Não sabe o que é ticket médio? Essa é uma informação que todo o dono de negócio precisa ter em mãos, afinal, ele permite mapear como o faturamento tem se distribuído em relação aos consumidores.
Na prática, isso serve de guia para criar estratégias que ampliam o quanto cada cliente compra.
Esse indicador mede o valor médio gasto por cliente ou por compra dentro de um período específico, ajudando empresas a entenderem melhor seus resultados e otimizarem suas estratégias de vendas.
Enquanto seus benefícios são claros, suas desvantagens demonstram a importância de ficar de olho nesse dado: isso porque não acompanhar essa métrica deixa a gestão sem visão sobre o que pode estar atrapalhando sua lucratividade.
Para evitar esse cenário, entenda melhor como o ticket médio funciona!
Leia também:
- 3 dicas para criar estratégias de vendas e lucrar mais
- Gestão financeira para pequenas empresas: importância e estratégias
- O que é LTV, como utilizar, relação com o CAC e como calcular!
O que é ticket médio?
Ticket médio se refere ao valor médio consumido por cliente em um determinado período, e seu cálculo é necessário para mapear o volume de consumidores e o quanto eles agregam aos resultados do negócio proporcionalmente.
Como efeito, fica fácil entender se a estratégia comercial — foco em preços baixos e alto giro ou na entrega de itens diferenciados, por exemplo — está funcionando. Ainda, possibilita criar novas opções para promover seu desenvolvimento.
Outras percepções decorrentes desse KPI (Key Performance Indicator ou Indicador-Chave de Performance) de vendas incluem analisar se a precificação é adequada ou quais são os comportamentos de consumo do seu público.
Além disso, a partir dessa métrica, a organização consegue prever quando e se haverá lucro e projetar o fluxo de caixa, bem como os investimentos, para melhor administrar as demandas que surgem.
Destacamos que não compreender os meios para acompanhar esse dado se torna uma prática que sabota a sua gestão financeira, ou seja: mesmo que você tenha outras tarefas na sua empresa, não deve descuidar desse tipo de informação.
Para que serve o ticket médio?
O ticket médio é utilizado para entender o comportamento de consumo dos clientes e criar estratégias para aumentar a receita.
Esse indicador permite:
- melhorar a rentabilidade do negócio;
- ajustar promoções e campanhas de marketing;
- avaliar a eficácia das estratégias de precificação;
- identificar oportunidades para aumentar o gasto médio dos clientes.
Qual a importância desse indicador para o negócio?
A análise do ticket médio ajuda as empresas a tomarem decisões mais informadas sobre preços, mix de produtos e estratégias de vendas.
Com ele, é possível entender se as ações implementadas estão realmente impactando o faturamento e a margem de lucro.
Além disso, acompanhar esse indicador permite prever tendências e ajustar campanhas promocionais para atrair clientes e aumentar o valor de cada compra.
Como calcular o ticket médio?
Antes de calcular o ticket médio, você precisa saber qual foi o faturamento total do seu empreendimento e quantas vendas foram realizadas no período que deseja apurar; depois, é só dividir o primeiro pelo segundo.
- Por exemplo: se em dezembro uma hamburgueria faturou R$ 38.000 e teve 1.100 operações registradas, cada uma girou em torno de R$ 34,54.
Para não ter erro, lembre-se da fórmula:
ticket médio = faturamento / número de vendas
Não se esqueça de que os dados devem abranger o mesmo período.
Como analisar o ticket médio?
Analisar o ticket médio é uma atividade a ser executada periodicamente, por mês, semestre e ano, por exemplo — mas também é importante acompanhá-lo a cada nova promoção, produto ou mudança na estratégia comercial.
O primeiro passo dessa avaliação é comparar os resultados com momentos anteriores.
Na observação mensal, é possível fazer isso em relação aos meses passados ou ao mesmo período dos anos anteriores, contemplando sazonalidades.
Outra maneira é segmentar, considerando cada canal de vendas ou categoria de produtos individualmente.
