Precificação de produtos: 10 dicas para pôr em prática e planilha grátis para usar

Para garantir o sucesso do seu negócio, uma das etapas mais importantes é a correta precificação dos itens vendidos no seu estabelecimento. Se você ainda não sabe como fazer isso, vem conferir as dicas do blog!

A precificação de produtos é uma etapa que exige bastante atenção dos gestores de negócios do ramo alimentício — e uma falha nesse processo pode determinar preços muito altos ou muito baixos nos seus produtos, o que não é interessante para o empreendimento.

Assim, é essencial fazer uma precificação inteligente, já que um cardápio com preços exorbitantes pode impedir a atração de novos clientes e, por outro lado, um menu com preços muito baixos pode impactar sua margem de lucro. 

Por isso, não é recomendável negligenciar essa atividade.

Inclusive, porque a pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios 8ª edição, do Sebrae, indicou que o aumento de custos é um dos principais fatores de dificuldade para as empresas: a informação se refere a outubro de 2024 e tem uma relação direta com o preço de venda, já que a elevação dos gastos exige a cobrança de um valor mais alto dos clientes.

Porém, se você souber como calcular o preço de venda de um produto, talvez nem precise fazer isso. 

Então, que tal saber mais? Neste post, vamos abordar o conceito, sua importância, as estratégias e dicas de como calcular a precificação de produtos para aplicar no seu negócio. Confira!

O expert iFood Magno Fernandes desenvolveu uma calculadora especial para o cálculo de preço de venda de produtos: acesse gratuitamente aqui!

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O que é precificação de produtos?

O que significa precificação de produtos

Precificação de produtos e serviços é o processo de definir o valor de venda de uma mercadoria, produto ou serviço. Essa será a quantia paga pelos clientes e abrange os custos diretos e indiretos, períodos sazonais, mão de obra, além da margem de lucro do estabelecimento.

Essa é uma etapa essencial para uma boa gestão de restaurantes e de todos os outros tipos de negócios. 

Afinal, a partir do preço de venda praticado, a empresa vai atrair determinado tipo de público, poderá ter uma lucratividade maior ou menor e terá mais margem de negociação com clientes e fornecedores, por exemplo.

Nesse sentido, fica claro que é fundamental saber como fazer a precificação de produtos. 

Ainda vale destacar que alguns fatores que influenciam nessa prática são a demanda, os insumos fornecidos, a situação econômica do empreendimento, os custos envolvidos, a existência ou não de concorrentes e a qualidade do produto.

Saiba mais conferindo o 5° episódio do podcast Fala, Parceiro! Nele, você verá a head de Expansão Comercial, Gabriela Dalla, e o gerente da Casa da Esfiha, Paulo Oliveira, falando sobre como precificar seus produtos.

Qual a importância da precificação de produtos?

A importância da precificação de produtos é definir um valor de cobrança justo, que considere diferentes fatores externos e internos. 

A partir disso, é possível atrair clientes, obter lucro, conquistar espaço no mercado e ganhar visibilidade — isso porque a prática aumenta a saúde financeira do negócio.

Na prática, saber como precificar um produto é fundamental para o sucesso da sua empresa, afinal, ele impacta desde o fluxo de caixa à margem de lucro.

Entenda os segredos por trás da precificação e como aplicar diferentes estratégias para aumentar o seu faturamento com Magno Fernandes, criador do método DNA do Lucro e Produto Coringa. É só clicar no vídeo.

Aliás, a precificação é tão relevante que ela deve ser considerada até quando o negócio conta com produtos diferenciados. 

Esse é o caso da pizzaria Mamma Jamma, de Marcello Poltronieri, que usa ingredientes de mais qualidade, como a farinha 00, de moagem mais fina.

Apesar disso, em entrevista ao Diário do Comércio, Marcello destacou que o controle de preços é necessário para que uma fatia maior de consumidores tenha acesso aos produtos. 

Para ter uma ideia, os ingredientes das pizzas sofreram uma alta de 50% de 2020 a 2023; no entanto, ele repassou somente 18,5% de aumento ao cliente.

Com esse e outros cuidados, como a abertura de dark kitchens para o delivery de pizza, a empresa já ultrapassou 1,6 milhão de clientes atendidos e 450 mil entregas.

Como fazer a precificação de produtos corretamente?

Como fazer a precificação de produtos

Fazer a precificação de produtos e serviços corretamente exige atenção aos detalhes e uma abordagem estratégica. 

