Sob demanda: conte com a logística parceira iFood para todos seus pedidos

Conheça o Sob Demanda: serviço do iFood que pode ajudar você, até mesmo naqueles pedidos recebidos fora do app.

Em busca de melhorar a experiência dos negócios parceiros, o Entrega Fácil se une ao Sob Demanda, tornando uma única solução.

Essa mudança visa proporcionar uma experiência única e simplificada, oferecendo um serviço de entrega abrangente tanto para pedidos dentro da plataforma iFood quanto para aqueles fora dela. A ideia é tornar a contratação e o uso do serviço ainda mais prático.

Continue a leitura para descobrir todas as vantagens dessa novidade e como ela pode beneficiar o seu negócio!

O que é o Sob Demanda?

O Sob Demanda é o serviço do iFood que conecta sua loja com pessoas entregadoras para realizar entregas de pedidos recebidos dentro e fora do aplicativo iFood.

Isso significa que você pode realizar entregas contando com o iFood, que vai conectar você com pessoas entregadoras, tanto para os pedidos feitos diretamente no app iFood quanto para aqueles que chegam por WhatsApp, aplicativo, site próprio e telefone, por exemplo.

Quem pode utilizar o Sob demanda?

Para utilizar o serviço Sob Demanda, as lojas parceiras precisam atender alguns critérios, como:

  • Ser restaurante;
  • estar em uma área de atendida/coberta pela Logística Parceira do iFood;
  • Devem haver entregadores na sua região;
  • A forma de pagamento solicitada deve estar disponível no momento da solicitação.

Quanto custa o Sob demanda?

Pela comodidade do serviço, é cobrado um valor de frete do restaurante, calculado conforme a distância da entrega. Ou seja, você continua sendo cobrado conforme as condições contratuais com o iFood, com uma soma do valor do entregador.

Para pedidos feitos fora do iFood, será cobrado uma taxa de 4% do valor do pedido, que pode variar entre R$0,20 e R$6,70.

Como contratar o Sob Demanda?

Contratar o Sob Demanda é simples e prático, e a partir de agora já nascerá ativo para nossos restaurantes. A plataforma está aqui para garantir que suas entregas ocorram de forma eficiente e sem atrasos.

Acessando o Portal do Parceiro > Serviços e Soluções, você encontra a página de Sob Demanda e, por lá, consegue contratar o serviço quando quiser.

Pedidos recebidos no app iFood

Para pedidos recebidos dentro do app iFood, caso você tenha logística própria e deseje enviar um pedido vindo do app iFood, basta seguir os passos:

Acesse o Gestor de Pedidos. Clique no pedido recebido, que você precisa de um apoio na entrega. Depois disso, clique em “Opções de Entrega” no canto direito inferior da tela e selecione “Solicitar entrega”:

Finalmente, confira as informações e solicite a logística.

Pedidos recebidos fora do app

Para pedidos recebidos fora do app iFood, abra o Gestor de Pedidos e clique na opção “Solicitar Entrega Sob Demanda”. Agora, siga os passos:

No campo Pedidos de outros canais, localizado à direita da tela, selecione a opção “Solicitar entrega”;

Insira o endereço do cliente e confira a disponibilidade de entregadores e o valor do serviço. Preencha informações adicionais, como complemento de endereço e referência. Preencha os dados do pedido com nome do cliente e telefone. Por fim, confira os dados e confirme.

Tudo certo! Agora é só clicar em Solicitar Entrega:

Após solicitar a entrega do pedido, você consegue acompanhá-la em tempo real. O Gestor de Pedidos também disponibilizará um link que pode ser enviado ao seu cliente, com o monitoramento do entregador com o pedido.

Além da praticidade para você, o Sob Demanda oferece comodidade aos seus clientes, permitindo que eles acompanhem a rota do entregador em tempo real. Essa transparência aumenta a confiança e satisfação dos clientes. Conte com o iFood para tornar suas entregas ainda mais eficazes e agradáveis para seus clientes!

Saiba como ver a previsão do tempo de chegada do entregador no Sob Demanda antes da alocação e outras dúvidas nessa FAQ.

Aproveite a visita no blog e acompanhe o que está sendo feito em relação a melhorias e processos na plataforma!

81 respostas

    1. Oi Emanuelly, tudo bem? Você poderia entrar em contato pela opção de atendimento no Portal do Parceiro? Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. Assim, conseguiremos te auxiliar ainda mais. ? Aguardamos sua mensagem.

  1. Gostaria de tirar uma dúvida, nem todos clientes gostam de passar seu contato e nessa situação como fazemos ? A antrrga parceira antes era só solicitar.

    1. Oi Stefane. Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. 😉

  2. Boa Tarde ! Venho me deparado com uma questão muito chata gerando prejuizo
    ! o cliente se recusa a passar o codigo , o motoboy entrega e recebe e posteriomente o pedido é cancelado , e estou abrindo varios chamado por que utilizei os serviços de entrega Sob Demanda ea Plataforma passa que a responsabilidade é do Restaurante ! não entendo como pode ser nossa responsabilidade sendo que o motoboy é do Parceiro Ifood. precisa ter uma forma de não haver cancelamentos !

