Gestão de restaurante: passo a passo para alcançar o sucesso

Listamos algumas das principais estratégias de gestão para restaurantes em nosso artigo. Leia e saiba mais!

Melhorar as práticas de gestão de restaurante é essencial para aumentar as chances de obter sucesso com o seu estabelecimento. Por isso, é crucial ficar de olho em alternativas que podem otimizar a sua atuação e ainda dar aquela turbinada no negócio. É claro que, para isso, é preciso ter atenção a alguns detalhes.

Para que você não tenha dificuldades na hora de saber o que fazer, preparamos um miniguia que vai lhe orientar nessa jornada com recomendações estratégicas de Taíne Hoffmann, bacharel em Administração. Então, aproveite as nossas dicas sobre a gestão de restaurante!

Qual a importância de uma gestão de restaurante eficiente?

É comum atribuir o sucesso de um estabelecimento ao produto ou serviço prestado. No caso de um restaurante, por exemplo, poderíamos falar do cardápio personalizado, do ambiente exclusivo ou do atendimento de qualidade. Sem dúvidas, é incontestável que esses fatores são relevantes. Contudo, há uma gestão gastronômica trabalhando por trás para que eles ocorram de maneira eficiente e bem sucedida.

Cabe a ela a responsabilidade de administrar o espaço, controlar e monitorar o estoque, comandar a equipe de colaboradores, fazer análises preditivas da concorrência, conduzir o marketing e as relações públicas, operar os recursos financeiros e os custos do empreendimento etc. Ou seja, sem uma boa gestão não há negócio que funcione a longo prazo, traga lucro e ainda se consolide no setor de atuação dele.

Taíne Hoffmann ainda destaca o seguinte: “é importante que a gestão esteja atenta às mudanças no mercado e às necessidades dos clientes, para sempre oferecer o melhor. Com uma conduta competente, o restaurante conquista uma boa reputação, atraindo mais clientes e mantendo os antigos. Portanto, esse investimento é fundamental para o restaurante se destacar e ter sucesso por muito tempo”.

Diante disso, fica claro que a gestão é o alicerce indispensável para se ter um restaurante de sucesso. Logo, requer investimentos para aprimoramento e especialização constantes.

Quais os princípios da gestão de restaurante?

Taíne Hoffmann pontua que há sete princípios para ser executada uma correta administração de negócios gastronômicos. São eles: foco na qualidade, controle financeiro, higiene e segurança, valorização da equipe, inovação e adaptabilidade, relacionamento com os clientes e gestão de estoque. Abaixo, destrinchamos cada um deles. Tome nota!

Foco na qualidade

É importante traçar métricas internas de qualidade, repassando-as para todos os setores do restaurante e adotando práticas que ajudem a atingi-las mensalmente. Essas métricas podem incluir, por exemplo, tempo de espera do cliente por uma mesa e chegada das refeições, nível do atendimento prestado, ambiência do estabelecimento, precificação, feedback do público etc.

Controle financeiro

O seu restaurante precisa executar um bom controle financeiro. Aqui não falamos da gestão de caixa, mas dos custos operacionais com estoque, manutenção do estabelecimento, despesas com contabilidade, contratação CLT de funcionários, investimento em marketing e publicidade. Tudo isso garante que o empreendimento esteja conforme a legislação e não tenha problemas com a Receita Federal.

Higiene e segurança

Qualquer estabelecimento na área alimentícia deve seguir estritamente os protocolos de vigilância sanitária. Afinal, não se trata apenas de boas práticas de organização e limpeza do espaço para receber pessoas nele.

Estamos falando, por exemplo, de medidas de segurança para armazenamento, manejo e preparo de alimentos, controle de animais que são vetores de contaminação (como ratos e insetos), da correta higienização de panelas, talheres, louças e demais utensílios de cozinha etc.

Valorização da equipe

É indispensável desenvolver uma cultura organizacional sólida e que valorize os funcionários do seu restaurante, pois isso se reflete no atendimento ao consumidor. Para tanto, invista em programas de treinamento e desenvolvimento para esses profissionais, políticas internas de promoção e readequação de cargos, bonificação por desempenho, normas de conduta ética na relação entre colegas e superiores, convênios com empresas de educação entre outras iniciativas parecidas.

Inovação e adaptabilidade

Adote uma visão inovadora no seu restaurante para continuar crescendo e encantando os fregueses. Por exemplo, adapte o espaço para torná-lo mais acessível a pessoas com necessidades especiais, personalize o cardápio em vários formatos e adote uma decoração interativa.

Relacionamento com os clientes

É importante estabelecer uma cultura de feedback com o seu público. Ter o retorno da clientela sobre a prestação de serviço e oferta de produtos ajuda a fidelizá-la pela relação de confiança, a sanar insatisfações de forma mais rápida, a evitar mídia negativa (especialmente na internet) e a traça estratégias personalizadas para alcançar mais pessoas (por exemplo, com programas de fidelidade).

Gestão de estoque

O seu estoque é uma parte essencial do seu negócio. Afinal, é o que garante a saída regular de pratos e o atendimento das demandas do seu público. Por isso, faça uma triagem de possíveis fornecedores considerando preço e qualidade das mercadorias. A depender do perfil do seu restaurante, também pode ser necessário planejar o seu estoque com antecedência. Isso porque há diversos alimentos que sofrem sazonalidade de oferta ao longo do ano.

Qual o passo a passo para uma boa gestão de restaurante?

Para colocar em prática os princípios da gestão de restaurante, trouxemos um passo a passo do que deve ser feito e o que não pode faltar no seu negócio. Dicas que vão potencializar a estratégia comercial do estabelecimento e evitar erros administrativos, financeiros e de relação da marca com os consumidores dela. Confira!

Tenha um atendimento focado no cliente

O sucesso do restaurante até pode depender de muitos fatores, mas, no final, quem vai determinar se o que você faz é satisfatório ou não é o cliente. Exatamente por isso você não pode perder seu público de vista e precisa criar uma atmosfera de atendimento que supra todas as suas principais necessidades.

O cliente quer um atendimento rápido, prático e fácil. Quem está com fome quer comida de qualidade, simples assim. Portanto, pense no quanto você pode facilitar a vida do seu cliente.

Em alguns casos isso pode significar um investimento em treinamentos para ter equipes mais ágeis ou a ampliação da sua rede de distribuição, com a implementação de um sistema de entregas.

Crie um diferencial competitivo

O que o seu restaurante oferece que não é encontrado em nenhum outro lugar? Essa é pergunta que precisa estar constantemente na sua cabeça, pois só assim você vai conseguir criar um diferencial competitivo de verdade. Não importa o que seja, desde que ele esteja lá:

  • Seus preços são imbatíveis?
  • Seu atendimento é encantador?
  • O tempero da sua comida é especial?
  • Seu ambiente é extremamente acolhedor?
  • A facilidade de comprar de você é grande?
  • Seu serviço de entregas é o mais rápido da cidade?

Entenda aquilo no que você é realmente bom. Uma boa dica é observar o que os seus clientes já elogiam e trabalhar para ser o melhor nisso. Depois, você pode ampliar o leque, tornando-se mais eficiente em outros aspectos e conquistando uma clientela ainda maior.

Conte com fornecedores estratégicos

Os seus fornecedores podem facilitar sua vida e ajudar a construir o sucesso do seu restaurante. Por isso, além dos preços, é muito importante avaliar a proposta e os benefícios ofertados por cada um. Além de ser um fornecedor de produtos ou serviços, esse parceiro deve entregar soluções.

Falando nisso, você já conhece o iFood Shop? Essa é uma plataforma que conecta os restaurantes aos melhores fornecedores de:

  • alimentos e bebidas;
  • embalagens;
  • materiais para entrega;
  • utensílios para a cozinha;
  • produtos de limpeza e tudo o que um restaurante precisa.

