Responsabilidade social corporativa: conceito que faz bem para o lado social e ambiental

Saiba o que é responsabilidade social corporativa, como isso ajuda o desenvolvimento como empreendedor e como o iFood ajuda a atingir esse objetivo.

O que você faz no dia a dia da sua empresa que ajuda o meio ambiente ou a sociedade? Talvez você esteja pensando e tenha dúvidas sobre a resposta. Para o iFood, a responsabilidade social corporativa (RSC) é um conceito importante, que contribui para a educação dos empreendedores.

No entanto, os benefícios vão além. A pesquisa Responsabilidade Social Corporativa na América Latina em 2024 mostra que 64% dos brasileiros têm uma percepção melhor sobre empresas com consciência social e ambiental.

Além disso, 90% dizem que sua opinião é afetada por essas práticas e 77% adquirem produtos ou serviços de negócios que seguem os princípios da RSC. O ponto-chave é que essa não é uma responsabilidade apenas das grandes empresas, já que mesmo os pequenos negócios podem adotar uma postura que gere impacto social.

Como? Neste post, vamos trazer algumas dicas e explicar algumas boas práticas realizadas no iFood. Para isso, trazemos as perspectivas da vice-presidente (VP) de Impacto Social e Sustentabilidade, Luana Ozemela. Continue lendo!

O que é responsabilidade social em uma empresa?

A responsabilidade social em uma empresa é um compromisso assumido com a sociedade, seu público interno e clientes para promover o bem-estar e ajudar no desenvolvimento de todos. Portanto, o objetivo do negócio é maior do que o lucro. Assim, é possível ter um crescimento sustentável em todos os aspectos.

Isso é conquistado devido ao equilíbrio do interesse das partes. Afinal, as decisões são tomadas visando à rentabilidade e ao lucro, mas também considerando o impacto social e ambiental. Portanto, as atitudes adotadas são mais éticas e sustentáveis.

É o que afirma Luana. Com diversas experiências pessoais, profissionais e educacionais no Brasil e no exterior, percebeu que o empoderamento econômico abre espaços e pode servir como base para uma transformação social.

“Hoje, entendo que economia é mais do que uma questão de maximização de lucros, de qual é a receita e o lucro marginal. Para mim, economia é acesso e patrimônio”

Em entrevista para a revista Exame, a VP Impacto Social e Sustentabilidade do iFood destacou que é fundamental conversar com proprietários de lojas parceiras, entregadores e colaboradores de todos os níveis. Dessa forma, a RSC é utilizada como ferramenta de transformação social.

Qual a diferença entre responsabilidade social corporativa e filantropia?

A diferença entre responsabilidade social corporativa e filantropia é a política empresarial, em vez de um auxílio individual. Na prática, a RSC é executada por uma pessoa jurídica, que adota as medidas em sua cultura organizacional. Além disso, é uma ação feita por vontade própria, sem obrigação legal.

Enquanto isso, a filantropia é feita por uma pessoa física em prol de outro indivíduo ou de uma entidade. No entanto, sempre é uma ação pessoal, mesmo que o dinheiro seja derivado dos lucros empresariais.

Qual a diferença entre responsabilidade social corporativa e responsabilidade social empresarial?

A diferença entre responsabilidade social corporativa e responsabilidade social empresarial é o foco de atuação. A RSC foca a melhoria da qualidade de vida de funcionários, seus clientes, lojas parceiras e comunidade local. Já a RSE busca implementar ações positivas para todos os interessados no negócio, inclusive a sociedade.

Perceba que a RSE é mais abrangente, mas também tem mais “pratos para equilibrar”. Já a RSC é mais voltada para o benefício às pessoas realmente relacionadas à companhia.

Por isso, adotamos a RSC no iFood, porque conseguimos direcionar as ações para as lojas parceiras e pessoas entregadoras. Desse modo, é feito o incentivo à educação e à capacitação, algo fundamental para trabalhar o impacto social.

Qual a diferença entre responsabilidade social corporativa e ESG?

A responsabilidade social corporativa é uma política de gestão ética, enquanto o ESG se refere à forma de mensuração do impacto. Ambos sinalizam quais são os valores adotados no negócio, mas o RSC é uma questão interna, enquanto o Ambiental, Social e Governança ajuda a destacar os efeitos positivos na realidade.

Quais são os princípios da responsabilidade social corporativa?

  • Transparência nas operações, com clareza sobre suas práticas e impactos sociais.
  • Ética nos negócios.
  • Respeito aos Direitos Humanos em todas as operações.
  • Sustentabilidade ambiental, reduzindo o impacto na natureza.
  • Envolvimento com a comunidade, por meio de projetos sociais, voluntariado e programas de educação.
  • Melhoria contínua.

No iFood, o objetivo da responsabilidade social corporativa é oferecer condições dignas de trabalho para as pessoas entregadoras e reduzir as desigualdades. Por isso, Luana destaca algumas iniciativas voltadas para os restaurantes.

“Estamos focados em acelerar os restaurantes de pesoas negras, que estimamos ser 40% do total na plataforma. Queremos encontrar formas de acelerar esses empreendimentos que, historicamente, são segregados. Estamos testando alavancas como a redução de taxas, condicionada à participação em programas de educação sobre como vender mais e outros temas”

Qual é o objetivo da responsabilidade social corporativa?

