Entenda como espantar moscas no seu estabelecimento

Não sabe como espantar moscas do seu restaurante? Confira dicas para afastar e prevenir esses insetos! Leia agora mesmo!

Saber como espantar moscas, mosquitinhos ou qualquer tipo de inseto da cozinha do seu empreendimento, nem sempre é algo fácil de fazer. A presença de moscas costuma ser comum, já que elas são atraídas por comidas e lixo em geral.

Se não forem adotadas as medidas necessárias, não é possível se livrar desse inconveniente na cozinha. Mas há vários cuidados que podem ser tomados para evitar que o problema surja ou piore. Sou Taíne Hoffmann, especialista em negócios alimentícios, e fornecerei algumas orientações sobre isso.

Continue a leitura e descubra como controlar moscas de forma eficiente!

O que faz as moscas aparecerem?

“As moscas são atraídas para os restaurantes principalmente por 3 razões: disponibilidade de alimentos, água e locais adequados para a postura de ovos”, destaca Taíne. Os restos de alimentos, especialmente aqueles que ficam expostos ou não são descartados de maneira adequada, são um convite para elas.

“Da mesma forma, a água parada, seja em ralos mal vedados, pratos de plantas ou qualquer outra superfície, pode oferecer um local perfeito para a reprodução das moscas”, complementa a especialista. É importante ter atenção a ambientes quentes e úmidos típicos de cozinhas de restaurantes, já que ali se criam condições ideais para que as moscas prosperem.

A prevenção é crucial no controle de mosca em restaurante por várias razões. Uma vez que esses insetos se estabelecem em um ambiente, podem se reproduzir rapidamente, tornando-se uma infestação difícil de controlar. Além disso, as moscas oferecem riscos à saúde pública e afetam a percepção do público sobre o estabelecimento.

Quais são as ações para prevenir a infestação de moscas?

Sobre esse assunto, Taíne afirma que “o segredo é combinar limpeza, prevenção e controle”. Ela reforça que limpeza não significa apenas manter as áreas de preparação de alimentos e as lixeiras limpas, mas também garantir que não haja resíduos de alimentos em nenhuma parte do estabelecimento.

 “Além disso, é importante limitar o acesso das moscas ao interior do estabelecimento”, destaca a profissional, informando que isso pode ser feito a partir da instalação de telas em todas as janelas e portas ou de cortinas de ar nas entradas, o que ajuda a impedir a chegada de moscas sem afetar a ventilação.

O uso de armadilhas de luz UV pode ser uma estratégia eficaz para capturar moscas sem recorrer a produtos químicos, enquanto repelentes naturais, como óleo de eucalipto ou citronela, ajudam a repelir moscas sem introduzir odores desagradáveis no ambiente”, completa Taíne.

A manutenção das áreas externas também é útil, incluindo a eliminação de água parada e a gestão dos resíduos, de modo a garantir que os contêineres de lixo estejam sempre fechados e distantes das áreas de entrada. Taíne também destaca a importância da educação e do envolvimento da equipe nas ações de prevenção.

Em matéria publicada no portal Food Safety Brazil, a médica veterinária Aline Rezende Rodrigues cita as principais medidas que os lares e as empresas podem tomar para evitar a prevenção de moscas:

Acondicionamento correto do lixo, barreiras com ar que impeçam a mosca de entrar, limpeza constante de utensílios, ralos, utilização de armadilhas luminosas e/ou biológicas, utilização de telas mosquiteiras, vedação de portas e frestas, entre outras.

Como espantar moscas? Dicas práticas e fáceis para você aplicar

Esses insetos podem ser prejudiciais para a saúde porque transferem micro-organismos nocivos para os alimentos e causam diversas doenças. Por isso, manter moscas afastadas dos estabelecimentos alimentícios é importantíssimo e faz parte dos critérios de food safety.

Saiba agora como espantar moscas no seu comércio!