Tudo para que você tenha acesso a preços baixos de verdade, entregas sempre no prazo e o acompanhamento do pedido em tempo real. Além disso, todo o atendimento é centralizado, o que significa que, se você tiver qualquer dificuldade, o iFood ajuda a resolver.

Nem precisa se preocupar se vai ter o produto que atende a sua demanda, porque a lista inclui mais de 10 mil itens diferentes para todo tipo de utilidade na sua cozinha. E com um sistema de compra fácil, em que você pode favoritar os produtos que você mais precisa e agilizar seus próximos pedidos.

Mantenha as finanças organizadas

Uma coisa é certa: para alcançar o sucesso do seu restaurante, você precisará tomar decisões estratégicas e fazer investimentos pontuais que realmente impactem positivamente os resultados. Mas para ter dinheiro disponível para isso, é fundamental manter a organização das finanças.

O primeiro passo é tomar controle sobre tudo o que entra e sai do caixa. O ideal é contar com um sistema informatizado, em que você possa incluir qualquer transação efetuada.

Depois, é preciso garantir que você esteja separando corretamente suas finanças pessoais das do negócio. Só então você pode começar a desenvolver táticas financeiras que vão ajudar a otimizar o desempenho.

Preze pela qualidade dos produtos

Se você continua se perguntando como fazer a gestão de restaurante, saiba que seus produtos são os itens que levarão o nome do negócio adiante. Então, quando o seu cliente tiver o primeiro contato com eles, deve ter uma verdadeira experiência culinária, algo que seja satisfatório e agregue valor ao seu estabelecimento.

Para tanto, seus ingredientes devem ser escolhidos a dedo, o processo de fabricação deve ser criterioso, os seus fornecedores precisam ser de confiança e absolutamente todos os seus funcionários devem promover a melhor experiência do consumidor. Isso vale desde o atendimento até a entrega.

Cuide da limpeza e higiene do local

A limpeza e higiene do espaço físico também é fator crucial para a qualidade dos seus produtos e do seu atendimento. Se você também atende em espaço físico, vale a pena observar todos os detalhes do seu salão e do seu atendimento. Garanta também que toda a equipe esteja usando uniformes em bom estado e limpos.

Mas é claro que isso não serve apenas para o ambiente de contato com o cliente. Todos os processos da cozinha devem respeitar regras de higiene, assim como os caixas, garçons e entregadores. Esta não é apenas uma questão de satisfazer o cliente, mas também, sanitária.

Use a tecnologia a seu favor

Muitos recursos tecnológicos estão disponíveis para tornar o seu atendimento ainda mais surpreendente e a sua gestão mais eficiente. Entre eles, os sistemas voltados para a gestão e os diversos aplicativos para restaurantes, que variam desde cardápios digitais até aplicativos de entrega.

Ignorar esses recursos pode ser prejudicial ao seu negócio. A tecnologia aumenta a agilidade no processamento de informações, torna as decisões mais acertadas e ainda contribui para um fluxo de trabalho mais satisfatório. Isso pode refletir, inclusive, na redução dos custos operacionais, em especial àqueles relativos a desperdícios e no aumento das vendas.

Esteja presente nas mídias digitais

As mídias digitais são ferramentas potentes e, geralmente, gratuita para você divulgar seus produtos e serviços, além de outras informações relevantes sobre o negócio na internet. Isso tudo de uma forma intuitiva e dinâmica.

Por isso, não deixe de ter um perfil comercial nas redes sociais em seu público está presente, além de fazer novas publicações constantemente. Falando nisso, aqui vão algumas dicas de conteúdo:

  • apresente seus horários de funcionamento;
  • faça campanhas de datas comemorativas;
  • mostre seus pratos;
  • esclareça suas opções de pagamento;
  • apresente as pessoas da sua equipe;
  • fale curiosidades sobre os seus pratos;
  • compartilhe os “bastidores” dos pedidos sendo preparados;
  • fale das novidades do seu restaurante.

Quais erros evitar ao fazer gestão de restaurante?

