Realidade virtual: revolucione as imagens dos seus produtos e venda mais

Já pensou em fazer uma imagem diferentona dos seus produtos? Invista na realidade virtual e veja suas vendas aumentarem!

Para vender no seu site ou no iFood, por exemplo, você precisa atrair clientes. Para conquistar esse objetivo, vários recursos podem ser utilizados, como a descrição dos produtos, a criação de promoções e o uso de imagens. Mas você já pensou em fazer algo diferente? Essa é a proposta da realidade virtual (RV).

Essa tecnologia é uma das propulsoras do desenvolvimento da inteligência artificial (IA). Isso porque a RV permite que o usuário fique imerso em um ambiente totalmente novo e digital. Com essa experiência, o varejo pode revolucionar a forma de fazer negócios — e você pode aproveitar para ter vantagem competitiva.

A perspectiva é de que os investimentos em realidade virtual atinjam US$ 7 bilhões em todo o mundo até 2026. O dado é da consultoria PwC. Então, que tal conhecer essa tecnologia e saber usá-la a seu favor? Entenda como aproveitá-la neste post.

O que é realidade virtual e como funciona?

Realidade virtual é uma tecnologia que cria um espaço fictício em um ambiente totalmente digital. Essa simulação funciona a partir de dispositivos específicos, como luvas, óculos, capacetes ou controles especiais. A partir do uso dessas ferramentas, o usuário consegue interagir com os objetos desse mundo paralelo e ter uma experiência realista.

Apesar de muita gente ainda acreditar que a RV está restrita ao mundo dos jogos, a verdade é que o mercado está em expansão e já começa a ser usado em diferentes segmentos. Entre eles, educação, entretenimento, arquitetura, transporte e, claro, o varejo.

No delivery, essa tecnologia imersiva pode ser usada para treinar pessoas entregadoras, oferecer uma experiência personalizada aos clientes e permitir que os consumidores interajam com os produtos de forma virtual.

Vale a pena destacar que essa não é uma tendência que sumirá com o tempo. Uma pesquisa da Statista revelou que o mercado de realidade estendida (que inclui a virtual, a aumentada e a mista) alcançou o total de US$ 29,26 bilhões em 2022 e a perspectiva é que chegue a US$ 100 bilhões em 2026.

Atentar a essa questão é fundamental para evitar gastos que se perderão devido à não continuidade das tecnologias. Aliás, essa foi uma das dicas do consultor sênior de Marketing da NotCO, Fernando Machado, em entrevista à revista Forbes.

“É muito fácil se perder em tendências, dados, pesquisa, coisas novas ou que estejam na moda (que sempre tendem a ser mais atraentes). Por isso, tento sempre focar mais nas coisas fundamentais”

Confira mais detalhes do impacto da tecnologia e da inteligência artificial nos negócios conferindo o iFood MoveCast com o CEO do iFood, Diego Barreto; o CEO da Alura, Paulo Silveira; e o advogado, professor e pesquisador, Ronaldo Lemos.

Quem inventou a realidade virtual?

Quem inventou a realidade virtual foi Edward Link, ainda nos anos 1930. Ele criou o primeiro protótipo de um simulador de voo. Ainda há quem diga que foi Charles Wheatstone, em 1837. De toda forma, o primeiro dispositivo moderno foi o Oculus Rift, em 2012, com visão 3D em 360°.

Quais são os 4 tipos de realidade virtual?

Os 4 tipos de realidade virtual são: aumentada, de projeção, de mesa e de simulação. Todos costumam ser aplicados em jogos, mas também podem ser usados na medicina, na arquitetura e na gastronomia. Portanto, as oportunidades são significativas.

Basicamente, a diferença entre elas é a seguinte:

  • Realidade aumentada: usa um dispositivo para combinar os mundos virtual e físico;
  • Realidade virtual de projeção: objetivos e personagens digitais são projetados no mundo físico e é possível interagir;
  • Realidade virutal de mesa: exige o uso de monitores ou óculos para a interação;
  • Realidade virtual de simulação: requer o uso de dispositivos para que a pessoa acredite estar em um mundo virtual.

De qualquer modo, é essencial aliar tecnologia e tendências globais do setor de atuação. Por exemplo, o mercado de foodservice é complexo e conta com diferentes realidades. Por isso, é necessário considerar as perspectivas para o futuro, os dados do segmento e os clientes.

É isso que propõe a fundadora e CEO da Galunion, Simone Galante, ao abordar os resultados da pesquisa Galunion Insights 2024.

