Redução de custos: 7 táticas para aplicar nas empresas

Às vezes, a redução de custos é essencial para recuperar a saúde financeira do seu negócio. Confira 7 dicas para conseguir isso!

A redução de custos é um desafio comum de se enfrentar ao empreender. Em muitos cenários, a diminuição de custos na empresa é, justamente, o ponto-chave para garantir o aumento da lucratividade. Afinal, mesmo com o faturamento alto, se o nível das despesas está elevado, é provável que não seja obtido um lucro satisfatório.

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir este conteúdo!

Em meio à competitividade do mercado alimentício, o segredo está fazer essa redução sem prejudicar a qualidade dos serviços e dos itens oferecidos. Alguns exemplos de redução de custos são: evitar desperdícios, negociar condições favoráveis com fornecedores e engajar toda a equipe para entrar nessa missão com força total.

Confira algumas dicas sobre como trabalhar a redução de custos no negócio!

1. Defina quais custos são estratégicos e quais não são

Existem custos que são realmente importantes para a empresa, pois ajudam a aumentar a eficiência diária e a fechar novos negócios. É o caso dos investimentos em novas tecnologias e marketing. Eles são chamados de estratégicos, pelo fato de possibilitar mais ganhos financeiros.

Em contrapartida, existem gastos necessários destinados exclusivamente para a manutenção da empresa, não agregando tanto valor. Os custos tributários, o aluguel do imóvel e a energia elétrica são alguns exemplos. Apesar de ser essenciais, não são estratégicos para o estabelecimento.

Podem existir, ainda, gastos que não são estratégicos nem essenciais. Esses devem ser os alvos principais da redução de custos nas empresas.

O ideal é listar todos os seus custos, para depois avaliar se são estratégicos ou não estratégicos, conforme o nível de retorno oferecido ao empreendimento. Dessa forma, de imediato, você conseguirá ter uma visão geral dos possíveis cortes de gastos.

2. Corte gastos não estratégicos

Um dos principais exemplos de redução de custos é o corte dos gastos que não são estratégicos nem fundamentais. Em outras palavras, alguns gastos habituais e desnecessários podem ser excluídos por completo do seu plano de negócio. Há, ainda, a possibilidade de enxugar gastos que não podem ser eliminados por completo.

Vale destacar novamente os tributos como exemplo, já que empreender no Brasil envolve uma atenção especial a esse aspecto. Um estabelecimento enquadrado em um regime tributário inadequado pode gerar mais despesas que o necessário, sem que isso gere qualquer ganho. Por isso, o ideal é conversar com um contador e avaliar quais tributos devem ser cortados.

Certos recursos essenciais, como materiais de limpeza e energia elétrica, podem passar por reduções expressivas — por exemplo, de 20 a 50%.

Para reduzir gastos com energia elétrica, o estabelecimento deve adotar hábitos voltados para economizar esse recurso. Além disso, é uma boa ideia entrar em contato com um representante da operadora elétrica para decidir quais mudanças podem diminuir o consumo elétrico mensal.

3. Renegocie com fornecedores

Uma das melhores maneiras de diminuir custos é por meio de uma renegociação com os fornecedores. Caso você consiga reduzir os custos de compra, terá uma margem de lucro superior. Nesse sentido, o grande segredo é saber como fazer essa negociação.

Primeiramente, veja se está pagando um preço justo. Pesquise quanto a concorrência paga pelo mesmo produto. Além disso, analise quanto os demais fornecedores cobram pelo mesmo serviço ou produto. A ideia aqui é conseguir o máximo de informações possíveis antes de iniciar a renegociação.

Em seguida, marque uma conversa com seu fornecedor. Utilize os dados levantados a seu favor e estabeleça uma meta de diminuição dos gastos de 3 a 6%, por exemplo. No caso de não conseguir negociar, considere a possibilidade de trocar de fornecedor.

4. Controle o estoque

O controle de estoque eficiente é uma das estratégias mais importantes de diminuição de custos na empresa. Afinal, mercadorias e matérias-primas de baixa rotatividade estão imobilizadas e enfraquecem o capital de giro do negócio. Dessa forma, o estabelecimento:

  • perde boas oportunidades de negócio pela ausência de capital disponível;
  • corre o risco de não pagar os fornecedores dentro do prazo estabelecido;
  • sofre prejuízos com produtos perdidos, seja por extravio, descuido ou vencimento.

