Ser uma loja parceira do iFood é contar com toda a logística e geração de dados a favor do crescimento do seu negócio. Nesse sentido, quem opera na plataforma pode ter algumas dúvidas sobre as taxas iFood.
Vale lembrar que todos os lançamentos podem ser acompanhados no painel financeiro, que é uma ferramenta construída para o parceiro iFood. É neste espaço que você confere todas as taxas e cobranças dentro do seu faturamento.
Saiba quais são as taxas iFood para negócios parceiros!!
Quais são os principais planos iFood e suas taxas?
Existem dois tipos de planos para a parceria com a sua empresa: o Básico e o Entrega.
Em ambos, há uma Taxa de Pagamento Online de 3,2% sobre os pedidos pagos via iFood, mas há variação em relação aos benefícios, mensalidade e comissão.
Plano Básico
Por padrão, as taxas cobradas pelo iFood para o plano Básico são:
- 12% de comissão sobre o valor total dos pedidos feito na plataforma;
- Taxa de Pagamento Online (3,2% do valor) para pedidos pagos na plataforma;
- mensalidade de R$110,00* para restaurantes que venderem acima de R$1.800,00 no mês.
* parceiros estão sendo migrados para nova mensalidade desde o início de 2024 conforme data de vencimento do contrato.
Nesse plano, a sua loja terá acesso a:
- Portal do Parceiro;
- Gestor de Pedidos;
- ferramentas de marketing;
- entrega feita pela sua loja.
Plano Entrega
Por padrão, as taxas cobradas pelo Plano Entrega são:
- 23% de comissão sobre o valor total dos pedidos feitos na plataforma;
- Taxa de Pagamento Online (3,2% do valor) para pedidos pagos na plataforma;
- mensalidade de R$150,00* para restaurantes que venderem acima de R$1.800,00 no mês;
* parceiros estão sendo migrados para nova mensalidade desde o início de 2024 conforme data de vencimento do contrato.
Nesta modalidade, as lojas parceiras contam com:
- todos os benefícios do Plano Básico (Gestor de Pedidos, Portal do Parceiro e ferramentas marketing);
- rastreio de entrega em tempo real;
- tecnologia para gestão de tempo de preparo e entrega;
- atendimento iFood até a conclusão da entrega;
- seguro contra fraudes na entrega.
Por que o iFood cobra taxas dos negócios parceiros?
O iFood oferece toda a logística e geração de dados para as lojas parceiras, favorecendo o crescimento do seu negócio. Por isso, as taxas são utilizadas para cobrir os custos operacionais, além de manter um investimento ativo no ecossistema.
Como ver as taxas cobradas aos parceiros?
Você pode verificar essas informações no painel financeiro, do Portal do Parceiro. Confira o passo a passo:
- clique em “Financeiro”, no menu lateral esquerdo. Lá você tem acesso a todas as transações financeiras entre o seu estabelecimento e o iFood;
- clique no que você quer analisar, como: Faturamento por Serviço ou um repasse específico do mês (pode ser um valor que já foi encaminhado a você ou que está aguardando repasse);
- no detalhamento do repasse, clique em Taxas e comissões. Nesse campo, você confere todos os valores cobrados pelo iFood.
Como saber se tenho algum serviço ativo que gere cobranças?
Todas as informações sobre lançamentos, cobranças e acréscimos estão no detalhamento do seu repasse. Ao acessar esses detalhes você tem a informação sobre as taxas aplicadas e se tem descontos sobre algum serviço contratado.
Clicando tanto no seu faturamento daquele mês, quanto em um repasse específico ao qual queira ver, você será direcionado para uma tela com mais detalhes de todos os lançamentos daquele valor.
Nessa tela, basta clicar em “Expandir tudo”. Lá você verá o detalhamento de cada lançamento.
