Em negócios do ramo alimentício, não é apenas o chef que se destaca: você já se perguntou o que faz um auxiliar de cozinha e a sua importância na rotina de um restaurante?
Nos “bastidores” desses estabelecimentos há toda uma equipe que se desdobra para organizar o espaço, preparar os alimentos e deixar os equipamentos bem posicionados.
Os auxiliares de cozinha têm diversas atribuições diretamente ligadas à preparação dos pratos do cardápio. Pessoas que querem entrar no mercado da gastronomia, por exemplo, podem começar nessa posição e progredir na carreira.
Neste conteúdo, vamos te explicar as funções desse profissional tão importante, onde ele pode atuar, quais são as oportunidades de crescimento na carreira e como dar os primeiros passos na profissão. Acompanhe para tirar suas dúvidas!
Leia também:
- Chefe de cozinha: o que faz, salário e áreas de atuação
- Aprendizado contínuo: aplique o lifelong learning e mude a sua carreira
- 5 habilidades profissionais importantes para gerenciar seu negócio na gastronomia
O que faz um auxiliar de cozinha?
O auxiliar de cozinha é uma figura imprescindível para a boa produtividade de um comércio alimentício, já que proporciona o suporte para os outros colaboradores no pré-preparo da comida e na produção dos pratos.
Essa é uma posição cobiçada, porque muitas pessoas com o desejo de se tornarem chefs podem começar por essa função.
Contudo, por conta das responsabilidades administrativas, também pode ser o passo inicial para uma carreira de gestão de um restaurante.
No dia a dia, esse profissional realiza atividades como:
- separar e organizar utensílios de cozinha;
- manter a limpeza e a organização do ambiente de trabalho;
- ajudar no descarte correto de resíduos e restos de alimentos;
- higienizar ingredientes (frutas, legumes, verduras, carnes, etc.);
- receber mercadorias e conferir qualidade e validade dos produtos;
- cortar, picar e porcionar alimentos conforme a orientação dos cozinheiros;
- apoiar os cozinheiros durante o serviço (refeições, eventos, turnos agitados);
- armazenar alimentos corretamente, seguindo normas de segurança alimentar;
- auxiliar na montagem de pratos e mise en place (pré-preparo dos ingredientes).
Onde um auxiliar de cozinha pode trabalhar?
O auxiliar de cozinha pode atuar em diversos tipos de estabelecimentos ligados à alimentação, como:
- navios de cruzeiro;
- hotéis e pousadas;
- hospitais e escolas;
- restaurantes e bares;
- catering para eventos;
- empresas de refeições coletivas (como refeitórios industriais).
A versatilidade dessa profissão permite encontrar vagas em muitas áreas diferentes, aumentando as possibilidades de atuação.
Qual é a diferença entre auxiliar de cozinha e ajudante de cozinha?
Por serem palavras utilizadas como sinônimos na Língua Portuguesa, é possível que um auxiliar de cozinha seja confundido com um ajudante.
Embora alguns estabelecimentos misturem as funções dos dois cargos, algumas diferenças precisam ser destacadas.
Por exemplo, a pessoa que atua como ajudante é aquela que foca mais na limpeza da cozinha, tendo a responsabilidade de deixar tudo limpo e organizado para que o trabalho dos outros colaboradores tenha sucesso.
Já quem é auxiliar tem participação no preparo dos alimentos, ainda que não seja a pessoa responsável pela criação dos pratos e do cardápio.
Compare:
Auxiliar de cozinha | Ajudante de cozinha | |
Responsabilidades | Atua no pré-preparo e ajuda na finalização dos pratos | Foca em tarefas básicas de apoio geral |
Tarefas comuns | Higienizar alimentos, cortar ingredientes, montar pratos | Limpar, organizar utensílios, descarte de lixo |
Nível de envolvimento | Mais próximo dos processos de produção | Mais focado na organização e suporte |
Habilidades exigidas | Conhecimento básico de técnicas culinárias | Agilidade e atenção à limpeza e organização |
Atuação | Suporte direto ao cozinheiro | Suporte à cozinha como um todo |
Vale destacar que, na prática, essa diferença pode variar dependendo do porte e da estrutura do estabelecimento.
Como é o mercado e as possibilidades de atuação?
Como mencionamos, o mercado de trabalho para auxiliares de cozinha é bastante amplo, uma vez que esses profissionais não se resumem apenas aos restaurantes.
Bistrôs, food trucks, lanchonetes, hamburguerias, dark kitchens e até mesmo cantinas de escolas e universidades são exemplos de lugares onde um auxiliar de cozinha pode se destacar.
A verdade é que, sempre que um estabelecimento tiver um chef de cozinha, haverá espaço para o auxiliar.
Isso porque o negócio precisa desses profissionais para manter a ordem e funcionamento do ambiente — e ainda ajudar diretamente no preparo da comida. Isso garante que a experiência e a satisfação dos clientes sejam as melhores possíveis.
Além disso, muitos hotéis também contratam auxiliares de cozinha para trabalhar em seus restaurantes ou cozinhas internas. Outra opção é trabalhar em empresas que oferecem serviços de alimentação coletiva, como refeitórios industriais.
As possibilidades de atuação são variadas e vão desde pequenos estabelecimentos até grandes empresas: o importante é ter habilidade na cozinha e disposição para aprender novas técnicas e receitas.
Com dedicação e esforço, é possível crescer na carreira e conquistar posições mais altas na área gastronômica.
Quanto ganha em média um auxiliar de cozinha?
Conforme o site Glassdoor, que compila informações anônimas sobre remunerações em diversas empresas no Brasil, a média salarial mensal do auxiliar de cozinha é de R$ 2.000, englobando postos em todo o país.
Um dado interessante sobre essa profissão é que existem diversas opções de cursos gratuitos para quem quer mergulhar no universo gastronômico — e uma graduação na área não é obrigatória.
Um exemplo é a oferta de cursos de qualificação na área oferecidos pelo iFood, totalmente gratuitos e com certificados para imprimir.
Que habilidades são importantes para um auxiliar de cozinha?
A pessoa que atua como auxiliar de cozinha precisa ter algumas habilidades pessoais, para além do conhecimento técnico; a capacidade de organização é uma delas, bem como a facilidade em manter relações interpessoais.
Isso porque o ambiente precisa estar sempre organizado, e a convivência positiva com os cozinheiros e demais colaboradores faz a diferença no sucesso da equipe e do estabelecimento.
São, ainda, outras habilidades essenciais:
- agilidade;
- boa comunicação;
- atenção aos detalhes;
- conhecimentos básicos de segurança alimentar.
Ah, e o fato de não ser ainda chef não significa que esse profissional também não possa exercer a criatividade: um exemplo é a mise en place, que exige experiência e boas ideias para criar combinações funcionais e facilitar o trabalho dos outros profissionais.
Como se tornar um auxiliar de cozinha?
Se você quer saber o que é preciso para ser auxiliar de cozinha, a boa notícia é que não existe uma exigência formal de escolaridade para começar.
Porém, cursos de qualificação em gastronomia ou manipulação de alimentos são diferenciais importantes; participar de oficinas, workshops e treinamentos também ajuda a enriquecer o currículo e conquistar boas oportunidades.
O mais importante é mostrar interesse em aprender, disciplina e vontade de crescer na profissão.
Como montar um currículo para auxiliar de cozinha?
Na hora de montar o currículo, foque em:
- informações pessoais atualizadas;
- experiência profissional (caso tenha);
- formação acadêmica e cursos relevantes;
- habilidades específicas (organização, agilidade, conhecimento em segurança alimentar).
Se você ainda não tiver experiência, destaque cursos realizados e habilidades pessoais que demonstram seu potencial para a função.
É necessário ter experiência para ser contratado?
Muitos estabelecimentos contratam auxiliares de cozinha sem experiência prévia, especialmente para vagas de início de carreira. Nesses casos, o mais importante é demonstrar vontade de aprender, responsabilidade e interesse em crescer na área.
Alguns lugares oferecem treinamento interno, permitindo que o profissional se desenvolva enquanto trabalha.
Auxiliar de cozinha pode se tornar cozinheiro?
Sim! O auxiliar de cozinha, inclusive, é o primeiro passo na jornada em uma carreira na gastronomia.
Com o tempo, dedicação e estudo, é possível se tornar cozinheiro e, posteriormente, ascender a cargos como chefe de partida, sous chef e até chef de cozinha.
O importante é aproveitar as oportunidades de aprendizado, buscar aperfeiçoamento constante e construir uma trajetória sólida na cozinha profissional.
Agora você sabe o que faz um auxiliar de cozinha no dia a dia: esse é um profissional multitarefas.
Ainda que o perfil mais conhecido seja o de chef, os auxiliares são aqueles que estão por trás das engrenagens do sucesso do estabelecimento — e dos principais pratos que as pessoas saboreiam.
Por isso, vale a pena conhecer bem cada função, para contar com uma equipe bem preparada.
Gostou de saber mais sobre essa profissão e as oportunidades que ela apresenta para o seu negócio? Para entender ainda mais o universo da Gastronomia, conheça também as principais tendências em delivery!