Você tira foto de comida com o celular? Essa é uma boa ideia até mesmo para o seu negócio, basta saber usar os recursos disponíveis a seu favor. Afinal, as imagens são extremamente importantes para quem compra e vende por delivery, já que é uma forma de demonstrar o produto e convencer o cliente a comprar.
Por isso, quando as imagens de comida são produzidas com qualidade, geram um diferencial competitivo. Para ter uma ideia, a alta nas vendas do delivery é de, no mínimo, 15%, caso as fotos sejam realmente boas. Por sua vez, colocar apenas algumas imagens no cardápio leva ao aumento de 10%.
Isso acontece porque a percepção do público se torna mais positiva, sem contar que também há a ativação dos sentidos, algo que contribui para o aumento do desejo e a tomada de decisão impulsiva.
Então, que tal saber como tirar fotos bonitas com o seu celular? Confira as dicas do Betto Auge sobre o assunto!
Quais as vantagens de boas fotos de comida no cardápio?
As vantagens de boas fotos de comida no cardápio são o aumento das vendas, a maior chance de receber pedidos no delivery e a capacidade de atrair clientes. Ao mesmo tempo, você valoriza o seu produto, transmite confiança e ativa os sentidos dos consumidores, elevando a sensação de fome e o desejo.
Assim, as imagens de comida são cruciais para qualquer estabelecimento que venda produtos prontos, sejam restaurantes, sejam supermercados. No entanto, é ainda mais útil quando você trabalha com o delivery. Afinal, esse é o único contato que o consumidor tem com os pratos antes de recebê-los em sua casa.
Como fazer uma foto de comida?
1. Conte uma história
A boa comida está presente em vários momentos de nossas vidas. Não é à toa que muitas memórias são construídas a partir da degustação de pratos que têm significados especiais, desde um bolo simples até um menu completo. Você pode acionar essas lembranças ao contar histórias por meio de fotos.
Pense na sua audiência para elaborar uma imagem que faça as pessoas retomarem situações agradáveis, sempre com foco em alguma refeição. Ao considerar seus hábitos, estilo de vida e preferências, fica mais fácil criar uma conexão e aumentar as vendas de determinado produto.
2. Configure o seu celular
Você não precisa ter equipamentos profissionais para produzir fotos de qualidade. Com os devidos ajustes, dá para aprimorar os resultados da câmera do seu celular. A maioria dos aparelhos conta com o modo PRO, também chamado de MANUAL, que possibilita ao usuário alterar diversas configurações.
A dica é explorá-lo até obter os melhores efeitos. Ao mexer no balanço do branco, por exemplo, você consegue deixar as imagens com um tom mais quente ou frio. Já o recurso ISO serve para determinar a sensibilidade da câmera à luz e o nível de brilho desejado.
Outro item relevante é a velocidade do obturador, que deve estar mais alta na hora de clicar cenas em movimento. Ao mesmo tempo, isso faz com que entre menos luz, então, a iluminação precisa estar ajustada.
3. Construa o fundo da foto
Essa é uma das dificuldades de quem está aprendendo como tirar fotos de comida. Um bom truque é lembrar de que o prato sempre será o protagonista da imagem, portanto, precisa ficar em destaque. Isso exige um fundo discreto e livre de elementos que possam desvalorizar o clique.
Para construir a base, siga o famoso conselho “menos é mais”: esconda itens inadequados e evite excesso de informação, como mistura de texturas e acúmulo de coisas. Antes de registrar o prato, faça testes para obter o melhor ângulo e incremente o visual apenas com aquilo que faz sentido à imagem, como utensílios ou especiarias. Tenha em mente que esses itens precisam agregar valor.
4. Faça composição de cena
Ainda falando sobre fundo, é crucial que você planeje o conjunto de materiais que farão parte das fotos de alimentos. Apostar em cores neutras ajuda a manter a comida em evidência, mas pode receber alguns volumes para que a produção não fique pobre. Um bom exemplo é acrescentar alguns ingredientes do prato na composição da cena.
Você pode seguir o mesmo processo na produção de diferentes materiais: publicação de nova receita, passo a passo da montagem de um prato e até anúncio para divulgar promoções com condições especiais.
5. Tire proveito das cores
Já percebeu como certas paletas parecem funcionar em diversas propostas? O segredo está na observação do círculo cromático, uma ferramenta que organiza as cores em posições fixas e orienta a combinação harmônica das tonalidades. Vale a pena estudar mais sobre esse incrível recurso e usá-lo a seu favor.
Para compor fotos de comidas de restaurantes com duas cores predominantes, por exemplo, aposte em uma dupla de tons complementares. São aqueles que se encontram em direções opostas do círculo cromático — como verde e vermelho, roxo e amarelo ou laranja e azul.
6. Use a luz ambiente
Outra tática de como tirar boas fotos de comida tem a ver com o controle das luzes que chegam ao ambiente. Tanto fontes naturais quanto artificiais precisam ser consideradas no preparo do cenário, visto que afetam as imagens de forma positiva ou negativa.
Evite feixes que possam gerar reflexos indesejáveis perto dos alimentos. Também tenha em mente que a tonalidade da iluminação varia ao longo do dia, podendo ser mais fria ou pender para as cores quentes.
7. Escolha o melhor horário
Por falar em luz natural, saiba que a condição perfeita para os cliques depende de dois principais fatores: a trajetória do sol e a posição das aberturas do imóvel que abriga o cenário. Você já deve ter percebido que o excesso de luz não favorece as fotos por conta do brilho exagerado.
Assim, uma boa alternativa para produzir imagens que agradem o público é priorizar os horários que fornecem iluminação mais suave, como o instante que sucede o nascer do sol e os minutos que antecedem o pôr do sol. A coloração amena desses períodos vai deixar tudo equilibrado para fazer boas fotografias de comida.
8. Trabalhe a iluminação
Nem sempre é possível aproveitar o melhor momento do dia para fotografar as refeições. Nesses casos, você pode usar ferramentas e técnicas específicas. O rebatedor de luz é um bom exemplo, porque consiste em uma peça lisa e branca que reflete a claridade, direcionando-a para o local desejado.
Você pode improvisar esse material com uma placa de MDF, pedaço de isopor, folha de papel e até forma de alumínio. Com ele, será muito mais fácil ajustar a iluminação para evitar sombras sobre os elementos que compõem a foto de prato de comida em restaurante.
9. Dê movimento às fotos
Uma ótima estratégia para tornar os preparos do seu negócio mais interessantes é trabalhar com registros de ações: uma garfada para mostrar os recheios da torta, um derramamento de calda sobre o bolo, um corte que faz sair fumaça do pastel e até uma mordida generosa na pizza.
O fato é que as fotos de comida em movimento ajudam a despertar os sentidos, fazendo com que as pessoas tenham vontade de viver a mesma experiência apresentada. O ideal é produzi-las com calma, sem gestos bruscos que possam deixar a imagem tremida ou borrada.
10. Defina o formato
Esse cuidado é fundamental para que os materiais visuais apareçam em todas as plataformas, redes e aplicativos em que você fará a divulgação da comida. Pense que cada espaço online tem suas particularidades e regras para expor imagens, com variações de sentido (vertical ou horizontal) e até dimensões.
Existem muitas ferramentas úteis para adequar o tamanho da imagem. Dois formatos que ajudam a saber como tirar fotos bonitas para diferentes redes sociais são o 4×5 e o 9×16. Para aplicativos de delivery, o formato correto é o 4×3. Portanto, defina esse aspecto antes de publicar para fazer os devidos ajustes e não perder tempo com retrabalho.
11. Valorize o brilho da comida
Os alimentos parecem mais apetitosos quando trazem certo nível de brilho. Afinal, essa característica traz noção de profundidade e destaca as texturas de vários ingredientes, evitando a temida aparência artificial.
Só tenha cuidado para que a disposição da luz não produza efeitos cintilantes sobre os utensílios, pratos e demais itens secundários da cena. O brilho deve estar limitado aos componentes da refeição, de modo que valorize o produto que você vai vender. Caso seja necessário, use os recursos de edição para entender como melhorar a qualidade de uma foto.
12. Busque o melhor ângulo
Não há regra sobre a distância ideal do prato em relação à câmera. Porém, saiba que algumas posições são extremamente atrativas para fotos de comida e podem ser usadas no clique de diversos itens do cardápio. Veja três delas e suas principais indicações:
- 45 graus — a partir do olhar de quem está sentado de frente para o prato, olhando para baixo;
- 90 graus— quando se fotografa o prato de cima, posicionando o celular deitado e com a câmera apontando para a mesa;
- 0 ou 180 graus — ângulo que registra o prato de lado, a fim de demonstrar a imponência de alguma extremidade.
