Quem deseja montar um restaurante italiano, já deve saber que essa culinária é muito apreciada no mundo, inclusive no Brasil. Para você ter uma ideia, 41% dos brasileiros preferem a culinária italiana em relação a outras estrangeiras quando o assunto é comer fora.
Mas antes de empreender nesse ramo, você precisa cuidar de uma série de detalhes essenciais para alcançar o sucesso. Para começar, o ideal é ter um bom conhecimento não só sobre a gastronomia, mas também a tradição da Itália.
Confira como montar um restaurante italiano, veja as dicas para criar o cardápio e seus diferenciais!
Quando e como abrir um restaurante italiano?
Antes de abrir um restaurante especializado em comida italiana, você precisa pensar em várias etapas. O primeiro passo é a elaboração de um bom plano de negócio, a fim de guiar as metas do seu empreendimento. Veja mais alguns detalhes sobre como e quando começar!
Busque capacitação profissional
De acordo com Otávio Costa, consultor de Vendas do iFood, investir em capacitação profissional “proporciona mais ferramentas para tomar decisões e você ganha tempo na sua rotina”. Também possibilita conquistar novos frequentadores, ficar por dentro das tendências do mercado e se manter atualizado.
Procure ainda entender sobre a tradição do país e invista em cursos de culinária específicos sobre a gastronomia italiana. Assim, você aprende mais em relação aos ingredientes e temperos e como usá-los na sua cozinha.
Invista na estrutura e decoração
Adquira equipamentos para cozinha adequados, a fim de criar cardápios de qualidade e de maneira eficiente. O conforto da clientela também deve ser considerado ao comprar as mesas e cadeiras, além da limpeza e organização do local.
O ambiente dos melhores restaurantes italianos no Brasil faz com que os clientes se sintam transportados para a Itália. Por isso, capriche também na decoração temática do salão e nas vestimentas dos atendentes.
Escolha bons fornecedores e colaboradores
Quando o cliente vai ao restaurante em busca de comida italiana, espera provar sabores variados e ingredientes frescos. Então, contar com bons fornecedores é essencial para garantir insumos de qualidade com preços adequados.
Também é fundamental não se sobrecarregar. Para Otávio, o ideal é “ter uma equipe em quem você confia para delegar as tarefas”.
O que servir em um restaurante italiano?
A culinária italiana é muito ampla, oferecendo um leque de opções para o seu negócio. Além de um bom nome para restaurante, ingredientes como azeite, queijos e massas não podem faltar. Acompanhe as dicas para compor o seu cardápio:
- macarronada;
- queijos variados;
- molhos tradicionais;
- radite;
- pizza;
- lasanha;
- polenta;
- nhoque;
- risoto;
- tortellini;
- tiramisu;
- pannacotta;
- gelatto;
- vinhos.
A escolha dos itens para o cardápio vai depender de fatores como o público-alvo e o conceito do seu restaurante. Seja como for, capriche sempre nos detalhes do preparo e na apresentação.
Como divulgar para o público adequado?
Otávio ainda conta que “existem vários fatores que interferem no sucesso do negócio”. Além de servir itens deliciosos, a atenção à gestão, aos processos, ao fluxo de caixa e à contratação, por exemplo, também conta. Outro ponto é se preocupar com a divulgação do estabelecimento.
Organize eventos temáticos para atrair a atenção dos consumidores. Invista ainda em marketing digital com foco na experiência de provar a típica gastronomia italiana. Evocar as emoções do público e criar parcerias são outras ótimas alternativas.
Em quais diferenciais investir?
No setor de restaurantes, uma boa estratégia é investir em música ao vivo, então você pode apostar na típica italiana. Esse é um ótimo atrativo, que pode ser oferecido aos clientes semanal ou mensalmente para dar um clima especial ao ambiente.
Ofereça opções orgânicas de vinhos e dos ingredientes usados no preparo dos alimentos. Itens veganos, vegetarianos, sem glúten ou lactose também são diferenciais cada vez mais atrativos para o público.
Abrir restaurante italiano continua sendo uma boa opção para investir. Com uma culinária bem-aceita no país, é um setor com grande potencial de crescimento. Há espaço para todos, desde que o empreendimento seja executado com um serviço de qualidade.
Gostou da leitura? Aproveitando o tema, confira agora nosso post sobre como investir em um restaurante temático!
2 respostas