A indústria 4.0 é conhecida como a 4ª Revolução Industrial. Aplicada a diferentes setores, esse conceito visa à automação e digitalização das atividades, tornando-as mais eficientes, ágeis e precisas. Portanto, há redução de custos e erros, ao mesmo tempo que se identifica o aumento da produtividade.
Isso é possível devido à inclusão de novas tecnologias, como inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina (Machine Learning), análise preditiva e Internet das Coisas (IoT). A questão é entender como essa mudança no ambiente corporativo pode impactar o seu negócio.
Afinal, mesmo pequenos empreendimentos podem — e devem! — agregar essas novidades para conquistar vantagem competitiva. Então, como é possível fazer isso, na prática? Vamos explicar o conceito e dar dicas para você implementar a indústria 4.0 a partir de agora.
O que é indústria 4.0?
A indústria 4.0 é a digitalização dos processos industriais e produtivos por meio da integração de tecnologias inteligentes e digitais, como IoT, big data, robótica e computação em nuvem. Dessa forma, os fluxos de trabalho são otimizados e há mais eficiência, flexibilidade e produtividade. O potencial de personalização também é maior e as tomadas de decisão são centradas em dados.
Tudo isso faz com que as operações de produção e cadeia de suprimentos sejam aperfeiçoadas e vários motivos justificam essa afirmação. Por um lado, há menos erros.
De outro, você consegue gerenciar melhor o negócio por meio da chamada cultura data-driven, isto é, embasada em dados. Assim, os números analisados podem ser transformados em decisões estratégicas.
Quer um exemplo? Vamos utilizar a gestão de estoque no varejo. Com as tecnologias da indústria 4.0, algoritmos de IA são capazes de identificar a falta de produtos ou sua quantidade mínima. Desse modo, você recebe um alerta da necessidade de adquirir esses itens.
Além disso, consegue prevenir perdas, sinalizando quando um produto está próximo da sua data de vencimento, por exemplo. Ainda é possível obter informações sobre pedidos feitos pelos clientes, identificar possibilidades de otimizar a logística de entrega e de informar a mudança de um código ou embalagem.
O que é restaurante 4.0?
O restaurante 4.0 é a integração de processos de automação e inteligência no fluxo de trabalho do mercado gastronômico. Também chamado de cozinha 4.0, o objetivo é melhorar a experiência dos clientes, fazendo com que eles se sintam mais satisfeitos. Da mesma forma, busca a união dos canais físicos e digital, o phygital.
Assim, o propósito é investir em tecnologias para restaurantes que padronizem os métodos de cozimento e preservação dos alimentos, diminuam os desperdícios, reduzam os custos e melhorem o desempenho.
Quando isso acontece, há a simplificação do trabalho devido à implementação da cozinha industrial 4.0. Inclusive, isso pôde ser identificado na NRA Show 2024, em que diferentes dispositivos foram apresentados.
Um deles são as lixeiras que identificam o que foi jogado fora e qual é o desperdício realizado. Assim, você pode rever seu fluxo de trabalho para minimizar as perdas. Esse recurso já existe em alguns países e contribui para ter processos mais eficientes e menos custosos.
Quais são as tendências da indústria 4.0?
Autoatendimento
Válido para vários setores de atuação, o autoatendimento é uma tendência relevante na 4ª Revolução Industrial. Alguns fatores que garantem o valor agregado desse serviço aos clientes são eficiência e agilidade nas entregas, autonomia para o consumidor, diminuição de erros nos pedidos e fluxo de trabalho mais organizado.
Nesse sentido, você pode usar terminais de atendimento ou quiosques para fazer seus pedidos, usar aplicativos dedicados que usem inteligência artificial e adotar sistemas integrados.
Por exemplo, o iFood usa algoritmos de IA na Campanha Inteligente para entregar os anúncios para as pessoas certas e aumentar a chance de conversão. Além disso, a Maquinona do iFood Pago integra os dados de salão e delivery para fornecer o máximo de dados.
Isso permite entender melhor os consumidores e fazer ações mais direcionadas e precisas. Como consequência, há o potencial de aumentar o seu faturamento.
Automação nos processos
Fazer com que as atividades manuais sejam realizadas por máquinas e aumentar o trabalho estratégico dos humanos é o objetivo da indústria 4.0. Portanto, o foco deve ser a satisfação dos clientes, a criação de produtos e a tomada de decisões acertada.
Um exemplo dessa aplicação é o growth marketing. Por meio da análise de dados via big data e inteligência de negócios (business intelligence), é possível entender o histórico dos compradores e o comportamento dos clientes. Assim, fica mais fácil adaptar as campanhas, otimizá-las e alcançar bons resultados.
Na cozinha industrial 4.0, por exemplo, o cardápio digital é um exemplo. Apesar de ser uma medida mais simples, automatiza a frente operacional, garantindo mais agilidade no atendimento. Sem contar que a chance de erros é menor.
Isso é tão importante que uma pesquisa da Deloitte apontou que 70% dos consumidores preferem fazer pedidos por canais digitais, e não querem interagir com atendentes humanos.
IoT
A Internet das Coisas já é usada até mesmo em residências, para automatizar as luzes e fazer a cafeteira realizar o café de forma programada, por exemplo. Em empresas, ela pode ser aplicada para reduzir custos com ar-condicionado, manter a temperatura de refrigeradores, diversificar os meios de pagamento etc.
As lixeiras que identificam o que foi jogado e o nível de desperdício é um exemplo de dispositivo com IoT.
Big data
A tecnologia de big data coleta e processa dados. Assim, você identifica a situação atual do seu negócio e toma decisões mais acertadas para atender à demanda dos clientes. Dessa forma, você define investimentos, ações de marketing etc.
Manutenção preditiva
Em vez de fazer a manutenção apenas quando o equipamento apresenta problemas, você pode ter o cuidado para aumentar o seu ciclo de vida útil. Atuando proativamente, é possível reduzir custos, aumentar a segurança para os colaboradores e melhorar a produtividade.
A manutenção preditiva também é aprimorada com a indústria 4.0. Com o monitoramento técnico do maquinário, identifica-se a necessidade de correções para otimizar o trabalho.
Quais são os benefícios da indústria 4.0?
- Os dados são coletados com mais facilidade e são usados na gestão.
- As operações são simplificadas.
- A produtividade aumenta.
- Os processos são mais eficientes e financeiramente sustentáveis.
- Você consegue reduzir custos.
- É possível diminuir o índice de desperdício.
- O risco de um acidente de trabalho é menor.
- Os resultados de vendas aumentam.
- A experiência do cliente melhora.
Qual é o investimento necessário para implementar a indústria 4.0?
O investimento necessário para implementar a indústria 4.0 depende do seu negócio e da quantidade de dispositivos e tecnologias que vai agregar aos processos. De modo geral, esse gasto ainda é elevado, mesmo que traga um bom retorno posteriormente.
Por exemplo, um forno combinado racional pode ser encontrado por valores superior a R$ 60 mil. Por isso, essa é uma opção para empresas de grande porte. No entanto, a tendência é que a tecnologia se popularize e isso fará os preços diminuírem.
Nesse cenário, cabe aos pequenos negócios organizarem seu fluxo de caixa para fazerem esse investimento quando possível. Isso aumentará sua vantagem competitiva.
Como aderir à indústria 4.0?
Para aderir à indústria 4.0, é importante investir em conhecimento. Estudar e entender o assunto ajuda a definir quais são as suas necessidades e como começar aos poucos. Assim, é possível verificar quais tecnologias são as mais básicas.
Por exemplo, em um restaurante, você pode usar o cardápio digital e os recursos do iFood para potencializar as suas campanhas. Também vale a pena investir em um sistema para fazer o controle de estoque e compras, e fazer o gerenciamento de pessoas entregadoras e pedidos.
Além disso, integre ao máximo as operações de delivery e salão. Desse modo, fica mais fácil realizar um planejamento financeiro e investir da maneira certa.
De toda forma, saiba que as demandas são diferentes de acordo com o seu setor de atuação. Por isso, é preciso fazer as adaptações necessárias.
No caso de uma indústria, por exemplo, é possível usar sensores para identificar qualquer problema no maquinário antes que ele apresente defeito. Isso permite realizar a manutenção preditiva.
Outra possibilidade é utilizar o big data e a inteligência de negócios para identificar as tendências de consumo e o comportamento dos compradores. Com isso, fica mais fácil criar campanhas acertadas e que trazem bom nível de conversão.
Seguindo todas essas dicas, seu negócio começa a ter uma virada de chave, que pode gerar resultados positivos. Assim, a indústria 4.0 será utilizada a seu favor.
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3 respostas
Ótima explanação sobre o assunto .
🙂
O cardápio digital e ferramentas como o gerador de pix (uma “maquininha” sem custos e que funciona até mesmo offline) podem ser a porta de entrada para a indústria 4.0.
Sistemas de rastreabilidade de produtos e serviços são a indústria 4.0 em todo o seu potencial, aumentando a segurança e credibilidade junto ao consumidor.