Em Taxas e Comissões, aparecerá um histórico de tudo que foi descontado e uma relação dos pedidos que sofreram esses descontos. Além disso, você terá acesso a todas as outras informações como “Serviço logístico” e “Outros valores”
Essa visão de extrato mostra tudo que foi pago e recolhido pelo iFood, ajudando no seu entendimento.
As lojas parceiras devem cobrar as taxas dos clientes?
Não, porque o cliente já realiza esse pagamento. No campo “Valor pago pelos clientes ao iFood” estão os valores transacionados diretamente dos seus clientes para a plataforma.
Por exemplo, taxa de pedido mínimo de R$ 0,99, taxa da Entrega Parceira iFood, entre outros valores.
Posso negociar as taxas com o iFood?
Atualmente, não é possível renegociar o percentual de comissão e nem o valor da mensalidade, pois o iFood padroniza esses custos para garantir investimentos em tecnologia e marketing, levando mais vendas para a sua loja.
Onde verificar minha taxa de comissão acordada com o ifood?
O parceiro tem acesso a todas as informações acordadas com o iFood dentro do Portal do Parceiro.
No final da tela inicial, clicando em “Alterar conta”, você será direcionado para uma tela em que poderá ver todos os seus dados contratuais, como: Porcentagem de Comissão, plano de repasse, modelo de negócio, entre outras informações.
Além disso, é possível ter acesso ao “Termos e condições” e ao seu contrato com o iFood onde constam mais detalhes dos seus dados.
Quais são as taxas de serviço cobradas?
A taxa de serviço é um valor cobrado pelo iFood com o intuito de aumentar a oferta de pedidos e a sustentabilidade da operação e negócio. Quando o valor total dos itens estiver abaixo de um valor específico, por exemplo R$ 20,00, essa taxa será cobrada direto do consumidor final durante o seu processo de compra.
Confira as principais informações sobre as taxas de serviços a seguir!
A Comissão iFood é afetada pela Taxa de Serviço?
Não, a Comissão iFood e todos os acordos com as lojas parceiras não têm qualquer relação com a taxa de serviço.
Por que o iFood está cobrando a Taxa de Serviço?
A taxa de serviço é cobrada devido aos serviços de intermediação prestados entre a compra e a entrega do pedido. Essa taxa é uma forma de garantir que a plataforma funcione de maneira sustentável e ofereça suporte aos parceiros e clientes.
A Taxa de Serviço pode ser cobrada de clientes em todas as lojas?
Sim, qualquer cliente que fizer pedidos de até determinado valor em qualquer loja cadastrada na plataforma terá que pagar a taxa de serviço. Vale ressaltar que a taxa de serviço é cobrada apenas de clientes e não das lojas.
Posso cancelar a Taxa de Serviço para os meus clientes?
Não é possível cancelar a taxa de serviço, pois essa medida é fundamental para a melhoria contínua da plataforma. A adesão a essa taxa é determinada de acordo com critérios estabelecidos pelo iFood, e as lojas não têm a opção de não participar dessa taxa.
A Taxa de Serviço afeta o pedido mínimo estabelecido pela loja?
Não, a cobrança da taxa de serviço não tem relação com o pedido mínimo da loja. Ela é aplicada aos pedidos de qualquer valor abaixo do limite estabelecido pelo iFood.
A Taxa de Serviço é aplicada apenas nos pedidos entregues pela Entrega Parceira?
Não, a taxa de serviço é válida para todas as lojas cadastradas no iFood e pode ser cobrada nos pedidos com Entrega Própria e Entrega Parceira também. No caso dos pagamentos diretamente à loja, o valor da taxa de serviço é descontado de seu repasse.
Como sei em quais pedidos a Taxa de Serviço foi aplicada?
Você pode verificar facilmente em quais pedidos a taxa de serviço foi aplicada no Portal do Parceiro. Acesse a aba “Pedidos”, abra os detalhes do pedido escolhido e verifique a identificação da “Taxa de Serviço”.
A Taxa de Serviço será repassada para a loja?