“O futuro do setor começa aqui, e passa por um entendimento profundo do comportamento, desejos e necessidades dos consumidores”

Na prática, é preciso entender que o consumidor deve continuar no centro da estratégia. Nesse cenário, a tecnologia entra como uma impulsionadora do negócio, justamente para atender às demandas e aos novos hábitos de consumo.

Por exemplo, a realidade virtual pode ser usada para personalizar o atendimento e permitir que o potencial comprador do seu produto confira todos os detalhes antes de tomar sua decisão. Essa é uma necessidade a ser atendida e pode se tornar um diferencial competitivo.

Entenda melhor como usar a tecnologia conferindo a Masterclass Decola sobre como a inteligência artificial pode ajudar o seu delivery.

Qual a diferença de realidade virtual e realidade aumentada?

A diferença de realidade virtual e realidade aumentada é o modo de interação com os objetivos e o mundo digital. Na RV, o usuário fica totalmente imerso ao usar um dispositivo específico e se relaciona somente com esse mundo fictício. Já na RA, os dois ambientes são combinados, isto é, objetos não existentes aparecem no cenário físico.

Para ficar mais claro, é possível ver um exemplo. Um jogo de RV faz com que você use um óculos específico. A partir disso, você visualiza somente o ambiente fictício, interagindo com ele. Os seus gestos físicos são representados no espaço digital, permitindo a interação.

Já na RA, você vê coisas que não existem de verdade. O maior exemplo é o jogo Pokémon Go!, que levou milhares de pessoas a uma caça pelos pokémons.

Apesar desse exemplo do mundo dos jogos, o mercado gastronômico também tem como se beneficiar da tecnologia. A realidade aumentada, por exemplo, pode ser usada para trazer o prato desejado pelo cliente em sua frente, mas de forma fictícia. Assim, ele pode visualizar e tomar sua decisão.

Já a realidade virtual contribui para a melhoria das imagens do cardápio, por exemplo. Esse é mais um atrativo importante.

Sem contar que essas tecnologias também permitem conhecer melhor o consumidor. Apesar da coleta de dados não ser o objetivo ao utilizá-las, a verdade é que você conseguirá obter informações.

Por exemplo, ao usar fotos com RV, você pode verificar se houve aumento no faturamento e nas vendas, se algum prato passou a se destacar etc. Dessa forma, você consegue implementar uma cultura data driven, fundamental para analisar dados e tomar decisões acertadas. Veja o que Simone Galante afirma sobre isso:

“É preciso entender profundamente os consumidores para oferecer a experiência mais adequada para cada um deles. Nem sempre se trata de tecnologia aparente na loja, mas sempre envolve o uso intensivo de dados”

Veja outro motivo para usar a tecnologia no seu negócio. Entenda como a inteligência de dados traz eficácia na distribuição de cupons.

Quais são os benefícios da realidade virtual?

Os benefícios da realidade virtual são o aumento da vantagem competitiva e a melhoria da experiência do cliente. Essas vantagens são derivadas da sua capacidade de acompanhar a evolução das tecnologias. Assim, há a chance de incentivar a tomada de decisão, atrair clientes, retê-los e até fidelizá-los.

Ao mesmo tempo, atualizar-se sobre as tendências tecnológicas é crucial para sua permanência no mercado. Essa é uma forma de se destacar da concorrência.

Por isso, a expectativa é de que essas tecnologias continuem presentes no mundo. Uma coluna do especialista em tecnologia João Gabriel, do site TI Inside, aponta que essa é uma tendência que vem ocupando o seu espaço.

“As empresas estão olhando cada vez mais para um futuro onde o ambiente é criado pela própria tecnologia, e onde o usuário está cada vez mais engajado em utilizar estes utensílios para aventurar-se do conforto da própria casa”

Esse é um dos motivos pelos quais o estudo da PwC já citado aponta uma taxa de crescimento anual de 24,1% para a realidade virtual. Ainda é destacado que 40% dos consumidores brasileiros já compraram algum produto tendo utilizado a RV antes, mesmo em formato de teste.

Portanto, se você acha que essa realidade está muito longe do seu negócio, esse dado demonstra que a realidade é um pouco diferente.

Quais são as desvantagens da realidade virtual?

As desvantagens da realidade virtual são os riscos de propagação de discursos de ódio e difamação e aspectos relacionados à segurança e privacidade dos usuários. No caso da RV, pode ser feito o rastreamento de dedo e ocular, o que pode elevar o potencial de roubo de dados.

Por exemplo, no ambiente virtual, é possível usar gestos iguais àqueles realizados no mundo físico. Dessa forma, é possível descobrir uma senha ou PIN, caso seja digitado. Já em relação aos olhos, aquilo que está sendo visualizado traz informações relevantes, que podem oferecer valor para cibercriminosos.

Já para os jovens, uma matéria do Correio Braziliense apresenta um estudo que mais de 44% dos usuários que têm um dispositivo de realidade virtual já sofreram com discursos de difamação e ódio. Além disso, 37,6% destacam que sofreram bullying e 35% passaram por assédio.

Onde usamos a realidade virtual?

A realidade virtual pode ser usada no entretenimento, em treinamentos corporativos, na educação, na cultura, na medicina, na arquitetura, no varejo, no mercado de alimentação e em vários outros setores. Em todos os casos, há garantia da interação do usuário com o mundo digital, o que leva a uma experiência do cliente melhor.

Em supermercados, por exemplo, a RV permite explorar os produtos de uma maneira diferente apenas utilizando um dispositivo móvel. A mesma ideia pode ser aplicada a restaurantes e outros negócios que trabalham com delivery.

Inclusive, a Associação Brasileira de Realidade Estendida (XRBR) destacou que a inteligência artificial tende a tornar mais rápida a implementação dos conteúdos imersivos. Então, essas novas tecnologias devem ficar cada vez mais presentes.

Quais os riscos da realidade virtual?

Os riscos da realidade virtual são a segurança dos dados e o bloqueio da conexão visual e auditiva do usuário com o mundo físico. Essa situação pode ser reduzida com a RA, já que, nesse caso, os objetivos digitais aparecem no mundo físico. De toda forma, é importante ter cuidado para evitar o desligamento do ambiente externo.

Para as empresas, o cuidado maior é com a segurança da informação. Os dados dos usuários precisam ficar protegidos e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) deve ser cumprida à risca.

Qual é o futuro da realidade virtual?

O futuro da realidade virtual é de crescimento, já que os dispositivos e a tecnologia devem se tornar cada vez mais acessíveis. Além disso, ela ajuda a aplicar a inovação em diferentes tipos de negócios, sendo adequada à realidade de cada segmento.

Portanto, conhecer suas aplicações e investir na tecnologia é uma oportunidade para seu negócio aumentar as vendas e alcançar um público mais amplo.

Como aplicar a realidade virtual no seu restaurante para vender mais?

  1. Demonstre pratos e combos que ainda não foram lançados.
  2. Faça treinamentos com a equipe de atendimento.
  3. Simule processos para encontrar alternativas para melhoria.
  4. Crie conteúdos diferenciados para ter engajamento nas redes sociais e atrair clientes.
  5. Crie um aplicativo diferente que use fotometria para apresentar uma refeição virtual ao cliente.
  6. Faça fotos diferenciadas, que chamem a atenção dos clientes.
  7. Use um cardápio em realidade aumentada, presente em vários restaurantes pelo mundo.
  8. Melhore as fotos dos seus pratos com a fotografia 360° ou vídeos e animações 360°.

Essas são algumas das aplicações mais básicas e que você pode começar a implementar agora mesmo. A tendência, porém, é que mais novidades surjam com o tempo.

Por exemplo, ainda em 2016, a Superinteressante trouxe uma matéria destacando como a RV estava sendo usada no ramo da gastronomia. Na notícia, ficou destacado que pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura estavam estudando formas de enganar a língua para a sensação de gostos inexistentes no mundo físico.

Já na Universidade de Tóquio, os estudos estavam voltados aos músculos do maxilar. Assim, seria possível experimentar a dureza e a textura dos alimentos.

Ambas as pesquisas poderiam ajudar você a vender mais. Além disso, há expectativa de que a tecnologia contribua para a criação de pratos diferenciados, que atendem a restrições alimentares, mas mantêm a qualidade do resultado final.

De qualquer modo, vale a pena saber que a realidade virtual pode ser um diferencial importante para o seu restaurante. Ao utilizá-la, você pode chamar a atenção dos clientes e vender mais ao oferecer muitos detalhes dos seus pratos.

Além disso, vale a pena contar com outras tecnologias para melhorar ainda mais a experiência de compra. Assim, a realidade virtual será complementada e servirá o propósito de aumentar seu faturamento.

Então, o que acha de ver como a tecnologia foi aplicada em um restaurantes? Confira qual é a importância da inteligência artificial para o seu negócio, veja dicas de um especialista e o case da Cabana Burger.

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Por Pedro Camargo

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