O objetivo da responsabilidade social corporativa é incentivar o desenvolvimento econômico do negócio de maneira alinhada aos impactos na comunidade e na sustentabilidade. Assim, há preocupação com a qualidade de vida de colaboradores e familiares.

Qual a importância da responsabilidade social corporativa?

A importância da responsabilidade social corporativa é tornar a empresa um agente ativo de transformação social. Além disso, ela também admite os impactos das suas decisões e busca adotar medidas transparentes e corretas. Portanto, há preocupação com a construção de um futuro melhor.

Para a VP de Impacto Social e Sustentabilidade do iFood, é necessário ouvir as pessoas para ter um impacto positivo maior ao tomar decisões. Isso passa por entender os desafios de gestão e sustentabilidade de restaurantes, pessoas entregadoras e todos os envolvidos. Por isso, ela criou o Laboratório de Inovação Social.

“Descobrimos que, para combater vieses e conflitos interpessoais, é preciso que as pessoas se conheçam, se comuniquem de forma respeitosa e sejam tratadas de maneira justa e igualitária. Estamos colocando a filosofia em prática para abordar desafios sociais complexos no nosso ecossistema”

Em outras palavras, o que Luana falou em entrevista ao site Fast Company Brasil foi que, quando todos participam do diálogo, existe o compartilhamento de ideias, visões de mundo e conhecimentos. Essa é a proposta da responsabilidade social em uma empresa.

Quais os benefícios da responsabilidade social corporativa?

Os benefícios da responsabilidade corporativa são melhoria da imagem e da reputação, capacidade de atrair clientes engajados e vantagem competitiva. Também há vantagens no apoio à comunidade local e redução de problemas sociais, como desigualdades.

Vantagens da responsabilidade social corporativa

  1. O branding é fortalecido.
  2. Os resultados organizacionais tendem a melhorar.
  3. É possível alcançar a redução de custos.
  4. Há incentivo ao consumo sustentável e à responsabilidade ambiental.
  5. As desigualdades podem ser mitigadas.
  6. Fica mais fácil atrair investidores e parceiros.
  7. A inovação é incentivada devido à busca por soluções sustentáveis.
  8. A atração e retenção de talentos melhora, porque os colaboradores veem valor em trabalhar para a empresa.
  9. Os riscos são reduzidos, já que se tende a seguir as boas práticas regulatórias e de mercado.
  10. Há o engajamento de colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros etc.
  11. A sustentabilidade é trabalhada com vistas ao longo prazo.
  12. O impacto social é positivo.

Como garantir a responsabilidade social corporativa?

  1. Realize campanhas de educação ambiental.
  2. Adote embalagens sustentáveis e realize a reciclagem.
  3. Defenda os direitos civis e promova a igualdade.
  4. Crie campanhas de doação de roupas e alimentos.
  5. Implemente programas que contribuam com a saúde do colaborador.
  6. Apoie projetos realizados na comunidade local.
  7. Incentive a diversidade e a inclusão na empresa.
  8. Opte por insumos renováveis.
  9. Cumpra todas as leis trabalhistas.
  10. Realize ações de engajamento social.
  11. Mantenha e participe das ações do Compromisso de Melhoria Contínua do iFood.
  12. Elabore um código de conduta empresarial para evidenciar os interesses em benefício da sociedade.
  13. Estabeleça uma comunicação eficiente entre a empresa e a comunidade local.
  14. Contrate mão de obra local.

É nesse contexto que a VP de Impacto Social e Sustentabilidade do iFood trabalha.

“A fase em que me encontro hoje é a de potencializar o setor privado para que se torne catalisador dos avanços sociais e ambientais que precisamos ver”

Quais são os exemplos de ações de responsabilidade social corporativa?

  • Projetos voltados para a educação dos empreendedores, como o iFood Decola.
  • Inclusão digital.
  • Incentivo a cuidados e acesso à saúde.
  • Projetos esportivos e culturais.
  • Destinação de porcentagem dos lucros para causas sociais ou ambientais.
  • Programas para descarte e uso ético dos produtos.
  • Uso de fontes de energia renováveis para ser uma empresa sustentável.

Essas são apenas algumas iniciativas que você pode adotar e que o iFood já coloca em prática. Existem muitas outras possibilidades que demonstram a importância da responsabilidade social em uma empresa.

Esse pode ser um ponto bastante favorável para pequenos e grandes negócios. Porém, o que realmente incentiva o iFood a adotar essas boas práticas é a transformação que a responsabilidade social corporativa pode gerar nas lojas parceiras, na comunidade e nas pessoas entregadoras.

Então, o que acha de saber mais sobre as ações do iFood? Conheça as iniciativas de impacto social no nosso site e saiba mais sobre nossos valores organizacionais.

Picture of Por Pedro Camargo

Por Pedro Camargo

Página do Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

22/11/2024

Índice de endividamento: como calcular e 6 dicas para evitar dívidas

21/11/2024

Transforme seu restaurante com dados: descubra os insights do relat...

20/11/2024

Sobremesas para restaurantes: veja como atrair clientes com a doçur...