Não, o valor da taxa de serviço fica inteiramente para o iFood e não é contabilizado no valor final do pedido para o repasse da loja.
A Taxa de Serviço precisa aparecer no cupom fiscal?
Não. A taxa de serviço é uma receita do iFood, cobrada do usuário final, pela intermediação da venda na plataforma.
Por ser uma receita do iFood, o entendimento é de que esse valor não deve compor a nota fiscal do Parceiro, pois o iFood já inclui na nota fiscal emitida ao município de Osasco, pela prestação do serviço de intermediação.
O que acontece se meu cliente pedir comprovante de pagamento da Taxa de Serviço?
Caso seja necessário, basta você fazer uma solicitação de um recibo no atendimento da plataforma.
Há apoio fiscal para justificar o ganho extra da Taxa de Serviço para a loja?
Não há ganho extra para a loja, pois o valor cobrado da taxa de serviço é uma receita do iFood, cobrada do usuário, pela intermediação da venda na plataforma. A cuja tributação está prevista na Lei Complementar 116/03, que dispõe sobre o ISS, de competência dos Municípios e do Distrito Federal.
Portanto, o respaldo fiscal para a tributação da prestação do serviço de intermediação não compete às Unidades Federativas.
Como funciona o desconto da Taxa de Serviço no repasse em pedidos pagos direto à loja?
O iFood vai descontar de seu repasse o valor total das taxas de serviço que o parceiro recebeu referente aos pedidos do período.
Em pedidos pagos em cartão direto à minha loja, há cobrança da porcentagem da maquininha sobre o valor da Taxa de Serviço. O iFood irá reembolsar este valor?
Sim, o iFood irá reembolsar o valor da porcentagem da maquininha cobrado sobre o valor da taxa de serviço. Esse reembolso será realizado junto com o seu repasse e você poderá conferir os detalhes no Portal do Parceiro:
- Acesse a aba “Financeiro”, no Portal;
- Selecione o período em “Ver detalhes”;
- Depois vá até em “Outros lançamentos” e selecione “Reembolso de Taxa de transação (via loja)”.
Como é calculado o valor de estorno para pedidos pagos em cartão direto à loja que apresentam a cobrança da Taxa de Serviço?
O cálculo do estorno é bastante simples. Basta multiplicar o valor cobrado do cliente pela taxa de serviço, e depois multiplicamos esse resultado pelo valor da Taxa de Pagamento Online.
Imagine que um pedido tenha uma taxa de serviço no valor de R$ 0,99 e a Taxa de Pagamento Online no contrato do parceiro seja de 3,2%.
Agora, aplique a fórmula:
Reembolso do MDR = Valor da Taxa de Serviço x Taxa de Pagamento Online
Reembolso do MDR = 0,99 x 0,035
O resultado desse cálculo é um reembolso de R$ 0,03 por pedido. Este valor será lançado na fatura para o próximo repasse do merchant.
Se você ainda não vende no iFood, torne-se um parceiro. Mas se você já faz parte, saiba o que o iFood está fazendo por você!
196 respostas
Não sei o que acontece com o banco digital do ifood , já tive dois problemas , um fiz um pix saiu da minha conta e não foi pago, levou 1 mês pro ifood me devolver o dinheiro, agora fiz um pagamento de uma conta de energia através do codigo de leitura , foi descontado e não foi pago a conta e nem saiu o comprovante.
Me pediram 3 dia úteis , mas sei que vai demorar novamente.
peço que o ifood veja o que está acontecendo.
Não sei quem procurar, minha luz vai ser desligada por isso
Olá, Antonia. Tudo bem?
Se estiver com problemas com a sua conta digital, entre em contato com os canais de atendimento do iFood Pago. Acesse: https://www.ifoodpago.com.br/ajuda/.
