A facilidade e comodidade foram dois fatores que impulsionaram o crescimento do food delivery no Brasil. Cada vez mais as pessoas se tornaram adeptas dessa modalidade de pedido.
Vários fatores influenciaram para o crescimento desse hábito, inclusive os reflexos do isolamento social da pandemia de Covid-19. Porém, o avanço tecnológico e o empreendedorismo no Brasil são a base para a expansão deste tipo de serviço.
Continue a leitura para entender mais sobre o food delivery e saiba como criar uma estratégia de negócio!
O que é food delivery?
Em tradução livre do inglês, food delivery significa “entrega de alimentos”. É um serviço que envolve restaurantes, bares, lanchonetes, mercados ou qualquer outro tipo de negócio do setor alimentício.
O aumento de smartphones no Brasil aumentou as possibilidades de negócios a partir do delivery. A possibilidade de ofertar os produtos por meio de aplicativos, a solicitação de pedidos via app de mensagens e a divulgação da loja nas redes sociais impulsionam esse setor no empreendedorismo.
Os pedidos delivery já são uma realidade e um hábito para o consumidor brasileiro, 78% das pessoas já fizeram alguma compra on-line ou pediram comida em casa.
O food delivery também permite inovar em modelos e formatos de oferecer produtos. Os estabelecimentos puderam ampliar a sua rede de contatos e conquistar novos clientes.
Como criar uma estratégia de food delivery?
É possível oferecer serviços de food delivery por marketplaces, aplicativos e sites próprios. A definição por qual desses canais você deve atuar dependerá da estratégia para o seu negócio.
Neste sentido, alguns passos são fundamentais.
Entenda seu modelo de loja
Existem diferentes maneiras de oferecer o seu produto no mercado de food delivery. As modalidades de loja variam, tendo diferentes tendências e formatos.
Uma das alternativas é o dark kitchen, que usa aplicativos de delivery ou cardápios digitais como canais de vendas. Os clientes conhecem os seus pratos, mas você não precisa ter uma loja física. É possível alocar sua equipe em outros espaços, ajudando a otimizar custos operacionais e aumentar a margem de lucro.
Se você deseja ter um espaço físico, é possível oferecer os seus produtos em outros modelos. No Take Away, os food services preparam a comida e o cliente a recolhe para comer em outro espaço. Neste formato, o estabelecimento economiza na logística de entrega e na necessidade de contratar pessoas entregadoras.
Outra forma de atrair os clientes para fazer a retirada das comidas é por meio do drive-thru. Esse é um modelo consolidado em restaurantes fast food, no qual os clientes podem fazer o pedido e retirar o alimento sem sair do carro.
A loja física também possibilita que você faça o atendimento no salão. Para tanto, é preciso investir na arquitetura do estabelecimento, distribuindo bem as mesas e cadeiras para trazer conforto a todos os clientes.
Defina os canais de divulgação
Depois de definir o modelo ideal para a sua loja, chegou o momento de começar a pensar nos canais de divulgação.
As estratégias do marketing digital são grandes aliadas nesse sentido. É preciso entender quem são as pessoas que consomem o seu alimento, onde elas estão nos ambientes digitais e a importância de se fazer presente nestes canais.
Existem diferentes canais para fazer essa divulgação:
- redes sociais;
- WhatsApp para empresas;
- e-mail marketing;
- Google Meu Negócio;
- tráfego pago;
- tráfego orgânico;
- marketing de influência.
É importante fazer uma análise apurada dos canais e das possibilidades que cada um oferece. Desta forma, será possível investir de forma eficiente e garantir um crescimento na atração de clientes.
Prepare as embalagens
A embalagem é um item essencial para manter os alimentos bem apresentados, seguros e com qualidade.
Existem diferentes tipos de materiais, cada um garante a proteção dos alimentos no momento da entrega.
Os tipos de materiais mais utilizados são:
- alumínio;
- papelão;
- papel;
- plástico;
- isopor;
- embalagens biodegradáveis.
A embalagem precisa ter o tamanho ideal — nem muito pequena para evitar que transborde, nem muito grande, para evitar que a comida desloque — para conservar o pedido.
Escolha um parceiro de delivery
Para muitos negócios, a logística para garantir a qualidade do delivery é o verdadeiro desafio.
Existem diferentes maneiras de contratar pessoas entregadoras, mas contar com um parceiro de delivery facilita esse processo.
Com um parceiro de delivery, é possível ter algumas vantagens como garantir a qualidade na entrega, já que a equipe de pessoas entregadoras é constantemente treinada.
Outro ponto positivo é permitir que a sua loja atinja uma área maior no entorno do seu estabelecimento.
[rock-convert-cta id=”9927″]
Garanta uma logística eficiente
O iFood é uma empresa especializada na logística, se responsabilizando por todo esse processo. Ela conta com um grande número de pessoas entregadoras cadastradas que estão preparadas para fazer o trânsito do seu produto.
Com o iFood, existem diferentes estruturas do processo logísticos:
- entrega própria: nesta modalidade, a entrega dos produtos é de responsabilidade do negócio. A desvantagem dessa estratégia é que você pode não ter pessoas suficientes para atender uma alta demanda;
- Sob Demanda: nesta modalidade do iFood, a loja pode realizar a entrega utilizando toda a logística e as pessoas entregadoras cadastradas na plataforma, mesmo não tendo a venda dentro do app.
O food delivery é uma modalidade que está em alta e uma excelente alternativa para empreender. Contar com uma parceria como o iFood é fundamental para fortalecer a divulgação da sua loja e de toda a logística que envolve a entrega. Por isso, comece a vender no iFood agora mesmo!
2 respostas