Para não ter que lidar com esse tipo de problema, invista em um controle de estoque eficiente, definido datas e maneiras precisas de calcular quanto deve ser comprado de cada item. Nesse sentido, é indicado contar com o auxílio de um software de gestão.

5. Capacite seus colaboradores

Quanto mais treinamentos seus colaborares receberem, mais preparados estarão para executar suas funções da melhor forma possível. Além disso, poderão usar o conhecimento adquirido para agilizar a entrega de produtos, no caso de um serviço delivery.

Uma equipe destreinada ou desmotivada acaba custando mais caro para o empreendimento. Mesmo que você não tenha recursos para contratar palestrantes em determinado momento, por exemplo, é possível investir em treinamentos internos e deixar que os próprios líderes e gestores partilhem conhecimentos.

6. Analise o fluxo de caixa

Uma das melhores estratégias para minimizar despesas é realizar uma análise criteriosa do seu fluxo de caixa. Ao avaliar os gastos e as receitas do negócio, a equipe gestora consegue perceber de forma clara quais são as maiores fontes de saída do caixa.

A partir desse diagnóstico, a próxima etapa é investigar e entender os motivos de eventuais aumentos de despesas. A origem do problema pode estar na precificação dos insumos, que pode oscilar, no crescimento de gastos com logística e assim por diante.

Só após descobrir para onde o dinheiro está indo é possível decidir quais cortes se fazer. Vale destacar que, seja qual for o modelo de negócio, o histórico do fluxo de caixa é muito importante, já que permite comparar a evolução dos custos.

7. Use a tecnologia para otimizar custos

A tecnologia pode ajudar muito na redução de custos do seu estabelecimento. Um bom exemplo é a substituição de arquivos impressos por documentos digitalizados, ou reuniões presenciais por virtuais.

Já por meio da automação de tarefas, é possível reduzir a necessidade de atividades manuais, burocráticas e repetitivas, otimizando tempo e reduzindo despesas. Além disso, a automação ajuda a evitar erros, além de aumentar a produtividade e a eficiência.

A utilização de tecnologias de manutenção, como nas atividades preditivas, faz com que seja possível analisar leves quedas de desempenho, já prevendo potenciais problemas e direcionando esforços de manutenção. Dessa forma, é possível minimizar a necessidade de futuros consertos mais trabalhosos.

A tecnologia ajuda muito os estabelecimentos na prevenção de incidentes e na redução de gastos com manutenção corretiva. Ela permite que os negócios se conectem mais com o público, além de conhecer mais sobre a concorrência, elevando o potencial de mercado e melhorando a saúde financeira empresarial.

Agora, você tem boas ideias para a de redução de custos no seu empreendimento alimentício. Nesse contexto, vale ressaltar a importância de sempre revisar os processos internos a fim de identificar gargalos que possam ser responsáveis gastos acima do necessário. Ao trabalhar em cima desses aspectos, você tem grandes chances de ver os lucros crescerem consideravelmente.

Picture of Por iFood

Por iFood

34 respostas

  1. Uma matéria com 7 dicas para reduzir custos? E isso vindo da empresa que fica com 28% do valor total do pedido!?
    Chega a ser de mau gosto um apoio desses, parece deboche…
    Sugerir economizar com material de limpeza, negociar com fornecedores … sendo que o ifood pega 1/3 da venda… Será que a dica principal não seria FUJA DE USAR A LOGÍSTICA DO IFOOD, PROCURE OS SISTEMAS MAIS ACESSÍVEIS , USE ENTREGADORES PRÓPRIOS, CONQUISTE SEUS CLIENTES E VENDA POR WHATS E ETC

    1. Uma vergonha esse ifood, ganha as nossas custas , ligam oferecendo mais clientes em troca mais porcentagem e quando negaamos param de colocar nossa loja e ficamos sem vendas
      Algum empresário poderia abrir algo melhor que eles para irem a falência , assim como desejam a nós

  2. Oi, Arthur! Sentimos muito pela sua percepção. O iFood direciona grandes esforços em tecnologia, marketing e inovação, visando atrair novos clientes e fomentar todo ecossistema de delivery do Brasil.

