Sob Demanda: conte com a logística parceira iFood para todos seus pedidos

Conheça o Sob Demanda: serviço do iFood que pode ajudar você, até mesmo naqueles pedidos recebidos fora do app.

Em busca de melhorar a experiência dos negócios parceiros, o iFood tem o Sob Demanda. Essa solução aumenta a agilidade da entrega dos pedidos aos clientes e ainda permite que a loja parceira foque a qualidade do produto e do serviço.

A funcionalidade proporciona uma experiência melhor para clientes e lojas parceiras, oferecendo um serviço de entrega abrangente tanto para pedidos dentro da plataforma iFood quanto para aqueles fora dela.

Portanto, o Sob Demanda pode ser um dos segredos da logística do seu negócio, especialmente em um cenário em que o delivery está em crescimento. Para ter uma ideia, dados do iFood indicam que os pedidos na madrugada (00h às 7h) aumentaram 24,7%. Já os de café da manhã (7h às 11h) tiveram alta de 30,7%.

Então, como o Sob Demanda pode ajudar sua loja parceira a alcançar melhores resultados? Continue a leitura para descobrir todas as vantagens dessa solução e como pode beneficiar o seu negócio!

O que é o Sob Demanda?

O Sob Demanda é o serviço do iFood que conecta sua loja com pessoas entregadoras para realizar entregas de pedidos recebidos dentro e fora do aplicativo iFood. Dessa forma, é possível agilizar o serviço e focar na qualidade dos seus produtos, o que tende a aumentar a satisfação do cliente.

Essa solução foi criada, porque a entrega é essencial para o seu negócio. Assim, você pode realizar entregas contando com o iFood, que vai conectar você com pessoas entregadoras.A medida é válida tanto para os pedidos feitos diretamente no app iFood (Sob Demanda On) quanto para aqueles que chegam por WhatsApp, aplicativo, site próprio e telefone, por exemplo (Sob Demanda Off).

Quem pode utilizar o Sob demanda?

Para utilizar o serviço Sob Demanda, as lojas parceiras precisam atender alguns critérios, como:

  • Ser restaurante;
  • Estar em uma área de atendida/coberta pela Logística Parceira do iFood;
  • Deve haver entregadores disponíveis na sua região;
  • A forma de pagamento solicitada deve estar disponível no momento da solicitação*. 

*Considere que os entregadores iFood não aceitam pagamentos em cheque ou vale-refeição.

Quanto custa o Sob Demanda?

Pela comodidade do serviço, cobra-se um valor de frete do restaurante, calculado conforme a distância da entrega. Portanto, as condições contratuais com o iFood permanecem válidas, com uma soma da quantia da pessoa entregadora.

Para pedidos feitos fora do iFood no Gestor de Pedidos, há a cobrança de uma taxa de 4% do valor do pedido, que pode variar entre R$0,20 e R$6,70.

Quais são as funcionalidades do Sob Demanda?

Agrupamento de pedidos

O recurso de agrupamento permite que você pague menos conforme a quantidade de pedidos aumenta — e a boa notícia é que vale a partir da segunda compra feita por algum cliente. O desconto é de R$2 no frete por pedido alocado. Essa funcionalidade está disponível somente no Gestor de Pedidos.

Entrega Segura

A ferramenta Entrega Segura oferece benefícios para quem preenche seus dados corretamente. Nesse caso, os benefícios são:

  • indicação da página de rastreio e o código de confirmação de entrega por WhatsApp do cliente;
  • opção “sem telefone” para as lojas parceiras que não têm essa informação;
  • confirmação de endereço cadastrado pelo restaurante por parte do cliente. Caso esteja errado, ele pode ajustar.

Código de confirmação de entrega

O código de confirmação de entrega são os 4 últimos dígitos do telefone do cliente cadastrado. Esses números são repassados pelo usuário à pessoa entregadora no momento da chegada do pedido para trazer mais segurança.

Caso a empresa use o Sob Demanda Off, a loja parceira pode informar o número do telefone para haver a confirmação. Além disso, se houver a escolha pelo link de rastreio iFood, o cliente receberá essa informação por WhatsApp com a indicação de fornecer o código à pessoa entregadora.

Código de confirmação de coleta

Já o código de confirmação de coleta serve para assegurar que a pessoa entregadora está com o pedido. Isso porque nem sempre essa informação é apontada no app.

A partir dessa ferramenta, a pessoa entregadora precisa informar o código de coleta de 4 dígitos para pegar o pedido. Por sua vez, a loja parceira confirma no Gestor de Pedidos ou na comanda e libera o produto.

Rota devolução

O recurso rota devolução é específico para pedidos que apresentaram algum problema na entrega. Nessa situação, a pessoa entregadora devolve a compra para a loja parceira a fim de evitar fraudes e aumentar o controle do restaurante.

Essa ferramenta serve para casos em que o cliente não é localizado. Então, a própria pessoa entregadora pede o cancelamento, volta para o restaurante e devolve mediante a informação do código disponível no Gestor de Pedidos.

Como contratar o Sob Demanda?

Contratar o Sob Demanda é simples e prático, e a partir de agora já nascerá ativo para nossos restaurantes. A plataforma está aqui para garantir que suas entregas ocorram de forma eficiente e sem atrasos.

Acessando o Portal do Parceiro > Serviços e Soluções, você encontra a página de Sob Demanda e, por lá, consegue contratar o serviço quando quiser.

Contratar o Sob Demanda On para pedidos recebidos no app iFood

Para pedidos recebidos dentro do app iFood, basta seguir os passos:

  • Acesse o Gestor de Pedidos;
  • Clique no pedido recebido, que você precisa de um apoio na entrega;
  • Clique em “Opções de Entrega” no canto direito inferior da tela e selecione “Solicitar entrega”;
  • Confira as informações e solicite a logística.

Contratar o Sob Demanda Off para pedidos recebidos fora do app

Para pedidos recebidos fora do app iFood, abra o Gestor de Pedidos e clique no ícone de capacete localizado no menu lateral esquerdo. Agora, siga os passos:

  • Clique no capacete localizado na aba lateral esquerda;
  • No campo Pedidos de outros canais, localizado à direita da tela, selecione a opção “Solicitar entrega”;
  • Insira o endereço do cliente e confira a disponibilidade de entregadores e o valor do serviço;
  • Preencha informações adicionais, como complemento de endereço e referência;
  • Preencha os dados do pedido com nome do cliente e telefone;
  • Confira os dados e confirme;
  • Tudo certo! Agora é só clicar em Solicitar entrega.
  • Após solicitar a entrega do pedido, você consegue acompanhá-la em tempo real. O Gestor de Pedidos no iFood também disponibilizará um link que pode ser enviado ao seu cliente, com o monitoramento do entregador com o pedido.

Quanto às notas fiscais, você pode conferir todo o processo neste outro artigo que temos aqui no blog, em que tiramos todas as dúvidas sobre as notas fiscais envolvidas na plataforma do iFood.

Além da praticidade para você, o Sob Demanda oferece comodidade aos seus clientes. Isso porque eles acompanham a rota do entregador em tempo real.

Essa transparência aumenta a confiança e a satisfação dos consumidores. Conte com o iFood para tornar suas entregas ainda mais eficazes e agradáveis!

Saiba como ver a previsão do tempo de chegada do entregador no Sob Demanda antes da alocação e outras dúvidas na FAQ.

Aproveite a visita no blog e acompanhe o que está sendo feito em relação a melhorias e processos na plataforma!

Respostas de 150

  1. Poxa, sinto muito por essa situação! Você pode acessar o Portal do Parceiro e usar a opção “Ajuda” para resolver isso. A equipe está pronta para te ajudar! Se quiser, também estamos no @ifoodparaparceiros.

  2. Os valores são muito alto em vista dis valores normais do Ifood , tenho um APP próprio e gostaria de pedir mas os valores estão quase o dobro daí fica inviável , mas gostaria muito de poder contar com Ifood

  3. Boa tarde,
    Não estou conseguindo puxar relatório dos pedidos sob demanda. Já abri chamado no iFood, porém sem retorno.

  4. Temos um time de especialistas para te ajudar! Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro (portal.ifood.com.br), clique no botão “Ajuda” no canto superior direito e logo depois em “Iniciar atendimento”, combinado? 😉

  5. Gosto do serviço, porém demora demais pra um entregador aceitar a coleta… Consequentemente acabou cancelando e chamando por fora.

  6. Meu assunto não e sobre o sob demanda.
    Meu Restaurante já está cadastrado há alguns meses,no Ifood, passei por uma revisão e orientações sobre o meu Restaurante, mudando e ajustando algumas coisas.
    Havia promessa do Ifood, de começar a enviar pedidos, mediante as mudanças orientadas, o que não ocorreu, gostaria que me orientassem onde está o problema.

  7. Oi, Parceiro. Primeiro, dá uma olhadinha no canto superior direito do Gestor do Pedidos. Lá tem a informação se a loja está aberta ou fechada. Se estiver fechada, você pode fazer essa alteração direto no Portal do Parceiro.
    Se estiver aberta e, mesmo assim você não está recebendo muitos pedidos, vale a pena entender o funil de vendas da sua loja. Esse material aqui explica o passo a passo para você fazer essa análise: https://blog-parceiros.ifood.com.br/materiais-gratuitos/funil-de-vendas/

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Parceiro iFood recebendo pedido.

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