Se você deseja oferecer refeições saborosas junto a um atendimento mais exclusivo, apostar em um restaurante bistrô pode ser a melhor alternativa. Apesar de surgir como um modelo simples de servir, com o passar do tempo o bistrô ganhou um ar de requinte e sofisticação.
Para investir nesse tipo de restaurante, é preciso elaborar um cardápio pensado em agradar ao paladar dos clientes, além de considerar outros fatores capazes de criar uma experiência única e especial.
A seguir, entenda o que é um bistrô, como ele funciona e quais pontos você precisa levar em conta nesse processo!
Qual a origem do bistrô?
O termo bistrô, significado que alguns historiadores atribuem a uma origem francesa, começou a ser usado em Paris durante a Segunda Guerra Mundial. De acordo com outra hipótese, surgiu nos restaurantes quando soldados russos pediam em seu idioma: “bystro, bystro”, o que significa “rápido, rápido”.
Seja qual for a origem, a palavra é usada até hoje para designar um tipo de estabelecimento francês que surgiu quando mulheres começaram a vender comida nas próprias casas.
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A ideia era conseguir uma renda extra por conta da guerra ou complementar o trabalho dos maridos. Assim, o bistrô surgiu como um negócio pequeno, aconchegante, com decoração simples e rústica, comandado por uma família.
Com o passar do tempo, esse modelo de restaurante se espalhou para outros países, adquirindo um ar mais requintado e sendo comandado por especialistas em culinária. Além dos pratos tradicionais franceses, os cardápios também passaram a incluir itens modernos e de outras culturas.
Como funciona um bistrô?
Em geral, o restaurante bistrô fica em um local pequeno. O chef costuma estar mais próximo dos clientes, conversando com eles para conhecer suas preferências. Essa interação mais intimista permite ao profissional oferecer uma refeição única e diferenciada, proporcionando uma grande experiência gastronômica, de acordo com o paladar de cada pessoa.
As refeições do bistrô costumam ser simples e saborosas, com destaque para as combinações de temperos em detrimento do uso de equipamentos complexos para produzi-los.
O cardápio pode mudar conforme a interação do chef com os clientes. Essa mudança também acontece com intenção de oferecer sempre novidades, ou por conta das demandas e das safras dos insumos usados.
Qual é o público-alvo?
O restaurante bistrô, geralmente, atende públicos da classe média e alta. Afinal, o cliente que frequenta esse ambiente está mais em busca de benefícios, como qualidade e exclusividade, do que preocupado com o valor a pagar por isso.
Se o estabelecimento for localizado em regiões turísticas, o marketing estratégico deve focar em um cardápio voltado à culinária local. Isso porque estrangeiros e visitantes de outras regiões do país são mais propensos a conhecer os pratos típicos.
Na hora de definir o público-alvo do seu bistrô, é importante considerar fatores como idade, perfil, localização e hábitos de consumo. Um público mais jovem, por exemplo, pode estar mais disposto a experimentar sabores exóticos e modernos. Já as pessoas mais maduras costumam preferir opções com combinações mais clássicas.
Como montar o cardápio de um bistrô?
Montar o cardápio para um restaurante bistrô vai muito além do que apenas mostrar as opções disponíveis. É preciso planejamento e atenção aos objetivos de marketing do negócio. Confira algumas dicas essenciais a seguir.
Defina os pratos e as bebidas
Os itens que vão compor o cardápio de um bistrô devem ser elaborados pensando em facilitar o preparo. Outra dica fundamental para garantir a agilidade na entrega das refeições é usar os mesmos ingredientes principais nas opções do cardápio.
Busque combinações de ingredientes e sabores que vão encantar os clientes ou, até mesmo, deixá-los impressionados. O ideal é investir em legumes e verduras da estação para oferecer mais frescor aos preparos. As bebidas e sobremesas também devem favorecer as frutas da época, o que vai ajudar a baratear os insumos.
Também é possível elaborar pratos exclusivos para o seu bistrô! Isso vai atrair clientes que desejam experimentar ou saborear outra vez essa refeição, que será considerada a assinatura do seu restaurante. Com o passar do tempo, você pode aprimorar opções do cardápio, adequando-o aos gostos dos clientes.
Faça uma boa descrição dos pratos
Uma descrição adequada dos itens é fundamental para despertar o desejo dos clientes. Por isso, você deve incluir mais do que apenas os ingredientes que compõem cada prato.
Elabore descrições chamativas e elogie os pratos, com destaque ao frescor e usando adjetivos como saboroso, delicioso, suculento, macio, exótico, entre outros. Mas é importante alinhar os adjetivos à expectativa e entrega real do prato.
Incluir sutilmente a presença de ingredientes que podem não ser indicados para alguns clientes, como glúten e lactose é fundamental. Isso é importante para reforçar a confiança do consumidor no seu estabelecimento.
Use imagens atrativas
A qualidade e a disposição das imagens e descrições do cardápio são cuidados fundamentais. Afinal de contas, muitas vezes, o cardápio será responsável por definir a primeira impressão do cliente com o restaurante.
Lembre-se de que cada foto de comida do cardápio deve ser dos seus produtos. Ou seja, nada de incluir imagens tiradas da internet! Se possível, elabore fotografias de qualidade, com boa iluminação, enquadramento e padronização, favorecendo atributos das criações da sua cozinha.
Tenha uma variedade de alimentos
Existem opções de refeições que agradam à maioria dos clientes, enquanto outras são mais voltadas para públicos ou paladares específicos. Assim, invista na diversidade de alimentos e preste atenção se eles podem formar boas combinações tanto de pratos clássicos quanto de mais modernos.
Pense também em diversificar o cardápio para atender clientes vegetarianos, veganos, com intolerância à lactose e alérgicos, por exemplo. No caso do delivery, é interessante contar com embalagens sustentáveis para não somente agradar aos clientes com perfis de engajamento ecológico, mas também contribuir com a saúde ambiental do planeta.
Quais são os diferenciais de um bistrô?
Agora que você já sabe o que é e como montar um bistrô, também é importante conhecer os seus principais diferenciais em relação aos outros restaurantes. Pode-se dizer que as principais características do bistrô são o seu atendimento e a qualidade das refeições.
Um dos diferenciais mais marcantes é a proximidade do chef com o cliente, sendo ele, muitas vezes, o próprio dono do estabelecimento. Por ter uma atmosfera mais acolhedora, é comum que o ambiente do bistrô também acompanhe uma boa música.
Embora tenha ganhado um ar mais requintado no Brasil, a proposta do bistrô tradicional é oferecer pratos mais elaborados a preços mais acessíveis. O ambiente pequeno e informal também faz parte do estilo tradicional desse tipo de estabelecimento.
Por ser um negócio pequeno, abrir um bistrô não exige um investimento inicial tão alto. Além disso, esse estilo de restaurante é apreciado no Brasil, sendo considerado uma boa opção de empreendimento no país.
Se você planeja investir nesse modelo de restaurante, é importante considerar oferecer a opção de delivery em seu bistrô. Essa é uma boa alternativa para garantir mais comodidade aos seus clientes. Além disso, elaborar um marketing para restaurante eficiente é essencial para ganhar mais visibilidade e conquistar novos consumidores para o negócio.
Deseja começar o seu restaurante bistrô com mais segurança nas tomadas de decisões? Então, saiba como montar um plano de negócio eficiente do zero.