    1. Não, o ifood busca clientes e lucro para ele somente e não para o parceiro. O pior exemplo é o parceiro arcar com 100% de um pedido devolvido, pois o cliente não atendeu ou passou um trote. Pq não informar no pedido o telefone do cliente?
      Taxa de entrega do ifood 7,00 para 1 km?
      Reduzir custos sim, a começar diminuindo os 28% cobrando do parceiro.
      Taxa grátis para o primeiro pedido?
      O cliente faz cadastro novo até do papagaio no mesmo endereço, as vezes 6 cadastros em um único endereço.
      Meu motoboy foi 6 vezes no mesmo endereço em 3 dias, todos pedidos com nomes diferentes, justamente para não pagar a taxa de entrega.
      Deveria ser por endereço e não CPF.
      Um absurdo

    2. Ah ifood Ta de sacanagem né?!
      E pra isso precisa de 28% ??
      Vc ja parou pra pensar o esforço que a gente tem que fazer pra compensar esses 28%????
      Esse artigo é irônico!!!

  3. Estou Sofrendo muito com a atualização do Ifood des do dia 20/01, clientes cancelando produtos ou detonando nas msg por conta de erro na Plataforma que não é nossa culpa! Aí lutamos para conquistar clientes e perdemos por conta disto!! Já abri 4 chamados e nada! Não sei mais o que fazer!!

  4. Excelente conteúdo. E para o pessoal que reclama do Ifood como uma ferramenta cara, experimentem adquirir clientes tendo que custear com tudo (marketing, logística de entrega, visibilidade e etc…). Nossa loja ainda é pequena, mas estamos MUITO felizes com o resultado da plataforma. É um investimento? É! Mas o retorno vem… Estamos alcançando novos clientes todos os dias e isso não tem preço. Só façam a precificação certinha e entrem em promoções que vocês podem custear, que tudo dará certo

  5. Sou parceiro também gosto da plataforma do afood. Sou nova tenho só 7meses tô tendo minha dificuldade de iniciante. Aprendendo à cada dia. Já sabia que a jornada não ia ser fácil. Mas tenho resultados. No começo muito prejuízo pois havia desperdício aqui na loja mas o afood não tem nada ver com isso. Eles fornecem muitas informações para evitar esses erros.

  6. Apoio ao parceiro Artur o iffod cobra muito e ajuda bem pouco ,vendas aqui em Gaspar e em outro aplicativo o pedido que tem os melhores restaurante da cidade ,iffod suporte zero pedido dez tem uma equipe totalmente ligada ao cliente dando apoio e cobertura 24 horas por dia ,o iffod nem chamada atende ,querem vendas cobram muito e ajudam quase nada

  7. É inadmissível a forma com que o ifood vem tratando as questões de golpe com pedidos pago on line o cliente simplesmente cancela depois do expediente do restaurante alegando não ter recebido ,prática que muitos golpistas estão usando e simplesmente criam novas contas pra continuar aplicando golpes, deveria ser 1 CPF por pessoa por cadastro único, eles fingem que se preocupam com os parceiros mais na verdade só visão o lucro ,sendo que quem paga a conta somos nós os parceiros com média gigante de taxa em cima do produto vendido!!! Pra quem tá começando é as mil maravilhas pequenas dispesas baixo custo , começa a crescer vai ver que tem que ter produtos caríssimos no ifood pra compensar as dispesas e as contas ficam difíceis de bater!!! Uma grande ajuda pra quem tá começando depois disso fica complicado!!!

  8. Sou parceiro ifood! Mas precisa de muito cuidado aí contratar motoboy, aqui na loja já duas vezes fomos vítimas de pega o produto ou não trazer de volta a loja , ou até mesmo sumi.
    Vejo que “alguns motoboy” fazer isso pra prejudicar a loja e tbm o ifood. Mesmo que tem reembolso melhor a vendas pra ambas as partes, que não prejudicar ninguém.

