Você quer começar suas operações no delivery, mas está em dúvida sobre as taxas iFood? Esse é um questionamento normal e que deve ser considerado. De toda forma, ser uma loja parceira da plataforma é contar com toda a logística e geração de dados a favor do crescimento do seu negócio.
Tanto é que o iFood fechou o ano de 2024 com 55 milhões de clientes ativos, 380 mil estabelecimentos parceiros, 360 mil pessoas entregadoras cadastradas e 110 milhões de pedidos em apenas 1 mês. Esses números são atrativos para a sua operação ou não?
Além disso, você pode acompanhar todos os lançamentos de comissão iFood e taxas em geral no painel financeiro, ferramenta construída para as lojas parceiras. É nesse espaço que você confere os valores lançados de acordo com o seu faturamento.
Então, que tal conhecer as taxas iFood para negócios parceiros? Confira todos os detalhes neste post!
Quais são os principais planos iFood e suas taxas?
Existem dois tipos de planos para a parceria com a sua empresa: o Básico e o Entrega. Em ambos, há uma taxa de pagamento online de 3,2% sobre os pedidos pagos via iFood, mas há variação em relação aos benefícios, mensalidade e comissão.
A seguir, trazemos as principais informações sobre os planos, mensalidade iFood e outras informações úteis. Acompanhe!
Plano Básico
Por padrão, as taxas do iFood para o plano Básico são:
- 12% de comissão sobre o valor total dos pedidos feito na plataforma;
- taxa de pagamento online de 3,2% do valor total, válido somente para pedidos pagos na plataforma;
- mensalidade de R$130,00* para restaurantes que venderem acima de R$1.800,00 no mês.
*Parceiros estão sendo migrados para nova mensalidade desde o início de 2024, conforme data de vencimento do contrato.
Nesse plano, a sua loja terá acesso a:
- Portal do Parceiro;
- Gestor de Pedidos;
- ferramentas de marketing;
- entrega feita pela sua loja.
Aqui, além de saber qual a taxa do iFood, vale a pena conhecer um benefício: a taxa de 12% é isenta por 2 meses, se você tiver até 30 pedidos por mês. É um impulso para você começar seu negócio e atingir melhores resultados sem ter muitos custos.
Plano Entrega
Por padrão, as taxas iFood cobradas no Plano Entrega são:
- 23% de comissão sobre o valor total dos pedidos feitos na plataforma;
- taxa de pagamento online de 3,2% do valor total para pedidos pagos na plataforma;
- mensalidade de R$150,00* para restaurantes que venderem acima de R$1.800,00 no mês.
*Parceiros estão sendo migrados para nova mensalidade desde o início de 2024, conforme data de vencimento do contrato.
Nesta modalidade, as lojas parceiras contam com:
- todos os benefícios do Plano Básico (Gestor de Pedidos, Portal do Parceiro e ferramentas marketing);
- rastreio de entrega em tempo real;
- tecnologia para gestão de tempo de preparo e entrega;
- atendimento iFood até a conclusão da entrega;
- seguro contra fraudes na entrega.
Neste caso, você pode acionar o Sob Demanda, logística parceira iFood válida para pedidos feitos dentro ou fora do aplicativo de delivery.
Com todas essas informações, você já sabe quanto é a taxa do iFood e entende como calcular na precificação dos seus pratos.
Por que o iFood cobra taxas dos negócios parceiros?
O iFood cobra taxas dos negócios parceiros, porque oferece toda a logística e geração de dados para as lojas. Assim, favorece o crescimento do seu negócio. Dessa forma, os valores incidentes são utilizados para cobrir os custos operacionais, além de manter um investimento ativo no ecossistema.
Portanto, na hora de saber como funcionam as taxas do iFood, é importante considerar os benefícios trazidos por elas. Afinal, seu negócio tem mais visibilidade, pode atrair uma gama de clientes mais ampla e você consegue crescer com mais rapidez e de modo sustentável.
Como ver as taxas cobradas aos parceiros?
Você pode ver as taxas do iFood cobradas dos parceiros no painel financeiro, do Portal do Parceiro. Confira o passo a passo:
- clique em “Financeiro”, no menu lateral esquerdo. Lá, você tem acesso a todas as transações entre o seu estabelecimento e o iFood;
- selecione o que você quer analisar, como: “Faturamento por Serviço” ou um repasse específico do mês (pode ser um valor que já foi encaminhado a você ou que está aguardando repasse);
- toque em “Taxas e comissões” no detalhamento do repasse. Nesse campo, você confere a taxa do iFood para restaurantes em sua totalidade, sabendo exatamente quanto foi cobrado na sua conta.
Como saber se tenho algum serviço ativo que gera cobranças?
Todas as informações sobre lançamentos, cobranças e acréscimos estão no detalhamento do seu repasse. Ao acessar esses detalhes, você tem a informação sobre as taxas aplicadas, comissão iFood e se tem descontos sobre algum serviço contratado.
Clicando tanto no seu faturamento daquele mês, quanto em um repasse específico que queira ver, haverá um redirecionamento para uma tela com mais detalhes de todos os lançamentos daquele valor, até mesmo da mensalidade iFood.
Nessa tela, basta clicar em “Expandir tudo”. Asim, você verá o detalhamento de cada lançamento.
Em “Taxas e Comissões”, aparecerá um histórico de tudo o que foi descontado e uma relação dos pedidos que sofreram esses descontos. Além disso, você terá acesso a todas as outras informações, como “Serviço logístico” e “Outros valores”
Essa visão de extrato mostra tudo que foi pago e recolhido como taxa do iFood para restaurantes, ajudando no seu entendimento.
As lojas parceiras devem cobrar as taxas dos clientes?
Não, porque o cliente já realiza esse pagamento. No campo “Valor pago pelos clientes ao iFood” estão os valores transacionados diretamente dos seus clientes para a plataforma.
Por exemplo, valor incidente para pedido mínimo de R$0,99 ou para entrega parceira iFood, entre outros. Portanto, você pode saber qual a taxa do iFood, mas tem a tranquilidade de que ela está sendo compartilhada com os clientes. Dessa forma, seu negócio tem mais espaço para crescer.
Posso negociar as taxas com o iFood?
Atualmente, não é possível renegociar o percentual de comissão e nem o valor da mensalidade, pois o iFood padroniza esses custos para garantir investimentos em tecnologia e marketing, levando mais vendas para a sua loja.
Além disso, existem benefícios de isenção para negócios que estão entrando na plataforma. Isso é importante, pois 46% das lojas ativas são pequenas empresas com menos de 1 ano de funcionamento. Além disso, 86% das lojas parceiras têm até 5 colaboradores e ⅓ do total é gerenciada 100% pelo próprio empreendedor.
Portanto, os benefícios oferecidos pela plataforma são cruciais para muitas lojas parceiras que ainda estão começando e precisam crescer para se destacarem.
Onde verificar minha taxa de comissão acordada com o ifood?
O parceiro tem acesso a todas as informações acordadas com o iFood dentro do Portal do Parceiro.
No final da tela inicial, clicando em “Alterar conta”, você será direcionado para uma tela em que poderá ver todos os seus dados contratuais, como: porcentagem de comissão, plano de repasse, modelo de negócio, entre outras informações.
Além disso, é possível ter acesso ao “Termos e condições” e ao seu contrato, documento no qual constam mais detalhes dos seus dados. Desse modo, você tem certeza de quanto é a taxa do iFood.
Quais são as taxas de serviço cobradas?
A taxa de serviço é um valor cobrado pelo iFood com o intuito de aumentar a oferta de pedidos e a sustentabilidade da operação e negócio. Quando o valor total dos itens estiver abaixo de um valor específico — por exemplo, R$20,00 —, essa taxa será cobrada direto do consumidor final durante o seu processo de compra.
Confira as principais informações sobre como funcionam as taxas do iFood relativas a de serviços!
A comissão iFood é afetada pela taxa de serviço?
Não, a Comissão iFood e todos os acordos com as lojas parceiras não têm qualquer relação com a taxa de serviço.
Por que o iFood está cobrando a taxa de serviço?
A taxa de serviço é cobrada devido aos serviços de intermediação prestados entre a compra e a entrega do pedido. Esse valor é uma forma de garantir que a plataforma funcione de maneira sustentável e ofereça suporte aos parceiros e clientes.
A taxa de serviço pode ser cobrada de clientes em todas as lojas?
Sim, qualquer cliente que fizer pedidos até determinado valor em qualquer loja cadastrada na plataforma terá que pagar a taxa de serviço. Vale ressaltar que essa quantia é cobrada apenas de clientes, e não das lojas.
Posso cancelar a taxa de serviço para os meus clientes?
Não é possível cancelar a taxa de serviço, pois essa medida é fundamental para a melhoria contínua da plataforma. A adesão a essa cobrança é determinada de acordo com critérios estabelecidos pelo iFood e as lojas não têm a opção de não participarem.
A taxa de serviço afeta o pedido mínimo estabelecido pela loja?
Não, a cobrança da taxa de serviço não tem relação com o pedido mínimo da loja. Ela é aplicada aos pedidos de qualquer valor abaixo do limite estabelecido pelo iFood.
A taxa de serviço é aplicada apenas nos pedidos entregues pelo Sob Demanda?
Não, a taxa de serviço é válida para todas as lojas cadastradas no iFood e pode ser cobrada nos pedidos com entrega própria ou parceira. No caso dos pagamentos diretamente à loja, o valor é descontado de seu repasse.
Como sei em quais pedidos a taxa de serviço foi aplicada?
Você pode verificar facilmente em quais pedidos a taxa de serviço foi aplicada no Portal do Parceiro. Acesse a aba “Pedidos”, abra os detalhes do pedido escolhido e verifique a identificação da “Taxa de Serviço”.
A taxa de serviço será repassada para a loja?
Não, o valor da taxa de serviço fica inteiramente para o iFood e não é contabilizado no valor final do pedido para o repasse da loja.
A taxa de serviço precisa aparecer no cupom fiscal?
Não. A taxa de serviço é uma receita do iFood, cobrada do usuário final pela intermediação da venda na plataforma.
Por ser uma receita do iFood, o entendimento é de que esse valor não deve compor a nota fiscal do parceiro, pois o iFood já inclui no documento emitida ao município de Osasco pela prestação do serviço de intermediação.
O que acontece se meu cliente pedir comprovante de pagamento da taxa de serviço?
Caso seja necessário, basta você fazer uma solicitação de um recibo no atendimento da plataforma.
Há apoio fiscal para justificar o ganho extra da taxa de serviço para a loja?
Não há ganho extra para a loja, pois o valor cobrado da taxa de serviço é uma receita do iFood cobrada do usuário pela intermediação da venda na plataforma. Sua tributação está prevista na Lei Complementar 116/03, que dispõe sobre o Imposto sobre Serviços (ISS), de competência dos municípios e do Distrito Federal.
Portanto, o respaldo fiscal para a tributação da prestação do serviço de intermediação não compete às unidades federativas.
Como funciona o desconto da taxa de serviço no repasse em pedidos pagos direto à loja?
O iFood vai descontar de seu repasse o valor total das taxas de serviço que o parceiro recebeu referente aos pedidos do período.
Em pedidos pagos em cartão direto à minha loja, há cobrança da porcentagem da maquininha sobre o valor da taxa de serviço. O iFood vai reembolsar esse valor?
Sim, o iFood vai reembolsar o valor da porcentagem da maquininha cobrado sobre o valor da taxa de serviço. Esse estorno será realizado junto com o seu repasse e você poderá conferir os detalhes no Portal do Parceiro. Veja o passo a passo:
- Acesse a aba “Financeiro”, no Portal do Parceiro;
- Selecione o período em “Ver detalhes”;
- Depois vá até em “Outros lançamentos” e selecione “Reembolso de Taxa de transação (via loja)”.
Como é calculado o valor de estorno para pedidos pagos em cartão direto à loja que apresentam a cobrança da taxa de serviço?
Para saber como calcular a taxa do iFood referente ao estorno, multiplique o valor cobrado do cliente pela taxa de serviço. Em seguida, multiplicamos esse resultado pelo valor da taxa de pagamento online.
Veja mais detalhes para saber como calcular a taxa do iFood. Imagine que um pedido tenha uma taxa de serviço no valor de R$0,99 e a taxa de pagamento online no contrato do parceiro é de 3,2%.
Agora, aplique a fórmula:
Reembolso do MDR = valor da taxa de serviço x taxa de pagamento online
Reembolso do MDR = 0,99 x 0,035
Reembolso do MDR = 0,03465
O resultado desse cálculo é um reembolso de R$0,03 por pedido. Esse valor será lançado na fatura para o próximo repasse do merchant.
Com todas essas informações, você já entendeu como funcionam as taxas iFood e pode fazer o cálculo para entender melhor o custo-benefício de estar na plataforma. Afinal, ter visibilidade, atrair clientes e até desfrutar da logística do Sob Demanda faz toda a diferença para as suas operações. Portanto, essa é uma forma de conquistar vantagem competitiva e se destacar em meio à concorrência.
E você, ainda não vende no iFood? Então, torne-se um parceiro. Faça o seu cadastro e veja suas vendas decolar! Mas se você já faz parte, saiba o que o iFood está fazendo por você!
Respostas de 196
Se o estabelecimento colocar uma porcentagem de promoção em algum do seus itens, a cobrança de comissão do plano vai ser em cima do valor cheio ou do valor pago pelo cliente com desconto?
Ex: burger simples custa 30 reais coloquei 10% de desconto, agora burger simples custa 27, a comissão vai ser nos 30 ou nos 27?
Oi, Wesley! A comissão do iFood é cobrada com base no valor pago pelo cliente após aplicar o desconto. No seu exemplo, se o burger simples custa R$ 30 e você aplica 10% de desconto, a comissão será calculada sobre os R$ 27. Se precisar de mais alguma informação, estamos por aqui! 😊
Olá ! se em menos de 12 meses eu precisar cancelar o contrato com Ifood, é cobrado alguma taxa pelo cancelamento?
Oi, Vanessa. Entra em contato com nosso time pelo atendimento no Portal do Parceiro para conversarmos mais sobre o cancelamento, combinado?
Da pra iniciar no ifood com cpfem guarulhos
Oi, Patricia. É possível vender no iFood com CPF, mas existem algumas regras para esse tipo de contrato. Confira nosso material que explica mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/como-vender-no-ifood-com-cpf/
Ola, qual a taxa de cobrança se meu cliente pagar com VR?
Olá, Isabele. Tudo bem?
Os pagamentos com VR não têm taxa de cobrança, assim como os pagamentos com cartão de crédito ou débito. Se precisar de mais informações, estou à disposição!
Se meu cliente pagar com VR na entrega, através da entrega parceira ou mesmo online pelo app, como ficam as taxas? Continuam sendo de 3.2%?
Oi, Jéssica. É sempre bom conferir os detalhes diretamente no seu contrato ou no Portal do Parceiro, pois podem haver atualizações ou condições específicas. Se precisar de mais informações, você pode entrar em contato com o suporte. 😉
boa tarde, qual é o valor do plano com entrega e quais taxas são cobradas?
Olá, Daiane. Tudo bem?
A mensalidade do Plano Entrega é de R$ 150,00.
Para mais detalhes sobre as taxas, acesse: https://blog-parceiros.ifood.com.br/planos-ifood/.
O meu plano é o básico, como faço para mudar para o plano com entrega pelo ifood?
Oi, Ana Paula. Para ajuda com essa questão acione o nosso suporte técnico. Basta clicar em “Ajuda” no Portal do Parceiro e depois selecionar a opção “Iniciar atendimento”.
Olá! Eu gostaria de fazer uma sugestão, o valor da mensalidade é descontado, sobre o valor bruto, sendo que deveria ser descontado sobre o valor liquido de total de 1800, que é realmente o que estou recebendo pelas vendas.
Oi, Carolina! Agradecemos demais pela sua sugestão!
São fundamentais para continuarmos evoluindo sempre. ❤️😊
boa tarde , para quem vende menos de 1800 reais por mes para quanto de mensalidade? e sou obrigada a ativar o ifood todos os dias?
Olá, Claudia. Tudo bem?
A mensalidade só será cobrada quando seu restaurante faturar acima de R$ 1.800,00.
Gostaria de saber se a taxa de conta digital desconta o valor individual da venda, para quem fatura menos de 1.800?
ex: vendi uma batata frita por 20,00, ela terá taxa de desconto? e vir o valor menos para mim?
Oi, Samyres. Tudo bem? Infelizmente não conseguimos ajudar sobre isso por aqui, mas você pode abrir um chamado através dos canais disponíveis aqui: https://www.ifoodpago.com.br/ajuda/. O nosso time especializado vai ajudar você.