A administradora Taíne Hoffmann descreve alguns erros que comprometem a eficiência da administração de restaurante. É o caso da falta de controle do fluxo de caixa, o que impede uma discriminação adequada das entradas e saídas de dinheiro. Também entra em cena a falta de um serviço de entregas de comida — o que inclui o ingresso em plataformas de delivery, como o iFood.

Afinal, nem sempre o seu cliente pode ou quer se dirigir ao estabelecimento. Há múltiplas variáveis para que ele queira desfrutar do seu cardápio em casa, no ambiente de trabalho, na área de lazer do condomínio, numa confraternização com os amigos etc.

Portanto, é preciso contar com um serviço de entregas para ajudar na praticidade de gerenciamento do restaurante, otimizando os fluxos de trabalho e oferecendo mais possibilidades para o seu público.

Outro ponto mencionado é o cardápio. “Se o menu não acompanha as tendências e preferências dos clientes, o restaurante pode acabar afastando o público. Por isso, é importante atualizar o cardápio periodicamente, sempre ouvindo o feedback dos clientes”, diz Taíne.

Para completar ainda são citados dois erros significativos envolvendo equipe desmotivada pela estagnação de plano de carreira e benefícios e a falta de planejamento para melhorias e inovações no espaço físico.

A gestão de restaurante deve ser feita no dia a dia. Por isso, vale a pena refletir sobre as decisões estratégicas do seu negócio para garantir a competitividade no mercado e, acima de tudo, o alcance de resultados — em especial, no que diz respeito à fidelização de clientes. Aproveite as dicas que compartilhamos e coloque tudo em prática. Pequenas mudanças interferem na sustentabilidade do seu negócio!

É o como destaca a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel):

“Uma gestão eficiente em um restaurante envolve não apenas a escolha dos fornecedores e o gerenciamento dos estoques, mas também a motivação e o bem-estar dos funcionários, o marketing eficiente para atrair novos clientes e a redução de custos sem comprometer a qualidade do serviço”.

Agora que você já conhece mais sobre gestão de restaurante, chegou a hora de iniciar a transformação tecnológica da sua loja. Leia nosso Guia completo de delivery.

20 respostas

  1. Rotisserie massas bom gosto
    Acompanha todos
    Objetivo que o ifood
    Manda para nós
    Estou muito feliz
    Ser parceiro do ifood
    Essa parceria e oportunidade que o ifood deu para todos juntos somos mais fortes

      1. Nesses últimos dias estou tendo muito problema com iFood não consigo acessar meu app os pedidos não está sendo aceito sem eu aceitar.
        Tem clientes que faz o pedido é chegar manto tudo ok aí ele falam que estavam falando alguma coisa sem ta os motoqueiro demora muito e muitas outras coisa. Cansada.

    1. Ei, Dalva! Você não sabe o quanto ficamos felizes em sabermos que você gostou! ♥️
      Não se esqueça de assinar nossa newsletter para continuar recebendo as novidades, combinado?

  2. Boa tarde . Estou com dificuldade no meu aplicativo que não mi da tempo de preparo suficiente.ja abri chamados já mi comuniquei com vcs mais ainda assim continuo com esse mesmo problema.espero q vcs mi ajude nisso.

    1. Oi, Rosangela! Tudo bem? O tempo de preparo dos parceiros com plano Entrega é determinado conforme a inteligência da ferramenta do iFood, que entende o tempo médio do restaurante. Sugiro que você abra um chamado pelo Portal do Parceiro para que nosso time de atendimento dê o suporte necessário.

  3. Bom dia. Estou com um problemão para terminar o cadastro do meu restaurante. Comecei a fazer e não conclui, quando fui fazer a conclusão do cadastro, aparece CNPJ já cadastrado, ou e-mail não associado a nenhum restaurante. Sendo que nem cheguei a finalizar o cadastro. Eu necessito urgente que me ajudem! Estou dependendo desse cadastro para trazer o sustento à minha família, em nome de Jesus me ajudem! ??????

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