Como abrir uma pizzaria delivery? Veja aqui!

Quer ter uma pizzaria delivery, mas não sabe como começar? Pois reunimos dicas que vão ajudar você. Confira!

Que brasileiro é apaixonado por pizza, não é nenhuma novidade. A boa notícia é que essa paixão movimenta o setor, que oferece inúmeras oportunidades para empreender. Mas será que vale a pena aprender como abrir uma pizzaria delivery e investir nesse tipo de negócio?

Com ketchup ou sem, com as variações de sabores por todo o país e com tipos preferidos em cada região, o item se popularizou tanto no Brasil que recebeu até uma data oficial: 10 de julho, Dia Nacional da Pizza. Dada tamanha popularização, muitos empreendedores consideram a ideia de abrir uma pizzaria.

Entenda como funciona o delivery de pizza e como começar o seu!

O que é uma pizzaria delivery?

Um negócio no modelo delivery se diferencia de um estabelecimento tradicional ao oferecer a opção de entrega do pedido no endereço especificado pelo cliente. É possível ter a opção de comer ali, no estabelecimento, e buscar no balcão — a famosa “retirada no local” ou “take away”, muito usada por quem não quer pagar taxa de entrega ou quer receber o pedido mais rapidamente.

Assim como em pizzarias tradicionais, a cozinha do delivery de pizza é montada segundo as características da especialidade da casa — com forno, balcão de montagem e outros elementos essenciais. Mas, assim que as pizzas ficam prontas, elas entram nas respectivas caixas e partem rumo aos clientes.

O estabelecimento também pode funcionar no modelo dark kitchen. Esse modelo de negócio não conta com atendimento no salão, drive thru ou take away. Trata-se de um modelo que tem o delivery como o único formato de atendimento.

Por que vale a pena investir nesse mercado?

Os motivos para investir na venda de pizzas são inúmeros, e vão desde as questões financeiras até a possibilidade de inovar — e se divertir! — com as criações. Veja, a seguir, algumas das principais razões.

Crescimento do setor

O segmento das pizzarias cresceu 500% entre 2013 e 2023, como mostra matéria publicada na Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Período em que a gestão financeira de diversos estabelecimentos do ramo viu os lucros aumentarem — e a tendência é que o sucesso continue.

Mas não só isso. Como revela artigo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), muitos negócios nacionais do setor passaram também a se sobressair em levantamentos internacionais de melhores pizzarias. Dando destaque ao mercado brasileiro e ao empreendedorismo local.

“O reconhecimento global das pizzarias brasileiras destaca a excelência do setor de bares e restaurantes e fortalece o Brasil como um polo gastronômico de destaque.” — Abrasel.

O delivery brasileiro também teve um crescimento notável desde a pandemia de Covid-19, como indica matéria da Terra. No Brasil, por exemplo, o ano de 2023 alcançou mais uma média expressiva: 7,5% de expansão nesse serviço em todo o país. Ou seja, o delivery segue a todo vapor, já que o conforto de receber os pedidos em casa transformou muitas pessoas em clientes recorrentes desse serviço.

Considerando o sucesso tanto das pizzarias como das entregas, é nítido que investir no delivery de pizza é um bom negócio. O setor ainda tem espaço para novos empreendimentos e, com uma boa gestão empresarial, é possível crescer muito.

Valor baixo do investimento de entrada

Além da preferência da clientela, é fundamental considerar o investimento inicial a ser feito no negócio. Os estabelecimentos tradicionais, que atraem os clientes para consumo no local, precisam investir não apenas na cozinha e na equipe de preparo, mas também em tudo o que envolve o atendimento presencial.

Equipe da linha de frente, salão — envolvendo decoração, móveis, limpeza etc. — e atrativos para manter o local sempre cheio, como música ao vivo, são apenas alguns dos custos que devem ser considerados nessa forma de negócio.

Já no delivery, a estrutura necessária é pouca, e sobra verba para investir em excelentes profissionais e capacitação constante da equipe — ajudando a garantir a excelência do trabalho. Além disso, você vai poder apostar em outros diferenciais e mimos que encantam e fidelizam a clientela, como embalagens especiais e sobremesas.

Clientela constante

É difícil encontrar alguém que não goste de pizza. Além de amada pelos brasileiros, a pizza é um alimento versátil e pode ser consumido em quase todas as ocasiões. Seja para ter um jantar mais descontraído e prático, seja para uma comemoração ou reunião, ela consegue agradar os mais diversos paladares — ou seja, os pedidos serão constantes.

Versatilidade

Por ser um alimento que mantém uma base (a massa), mas tem liberdade para a composição de recheios, montar um cardápio para a sua pizzaria delivery torna-se uma tarefa flexível. Além dos sabores mais conhecidos, como mussarela, marguerita e calabresa, é possível inovar e até criar receitas autorais para surpreender o público.

Dá para soltar a imaginação e combinar diferentes ingredientes para fazer sucesso com a clientela, criando opções vegetarianas, temáticas ou doces, por exemplo. É possível, ainda, aproveitar elementos da culinária regional ou optar por sabores exclusivos. Mas se você preferir se ater ao tradicional, ele também é sempre bem-vindo no ramo.

Como abrir uma pizzaria delivery do zero?

Você viu que vale a pena investir nesse tipo de negócio, mas talvez ainda tenha dúvidas sobre como começar. Confira, agora, algumas dicas de como abrir uma pizzaria com pouco dinheiro!

Invista em equipamentos e utensílios

Você não precisa de extensos recursos financeiros para iniciar sua pizzaria delivery. Mais importante do que quantidade de equipamentos e utensílios é a qualidade deles. Por isso, avalie o tamanho do espaço da cozinha do estabelecimento e da sua equipe de produção para começar a listar os produtos que você precisa e que se alinham com esses dois pontos. Entre os elementos que não podem faltar são:

  • forno;
  • geladeira;
  • freezer;
  • cortador de frios;
  • utensílios de cozinha (panelas, travessas, talheres etc.);
  • embalagens.

Existem alguns itens que serão necessários a depender do que você pretende oferecer aos clientes. Se vai oferecer bebidas, por exemplo, é preciso considerar a logística de compra desses itens e os recipientes necessários — como refrigeradores expositores.

Se pretende aumentar o valor médio de consumo com a venda de sobremesas ou combos, faça um bom planejamento a respeito, avaliando quem vai produzir, como conservar e outros fatores.

Escolha embalagens de qualidade

Um dos fatores primordiais para o sucesso de qualquer delivery de alimentos é como o produto chega na casa do cliente. No caso das pizzas, é essencial que cheguem quentinhas e com boa aparência — sem amassar nem desmontar.

Para isso, a qualidade das embalagens é essencial. Procure por algo seguro, que conserve bem a forma e a temperatura. É importante também considerar a estética e a personalização da embalagem.

Faça a divulgação

Um estabelecimento que atende em seu ponto físico e tem uma bela fachada já precisa de divulgação. Investir nisso se torna ainda mais crucial para negócios que funcionam exclusivamente como delivery.

Nesse sentido, um bom marketing digital é a chave. Aproveite as facilidades das redes sociais para mostrar as pizzas, a equipe, a cozinha e todos os diferenciais do seu negócio, bem como para divulgar promoções, ofertas, combos de pizzas etc. Para além das publicações diárias, é interessante ter uma reserva financeira para criar anúncios nas mídias.

Isso é indispensável para ter um maior alcance de audiência online, não se limitando apenas aos usuários que seguem as suas contas. No Instagram e no TikTok, por exemplo, empreendimentos com perfis comerciais conseguem criar campanhas com orçamento diário a partir de R$ 10,00. Ou seja, dá para se divulgar com um baixo custo-benefício.

A presença em uma plataforma de delivery, como o iFood, também pode ajudar muito nisso, já que as pessoas que ainda não conhecem seu estabelecimento, podem encontrá-lo por lá e se tornar clientes. Portanto, o seu trabalho vai ser encantar o consumidor e fidelizá-lo.

Otimize as entregas

Na gestão de restaurantes, pizzarias e outros estabelecimentos que trabalhem com delivery, é fundamental otimizar o ritmo do envio das refeições. Além do zelo com o pedido, a entrega precisa ter tempo hábil e o máximo possível de agilidade para garantir a satisfação da clientela.

Uma vez que o fluxo de pedidos aumentar, pode ser necessário fazer parcerias com mais pessoas entregadoras. Vale lembrar que alguns aplicativos de delivery contam com o próprio time de entregadores, como o iFood, o que pode ajudar e potencializar o seu serviço.

Tenha bons fornecedores

A boa qualidade das pizzas é um fator determinante para a fidelização da clientela. Então, busque bons fornecedores, capazes de oferecer ingredientes frescos e com a garantia de manter o padrão de qualidade esperado, além de opções variadas.

E então, anotou as dicas de como abrir uma pizzaria delivery? Pois comece a adotá-las para iniciar o seu estabelecimento comercial e aproveitar as oportunidades do mercado. Lembrando que é importante não parar aí. Você deve avaliar regularmente os resultados obtidos por meio de métricas de qualidade do serviço.

Assim, você pode planejar mudanças no delivery e no menu de pizzas, reformular o atendimento ao público, assumir novas estratégias de marketing para se divulgar e atrair consumidores e fazer novas parcerias com serviços de delivery já conhecidos. Tudo isso para aumentar o nível de satisfação dos fregueses e garantir o crescimento e o sucesso da sua marca.

Agora que você já sabe os primeiros passos para criar seu delivery de pizza, saiba como divulgar seu negócio de forma mais efetiva na internet!

2 respostas

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