Use uma solução de cravo e limão

Uma ótima dica para começar a lista é a mistura de cravo e limão. Esse é um método bem prático e fácil para você fazer no seu estabelecimento. Basta espetar cravos-da-índia em um limão. Com essa fórmula, moscas e mosquitos podem ser espantados. Veja a seguir como fazer essa combinação:

  • separe um pacote de cravos-da-índia e um limão;
  • corte o limão ao meio;
  • espete os cravos nas duas metades;
  • deixe na cozinha do seu estabelecimento.

Corte rodelas de cebola

O cheiro da cebola é conhecido por ser forte. Por isso, ele consegue repelir moscas que estiverem por perto. Para conseguir usar a cebola a seu favor, basta cortá-la em rodelas e espalhar no beiral do vitrô ou janela da cozinha.

Além disso, você pode amassar a cebola até criar algumas gotas, para depois distribuir nas portas e janelas.

Se o odor da cebola não for um incômodo, essa pode ser uma excelente opção quando o assunto é espantar moscas.

Utilize vinagre branco

Umas das melhores dicas de como espantar as moscas da cozinha do seu negócio é limpar com vinagre branco. Pelo fato de ser extremamente desinfetante e ter um odor forte, esse item é muito bom para repelir insetos. Além disso, o vinagre branco pode ser usado para limpar tanto alimentos quanto móveis e bancadas.

Na hora de lavar as prateleiras da cozinha, prepare uma solução de 1 copo de vinagre com 1 copo de água e, então, utilize uma flanela para esfregar bastante.

Outra ótima dica para aproveitar o vinagre branco é espirrar nas frutas que ficam expostas. Desse jeito, as moscas e outros insetos ficarão bem longe.

Use cortinas de ar

Você já deve ter entrado em algum estabelecimento e sentido um vento forte passar pela porta. O que proporciona isso é uma solução chamada cortina de ar.

Elas evitam a entrada das moscas, pois produzem um fluxo intenso de ar. Contudo, como essas cortinas só protegem entrada principal do comércio, é importante utilizar outras formas de barreiras, como as telas. Assim, será possível proteger as frestas e outras aberturas do ambiente.

Não confunda, entretanto, proteger aberturas com manter o local muito fechado, especialmente quando se fala em cozinha, pois espaços pouco arejados são mais perigosos em relação a vazamento de gás.

Faça dedetização

Uma maneira bem tradicional de eliminar insetos é a dedetização. Lembrando que esse é um procedimento obrigatório nos estabelecimentos do ramo alimentício. Ou seja, é uma exigência da vigilância sanitária e fundamental não só para espantar moscas, mas evitar várias outras pragas.

Como é algo não só obrigatório como essencial para a higiene do ambiente, contrate prestadores de serviço especializados e preparados. Desse modo, eles poderão encontrar problemas de insetos e afastá-los com a técnica adequada.

Utilize telas de mosquiteiros

As telas de mosquiteiros também podem ser perfeitamente usadas em estabelecimentos. As telas são barreiras físicas que evitam que os insetos entrem no ambiente.

Como são feitas materiais resistentes, como fibra de vidro com PVC, duram mesmo com chuva e sol, além de serem antichamas. Existem ainda outros tipos de telas, como os modelos com velcro, facilitando no momento da instalação.

A vantagem é a possibilidade de abrir a janela da mesma forma, já que a tela não impede a passagem do ar.

Mantenha mesas e cadeiras limpas

É fundamental manter limpo qualquer espaço que tenha contato com alimentos. Isso se refere tanto à cozinha profissional quanto a outros ambientes do estabelecimento.

Normalmente, nas cadeiras e mesas podem ficar resíduos de alimentos e de bebidas depois das refeições. Por isso, para evitar moscas nesses locais, é essencial passar um pano úmido.

Use plantas aromáticas

Existem algumas plantas que afastam as moscas devido ao aroma forte. Menta, manjericão e alecrim são algumas dessas plantas que podem ser utilizadas em uma horta vertical do ambiente, ou até mesmo em vasos. A vantagem nesse caso é que você ainda pode usá-las como ingrediente, ou até mesmo, decoração.

