O que é vantagem competitiva, qual a importância e como identificar?

Vantagem competitiva: leia este texto e descubra o que ela pode fazer pelo seu estabelecimento e como apostar nisso.

Constantes transformações na sociedade, nas tecnologias e no mercado são fatores que criam o cenário dos empreendimentos hoje em dia. As empresas que não criarem vantagem competitiva têm grande chance de ser engolidas pela concorrência.

Nesse sentido, uma estratégia comercial eficiente é capaz de fazer com que sua marca se destaque em relação às outras. Um estabelecimento que busca ativamente essa vantagem fica menos sujeito a crises e tem a chance de lucrar mais, já que os clientes valorizam mais a marca, seus produtos e seu modelo de negócio.

Aprenda a importância da vantagem competitiva e como identificá-la em seu negócio, além de outras informações essenciais!

O que é vantagem competitiva?

A vantagem competitiva é uma característica composta pelas ações que fazem com que um negócio se diferencia positivamente dos seus concorrentes. Ela atribui maior valor à sua oferta e chama a atenção do público.

Ou seja, é um aspecto forte que, quando bem explorado por uma empresa, faz com que ela tenha destaque em um nicho do mercado ou em determinado contexto. Alguns fatores importantes que possibilitam a criação de uma vantagem competitiva são:

  • precificação estratégica;
  • qualidade do produto;
  • posicionamento e valores de mercado;
  • inovação e investimento em novas tecnologias;
  • bom atendimento e satisfação do cliente.

Qual a importância de ter vantagem competitiva?

O investimento em vantagem competitiva torna serviços e produtos muito mais atraentes para os clientes. É o que incentiva o público a comprar em seu estabelecimento. Para isso, as empresas criam serviços ou produtos:

  • com mais qualidade que os da concorrência;
  • com melhor atendimento ao cliente;
  • que sejam exclusivos;
  • com preços mais acessíveis que os dos concorrentes;
  • que tenham termos de devolução e troca mais flexíveis.

São detalhes que fazem com que as empresas alcancem um alto volume de vendas, bem como maior fidelidade da clientela e melhores margens de lucro. Naturalmente, isso se aplica, também, a estabelecimentos do setor alimentar — especialmente quando se considera a alta competitividade do ramo.

Como identificar a vantagem competitiva?

Os demonstrativos de resultados do negócio são fundamentais para identificar a vantagem competitiva da empresa. O balanço patrimonial é o relatório responsável por entregar essa informação. Ele leva em consideração dois tipos de variáveis: o ROE (Retorno sobre Patrimônio Líquido) e a ML (Margem Líquida).

O primeiro indicador diz respeito à capacidade que o estabelecimento tem de gerar valor para investidores e clientes. Para calcular o ROE, basta dividir o lucro líquido pelo patrimônio líquido. Já a margem líquida é responsável por calcular a fração de cada real de vendas que gerou lucro líquido. Logo, para saber a ML, basta dividir o lucro líquido pela receita bruta.

Por meio desses dois indicadores, é feita uma análise que identifica os principais fatores que tornam o estabelecimento mais forte.

Quais os principais tipos de vantagem competitiva?

No mercado atual, existem 4 tipos principais de vantagem competitiva que podem ser desenvolvidos pelas empresas dos mais diversos setores:

  1. diferenciação;
  2. atendimento;
  3. preço;
  4. foco.

Conhecer cada um deles é fundamental. Veja, a seguir, mais detalhes sobre cada item e avalie quais podem ser mais interessantes para o seu estabelecimento.

Diferenciação

Empresas que buscam vantagem competitiva por meio da diferenciação têm como foco oferecer serviços ou produtos que sejam superiores aos vendidos pelos concorrentes, por meio de:

  • canais de comunicação com o cliente;
  • atendimento ou suporte técnico;
  • design, acabamento e qualidade do produto;
  • usabilidade do produto.

Atendimento

Não há dúvida de que todo cliente gosta de um bom atendimento. A ideia aqui é possibilitar uma experiência eficiente, dinâmica e agradável ao cliente para que todas as necessidades sejam atendidas da melhor maneira possível.

Esse tipo de vantagem é bastante explorado por empreendimentos que prezam pela retenção dos clientes, de forma que desenvolvam uma cultura de atendimento por toda a empresa. Um bom exemplo são os restaurantes. O atendimento é fundamental nesse caso, já que faz os clientes aparecem diariamente e passam certo tempo no local.

Preço

Outra forma de obter vantagem competitiva é por meio da liderança por preços. Ou seja, oferecer o melhor valor possível ao consumidor — com o menor custo do mercado.

É importante destacar que não se trata de diminuir a qualidade das matérias-primas, mas de um planejamento estratégico que preze por:

  • melhores e mais eficientes canais de distribuição;
  • aumento da eficiência operacional;
  • negociação mais eficaz;
  • melhor gestão empresarial.

Foco

Nesse caso, a vantagem competitiva depende principalmente da redução do público-alvo. Ou seja, a companhia ajusta sua solução para agradar a um nicho específico. Dessa forma, é possível ofertar seus serviços ou produtos por um valor mais alto.

A ideia do foco consiste em aplicar uma estratégia de diferenciação ou precificação a um público-alvo muito bem selecionado que não foi tão explorado. Por meio desse tipo de vantagem competitiva, é possível ganhar o status de marca “única”.

Como ter maior vantagem competitiva no seu negócio?

Até aqui, foi possível perceber a importância da vantagem competitiva em um empreendimento. Porém, é necessário entender como aplicá-la em seu negócio. Confira a seguir algumas dicas.

Conheça o seu público

Quando se conhece o público-alvo, é possível criar ofertas que estejam de acordo as demandas reais da clientela. Com esse tipo de informação, fica mais fácil criar itens que sejam um diferencial na rotina das pessoas. Um bom exemplo é montar um cardápio no seu estabelecimento que satisfaça exatamente o gosto do seu público-alvo.

Avalie os concorrentes

Uma dica crucial é analisar a performance e o perfil da concorrência, já que é preciso entender o que os outros negócios do seu segmento estão fazendo. Desse modo, você consegue ter uma compreensão melhor sobre quais são as vantagens competitivas dos concorrentes, para, então, criar seu próprio diferencial.

Aumente a produtividade dos profissionais

O aumento da produtividade é bom para o estabelecimento em si e para o cliente final. Um ambiente com um clima agradável e colaboradores motivados, satisfeitos e produtivos cria uma rotina de trabalho mais propensa a alcançar a excelência na inovação e nos resultados.

Depois de saber da importância e como ter maior vantagem competitiva no seu negócio, não se esqueça de elaborar um plano de ação e colocar as dicas apresentadas em prática. Assim, você terá resultados mais promissores, além de contar com um público satisfeito com as suas ofertas.

Agora que você já sabe sobre vantagem competitiva, descubra os 8 passos essenciais para atingir o sucesso na gestão financeira do seu restaurante!

16 respostas

  1. Bom dia ifood, é tdo d bom amuuuuu mto trabalhar, nessa plataforma, só sinto falta d um canal d atendimento d verdade,pois abrimos chamado e nada d atendimento,?sou analfabeta na tecnologia ? preciso mto d ajuda

  2. Oi, Marli. Muito obrigado! ? Seu comentário é super importante pra gente. Seguiremos trabalhando pra tornar sua experiência cada vez melhor. ❤️

  3. O MELHOR app para os restaurantes é o Ifood com certeza.pena que não estou conseguindo reabrir o meu negócio e a minha loja continua fechada.

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