Uma lanchonete que entrega em delivery e serve no salão, por exemplo, pode calcular separadamente esses dois modelos de serviço para entender qual agrega mais.
Já quem aceita pedidos pelo telefone e por plataformas digitais ainda consegue dividir entre essas duas formas de captação.
Ainda, restaurantes que servem itens diversos, como almoços e lanches, têm a chance de descobrir a média de cada um desses itens.
Nessa hora, tenha em mente que o que você está buscando é compreender o quanto o público está disposto a gastar com seu negócio e de que modo suas ações para incentivá-los a comprar têm sido efetivas.
Um dos grandes erros é ter um valor alvo, uma vez que desde o nicho até o perfil dos consumidores impactam nisso.
Outra coisa a observar são os demais indicadores financeiros, como CAC (Custo de Aquisição por Cliente), LTV (Lifetime Value, ou Valor do Tempo de Vida) e custos e lucros correlacionado-os com tal média — afinal, os investimentos para atrair compradores ou para produzir e manter a empresa aberta precisam ser compensados pelo consumo para haver lucratividade.
Portanto, quando o ticket médio fica abaixo disso, é sinal de problemas financeiros à frente.
Como saber se o ticket médio está bom?
Não existe um valor fixo de ticket médio ideal: tudo depende do segmento, público-alvo e estratégia de precificação do seu negócio.
O mais indicado é comparar seu ticket médio com empresas do mesmo setor e analisar sua evolução ao longo do tempo.
Se o ticket médio estiver abaixo do esperado, pode ser um sinal de que os clientes estão comprando produtos mais baratos ou consumindo menos do que o esperado.
Nesses casos, é importante investir em estratégias para elevar esse indicador.
Como aumentar o ticket médio do restaurante?
Quando se trata do ticket médio de um restaurante e demais empreendimentos do ramo alimentício, novas formas de aumentar esse número devem sempre estar na pauta da gestão.
Veja abaixo as melhores estratégias nesse sentido!
Aproveite os melhores horários
Identifique os períodos de maior movimento e crie estratégias para maximizar as vendas nesses momentos.
Aqui, ofereça combos exclusivos para o almoço, descontos progressivos para quem consumir mais de um item ou brindes para pedidos acima de determinado valor.
O Allan Barros do @DeliverydeMarmita já deu dicas sobre isso no canal do iFood para Parceiros. “Se você vende na marmita redonda e o teu feijão vai junto na marmita, você pode falar para [o seu cliente]: o que você acha de um feijãozinho separado por mais tantos reais?”, ele sugere.
Além disso, nos horários de menor fluxo, promoções específicas podem atrair mais consumidores e garantir um ticket médio por cliente mais alto.
Ofereça um atendimento de qualidade
O atendimento personalizado influencia diretamente na experiência do cliente e, consequentemente, no valor que ele está disposto a gastar.
Uma equipe bem treinada, atenciosa e proativa pode sugerir complementos, oferecer sugestões de pratos ou harmonizações com bebidas e incentivar pedidos adicionais, aumentando o ticket médio por compra.
Treine os colaboradores
Uma equipe bem preparada sabe como sugerir acompanhamentos, oferecer sobremesas no momento certo e destacar itens de maior valor agregado.
Por isso, ensine os garçons e atendentes a apresentarem sugestões de forma natural, criando uma abordagem consultiva em vez de simplesmente empurrar produtos.
Técnicas de venda, como o uso de gatilhos mentais (exclusividade, urgência e prova social), podem ser grandes aliadas aqui.
Conecte-se com o seu público
O atendimento sempre foi um elemento central para restaurantes e bares se destacarem: porém, investir em sua qualidade, preparando a equipe, é só o começo do caminho para um negócio realmente se conectar com seu público.
Nesse cenário, é importante trabalhar para a construção de um relacionamento em que o cliente se sinta valorizado — e não só mais um frequentador para quem o empreendimento quer vender de qualquer maneira.
Entre as soluções para isso, estão ações que permitem criar um histórico, facilitando o oferecimento de produtos realmente adequados ao perfil.
