O que é catering e como oferecer?

Você sabe o que é catering? Leia esse conteúdo e aprenda como oferecer esse serviço em seu estabelecimento!

O catering é um serviço de alimentação feito por uma empresa que prepara as refeições em um local apropriado para isso e depois as serve em outro espaço, indicado pelo contratante.

Esse é um serviço com diversas vantagens em relação a outros do setor alimentício e pode ser tanto a única atividade do seu negócio quanto uma das várias que são realizadas pela empresa. Há diversos tipos de catering, que requerem uma logística diferente e trazem vantagens específicas para quem presta esse serviço.

Continue a leitura para entender o que é catering e como funciona essa atividade!

O que é um catering?

Catering vem do verbo “to cater”, em inglês, que significa fornecer, atender. Isso quer dizer que, na origem, a palavra está relacionada ao ato de servir as refeições. Mas o catering é mais abrangente do que isso: é um tipo de serviço que oferece os insumos mais importantes para o local que o contratante solicitar. Entre esses locais, podem ser considerados eventos, convenções, feiras de negócios, restaurantes, bares, e até mesmo a casa do cliente.

Dessa forma, além da comida em si, prestadores desse tipo de serviço atuam nas negociações com fornecedores, na organização da equipe e do espaço, na logística, entre outras atividades.

Quais as suas vantagens?

É provável que você esteja pensando agora mesmo que o catering pode ser trabalhoso. Entretanto, é importante saber que existem vantagens para o empreendedor que oferece esse tipo de serviço.

Um deles é a grande demanda, já que quem contrata o catering recebe um serviço amplo e completo, o que é visto como praticidade pelo cliente. Uma única equipe será responsável por toda a estrutura e alimentação dos convidados, de uma forma profissional e eficiente, e isso deixa o cliente mais tranquilo.

Ou seja, o cliente prefere contratar o catering, pois ele não precisará lidar com todas as partes envolvidas do evento. Isso aumenta probabilidade da demanda por esse tipo de serviço no mercado.

Adicionalmente, com o controle total da execução da atividade em suas mãos, você pode conseguir preços mais atrativos com os fornecedores.

Dica: é importante que o cliente entenda as facilidades que o catering oferece e compreenda que esse é um serviço, além de tudo, muito completo e personalizado, para assim ver as vantagens de optar por essa modalidade. Tudo isso deve ser considerado nas ações de marketing estratégico do seu negócio!

Quais os tipos de catering?

Confira os principais tipos de catering oferecidos pelos estabelecimentos.

Catering em domicílio

É possível iniciar citando o catering em domicílio. Nesse caso, as refeições são preparadas na cozinha do estabelecimento, para depois, serem servidas diretamente na casa do cliente.

Dependendo da demanda do consumidor, o catering em domicílio pode ser oferecido por meio de marmitas congeladas, por exemplo.

Catering industrial

Em relação a esse tipo de catering, o serviço é oferecido em fábricas, escolas, hospitais, entre outros locais que têm número grande de pessoas e demanda rotineira de refeições.

É importante destacar que, apesar de muitos estabelecimentos focarem apenas em uma categoria de catering, muitos negócios disponibilizam seu atendimento para mais de um tipo.

Catering de empresa

Nesse caso, o catering é oferecido para empresas. O serviço é direcionado para a realização de eventos e festividades da organização ou, até mesmo, como uma opção para alimentação do dia a dia dos colaboradores no refeitório da corporação.

Como oferecer um serviço de catering?

Caso você esteja pensando iniciar as atividades de catering, é necessário ficar atento a alguns detalhes. Além de estudar bem o mercado para entender o que os concorrentes oferecem, há outros pontos importantes a investir. Confira!

Tenha um bom cardápio

Primeiramente, para oferecer um serviço de catering e alcançar espaço no ramo alimentício, é importante se concentrar em planejar e elaborar um cardápio atrativo para a clientela, potencializando sua energia na qualidade da comida e no preparo das refeições.

Ou seja, a qualidade dos ingredientes, seguida da variedade do menu, sempre será o ponto forte de um serviço de catering ou de qualquer outra empresa do mercado alimentício.

Além disso, é importante considerar alguns aspectos específicos para elaborar um cardápio no caso do catering:

  • as condições de temperatura e tempo no momento do serviço;
  • as características do público do evento;
  • a infraestrutura disponível do lugar;
  • as etapas do serviço (entrada, prato principal, sobremesas);
  • o tempo em que os alimentos ficarão disponíveis.

Contrate profissionais competentes

O catering é formado de várias fases. Por isso, uma equipe de profissionais de confiança e competentes deverá ser recrutada. Os colaboradores do serviço de catering devem ser capacitados para a atividade e prontos para adotar uma postura mais ágil e proativa no caso de algo sair do planejado.

Afinal de contas, o contratante espera um serviço completo e eficiente. Além da comida, o cliente deseja tranquilidade e comodidade, sem precisar ter que abandonar seus compromissos sociais para solucionar situações indesejáveis durante o evento.

Tenha uma rede de contatos

Além de uma boa equipe e um cardápio interessante e coerente, caso queira realmente prosperar no ramo alimentício, é necessário ter uma grande rede de contatos para disponibilizar ao cliente.

Por isso, é fundamental que você conheça decoradores, floristas, organizadores de festas e diversos outros profissionais que podem ser úteis para o negócio.

Dessa forma, ainda que seu catering ofereça um pacote mais comum (por exemplo, de equipamentos, pessoal e comida), você pode oferecer a facilidade de contratar outros profissionais necessários de maneira mais simples. Aproveite para firmar parcerias de negócio com fornecedores da sua região.

Utilize equipamentos adequados

Como o seu restaurante será responsável pela preparação, armazenamento, transporte e exposição dos alimentos, será importante ter cuidado para manter a comida na temperatura ideal e na melhor apresentação caso não possam ser finalizados no local do serviço.

Por isso, uma das prioridades do seu novo trabalho será investir em equipamentos compatíveis para conservar a qualidade dos alimentos feitos antes e durante o evento.

Neste post você conheceu o que é catering, quais as vantagens de exercer essa atividade, quais os tipos e como oferecer esse tipo de serviço. Considere oferecer a possibilidade de delivery nesta modalidade, assim, você consegue proporcionar mais agilidade e comodidade aos clientes além de otimizar sua estrutura logística.

Aproveite e descubra como construir um clientela e encantá-la com um cardápio digital.

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

20/06/2024

Marketing para restaurantes: especialista mostra como começar

19/06/2024

Como funciona o Imposto de Renda MEI?

18/06/2024

IRPJ: confira o guia completo sobre essa declaração

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery