A gestão comercial é uma das áreas mais importantes de um negócio. É ela que vai garantir que a empresa atue dentro das expectativas de mercado e conquiste os melhores resultados. A sua importância está totalmente ligada à eficiência do atendimento ao cliente, processos gerenciais, logística da atividade comercial e vendas, entre outros aspectos da administração empresarial.
Ou seja, essa área abrange várias atividades fundamentais para o sucesso do estabelecimento. Porém, para que esse gerenciamento seja realizado de forma eficiente, é necessário conhecer e, principalmente, executar as boas práticas da gestão comercial.
Para entender quais são os principais benefícios e como garantir uma boa gestão comercial no seu estabelecimento, acompanhe o post!
O que é gestão comercial?
Gestão comercial é o ato de gerenciar processos e ativos, liderar pessoas e elaborar estratégias que busquem um objetivo principal: vender. Um gestor comercial faz o planejamento estratégico voltado para as vendas, executa ações, acompanha seus resultados e propõe intervenções quando as metas definidas não são alcançadas.
Dessa forma, a gestão comercial está relacionada com a administração de processos diretamente envolvidos com as atividades comerciais de um estabelecimento, como:
- relação com clientes e fornecedores;
- pesquisas de mercado;
- definição de orçamentos;
- análise de concorrentes;
- formação de preços.
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Para que serve a gestão comercial?
Uma gestão comercial eficiente, realizada com processos bem elaborados e acompanhados, possibilita ótimos resultados, gerando mais crescimento para empresa.
Em geral, o sucesso de um negócio é medido principalmente pelo faturamento. No entanto, é bastante comum que os efeitos da gestão comercial apareçam em outros indicadores, como:
- margem de lucro;
- quantidade de clientes e pedidos;
- ticket médio (valor médio de consumo);
- satisfação da clientela.
Para ter resultados positivos em relação às vendas, a gestão comercial busca entender a fundo os serviços e produtos comercializados e acompanhar as fases de todo o processo comercial do estabelecimento, para garantir uma experiência satisfatória para a clientela — e, de preferência, que supere suas expectativas. Afinal, é essa experiência além do esperado que fará o cliente retornar.
Tanto em estabelecimentos do setor alimentar como em negócios de diversas outras naturezas, a gestão comercial é fundamental. Com um bom acompanhamento de todas as etapas de produção e vendas, é possível aumentar a fidelização de clientes.
Quais os benefícios da gestão comercial para uma empresa?
Você já deve ter percebido algumas vantagens que a gestão comercial oferece para as empresas. Confira mais detalhadamente, a seguir, os principais benefícios dela.
Definição de metas
Elaborar um planejamento estratégico sem definir corretamente suas metas dificulta a gestão empresarial. Por isso, a gestão comercial busca executar, de forma organizada, o cumprimento de seus objetivos. Além disso, fica mais fácil executar estratégias com métricas que podem ser bem acompanhadas.
Aumento das vendas
O aumento do número de vendas é uma das principais vantagens que a gestão comercial possibilita. Quando todos os aspectos da área são bem estruturados e o gestor tem dados e informações precisas sobre o mercado e os clientes, é mais fácil pensar em ações capazes de aumentar as vendas.
Isso significa promoções diferenciadas e abordagens mais personalizadas. Por exemplo, com uma gestão comercial eficiente, o gestor consegue aumentar as vendas de um estabelecimento com campanhas de marketing elaboradas de acordo com o público e produtos disponíveis, bem como com as exigências da clientela.
Essas ações resultam em mais clientes comprando do seu estabelecimento e um valor médio de de pedidos maior.
Controle financeiro
A gestão comercial também tem o objetivo de processar todas as informações financeiras de acordo com:
- datas de pagamento;
- contas a receber;
- controle do fluxo de caixa.
Desta forma, ela contribui também para o bom controle financeiro do estabelecimento, assegurando assim o crescimento do negócio de maneira sustentável. Com um controle financeiro eficiente, é possível saber o momento certo de expandir a sua empresa, sem que seja necessário comprometer o seu patrimônio.
Como ter uma boa gestão comercial no seu estabelecimento?
Os benefícios da gestão comercial só podem ser alcançados se o estabelecimento tiver um bom gerenciamento financeiro. Veja, a seguir, que boas práticas devem ser seguidas.
Tenha uma estratégia de vendas
Ter produtos de boa qualidade não é o suficiente: é necessário planejar as vendas. Por isso, contrate e capacite bons colaboradores, remunere de acordo com o desempenho e ofereça ferramentas e informação para que eles possam trabalhar com satisfação.
Isso se aplica não apenas a garçons e outros colaboradores que atuam especificamente dentro do estabelecimento, mas também a pessoas entregadoras, se for o caso. Com uma boa estratégia de vendas, com certeza o seu estabelecimento conseguirá melhores resultados.
Garanta a precificação correta
Para que a empresa consiga crescer com solidez, é necessário que ela ofereça preços competitivos e justos. Dessa forma, uma precificação correta é essencial para o sucesso do negócio. Ela tem um impacto significativo no desempenho das vendas e na receita obtida.
Um bom conselho para definir o melhor preço é pesquisar quanto os concorrentes estão cobrando, qual é a percepção de valor do público-alvo e qual é o custo que você tem para inserir o produto no mercado. Com base nessas informações, é possível estabelecer valores lucrativos e, ao mesmo tempo, plausíveis.
Movimente as vendas com promoções e ofertas
Para que você consiga visualizar a margem de lucro que cada item traz para a sua empresa, tenha todos os custos sob controle. Desse modo, você pode estimular as vendas por meio de ofertas que atraiam o consumidor pela redução de preços.
Outra maneira de reduzir preços é negociar com os fornecedores, comprando quantidades maiores, ou fazendo parcerias para estimular as vendas de determinados itens.
Fortaleça a imagem do estabelecimento
A reputação da empresa é crucial. Por isso, sempre que possível, elabore ações de fortalecimento de imagem dissemine os seus valores. Isso contribui com a criação de conexão com o cliente, além de construir um diferencial competitivo no mercado.
A gestão comercial é muito importante, uma vez que abrange diversos aspectos fundamentais para o desenvolvimento e desempenho de um estabelecimento. Além disso, um bom gestor, quando executa as boas práticas comerciais, pode verdadeiramente levar o negócio ao sucesso.
Agora que você sabe mais sobre gestão comercial, aproveite e confira também 8 passos essenciais para o sucesso na gestão financeira do seu restaurante!
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