  9. Trabalho com a logística do ifood infelizmente. Hoje com todo pre preparo pra abertura da loja, simplesmente o ifood fechou a minha loja por falta de entregadores , sei que minha loja não vende os horrores que eles querem ,mais enquanto depender deles , eles serão meus sócios ,pq a maior parte fica pra eles, nunca tem nenhuma promoção na minha plataforma promoções que tem contribuição do ifood ,tudo na conta do parceiro. Acho muita sacanagem eles fecharem a minha loja sabendo que eu dependo 100 % deles, pra priorizar os grandes que usam os entregadores deles ocasionalmente, só quando aumenta a demanda. Infelizmente vou acabar desistindo por falta de empatia deles. Fiquei no prejuízo, pq se for pra dar comida de graça prefiro procurar nas ruas quem realmente está passando fome. Sei que de nada vai adiantar tudo o que eu falei, mas enfim fiz o meu desabafo.

    1. Quero saber do Ifood quem paga o lanche que o motoboy da entrega fácil não veio buscar o pedido o cliente cancelou o pedido após 2 horas o motoboy chegou pra fazer a entrega e o cliente já havia cancelado

  10. Olha até que o parceiro do iFood tem me ajudado bastante mas esse negócio aí de fechar a loja na hora que a gente já tá com o preparo tudo pronto por falta de entregador muita das vezes que é para a gente porque eu dependo 100% do iFood para vender no meu aplicativo o motivo volta a entrar aqui colocando aqui também divulgando algumas coisas é porque cada um de nós temos uma reclamação a gente paga mesmo muito esse negócio de entrega fácil com esse negócio de entrega grátis é grátis mas sai do nosso restaurante entendeu se o nosso negócio tiver fraco o dinheiro vem para a gente menos ainda mas não é ruim negócio algumas coisas tem que melhorar pelo menos uns parceiros tem uma chance aí de uma taxa mais baixa de desconto com desconto desse cupom aí que ele disse que eles dão mas é a gente que paga entendeu podia ser bem mais barato um pouco da gente porque quanto mais a gente vender melhor é para eles mas se a gente vender menos pior é para eles também então tem que ser bom para a gente para eles

  11. Seria uma boa, reduzir essa comissão aí né!
    Além de oferecer entrega grátis no alta demanda e quando solicito fui taxado, muita enganação e pouco suporte, estou tentando o estorno dessas entregas a mais de 2 meses e não respondem email ou o chamado feito no site

  12. Infelizmente, depois da atualização do app estou tendo várias dificuldades,estou recebendo menos nos meus produtos,e não tô entendendo nada na questão desses repasses.. chateada

  13. Amoo vender no Ifood , estou tendo um excelente resultado…
    Porém minhas entregas são com moto boy fixo
    E a entrega fácil , deveria se chamar entrega difícil kkkkk, quando tento usar está indisponível e quando tem disponível e muito caro…

  14. Se o ifood diminuir a taxa deles ja seria uma boa tambem, quando cliente faz pedido e o estabelecimento faz entregas própria essa taxa do motoboy não deveria ser cobrada na hora de descontar as taxa da plataforma e vir um valor separado inidentificável pos muitas vezes (alias sempre) tiramos do nosso bolso a taxa de entrega para complementar o que falta do motoboy alias se contratar do ifood fica ruim pq aumenta os descontos se loja ja tem motoboy próprio deveria vir um repasse como taxa de entrega sem entrar nesse desconto da plataforma recebermos o valor total cobrado do cliente para repassar para nossos boys , e terem um suporte adequado seria ótimo sempre ficamos na mão meu repasse ja ficou sem cair valores corretos e ate hoje ninguém se prontificou a responder chamados

  15. Apenas uma dia dica… Assumam o controle da logística do seu delivery ! Sei que nem toda cidade tem a oferta de motoboy’s dos grandes centros, mas a logística do ifood ainda não é eficiente ! Se vc precificar corretamente e manter o controle da sua logística, o ifood se torna uma arma uma arma poderosa na aquisição de novos clientes…

  16. Fiz a troca de plano para entrega própria para diminuir custo , espero não ter problema com a plataforma, transferência espero aos descontos , inclusive incentivo promocional que não dou e todo dia vem esses cupons .
    Vou fazer o teste não sendo transparente encerramos o contrato e vida que segue para ambas parte. Realmente não e fácil manter um negócio, o que poder evitar de gastos e custos invisíveis salvará nosso negócio, pra ter prezuijo melhor não vender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

07/09/2024

Blend de hambúrguer: conheça o segredo do sabor perfeito

06/09/2024

Farol: otimize sua operação e evite cancelamentos no iFood!

06/09/2024

Combos de bebidas: aumente suas vendas no Rock in Rio

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery