Guia prático para usar o Entrega Fácil 

Confira o passo a passo para usar o Entrega Fácil iFood! Conte com a maior frota do Brasil para entregar no seu delivery!

O Entrega Fácil iFood é a solução que permite entregar pedidos recebidos nos mais diversos canais de vendas — como WhatsApp, Cardápio Digital, redes sociais. Com essa solução você tem o apoio das pessoas entregadoras parceiras do iFood, trazendo mais praticidade e economia para você. 

Use o Entrega Fácil e conte com a solução logística do iFood para atender seus clientes em pedidos realizados fora do app iFood. Quer saber mais sobre a ferramenta? Confira as próximas páginas!

1. Por que usar o Entrega Fácil?

  • Você consegue entregar qualquer venda feita fora do app iFood, pagando somente pelo frete, além de organizar seus pedidos em um só lugar: o Gestor de Pedidos.
  • Clicando em “Solicitar Entrega Fácil” no Gestor de Pedidos, você só vai precisar adicionar endereço de coleta e entrega, inserir dados do pedido, telefone do cliente, conferir a disponibilidade, a cotação e pronto!
  • Caso você tenha um PDV integrado à sua operação, você pode integrar o Entrega Fácil em seu sistema. As integradoras têm todo passo a passo disponível para fazer essa implementação!
  • Acompanhe as entregas em tempo real, diretamente no Gestor de Pedidos. Seu cliente também recebe um link para monitorar a rota pelo WhatsApp.
  • Conte com a qualidade da entrega parceira iFood, sem comissão, sem mensalidade. Você paga somente o valor do frete por entrega.  
  • Encontre a entrega parceira disponível em mais de 600 cidades no Brasil. É a maior frota disponível e você sempre terá entregadores parceiros quando precisar. 
  • Tenha rapidez nas entregas! Em média, os entregadores parceiros chegam em 10 minutos e os pedidos são concluídos em 30 minutos. 
  • Encontre um preço competitivo. Você não precisa se preocupar com contratação e só paga pelo frete. 

2. Como contratar o Entrega Fácil?

Para contratar o Entrega Fácil você deve acessar o Gestor de Pedidos e clicar no botão Solicitar Entrega Fácil. Ao acionar o botão, a contratação do serviço é feita automaticamente.

Caso você tenha múltiplas lojas cadastradas, a ativação do serviço é feita automaticamente para todas.

Mas se o botão não estiver disponível no seu Gestor de Pedidos, você pode contratar pelo Portal do Parceiro iFood.

Considere que o Entrega Fácil está disponível para restaurantes situados em cidades com logística iFood, cadastrados na plataforma há no mínimo 7 dias.

Abra o Portal do Parceiro e clique no botão Serviços, localizado  no menu lateral esquerdo. Logo depois, clique no botão Entrega Fácil.

Na página seguinte, selecione a opção Quero Contratar, confira e aceite os termos e clique em Avançar.

Para confirmar que o serviço está contratado você deve abrir novamente a página Serviços no Portal do Parceiro e conferir se o status Ativo está inserido acima do botão Entrega Fácil.

3. Como usar o Entrega Fácil? 

Para usar o Entrega Fácil você deve acessar o Gestor de Pedidos e clicar no botão Solicitar Entrega Fácil. Logo em seguida, preencha corretamente os dados do cliente, inserindo telefone, nome e endereço de entrega, e clique em Continuar.

As informações dos seus clientes são usadas somente para garantir a entrega. O iFood não utiliza as informações cedidas para nenhuma outra campanha ou ação.

Assim que o endereço do cliente for cadastrado, o Gestor de Pedidos vai informar a disponibilidade de entrega e quais as formas de pagamento disponíveis.

Para que a entrega seja feita sem erros, é importante que o endereço do cliente seja inserido corretamente. Não deixe de conferir os Termos e Condições de uso do Entrega Fácil.

Insira as informações de pagamento

Após terminar de cadastrar as informações sobre o cliente, você deve cadastrar o valor do pedido. Essa etapa é importante para eventuais reembolsos e também para você consultar relatórios de forma unificada.

  • Nessa mesma tela, você deve indicar se o pedido já foi pago ou se a pessoa entregadora deverá cobrar durante a entrega. Além disso, você pode indicar se a taxa de entrega será cobrada do cliente ou arcada pela sua loja.
  • Caso o pedido já tenha sido pago, é só continuar a solicitação. Mas caso seja preciso cobrar na entrega, selecione a opção de pagamento desejada. Maquininhas de cartão estão disponíveis em várias cidades do Brasil, além do pagamento em dinheiro.
  • Para o recebimento via cartão, é preciso indicar a bandeira do cliente.
  • Mas caso o pagamento seja em dinheiro, não deixe de indicar o valor necessário para o troco. Assim a pessoa entregadora já consegue ir preparada para receber do cliente de maneira ágil.

Para finalizar a solicitação, confira o resumo completo. Valide que as informações do cliente, do pedido e os dados de pagamento estão corretos.

A etapa de revisão do resumo é importante para evitar erros na entrega, que podem interferir na experiência do cliente com sua loja.

Acompanhe o serviço

Assim que a entrega for solicitada, você acompanha o andamento do pedido diretamente no Gestor de Pedidos. Lá você encontra informações como o status da pessoa entregadora.

Rastreie o pedido

Quando o pedido for despachado, você conseguirá acompanhar em tempo real todo o trajeto da pessoa entregadora. Com isso você monitora de perto e dá o suporte necessário a seu cliente.

O cliente receberá, via WhatsApp, um link para rastrear a entrega. Por isso, tenha atenção no momento de cadastrar os dados do cliente.

Mas caso seja preciso, no Gestor de Pedidos você também pode copiar o link de rastreio e compartilhar com o cliente no canal de comunicação mais adequado.

4. O que acontece se o cliente não atender?

Caso a pessoa entregadora esteja aguardando o cliente por mais de 5 minutos, o estabelecimento parceiro recebe uma notificação no Gestor de Pedidos informando o atraso.

A partir da notificação, o parceiro tem visibilidade do problema na entrega e pode acionar o cliente para orientar a receber o pedido.

5. Quanto custa usar o Entrega Fácil?

O Entrega Fácil não tem custo de taxa ou comissão. Para usá-lo, é preciso arcar somente com o valor do frete, que varia conforme a distância da sua loja até o local indicado pelo cliente. Esse valor é apresentado no Gestor de Pedidos ao informar o local da entrega.

Uma boa dica é, durante a negociação com o cliente, cobrar uma taxa de entrega variável conforme a distância.

Tudo pronto! Agora é só começar a usar o Entrega Fácil e contar com toda a solução logística do iFood, independentemente do canal de vendas que você utilize.

Por iFood

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14 respostas

    1. Oi, Edu. Com Entrega Fácil, mesmo que você mantenha o Plano Básico, consegue utilizar toda a nossa logística. Por esse motivo, as taxas são diferentes, tudo bem? Qualquer dúvida, estamos à disposição!

  1. SE COLOCO PAGAMENTO NA ENTREGA, QUAL A TAXA COBRADA, NO CASO A TAXA DO CARTÃO? OU RECEBO O VALOR INTEIRO SEM TAXA, ALÉM DA TAXA DE ENTREGA.

  2. Tenho duas lojas, uma está no ifood há bastante tempo, a outra cadastrei no dia de ontem no ifood. Estou tentando usar o entrega facil para a minha loja mais nova, mas o sistema nao aceita, ele só calcula em relação a minha primeira loja.
    tentei falar pelo chat e o boot me deixa em looping e fala q atendimento pelo chat, somente de segunda a sexta em horario comercial.
    Como devo proceder???

    1. Olá! O Entrega Fácil é uma solução do iFood que permite que você conte com a maior logística do país, mesmo para as vendas feitas fora do app iFood. Ou seja, você pode vender nas redes sociais, WhatsApp e até telefone, e deixar a entrega com a gente.

      Tire aqui suas dúvidas sobre o Entrega Fácil e saiba como usar: https://blog-parceiros.ifood.com.br/entrega-facil/

      Caso não tenha esclarecido sua dúvida no material, nos informe por aqui! 🙂

    1. Oi, Daniel. Como no Entrega Fácil o custo do frete varia conforme a distância (sem cobrança de comissão para utilizar o serviço), você deve realizar uma cotação ou simulação por meio do Gestor de Pedidos, ok? Na opção Solicitar Entrega Fácil. 😉

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