A venda por meio de plataformas e aplicativos ajuda, ao formar registros do que é pedido do cardápio digital disponível, por exemplo.
Agora, se você está pensando em como essa sugestão impacta o ticket médio de uma loja, saiba que tal estratégia possibilita a construção de uma reputação que atrai uma clientela qualificada, enquanto amplia a permanência das pessoas no local, aumentando as vendas.
Use estratégias promocionais
Outra forma de fazer cada comprador deixar um pouco mais de dinheiro no seu estabelecimento são as estratégias promocionais, para avaliar quais se enquadram com seu negócio, é necessário conhecer cada opção.
Entre as que podem ser aplicadas no ramo alimentício, destacamos:
- programas de fidelização para a recompra;
- descontos progressivos para quem ultrapassá-lo;
- preços menores para combos que custem mais que ele;
- ofertas de produtos complementares ou opções superiores;
- benefícios para pedidos em um valor que supere seu ticket médio.
Faça sorteios
E, já que citamos as estratégias promocionais: campanhas e sorteios podem engajar os clientes e incentivá-los a consumir mais!
Uma estratégia eficaz é oferecer cupons para sorteios de brindes ou descontos em compras futuras para quem atingir um valor mínimo de consumo. Isso gera recorrência e fidelização, além de estimular um aumento no ticket médio.
Diversifique seu mix de produtos
Ampliar as opções do cardápio com acompanhamentos, bebidas diferenciadas e sobremesas exclusivas é outra forma eficiente de elevar o consumo médio dos clientes.
Além disso, incluir produtos sazonais ou edições limitadas pode criar um senso de exclusividade e urgência, impulsionando vendas adicionais.
Precifique corretamente
Pelo visto, muitas das estratégias promocionais a serem adotadas no ramo alimentício envolvem o preço ou criam despesas para o negócio que devem ser cobertas por ele; também é a partir disso que muitos clientes decidem comprar de uma empresa.
Portanto, precificar corretamente tem relação com o ticket médio.
Sobre os elementos que impactam na sua formação, o especialista em delivery Fábio Bindes recomenda que é preciso “fazer a ficha técnica dos seus produtos e ter o domínio total do custo exato”.
Ainda, ele aconselha a “olhar a percepção de valor que as pessoas têm do seu produto”, sem deixar de considerar os preços praticados pela concorrência.
Além disso, Bindes indica como técnica a precificação reversa: nela, se o CMV (Custo da Mercadoria Vendida) ideal é 30%, em um item de R$ 20, ele deve ser de R$ 6.
A dica é pensar ao contrário e se questionar: “O que você tem que fazer para caber um CMV de 6 reais nesse produto de 20?”
Aplique estratégias de vendas
Técnicas como cross-selling (venda de produtos complementares) e up-selling (oferta de versões mais completas ou sofisticadas do mesmo item) são essenciais para aumentar o ticket médio.
Por exemplo: ao sugerir um vinho para acompanhar um prato ou incentivar a troca de uma sobremesa simples por uma mais elaborada, você aumenta o valor final da compra de forma natural.
Ofereça formas de pagamento variadas
Facilitar o pagamento também pode impactar positivamente no ticket médio.
Por isso, disponibilize no seu estabelecimento opções como PIX, cartões de crédito e débito, pagamento por aproximação e carteiras digitais.
Além disso, a possibilidade de parcelamento pode incentivar os clientes a gastarem mais, especialmente em pedidos de maior valor.
Agora você já sabe o que é ticket médio: e que esse indicador envolve estratégias que vão desde a precificação correta até a personalização da experiência do cliente.
Ao adotar técnicas de venda inteligentes, melhorar o atendimento e oferecer promoções atrativas, é possível aumentar o faturamento e a lucratividade sem necessariamente elevar o número de clientes atendidos.
Que tal aplicar essas dicas no seu restaurante e observar os resultados crescerem? Para ajudar ainda mais, baixe a planilha de vendas do iFood para Parceiros e controle os dados de que você precisa para gerir seu negócio!
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