Amigos, quando recebo o pedido do IFood na minha impressora, nao vem com o cupom fiscal. Então ao final do dia eu vou até o aplicativo e vejo quanto vai ser meu repasse e tiro o cupom fiscal todos os dias. Existe outra forma de trabalhar?
Ao modificar a taxa e tempo de entrega, eu aperto em finalizar e da erro diz “Ocorreu um erro só finalizar as informações”. Não consigo finalizar o cadastro.
Vamos te ajudar com isso, ok? Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2. Caso continue tendo algum problema, envie uma DM no nosso Instagram, @ifoodparaparceiros, com o número do seu CNPJ e telefone. Assim conseguiremos ajudar você. 😉
Bom dia
Me chamo: Diego
Gostaria de resolver um problema
Com um acesso na loja a qual eu trabalho, O restaurante chama Angu do Gomes,
Meu contato 21966410028
Oi, Diego. Assim que possível, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro, telefone e e-mail. 😉 Vamos ajudar você!
Gostaria de entender melhor como funciona a cobrança da mensalidade.
Ao ultrapassar 1800 de faturamento no plano entrega, nesse valor já está deduzido a taxa (3,2%) e a comissão de 23 %?
Esse limite de 1800 é o faturamento bruto ou líquido da loja?
Oi, Raphael. A mensalidade é o valor que o parceiro paga mensalmente pra utilizar os serviços do iFood, conforme determinado . Acesse nossa página de cadastro <https://parceiros.ifood.com.br/restaurante> para consultar os planos e valores de cada um. Conte com o iFood para ajudar o seu negócio! 🥰
Se eu não vender mais que R$1800,00 pagarei apenas a comissões ?
Olá, Marcos. Tudo bem?
A condição de mensalidade continua a mesma já prevista no seu contrato. Ou seja, a mensalidade só será cobrada quando seu restaurante faturar acima de R$ 1.800,00, tá? 😉
Boa tarde. Estou com o portal do parceiro bloqueado e não consigo recadastrar a senha. não consigo falar com vcs. Preciso de um retorno
Olá, Ana Paula. Tudo bem?
Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.
Olá gostaria de tirar uma dúvida.
No contrato diz que só pagamos a mensalidade quando batemos o valor de 1.800 no mês certo ,??
Então o mes que não vender 1.800 agente não paga essa taxa de 150,00?
Porque estamos tendo vários descontos no nosso repasse que não sei nem oque e e ainda tá lá que e de saldo devedor . Não estou entendo nada..
Poderiam entrar em contato ?
O ZAP da loja (22)99241-6127
Oi, Cami. Isso mesmo! A mensalidade só será cobrada quando seu restaurante faturar acima de R$ 1.800,00. 😉 aso você queira esclarecer alguma dúvida sobre os valores pagos ao iFood ou repasses, você pode contar com nossos canais de atendimento. Ficamos à disposição!
O desconto “Valor pago pelos clientes ao iFood” recai sobre a minha loja, o que não faz sentido, já que é um valor pago pelo cliente… Por que é descontado no valor dos pedidos do meu restaurante então? acaba que as taxas são maiores do que os valores dos pratos.
Olá, Ana. Tudo bem?
Para falar sobre assuntos financeiros como taxas, ou outras cobranças, acione nosso time de especialistas pelo Portal do Parceiro. Basta clicar em “Chamados e ajuda” e depois em “Atendimento”.
BOA TARDE! Gostaria de saber mesmo eu tendo o entregador eu não recebo de volta a taxa de entrega, porque não esta sendo repassado os valores das taxas
Olá, Roberta. Tudo bem?
Para que nosso time possa esclarecer as suas dúvidas sobre a taxa de entrega, fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” e depois em “Atendimento”.
Boa noite, não estou entendendo ..
fala 23 % de comissoes mas estão cobrando ao todo quase 40 % de comissão.
assim nao da..
Oi Maíra. Vamos analisar melhor o seu caso, tá bem? Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Ajuda” no canto superior direito e logo depois siga o passo a passo. Os primeiros passos são automatizados, mas logo um agente responderá no chat ou será aberto um chamado.
Eu gostaria de entender como funciona a taxa da mensalidade de R$ 150,00 no mês, esse valor será cobrado quando minha loja atingir 1.800,00 de valor Bruto ou 1.800,00 de valor Liquido “O valor que eu receber” Pois minha loja já está em 1.500,00 de valor líquido mas eu recebi apenas aproximadamente 900,00
Quando o valor que eu receber chegar a 1.800,00 chegar a esse valor que será cobrada a mensalidade?
Oi, Matheus. Esse valor incide sobre o faturamento total, independente do valor líquido. Ou seja, se sua loja faturar acima de R$ 1.800, a mensalidade de R$ 150 será cobrada no **Plano Entrega**.
Boa noite, gostaria de entender como funciona o desconto que o ifood dá pra os clientes. No caso o incentivo q ele da como desconto ao cliente, o ifood irá me repassar os valores q ele deu de desconto ao cliente?? Pq nao aparece no relatorio da minha loja esses valores de desconto?
Oi Marilia. Vamos entender melhor o seu caso. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Ajuda” no canto superior direito e logo depois siga o passo a passo. Os primeiros passos são automatizados, mas logo um agente responderá no chat ou será aberto um chamado. 🥰
Boa noite! Pretendo me cadastrar no Ifood mas estou com uma dúvida. É o meu primeiro contato com o Ifood e preciso saber como funciona a mensalidade. No contrato fala que a mensalidade só é cobrada se no mês o faturamento for de R$ 1800,00, correto? E se não chegar a esse valor? Principalmente para quem está iniciando, é cobrado algum outro valor? E sobre cancelamentos. Caso não esteja dando certo ,posso cancelar a qualquer momento ou sou obrigada a cumprir os 12 meses de vigência? No aguardo, obrigada.
Oi, Silane. A mensalidade só será cobrada quando seu restaurante faturar acima de R$ 1.800,00. 😉 Acesse o seguinte link para consultar os planos e valores de cada um: https://parceiros.ifood.com.br/restaurante/planos. Conte com o iFood para ajudar o seu negócio! 🥰
Olá, tenho uma dúvida quanto a cobrança de taxa. O Ifood quem calcula a taxa cobrada ao cliente?
E além da comissao de 23% ele tb recebe o valor da taxa cobrada?
Oi, Paola. Tudo bem?
No Entrega Flex a taxa de comissão é de 12% para a área de Entrega Própria e 23% para a área de Entrega iFood. Lembrando que não é mais cobrado o frete do restaurante, beleza?
Queria saber por que é cobrado comissão ifood de entrega própria e não vem descrito no contrato e por que é cobrado se não é utilizado o entregador da plataforma e sim da loja?
Onde consigo ver meu contrato com todas as taxas que devem ser cobradas pela plataforma?
Olá, Ju. Tudo bem?
Para resolver essa questão, sugerimos abrir um chamado para que nosso time possa analisar seu caso individualmente. Basta clicar em “Ajuda” no canto superior à direita.
To tentando me cadastrar mas tá difícil.
Oi, Mylla. Estamos aqui para te ajudar. Vamos lá?! Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2
Olá! Meu nome é Sheila gostaria de tirar a dúvida?
A taxa de 28% e mais as outras são cobradas pelo item que vendo do preço mais alto ou a taxa é cobrada no valor menor do desconto?
Oi, Sheila! A taxa de 28% é aplicada sobre o valor total da venda, que é o preço que você define para o item. Se precisar de mais detalhes, estamos aqui para ajudar! 😊
Se as vendas não baterem 1800,00, qual o valor da mensalidade no plano entrega?
Olá, Deborah. Tudo bem?
A mensalidade é de R$150,00. Para entender mais sobre taxas acesse: https://blog-parceiros.ifood.com.br/taxas-ifood/