Confira 8 estratégias para aumentar as vendas do delivery

Confira um conteúdo com muitas dicas que você precisa saber sobre como aumentar as vendas em seu delivery!

Investir em melhorias e saber como aumentar as vendas do delivery nunca foi tão vantajoso no Brasil. Segundo pesquisa realizada pela GS&NPD e Instituto Food Service Brasil, os gastos do brasileiro com os pedidos subiram 24% em 2021 (comparado com o ano de 2020), somando R$ 40,5 bilhões. Para 2022, as expectativas continuam altas.

Estima-se que o crescimento de food service para o ano seja de 28%. Estão envolvidos benefícios como comodidade, praticidade, aumento no número de negócios que trabalham com nesse ramo, mudança de padrões que a pandemia trouxe, entre vários outros pontos.

Pensando nisso, você poderá ver, neste conteúdo, 8 estratégias imperdíveis sobre como aumentar vendas no delivery. Aproveite e tire suas dúvidas!

1. Crie um cardápio digital

O cardápio digital é a possibilidade de utilizar um canal próprio para mostrar seus produtos para o cliente. Você pode incluir o link de acesso a ele em suas redes sociais, Google Meu Negócio, no contato do WhatsApp, no site do estabelecimento, entre diversas outras possibilidades, permitindo uma venda direta para seus clientes.

Existem diferentes formatos de cardápio digital. O ideal é buscar por uma solução que tenha uma fácil integração com um sistema gerenciador de pedidos. Além disso, priorize criar um cardápio digital que seja intuitivo para o cliente no momento de fazer o pedido. Assim você recebe todas as informações que precisa, otimizando o tempo de atendimento.

2. Tenha boas soluções logísticas

Esse pode ser um dos maiores desafios dos estabelecimentos: no delivery, o cliente não quer que problemas aconteçam em sua entrega. É possível que a contratação própria de profissionais possa ser mais um ponto de atenção e acabar sobrecarregando ainda mais quem faz a gestão do negócio.

Estabelecimentos parceiros do iFood contam com diferentes soluções logísticas, como o Entrega Fácil. Com essa solução você consegue contar com o suporte de pessoas entregadoras nos pedidos feitos em qualquer canal, desde o cardápio digital até o telefone.

Uma das principais vantagens em contar com as soluções logísticas de um parceiro é que você não precisa contratar e treinar pessoas entregadoras e, ainda assim, você sempre tem o número certo de profissionais conforme a demanda. Não há o risco de faltar pessoas entregadoras nos momentos de pico, ou ter profissionais ociosos nos momentos mais calmos.

3. Faça divulgação em suas redes sociais

O marketing nas redes sociais é fundamental para promover melhores resultados: afinal, é uma forma de fazer com que seus potenciais clientes conheçam seus serviços e acompanhem ações promocionais, itens do cardápio e outros pontos importantes do estabelecimento.

Uma dica importante é divulgar o link para seu cardápio digital no Instagram, WhatsApp, Telegram e Google Meu Negócio. Ao contar com o Cardápio Digital iFood, você terá um link exclusivo para compartilhar nos canais de divulgação.

4. Conte com parceiros estratégicos

Com as tecnologias cada vez mais em alta, precisamos de parceiros estratégicos para ajudar no dia a dia. Isso vale tanto para o fornecimento dos melhores insumos para preparar pratos de qualidade, quanto para ter um bom canal de vendas que funcionará como uma vitrine importante para sua loja.

Por isso, ao escolher os parceiros para o seu negócio, entenda o quanto estão comprometidos em entregar a melhor experiência para seus clientes e, ainda, quais soluções são oferecidas para cada necessidade do seu negócio.

5. Atue no relacionamento com o cliente

É comum ver reclamações circulando na internet de conflitos entre marcas e clientes durante o atendimento. Pois é, isso acontece porque algumas situações desagradáveis criam uma quebra de expectativa nessa relação estabelecida entre cliente e negócio, o que afeta também a reputação online.

Por isso, não só mantenha uma relação respeitosa com seus clientes, prestando um atendimento humanizado e proponha boas soluções, como também incentive-a com mensagens de apoio e gestos de afeto.

6. Crie um plano de fidelidade

O plano de fidelidade é uma forma de estabelecer um incentivo para que o cliente sempre compre com sua loja. O principal benefício em adotar esse tipo de estratégia é que, um cliente que já conhece seus produtos, já tem um laço com sua loja. Isso faz com que o processo de retenção seja mais efetivo.

Os planos de fidelidade podem oferecer, por exemplo, um cupom de desconto ou um brinde especial após um determinado número de compras. Esse tipo de ação serve como um incentivo para que o cliente volte sempre em sua loja.

7. Ofereça cupons de desconto

Os cupons de desconto são uma ótima oferta para atrair clientes novos para sua loja. É comum que algumas pessoas busquem comprar de lojas que já conhecem e já tem uma relação. Nesse cenário, o cupom de desconto serve como um incentivo de compra para que o cliente conheça seu produto. Após efetivar a venda, seu papel é encantar e fidelizar o cliente.

8. Faça promoções

Outro ponto que costuma ter um efeito bastante semelhante ao dos cupons de desconto sobre como vender mais no delivery é, justamente, fazer promoções. Seja diminuindo o valor de determinado produto para aparecer nas abas promocionais do aplicativo, seja para chamar atenção do cliente nas redes sociais, esse é um ótimo ponto para atrair a atenção dele e aumentar as vendas.

Você também pode oferecer promoções para produtos específicos. Um exemplo é na criação de combos, em que você pode montar um conjunto de produtos que serão vendidos juntos. Outra dica é criar pratos promocionais para cada dia, com valores especiais. Assim você incentiva mais a venda daquele prato e otimiza sua operação, que estará focada em um preparo especial.

Há um conjunto de estratégias que você pode adotar para aumentar as vendas do delivery. Mas lembre-se de sempre valorizar os seus produtos e oferecer uma boa experiência a seus clientes. Além de conquistar novos consumidores, o aumento nas vendas também serve para fidelizar mais pessoas com seus produtos. Por isso, preze sempre pela qualidade e bom relacionamento.

Tudo pronto para aumentar as vendas no delivery? Baixe este e-book sobre promoções no iFood e prepare-se para atrair e fidelizar clientes!

58 respostas

  1. Gostaria de começar a vender só que não tenho cnpj, gostaria de vender com meu CPF não teria como?

  2. Gostaria de começar a vender mas não tenho cnpj gostaria de começar com meu CPF não tem como?

  3. Olá boa noite ,tudo bem eu estou precisando de ajuda do ifood e primeira vez que cadrastrei no ifood esse de abril só fiz um pedido isso pra mim não é normal será que o ifood pode ajudar

    1. Oi Wanda! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!

  4. Olá, já faz 10 dias que não cai um pedido no meu gestor. Já fiz 2 pedidos teste com suporte do ifood, mas não cai nada.

    1. Oi Érika! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!

  5. ola boa noite ja fiz a estrategia dos 8 passos aqui descrito e meu ifood toca uma vez ou outra meu ramo e de marmitaria e ja to a 5 meses no ifod e so taxa de tudo e pouquissimo pedido gostaria de saber o q mais posso fazer

  6. Minha Loja fica em São Paulo, Zona Sul, tenho uma Pizza diferenciadas no tamanho as pizzas comum na minha região são de 8 pedaços e 35cm, além desta tenho 10 fatias de 40cm e 12 fatias 45cm, somos os únicos da região com estes tamanhos.
    Como faço para destacar estes produtos na plataforma?

  7. Olá, equipe do iFood,

    Boa tarde! Meu nome é Marcia Magalhães Koto e sou proprietário de uma pizzaria localizada na Zona Sul de São Paulo, no bairro Capão Redondo. Estou entrando em contato para solicitar uma atenção especial para alguns dos nossos produtos exclusivos que têm gerado grande aceitação entre os nossos clientes.

    Na nossa região, as pizzas comuns têm 8 pedaços e 35cm, mas nós nos destacamos ao oferecer pizzas maiores e diferenciadas: temos uma pizza de 10 fatias com 40cm e outra de 12 fatias com 45cm, sendo esta última única na nossa área. Essas pizzas são um diferencial competitivo importante e estão tendo uma excelente aceitação pelos nossos clientes.

    Gostaria de pedir a ajuda da equipe do iFood para destacar esses produtos na plataforma. Apesar de nossas tentativas anteriores de contato com o suporte, ainda não obtivemos retorno. Acredito que, com uma melhor visibilidade dessas pizzas, podemos atender a um público ainda maior que busca por esse tipo de produto exclusivo.

    Estamos à disposição para quaisquer informações adicionais que possam ser necessárias. Agradeço desde já pela atenção e espero contar com o apoio do iFood para alavancar ainda mais o sucesso desses produtos.

    1. Oi, Marcia. Que legal! ❤️ É importante checar sempre no seu Painel de Desempenho quais são os indicadores que deseja melhorar. Caso precise de mais visitas, o iFood Anúncios é uma ferramenta de estratégia que faz você aparecer no topo do ranking de busca e na barra de busca do App. Também pode ser interessante revisitar seu cardápio, criar combos, ou associar alguma outra promoção com cupom para aumentar a conversão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

20/11/2024

Sobremesas para restaurantes: veja como atrair clientes com a doçur...

19/11/2024

Como criar uma proposta de valor única para seus clientes

19/11/2024

iFood MoveCast: o novo podcast que olha para o futuro