experimente combinações de sabores para oferecer aos clientes;
  7. adicione acompanhamentos extras, como patês e azeitonas, se achar necessário.

Pensar nos itens que vão compor a tábua de frios para um delicioso snacking é fundamental. Entretanto, a montagem vai depender da proposta do bar ou restaurante, como você vai ver a seguir!

Tábua de frios simples

Foque na combinação de sabores marcantes e saborosos. Dê preferência para queijos como mussarela, prato e parmesão. Acrescente embutidos como salame, presunto, pepperoni e peito de peru.

As dicas de acompanhamentos são: torradas, azeitonas temperadas, ovos de codorna, pepino, nozes e uvas passas. Já as opções de molhos incluem rosé, pasta de alho, maionese de ervas e mel.

Tábua de frios gourmet

Para uma opção de tábua mais elaborada, aposte nos queijos importados brie, de cabra, de búfala e gorgonzola. A versão gourmet de presuntos, salames, rosbifes e mortadelas também entra na lista.

Surpreenda os clientes com geleias de frutas, patês, torradas, ovos de codorna, bolachas salgadas, tomates cereja, cachos de uvas e morangos.

Tábua de frios para casal

Uma tábua de frios para ser dividida pede sabores sofisticados e um toque adocicado. Invista em queijos mais leves, como brie e gruyère, e mais intensos, como gorgonzola e emmental.

Complemente com salame hamburguês ou milano. Finalize a tábua com damascos, pêssegos, morangos, castanhas, patês e molhos com leve toque apimentado.

Tábua de frios fitness

Para clientes que não querem sair da dieta, escolha opções como queijo de búfala, minas frescal ou cottage. As alternativas de embutidos são o peito de peru e o salmão defumado.

Pães integrais, amendoim, uvas passas, pepino e cenoura em palitos também completam a tábua de frios fitness. Você pode apostar ainda em patê de frango ou atum, bolachas sem glúten e de arroz, além do molho de iogurte natural.

Quais itens não podem faltar?

Na tábua de frios, é essencial apresentar mais de uma opção de queijos, embutidos, cremes, patês e geleias. Escolha iguarias que trazem mais sabor para compor a tábua, sem deixarem de se complementar.

Também é interessante pensar desde a entrada até a sobremesa. Assim, considere incluir frutas secas ou in natura, algum tipo de quitute ou geleia de frutas.

Como organizar a tábua de frios?

Confira o passo a passo para organizar as tábuas de frios!

1. Escolha a tábua ideal

Além da tradicional tábua de madeira, outras opções são: cerâmica, pedra e louça de porcelana, com ou sem divisórias.

2. Defina a quantidade de ingredientes

O cálculo médio por pessoa é de 150 g a 200 g de frios e cerca de 100 g de acompanhamentos.

3. Corte e organize os itens que vão compor a tábua

Corte os queijos e embutidos em cubinhos e organize-os de maneira alternada e harmoniosa, colocando cores opostas lado a lado.

4. Crie uma barreira para separar ingredientes

Construa uma barreira de torradas e bolachas para separar os acompanhamentos (pepinos, tomates, ovos de codorna) das frutas.

5. Decore a tábua de frios

Para decorar, acrescente ramos de alecrim e invista em potes charmosos para os molhos e patês.

Como precificar uma tábua de frios?

Na hora de precificar pratos como tábua de frios, considere o preço de cada um dos itens que a compõem. Vamos supor que você usou 200 g de uma embalagem de 1 kg de mussarela que custa R$ 50. Nesse caso, o cálculo será de R$ 10 para esse item.

Faça o mesmo processo para todos os itens, considerando a quantidade usada de cada um deles. A soma de todos os valores será o resultado do custo de cada tábua. Em seguida, inclua o quanto deseja lucrar com cada venda, sendo que o mínimo recomendado é de 80%.

Como você viu, são várias as opções para montar uma tábua de frios que desperte o paladar de diferentes perfis de clientes. Por isso, capriche na escolha e na apresentação!

Já criou as opções de tábua para o seu bar ou restaurante? Veja agora como montar o cardápio do seu delivery!

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

21/05/2024

Melhoria contínua: o que é, objetivo e como aplicar

20/05/2024

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Maio

20/05/2024

Embalagem para marmita: 6 melhores opções