  3. Essa mudança já apareceu no Gestor do meu restaurante e com ele veio um aumento absurdo no valor. Sendo que pra mesma distancia e horário os valores são completamente diferentes e muito altos!!!

    E ainda tive um pedido com 2km de distancia e na mesma rua que constou como Fora da Area de Cobertura.

    Essa mudança pro restaurante foi péssima, tenho entregador próprio mas quando tenho muitos pedidos ou quando ele falta, eu usava o Entrega Fácil.

  4. Boa noite,

    Quais as formas de pagamentos que o cliente pode utilizar se eu chamar o Sob demanda? Alguns clientes que tenho, compram por Whats utilizam dinheiro, vale alimentação e cartão..

    1. Oi Reinaldo. Temos um time de especialistas para te ajudar com todas essas dúvidas! 😉 Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  5. Triste é quando vc aciona o sob demanda e ele está indisponível . E no pedido recebido pela plataforma conseguimos o entregador. Legal né?

    1. A gente sente muito por essa experiência, Dani. Saiba que estamos sempre buscando melhorias e em breve teremos mais novidades 😉

    1. Ei tudo bem? Caso você queira esclarecer alguma dúvida sobre os valores pagos ao iFood ou repasses, você pode contar com nossos canais de atendimento. Acesse o Portal do Parceiro iFood e, no menu lateral, clique no botão “Chamados e ajuda”. Logo depois clique em “Atendimento” e selecione o motivo do seu contato. Assim nossa equipe interna poderá ajudar você! 🙂

  6. Algumas vezes nós ficamos com o Sob Demanda indisponível por falta de saldo. Não existe uma maneira de enviarmos dinheiro (pode ser pix, por exemplo) para ativar o Sob Demanda nessas situações?

  7. Se o pedido não estiver pago e o pagamento for em cartão em qual máquina o motoboy irá passar? Na minha ou na do ifood? O pagamento é feito no repasse?!

  8. Boa noite, entrei em contato com o atendimento Ifood com atendimentos diferentes e todos falaram que não foi unificado o atendimento…
    Parece que está faltando informações.
    Todos disseram que eu deveria utilizar o entrega fácil para utilizar entregas do meu aplicativo próprio, só que só aparece o sob demanda.
    Não estou entendendo nada.

    1. Oi, Gledison! Por aqui conseguimos ajudar apenas os restaurantes e lojas parceiras. Mas acesse o Instagram @ifoodparaentegadores e envie uma DM 😉

  9. Olá, Alexandre! Tudo bem? Se o motoboy for entrega parceira, a nossa logística sempre irá alocar um entregador que possui uma maquininha iFood. O cliente final irá realizar o pagamento nela, e você irá receber via repasse na conta cadastrada em nosso APP. (: A maquininha do restaurante só deve ser entregue em caso de entrega própria, ok?

  10. Até que horario pode solicitar? Por que ja solicitei uma vez 23:30 e diz que nao ta disponivel.

    1. Oi, Jéssica! Temos um time de especialistas para te ajudar! Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  11. Tenho loja na categoria de bebidas e sempre usei a entrega parceira nos horários de pico,mas depois dessa atualização simplesmente não tem mas a opção de solicitar motoboy, tem a única opção de despachar o pedido.

    1. Oi, Edielson! Temos um time de especialistas para te ajudar! Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  12. Bom dia. Eu entrego produtos de presentes além da confeiratia. Quando o motoboy não acha o cliente no endereço eu perco meu produto assim como acontece no restaurante?
    Digo isso pois são produtos caros com valores acima de R$290 por produto.
    Onde posso encontral algum regulemento do serviço?
    Obrigado desde já.

    1. Oi Bruno. Sempre que precisar de ajuda com pedidos em andamento, acione o atendimento no Chat via Gestor de Pedidos. Assim nosso time consegue te auxiliar. 😊

  13. Quando a Loja solicita a entrega Sob demanda o cliente pode pagar no dinheiro? Ou só pode solicitar Sob Demanda quando o cliente paga no pix direto pra loja e, ou cartão pro ifood?

    1. Oi, Daiane! Você poderia entrar em contato pela opção de atendimento no Portal do Parceiro? Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. Assim, conseguiremos te auxiliar ainda mais. 🙂 Aguardamos sua mensagem.

    1. Oi Manuella. Quando temos uma demanda de pedidos muito grande para poucos entregadores disponíveis na região, reduzimos a área de entrega para garantirmos que os pedidos serão enviados para os clientes dentro do prazo. Saiba estamos fazendo de tudo para normalizar essa situação o mais rápido possível e assim que isso ocorrer o restante da sua área de entrega será liberada. 😉❤️

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Parceiro iFood recebendo pedido.

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