O marketing para restaurantes é uma ferramenta estratégica importante para qualquer empreendimento, desde os que estão começando até aqueles já consolidados no mercado. Isso porque, além de divulgar os produtos, o marketing ajuda a conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.
Não compreender nem aplicar as estratégias corretas pode fazer o seu negócio perder clientes e ficar estagnado, tanto em relação ao posicionamento no mercado quanto aos lucros — mas se você seguir as dicas deste artigo vai evitar que isso aconteça com o seu estabelecimento.
Karline Lauxen, publicitária e Analista Sênior de Conteúdo B2B no iFood, traz informações valiosas sobre marketing para negócios alimentícios reforçarem o valor da marca e melhorarem o engajamento do público.
Confira as dicas sobre como desenvolver estratégias de marketing gastronômicas!
Como funciona o marketing para restaurantes?
O marketing é a forma com que você comunica a sua marca para o mercado. É ele que determina como o seu restaurante será visto, no que ele quer ser uma referência e assim por diante. No entanto, para que isso seja eficiente, é muito importante saber para quem o seu negócio quer fazer a diferença.
O ideal é que as pessoas entendam corretamente a mensagem que você está tentando transmitir. Assim, seu restaurante ganha em termos de aceitação do público e, por consequência, no aumento das vendas, no faturamento e na lucratividade.
No longo prazo, as estratégias de marketing para restaurantes contribuem diretamente para a consolidação da marca no mercado. Assim, ela se torna uma referência no seu nicho de atuação.
Isso porque os objetivos das campanhas de marketing gastronômico podem ser os mais distintos. Logo, é possível colocar em destaque também a experiência e o conhecimento sobre o assunto, que trazem credibilidade para o estabelecimento e para os profissionais que atuam nele.
Quais são as suas principais etapas e os erros mais comuns?
Algumas etapas são essenciais em qualquer plano de marketing. Os fatores mais importantes a serem avaliados e os erros que devem ser evitados, você vai conhecer agora!
Análise de cenário
A análise de cenário diz respeito à captação do máximo de informações que o mercado pode fornecer. Em geral, isso parte da análise de quatro pilares:
- forças e fraquezas (fatores internos) do seu negócio;
- principais oportunidades e ameaças (fatores externos e de mercado) para o seu sucesso e desenvolvimento.
Esses pilares dizem muito sobre o contexto atual do seu estabelecimento. Esse método é conhecido como Análise SWOT (sigla composta pelo nome dos pilares em inglês). Nessa etapa, você pode incluir:
- avaliação dos fornecedores;
- análise dos seus concorrentes diretos e indiretos;
- identificação da receptividade do público;
- capacidade de atendimento;
- melhorias no cardápio;
- desenvolvimento da equipe;
- descoberta dos principais diferenciais do seu negócio, entre diversos outros fatores.
Com base nisso, você vai levantar os principais problemas ou melhorias que devem ser trabalhados. Esse é o ponto de partida das ações que serão tomadas pelo seu restaurante. Se o seu negócio tem um número alto de reclamações sobre o tempo de preparo dos pratos, por exemplo, você deve trabalhar para melhorar essa demanda.
Perfil dos clientes
Essa é a etapa dedicada ao conhecimento do público-alvo, ou seja, da descoberta dos seus desejos e necessidades. É a partir dela que você vai entender o que precisa ser feito em primeiro lugar e o que gera mais valor para o seu consumidor final.
Escuta e feedback
Outro passo importante para entender o perfil do público é ouvindo-o. Busque coletar feedbacks a cada prato entregue e anote todos os pontos positivos e pontos de melhoria. Assim, você vai aprender melhor sobre as preferências dos seus consumidores.
Se você utiliza algum aplicativo de delivery, aproveite também as avaliações da clientela para entender suas preferências.
Esses feedbacks ainda podem chegar por meio das suas redes sociais. Nesse espaço, além de receber os retornos, busque seguir o seu público-alvo, acompanhe o que postam, quais lugares frequentam e como preferem consumir os produtos.
Durante esse processo de escuta, você pode perceber, por exemplo, que o seu cardápio não tem pratos preparados para atender restrições alimentares (pessoas vegetarianas, intolerantes à lactose, entre outras). A partir desse feedback, será possível identificar as principais preferências do seu público para buscar uma alternativa para sanar o problema.
Análise da concorrência
A concorrência pode ser um balizador importante das suas estratégias de marketing. Com base nas ações dela, você pode acompanhar o que tem funcionado bem e tentar implementar com algum tipo de melhoria. Já sobre o que vai mal, saberá o que não fazer ou o que precisa ser corrigido.
Faça um mapeamento dos restaurantes do mesmo segmento que o seu que atuam na sua cidade. Depois, observe as ações feitas nas redes sociais e as promoções desenvolvidas. Busque observar os comentários e interações e tire conclusões sobre como foi a recepção do público.
Essas estratégias sempre devem ser pensadas conforme os objetivos levantados no planejamento estratégico do negócio. Não se esqueça de que o marketing é a forma como você posiciona sua marca no mercado e o que você comunica sobre ela.
Foco na estratégia
Um dos erros mais comuns e que está diretamente relacionado à relativa facilidade em fazer marketing, especialmente no universo digital, é a “vontade de ‘querer fazer tudo que está disponível’”, como diz Karline.
Na ânsia de atrair a maior quantidade possível de clientes, a pessoa empreendedora cria estratégias para todas as redes sociais, por exemplo, mas é preciso avaliar com cautela onde a clientela potencial está, o que busca e qual é o objetivo da sua marca.
Por exemplo, o TikTok é uma das redes que mais cresce em anúncios, contendo 65% das empresas anunciando. Porém, antes de aderir a essa prática, é necessário responder a questões como:
- Essa estratégia é aplicável para o meu público?
- Com ela, vou conseguir atingir meus objetivos?
Além disso, saiba que retroceder faz parte. Especialmente nas estratégias digitais, é possível testar o que funciona ou não — e está tudo bem descartar o que não surtiu o efeito desejado.
Escolha da estratégia ideal
Na hora de investir em campanhas de marketing gastronômico, é importante adotar uma abordagem mais holística. Vale trabalhar todos os campos que puder para alcançar o público, mas sempre com foco na estratégia ideal, aquela alinhada ao perfil dessas pessoas.
Constância e planejamento
De acordo com Karline, “quando falamos de posicionamento, ele precisa se manter durante todo o ciclo do negócio e em todos os espaços no qual ele está presente. Quando falamos em comunicação nas redes sociais, ela precisa ser contínua, alimentando o público e mostrando que o negócio existe.”.
Além disso, é preciso ter em mente que um plano de marketing não deve ser rígido, com início, meio e fim — ele tem fases e, sobretudo, “deve ter constância”. Esse é outro erro amplamente cometido por quem empreende. Afinal, muitas vezes, segue caminhos variados, sem um plano concreto.
Fazer tudo o que é preciso, como cuidar da gestão da empresa, da cozinha e, ainda, de um marketing consistente é um grande desafio. Por isso, um planejamento bem-feito e a organização serão os melhores amigos da sua comunicação.
Quais são as melhores práticas de marketing para restaurantes?
Chegou a hora de conferir algumas dicas de marketing para restaurantes. Fique de olho!
Tenha o seu público bem definido
A criação da persona é essencial para dar início às suas estratégias. Se você vende doces prontos, com entrega rápida, por exemplo, pense em qual seria o seu cliente ideal.
Será que é aquela pessoa que morre de vontade de um docinho após o almoço? Ou são as pessoas que trabalham junto no escritório e quando alguém tem uma ideia de doce todo mundo compra?
Apenas nesse exemplo trazido pela Karline você já percebeu duas personas diferentes, que geraram duas estratégias de marketing distintas: um post no Instagram chamando os apaixonados por doce para a sua loja e um combo para equipes, com desconto pelo número de unidades pedidas.
Quanto mais informações você tiver para criar sua persona, melhor será a definição do público que vai atender. Como mostra o exemplo, um restaurante não precisa ter apenas uma persona, já que existem perfis diferentes de clientes. Explorar essas possibilidades contribui para gerar mais oportunidades.
Busque inspiração
“No marketing nada se cria, tudo se copia: essa é, basicamente, uma regra do marketing.”, aponta Karline. Por isso, busque inspiração, olhe as redes sociais e planos de marketing de marcas em que você se inspira.
Mas a ideia aqui não é fazer exatamente igual. Como diz o título, a intenção é se inspirar naquilo que outras empresas estão fazendo para tirar ideias do que você pode fazer no seu estabelecimento, e que esteja alinhado ao perfil do seu público-alvo. Se fizer sentido para o seu público e estiver dentro do que você pode fazer, vá em frente!
Fidelize o seu cliente
As redes sociais são a sua vitrine (por isso, elas precisam estar sempre atualizadas), mas o seu consumidor é uma parte essencial para o seu marketing funcionar. Um relacionamento bem construído, ainda que a partir de pequenos gestos, pode fazer a diferença na sua estratégia e nos seus resultados.
Uma pesquisa da Wordstream com a LocaliQ mostrou que o custo médio para conseguir um lead (potencial cliente) no ramo de restaurantes é de 20 dólares, ou seja, não é algo barato. Nesse sentido, a melhor estratégia é fidelizar clientes.
“Envie mensagens na sua embalagem, chame o seu cliente no chat, dê cupons para próximas compras, crie relacionamento. Se ele se apaixonar pelo seu estabelecimento, vai voltar e trazer mais gente!” — comenta Karline.
Invista na criação de uma logo e identidade visual
Contratar um profissional para fazer uma logo, criar um slogan e uma identidade visual para o seu negócio é um investimento que vale muito a pena. Afinal, esses elementos mostram a maturidade do seu restaurante para o cliente, unificam a sua comunicação e demonstram o cuidado que você tem com a sua empresa.
Como criar plano de marketing para restaurantes?
Lembra que a recomendação é, primeiro, você conhecer o seu público? Afinal, para transmitir uma mensagem você precisa saber com quem está falando. Isso é fundamental para ajustar a comunicação e a linguagem que será utilizada.
As pessoas que consomem hambúrgueres, por exemplo, não costumam ser as mesmas que compram marmitas vegetarianas. Portanto, o modo como você vai conversar com esses dois públicos é diferente.
Então, o seu plano de marketing começa com esse alinhamento. Depois, é preciso descobrir onde encontrar essas pessoas. De que maneira elas procuram por restaurantes? Quais são os canais que utilizam? Dessa forma, você poderá direcionar as campanhas de marketing gastronômico da maneira correta.
Vale considerar aquilo que foi explicado sobre o público estar presente na internet. Nesse caso, também é importante investir no marketing digital para restaurantes.
Sem falar, é claro, da importância de investir também no marketing de mídia social para restaurantes. Isso envolve a criação de um perfil e de um calendário editorial para fazer as postagens no momento certo.
O Sebrae sugere, ainda, ter um perfil no Google Meu Negócio. “Dessa forma, você poderá se conectar com os seus clientes de forma fácil e direta e ser encontrada mais facilmente nas pesquisas realizadas pela ferramenta”.
Considere que o marketing para restaurantes também precisa ter objetivos. Por exemplo:
- divulgar o nome do estabelecimento;
- ampliar o público alcançado;
- atrair mais clientes;
- fortalecer a marca;
- aumentar o volume de vendas;
- divulgar uma novidade do cardápio; entre outros.
Então, pense naquilo que você espera alcançar. Dessa forma, poderá criar as suas campanhas de marketing de uma maneira mais estratégica e eficaz.
Não se esqueça de que o marketing também está nos detalhes:
- atendimento ao cliente;
- agilidade;
- capricho nos pedidos;
- comida de qualidade;
- facilidade para contato;
- identidade visual atrativa;
- valores defendidos pela marca;
- atenção personalizada; entre outros.
Por isso, cada detalhe em que você investe para oferecer um melhor atendimento e um serviço de maior qualidade conta como marketing. Afinal é dessa maneira que você vai gerar uma experiência positiva para o público, alcançar a satisfação do cliente e gerar valor para aquilo que entrega para ele.
Quais as consequências de não investir em marketing para restaurantes?
Não investir em marketing para restaurantes pode impactar diretamente na viabilidade e no sucesso do estabelecimento. O ideal é se fazer presente no dia a dia do público para aumentar as chances de um cliente lembrar do seu estabelecimento quando for fazer uma compra.
É preciso, ainda, investir em estratégias de marketing na hora de lançar um novo produto. Isso é essencial para que o cliente saiba que essa opção existe, evitando que o investimento no lançamento se perca. Sem falar da necessidade do marketing para a promoção de restaurantes, estratégia que ajuda a converter novos clientes e reter os antigos.
Mas o marketing do restaurante não precisam ser algo complicado. O segredo é combinar uma boa divulgação dos seus produtos com a oferta de uma boa experiência para os seus consumidores. Além de lembrar sempre que organização e constância são peças básicas para alavancar o seu negócio.
“Faça um planejamento, defina metas, delimite os seus horários (separando tempo, também, para a sua família e para si mesmo), e faça de novo e de novo.” — Karline finaliza. A constância no seu marketing para restaurantes vai levar você ao sucesso!
Gostou das nossas dicas? Aproveite e cadastre seu restaurante para potencializar suas vendas na maior foodtech da América Latina.
19 respostas
Informações muito úteis para o meu estabelecimento
Oi, José Maurício! Não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber mais informações úteis a seu estabelecimento. Vamos juntos! ?
Tenho um ticket médio de 95 Mas meu funil cai para 3 ou 4% . Podem me auxiliar ?
Excelente esse maneira de estar horientando nos ensinando preciso aumentar meu publico
Queremos que você continue aprendendo com a gente, Dulcineia! Assine nosssa newsletter e receba mais conteúdos diretamente no seu e-mail! ?
Muito bom trazer esses conteúdos… ajuda bastante quem está começando
Que bom que gostou! Aproveite para assinar nossa newsletter e receba mais dicas no seu e-mail! ?
Conte com a gente, Thug. Aproveite para assinar nossa newsletter e continue recebendo mais dicas como essa!
S gostaria de fazer este
Informações úteis e as dicas super acessíveis,se colocar em prática sei que terei retorno
Que bom que gostou, Maria! Aproveite para assinar nossa newsletter e continue recebendo mais dicas como essa! ?
Sempre aprendo com as informações obtidas aqui,dicas simples que fazem a diferença no dia a dia .
É isso aí, Maria! Agora é só colocar tudo em prática!
Feliz em saber que fazemos essa diferença, Maria. Conte com a gente! 🙂
F*ckin’ tremendous things here. I’m very satisfied to see your post. Thank you a lot and i’m taking a look forward to contact you. Will you kindly drop me a e-mail?
Bem interessante na teoria, porem a minha loja esta com conexões do google analicts que eu nao reconheço e nunca autorizei, e todos os meus dados vão para a ex franqueadora, inclusive eles criaram diversos usuarios na minha loja, como dono da loja, master franqueador e etc… tipo sem eu nem ter ciencia, alem das minhas vendas que praticamente zeraram… apos os acessos da franqueadora, inclusive ela propria entrou com uma acao contra a loja, para encerrar o vinculo… mas ainda faz a festa no meu perfil… e o pior de tudo é ver ela colentando dados da minha loja e gerando sites vazios que aparecem primeiro na pesquisa na minha regiao, tenho tudo documentado, por video e print… enfim eu sou apenas uma lojinha praticamente falida do interior do Parana, e a franquia.. tem centenas de unidades… dificil o ifood fazer algo ne? devo ser a unica loja no Brasil que apos a acessoria vip minhas vendas cairam ainda mais… quem quiser saber mais sobre… so me chamar… 4598804888
Olá, Emerson. Sentimos muito por essa situação e estamos à disposição para ajudar!
Para que o nosso time possa cuidar do seu caso individualmente, você poderia abrir um chamado? No “Portal do Parceiro”, basta clicar no botão “Chamados e Ajuda” e, em seguida, em “Atendimento”. Assim, a nossa equipe vai analisar o seu caso. 😊