Uma ótima opção são os vasos de lavanda. Você pode colocar na entrada do estabelecimento, perto da porta. Ou seja, além de decorar, as plantas aromáticas carregam a função de espantar as moscas.

Utilize velas de citronela

Um método natural de afastar não só as moscas, mas diversas outras espécies de insetos voadores, são as velas de citronela. Elas são bastante utilizadas em comércios do ramo alimentício, principalmente naqueles que servem frutos-do-mar, uma vez que o cheiro da vela dispersa as moscas da fritura do peixe.

O recomendável é acender as velas de citronela um pouco antes de começar as atividades com os alimentos. Elas podem ser colocadas no salão e também na cozinha, mas lembre-se de não exagerar.

Como transmitir profissionalismo e segurança?

Donos de estabelecimentos precisam tomar cuidado com os mínimos detalhes. Ou seja, além de buscar dicas para afastar moscas, esses gestores devem garantir que todos os funcionários estejam cientes da importância de adotar práticas rigorosas de limpeza e higiene.

De acordo com Taíne, a colaboração de toda a equipe pode fazer uma grande diferença na missão de como espantar moscas no restaurante: “cuidar dos detalhes reflete um alto padrão de qualidade e dedicação, o que pode diferenciar o negócio em um mercado competitivo”.

Para ela, esse exercício inclui desde a limpeza e a organização do espaço físico até a qualidade do atendimento ao cliente e a apresentação dos produtos ou serviços. “Quando um negócio demonstra preocupação com os detalhes, transmite aos clientes que a empresa se importa não apenas com a venda, mas com a experiência completa do consumidor”.

É um bom caminho para aumentar a confiança do público, que percebe um compromisso com a excelência que vai além do básico. Cuidar dos detalhes também ajuda a prevenir problemas, o que é essencial para manter a segurança dos clientes e a integridade da empresa.

Agora você já sabe como espantar moscas do seu estabelecimento. É importante ressaltar o quanto é essencial ter os cuidados de higiene necessários para evitar a contaminação dos seus alimentos. Só assim se garante a qualidade dos pratos fornecidos no seu negócio.

Aproveite e conheça também 6 passos para montar uma cozinha de restaurante para trazer melhorias ao seu negócio!

Por iFood

Por iFood

18 respostas

  1. Cebola, vinagre, limão, nenhuma dessas funcionam, nem “manter mesas limpas”, nem dedetização, elas sempre voltam. São uma praga eu odeio moscas, odeio do fundo do meu coração, com todas as forças, esse inseto maldito foi obra do capeta, eu tenho certeza disso, estou ficando louco por conta dessas desgraças, estou a beira de fazer uma loucura, eu não aguento mais essas moscas infernizando minha vida, eu devo ter cometido um pecado muito grande em outra vida pra ter que passar por isso. EU ODEIO MOSCAS ODEIO ODEIO ODEIO ODEIO ODEIO ODEIO ODEIO ODEIO ODEIO ODEIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Eu lhe asseguro que nada que foi mencionado adianta. São receitas muitos fracas para essa praga. Quem ensinou estas bobagens procure pesquisar e enviar resultados.

  3. Infelizmente o único jeito é ficar espirrando aerosol, mas não pensem que sumirá para sempre, espirra de manhã, à tarde vc tem visita novamente kkkkkk.

  4. Nada, nada disso adianta, já fiz todas essas dicas da internet, limão, cravo, vinagre, citronela e pó de café e elas só proliferam. Aff, moro em uma ilha, e agora está na época, é uma praga!!

  5. Realmente nenhuma dessas dicas resolvem.
    Já tentei tentei todas e as miseráveis das moscas , parecem imunes.
    Como já dizia Raul Seixas ” E não adianta vir me detetizar
    Pois nem o DDT pode assim me exterminar
    Porque você mata uma e vem outra em meu lugar”…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

21/05/2024

Melhoria contínua: o que é, objetivo e como aplicar

20/05/2024

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Maio

20/05/2024

Embalagem para marmita: 6 melhores opções

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery