Em busca de melhorar a experiência dos negócios parceiros, o iFood tem o Sob Demanda. Essa solução aumenta a agilidade da entrega dos pedidos aos clientes e ainda permite que a loja parceira foque a qualidade do produto e do serviço.
A funcionalidade proporciona uma experiência melhor para clientes e lojas parceiras, oferecendo um serviço de entrega abrangente tanto para pedidos dentro da plataforma iFood quanto para aqueles fora dela.
Portanto, o Sob Demanda pode ser um dos segredos da logística do seu negócio, especialmente em um cenário em que o delivery está em crescimento. Para ter uma ideia, dados do iFood indicam que os pedidos na madrugada (00h às 7h) aumentaram 24,7%. Já os de café da manhã (7h às 11h) tiveram alta de 30,7%.
Então, como o Sob Demanda pode ajudar sua loja parceira a alcançar melhores resultados? Continue a leitura para descobrir todas as vantagens dessa solução e como pode beneficiar o seu negócio!
O que é o Sob Demanda?
O Sob Demanda é o serviço do iFood que conecta sua loja com pessoas entregadoras para realizar entregas de pedidos recebidos dentro e fora do aplicativo iFood. Dessa forma, é possível agilizar o serviço e focar na qualidade dos seus produtos, o que tende a aumentar a satisfação do cliente.
Essa solução foi criada, porque a entrega é essencial para o seu negócio. Assim, você pode realizar entregas contando com o iFood, que vai conectar você com pessoas entregadoras.A medida é válida tanto para os pedidos feitos diretamente no app iFood (Sob Demanda On) quanto para aqueles que chegam por WhatsApp, aplicativo, site próprio e telefone, por exemplo (Sob Demanda Off).
Quem pode utilizar o Sob demanda?
Para utilizar o serviço Sob Demanda, as lojas parceiras precisam atender alguns critérios, como:
- Ser restaurante;
- Estar em uma área de atendida/coberta pela Logística Parceira do iFood;
- Deve haver entregadores disponíveis na sua região;
- A forma de pagamento solicitada deve estar disponível no momento da solicitação*.
*Considere que os entregadores iFood não aceitam pagamentos em cheque ou vale-refeição.
Quanto custa o Sob Demanda?
Pela comodidade do serviço, cobra-se um valor de frete do restaurante, calculado conforme a distância da entrega. Portanto, as condições contratuais com o iFood permanecem válidas, com uma soma da quantia da pessoa entregadora.
Para pedidos feitos fora do iFood no Gestor de Pedidos, há a cobrança de uma taxa de 4% do valor do pedido, que pode variar entre R$0,20 e R$6,70.
Quais são as funcionalidades do Sob Demanda?
Agrupamento de pedidos
O recurso de agrupamento permite que você pague menos conforme a quantidade de pedidos aumenta — e a boa notícia é que vale a partir da segunda compra feita por algum cliente. O desconto é de R$2 no frete por pedido alocado. Essa funcionalidade está disponível somente no Gestor de Pedidos.
Entrega Segura
A ferramenta Entrega Segura oferece benefícios para quem preenche seus dados corretamente. Nesse caso, os benefícios são:
- indicação da página de rastreio e o código de confirmação de entrega por WhatsApp do cliente;
- opção “sem telefone” para as lojas parceiras que não têm essa informação;
- confirmação de endereço cadastrado pelo restaurante por parte do cliente. Caso esteja errado, ele pode ajustar.
Código de confirmação de entrega
O código de confirmação de entrega são os 4 últimos dígitos do telefone do cliente cadastrado. Esses números são repassados pelo usuário à pessoa entregadora no momento da chegada do pedido para trazer mais segurança.
Caso a empresa use o Sob Demanda Off, a loja parceira pode informar o número do telefone para haver a confirmação. Além disso, se houver a escolha pelo link de rastreio iFood, o cliente receberá essa informação por WhatsApp com a indicação de fornecer o código à pessoa entregadora.
Código de confirmação de coleta
Já o código de confirmação de coleta serve para assegurar que a pessoa entregadora está com o pedido. Isso porque nem sempre essa informação é apontada no app.
A partir dessa ferramenta, a pessoa entregadora precisa informar o código de coleta de 4 dígitos para pegar o pedido. Por sua vez, a loja parceira confirma no Gestor de Pedidos ou na comanda e libera o produto.
Rota devolução
O recurso rota devolução é específico para pedidos que apresentaram algum problema na entrega. Nessa situação, a pessoa entregadora devolve a compra para a loja parceira a fim de evitar fraudes e aumentar o controle do restaurante.
Essa ferramenta serve para casos em que o cliente não é localizado. Então, a própria pessoa entregadora pede o cancelamento, volta para o restaurante e devolve mediante a informação do código disponível no Gestor de Pedidos.
Como contratar o Sob Demanda?
Contratar o Sob Demanda é simples e prático, e a partir de agora já nascerá ativo para nossos restaurantes. A plataforma está aqui para garantir que suas entregas ocorram de forma eficiente e sem atrasos.
Acessando o Portal do Parceiro > Serviços e Soluções, você encontra a página de Sob Demanda e, por lá, consegue contratar o serviço quando quiser.
Contratar o Sob Demanda On para pedidos recebidos no app iFood
Para pedidos recebidos dentro do app iFood, basta seguir os passos:
- Acesse o Gestor de Pedidos;
- Clique no pedido recebido, que você precisa de um apoio na entrega;
- Clique em “Opções de Entrega” no canto direito inferior da tela e selecione “Solicitar entrega”;
- Confira as informações e solicite a logística.
Contratar o Sob Demanda Off para pedidos recebidos fora do app
Para pedidos recebidos fora do app iFood, abra o Gestor de Pedidos e clique no ícone de capacete localizado no menu lateral esquerdo. Agora, siga os passos:
- Clique no capacete localizado na aba lateral esquerda;
- No campo Pedidos de outros canais, localizado à direita da tela, selecione a opção “Solicitar entrega”;
- Insira o endereço do cliente e confira a disponibilidade de entregadores e o valor do serviço;
- Preencha informações adicionais, como complemento de endereço e referência;
- Preencha os dados do pedido com nome do cliente e telefone;
- Confira os dados e confirme;
- Tudo certo! Agora é só clicar em Solicitar entrega.
- Após solicitar a entrega do pedido, você consegue acompanhá-la em tempo real. O Gestor de Pedidos no iFood também disponibilizará um link que pode ser enviado ao seu cliente, com o monitoramento do entregador com o pedido.
Quanto às notas fiscais, você pode conferir todo o processo neste outro artigo que temos aqui no blog, em que tiramos todas as dúvidas sobre as notas fiscais envolvidas na plataforma do iFood.
Além da praticidade para você, o Sob Demanda oferece comodidade aos seus clientes. Isso porque eles acompanham a rota do entregador em tempo real.
Essa transparência aumenta a confiança e a satisfação dos consumidores. Conte com o iFood para tornar suas entregas ainda mais eficazes e agradáveis!
Saiba como ver a previsão do tempo de chegada do entregador no Sob Demanda antes da alocação e outras dúvidas na FAQ.
Aproveite a visita no blog e acompanhe o que está sendo feito em relação a melhorias e processos na plataforma!
Respostas de 93
Boa tarde!
Gostaria de saber esse plano sob demanda, quando recebe um pedido eu posso preparar o pedido para depois solicitar a entrega? Tem um tempo para o preparo do pedido?
Oi, Ione! No plano Sob Demanda, você pode preparar o pedido assim que recebê-lo e solicitar a entrega quando estiver pronto. Normalmente, não há um tempo específico para o preparo, mas é importante que a entrega aconteça em um tempo adequado para garantir a qualidade do produto. Se precisar de mais detalhes, estamos aqui para ajudar! 😊
Olá, minha dúvida é a seguinte:
O restaurante utiliza entrega sob demanda, o cliente marca “pagar em dinheiro no ato da entrega”. O entregador que irá receber este valor, deverá retornar ao estabelecimento para entregar o valor ou o entregador fica com o valor e como funciona para o estabelecimento receber este valor ? Exemplo: pedido de 56,98 reais.
Olá, Vinicius. Tudo bem?
A pessoa entregadora não levará o dinheiro recebido até a loja. O valor pago pelo cliente será registrado normalmente na tela financeira do Portal do Parceiro.
Para entender mais sobre pagamento na entrega, acesse: https://blog-parceiros.ifood.com.br/pagamento-em-dinheiro/
Olá, para utilizar a entrega sob demanda eu posso ser contratante do plano simples sem a entrega parceira?
Oi, Letícia! Para utilizar a entrega sob demanda, não é necessário ter o plano de entrega. Você pode acessar o Portal do Parceiro, ir em ‘Serviços’ e encontrar a página de Sob Demanda. Por lá, você consegue descontratar e contratar o serviço quando quiser. Qualquer dúvida, estamos aqui para ajudar! 😉
Olá. Os pedidos recebidos por outros sistemas e entregue pelo ifood através do sobdemanda estão isentos das taxas operacionais? No caso, dos 23% e dos 3,5% que o ifood cobra por pedido. Há algum custo além do valor do frete para o restaurante?
Oi! Nos pedidos via entrega sob demanda, as taxas operacionais como os 23% e 3,5% não se aplicam. O único custo para o restaurante é o valor do frete. 😉
Fiquei um pouco em dúvida sobre a forma de pagamento, caso o pagamento seja no cartão o cliente paga para o Ifood e o dinheiro é repassado em 4 semanas assim como nas entregas normais do Ifood?
Olá, Samanta. Tudo bem?
Em casos de pagamento no dinheiro, o repasse será realizado de forma semelhante ao que acontece nas outras modalidades de pagamento online.
O entregador sob demanda ao receber pedidos via ifood, o cliente consegue rastrear a entrega?
Consegue sim. è gerado um link que vc compartilha com o cliente e ele pode até alterar a localização do local da entrega. Aconteceu comigo do cliente colocar todos os dados corretos, porem a localizacao estava no começo da rua e o entregador nao teve a atitude de procurar pela quadra e lote. Entregador solicitou cancelamento por nao ter encontrado o cliente e levou meu pedido. Ate o momento o ifood nao respondeu meu pedido de reembolso.
Olá, Fernanda. Tudo bem?
Com o Sob Demanda é possível acompanhar o trajeto do entregador em tempo real! 😉
Na entrega sob demanda, o cliente faz o pagamento direto para mim, e o Ifood cobra apenas a taxa de entrega, e isso?
Olá, Paula. Tudo bem?
O processo é o mesmo de qualquer outra modalidade de pagamento online. O repasse para você é realizado posteriormente, sem cobrança de taxa extra além da taxa de entrega.
Gostaria de sugerir ao sob demanda a opção de colocar as coordenadas do endereço do cliente para uma localização mais assertiva.O cliente envia a localização pelo whatsapp onde tem essas coordenadas que podem ser copiadas e coladas no sob ao solicitar a entrega. Quando colocamos a rua ou cep nem sempre a localização vai pro local certo e alguns entregadores não procuram pelo numero da casa e causa varios pedidos cancelados.
Olá, Deyvid. Tudo bem? Obrigado pelo comentário!
Aqui no iFood, estamos sempre preocupados em melhorar a experiência com a plataforma. Levaremos a pauta para o nosso time focado em melhoria contínua. 😊
Obrigado. Espero que dê certo.
Outra sugestao para o sob demanda que acredito ser mais “facil” de realizar, seria a possiblidade de ao inserir o endereçõ, ajustar a localizacao do cliente no mapa antes de solicitar o serviço. Tem acontecido muito do cliente enviar a localização e endereço e quando preenchemos as informações pra solicitar o sob demanda, a localizção aparece em outro lugar, as vezes ate na mesma rua, porém fica longe e o sistema nao aceita o ajuste de localização devido a distância.
Tenho usado muito o sob demanda pois nao tenho entregador, se entrarem em contato comigo seria ótimo dar mais esclarecimentos.
Tenho uma distribuidora de bebidas , e não tenho a opção sob demando na aba serviços e soluções?
Existe alguma tabela de preço por km?
Exemplo: 1 km = R$ 8,00, 2 km = R$ 10,00, 3 km = R$ 12,00, etc.
Sei que varia, dias de chuva deve ter adicional, entre outros. Mas não teria essa tabela padrão de condições normais?
Quero que alguém entre em contato comigo preciso fazer mudança de conta
Nessa opção Sob Demanda, no pagamento em cartão, eu tenho que disponibilizar a máquina ao entregador para cobrar ao cliente?
Oi. Gostaria de saber referente ao pagamento fora do app Ifood e o cliente solicitar pagamento em cartão. Pergunta. O entregador do Ifood leva a máquina própria ou tenho que dar a minha máquina e se for em dinheiro e o cliente solicitar troco . Como faço?
Oi Edeson, você pode acessar o seguinte link para conferir toda a documentação e realizar seu cadastro:
<https://parceiros.ifood.com.br/>.
Você vai precisar incluir a sua documentação e a documentação do restaurante e, logo depois, seu cadastro vai para uma análise interna. Depois de aprovado, é só configurar os detalhes de funcionamento e começar a vender! Caso tenha alguma dificuldade, conte com nosso atendimento exclusivo para cadastro. Acesse https://bit.ly/3Rkt2M2, clique na aba “Ajuda”; Central de Ajuda e clique no balão que fica no canto inferior direito da tela. 😉