Para garantir que você defina um preço justo e competitivo, siga esses passos essenciais:

1. Calcule o custo por unidade

O cálculo do custo de aquisição por unidade é um dos primeiros passos para saber como precificar um produto corretamente. Esse valor se refere ao investimento que o empreendimento faz para adquirir cada unidade.

Esse conceito também pode ser chamado de custo unitário direto, e a operacionalidade de qualquer estabelecimento alimentício depende desses custos. 

Normalmente, uma boa gestão empresarial conta com um setor de compras e estratégias capazes de minimizar gastos desnecessários e garantir investimentos inteligentes nesse sentido.

2. Contabilize as despesas

Existem dois principais tipos de despesas: as fixas e as variáveis — e é essencial conhecer cada uma para fazer a precificação de produtos de maneira adequada.

As despesas fixas representam os gastos que podem ser previstos por serem recorrentes todo mês. 

Por serem fixos, é possível separar o dinheiro do caixa ou, até mesmo, colocar essas despesas em débito automático, visto que esses gastos devem ser pagos independentemente do faturamento e do lucro mensal.

Alguns exemplos de despesas fixas são as contas de energia elétrica, telefone e internet, o aluguel, o IPTU e a folha de pagamento de funcionários. Despesas assim jamais podem ser desconsideradas na gestão financeira.

As despesas variáveis diferenciam-se da categoria anterior por não serem fixas, como o nome sugere. 

Exatamente por isso, é mais difícil prever a sua incidência nas contas do negócio, assim como a sua influência no lucro final. 

Entre elas, estão as manutenções no estabelecimento e nos equipamentos, as compras de última hora, valores referentes a comissões e taxas de cartão de crédito.

3. Defina e respeite a margem de lucro

Para iniciar a determinação da margem de lucros, o primeiro passo é questionar-se quanto você pretende ganhar com as vendas do seu estabelecimento. A partir disso, você tem um ponto norteador inicial.

Para entender se o seu objetivo de lucro é coerente com o mercado de atuação, faça uma pesquisa de valores praticados pelos concorrentes. 

Considerando a margem habitual de preços, some os gastos e despesas, acrescente a sua margem de lucro e garanta que o valor final não seja discrepante.

4. Estude o mercado

Pensar em números sem considerar o contexto mercadológico pode não ser o melhor caminho: então, pesquise bem e defina um preço de venda que seja compatível com o mercado e com os seus concorrentes.

Ao considerar a situação para a precificação de produtos, considere a sazonalidade, a especialidade de determinados estabelecimentos e algumas campanhas de venda que podem influenciar o preço — tanto o seu como o dos concorrentes. 

Evite pensar na “exceção como regra” e observe o panorama como um norte para determinar o valor dos seus itens.

5. Identifique a percepção de valor dos clientes

como calcular a precificação de produtos

A percepção de valor dos clientes é mais um fator-chave para a precificação. 

Mesmo que um produto tenha um custo de produção baixo, os consumidores podem estar dispostos a pagar mais se o produto oferecer algo de valor adicional, como qualidade superior, inovação ou benefícios exclusivos. 

Compreender o que seu cliente valoriza pode permitir que você ajuste seu preço de maneira eficaz.

6. Avalie a sensibilidade do público ao preço

A sensibilidade ao preço mede o quanto os consumidores são afetados por alterações no preço. 

Produtos com alta sensibilidade precisam de preços mais competitivos para atrair os consumidores; por outro lado, produtos de nicho ou com alto valor agregado podem ser mais flexíveis em relação ao preço. 

Avaliar a sensibilidade do público ajudará a definir se o preço precisa ser mais agressivo ou mais premium.

7. Faça a precificação reversa

Outra dica que você pode seguir para definir os preços dos seus produtos corretamente é realizar a precificação reversa dos produtos. 

Essa estratégia consiste em utilizar um raciocínio inverso: a partir do preço ideal do produto e do seu CMV (Custo da Mercadoria Vendida), você deve definir ações a serem realizadas para que esse custo caiba no preço definido.

8. Calcule o markup

O markup é a margem que você adiciona sobre o custo de produção para definir o preço de venda. 

Ele é calculado pela fórmula:

Markup = 100/[100 – (Despesas fixas + Despesas variáveis + Margem de lucro]

Por exemplo, vamos supor que você tem um produto com os seguintes custos:

  • despesas fixas: R$ 20,00
  • despesas variáveis: R$ 30,00
  • margem de lucro: 40% (ou 0,40)

Ao aplicar a fórmula, o markup para esse produto é 10, o que significa que, para cada R$ 1,00 de custo, o preço de venda será 10 vezes maior.

Se o custo total do produto for, por exemplo, R$ 100,00 (soma das despesas fixas e variáveis), então:

Preço de venda + Custo total x Markup = 100 x 10 = 1000

Logo, o preço de venda do produto será R$ 1.000,00.

Este cálculo ajuda a definir um preço de venda que cubra os custos e ainda gere lucro — e o markup deve ser ajustado conforme as necessidades do mercado e os objetivos financeiros do negócio.

9. Calcule a margem de contribuição

A margem de contribuição é mais um indicador importante, que ajuda na precificação e nas finanças de estabelecimentos alimentícios. 

Esse cálculo permite entender quando é possível mexer no preço e quando é melhor manter como está — e se dá pela seguinte fórmula:

Margem de contribuição = Valor total das vendas – (Custos variáveis + Despesas variáveis)

É uma boa opção, também, para perceber a quantidade de vendas ainda necessária para atingir o ponto de equilíbrio do negócio.

10. Aplique a técnica de ancoragem de preço

A técnica de ancoragem de preço é uma estratégia que consiste em apresentar um preço inicial alto, para que os consumidores percebam o preço final como mais acessível. 

Por exemplo: se você oferecer um produto de R$ 200 e um de R$ 500, os consumidores tendem a ver o de R$ 200 como uma opção vantajosa, mesmo que seja mais caro do que o custo de produção. 

Essa técnica pode ser eficaz em aumentar o volume de vendas de produtos de preço médio ou alto.

Bônus: modelo de planilha de precificação do iFood para Parceiros

planilha de precificação do iFood

O iFood para Parceiros tem um material especial e 100% grátis para te ajudar a organizar a precificação no seu negócio! A nossa planilha te auxilia a definir o valor de cada produto, priorizando o lucro das suas vendas.

Com ela, você vai:

  • registrar os custos operacionais do seu negócio;
  • cadastrar os insumos para produção dos produtos;
  • precificar calculando margem de lucro e taxa de venda no iFood.

Baixe agora a planilha de precificação criada pelo iFood para Parceiros e tenha mais controle na definição do valor de venda dos seus produtos!

Como escolher a melhor técnica de precificação de produtos?

precificação de produtos e serviços

Não existe uma fórmula pronta para escolher a melhor técnica de precificação de produtos. 

Por isso, é indicado analisar as variáveis que influenciam a definição do valor de venda e o resultado que se busca atingir. Isso significa que é possível usar mais de um método, mudando-o conforme a necessidade.

Quais são os erros mais comuns ao precificar um produto?

No geral, vale destacar que a precificação de produtos é um processo delicado, e é fácil cometer erros que podem prejudicar tanto a rentabilidade quanto a competitividade no mercado. 

Essas são algumas práticas que você deve evitar ao precificar seus produtos:

  • Não subestime custos! Faça uma análise detalhada dos custos envolvidos no processo, incluindo os diretos e indiretos. Não se esqueça de revisar periodicamente esses custos.
  • Não deixe de considerar a percepção do cliente! Realize pesquisas de mercado, colete feedbacks dos consumidores e analise o comportamento deles para entender como o preço afeta a decisão de compra.
  • Não ignore a concorrência! Se você não souber o que seus concorrentes estão cobrando, pode acabar com um preço muito alto, o que pode tornar seu produto menos atraente ou muito baixo, o que pode afetar sua margem de lucro.
  • Não foque apenas em preços baixos! Pense no preço como uma ferramenta estratégica para agregar valor ao produto, não apenas como um fator de atração. Adote uma abordagem que combine qualidade, valor percebido e experiência do cliente.

Saber como fazer precificação de produtos é essencial para garantir a saúde financeira do seu negócio. 

Isso porque uma precificação bem feita não só cobre os custos, mas também maximiza os lucros e fortalece a competitividade no mercado. 

Ao seguir as dicas e estratégias apresentadas, você estará mais preparado para definir o preço ideal para seus produtos, atraindo mais clientes e garantindo a rentabilidade da sua empresa.

Foto de Por João Barcelos

Por João Barcelos

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Respostas de 38

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  2. Boa tarde João,

    Gostaria de entender porque a taxa de serviços sempre varia e com base em quer, como é feito esse calculo?
    Também desejo saber mais sobre essa taxa promocional para o estabelecimento, com base no pedido do cliente.

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