13. Evite zoom e flash
Um dos erros de quem está fazendo foto de comida é aproximar a imagem com o zoom do celular. Esse recurso faz com que a imagem perca definição e, portanto, tenha menos qualidade. O ideal é levar a câmera mais perto do objeto a ser clicado sempre que você precisar mostrar detalhes.
Outra função inadequada é o flash, pois gera uma luz intensa que ofusca os relevos dos alimentos. Ele deixa o cenário confuso justamente por não permitir que o observador enxergue os detalhes da refeição. Nesse sentido, evite ao máximo, se não quiser um efeito de achatamento.
14. Use aplicativos de edição
Filtros podem ser bastante tentadores por conta da variedade de efeitos que carregam. O problema é que eles podem deixar suas imagens irreais devido à mistura de cores e outros atributos que seriam dificilmente encontradas em um prato montado no dia a dia.
Portanto, se você quer saber como tirar boas fotos, use aplicativos de edição que ajudam a destacar as melhores características dos alimentos. Alguns são gratuitos e entregam uma infinidade de recursos, como é o caso do Lightroom e do Snapseed. Faça o teste e deixe suas imagens mais profissionais.
15. Faça cursos online grátis para descobrir como fazer fotos de qualidade
Um curso online gratuito com certificado grátis para imprimir é uma boa forma de você aprender e ainda comprovar o seu conhecimento. Um exemplo é o “Fotos para cardápio usando seu celular”, do iFood Decola.
Criado pela fotógrafa profissional e especialista em fotos gastronômicas Nani Rodrigues, o curso ensina técnicas simples para tirar fotografias de comida, por que vale a pena ter boas imagens no cardápio, como aplicar efeitos simples e identificar os locais onde inserir as fotos no Portal do Parceiro iFood.
Você também verá alguns exemplos de fotos de comidas de restaurantes para se inspirar e adaptar para o seu negócio. Então, é só se inscrever após seu cadastro no iFood e aproveitar todo o conhecimento!
Quais são os melhores ângulos para fotos de comida?
Os melhores ângulos para fotos de comida são 0º, 45º, 90º e 180º. Outra boa opção é o close-up, que serve para destacar os ingredientes, a textura ou os detalhes. Nesse caso, você deixa a câmera bem próxima do prato.
Veja alguns exemplos de fotos em cada um desses ângulos.
Foto de comida: ângulo 0º ou 180º
Foto de comida: ângulo 45º
Foto de comida: ângulo 90º
Foto de comida: ângulo close-up
Como montar cenário para foto de comida?
Veja como fazer um cenário para fotos de comida com essas dicas práticas:
- prefira um fundo neutro, como branco ou preto;
- enquadre somente os elementos que agregam valor à imagem;
- combine a luz natural com a artificial, quando necessário, para obter o melhor resultado;
- coloque elementos adicionais, como utensílios (talheres, pratos e copos), ingredientes (temperos, folhas e frutas) e acessórios (flores, plantas e toalha);
- siga a regra dos terços para enquadrar o prato e garantir uma boa composição;
- opte pela profundidade de campo para desfocar o fundo.
Como deixar uma foto de comida mais bonita?
Para deixar uma foto de comida mais bonita, use luz natural, deixe o fundo neutro, evite o flash e o zoom e adote diferentes ângulos. Dessa forma, você poderá explorar a profundidade e destacar o prato e os seus ingredientes.
Assim, para saber como fazer fotos, é importante entender que não existe segredo. Muitas vezes, você terá que testar diferentes opções para chegar à imagem mais bonita, especialmente no começo.
Aos poucos, você já saberá o que dá certo para cada situação. Aqui, vale destacar a técnica food porn, que deixa as fotos de alimentos mais bonitas. Além disso, uma vantagem é a ativação dos sentidos, que faz as pessoas terem vontade de comer aquele prato.
Com essa técnica para foto de prato de comida em restaurante, especialmente no cardápio do delivery, você aumenta seu faturamento, porque vende muito mais.
Quais erros evitar nas fotos de comida?
[EMBEDAR VÍDEO] Erros que estão acabando com suas fotos de comida! 🍽📸
Algumas fotos de pratos de comida podem gerar o efeito oposto ao esperado, ou seja, em vez de ajudarem a vender, afastam os clientes. Veja quais erros evitar:
- não nivelar a câmera à linha do horizonte;
- não limpar a bagunça da cozinha depois de fazer o cenário para fotos;
- usar itens, ingredientes e acessórios inadequados, que não contribuem para a imagem;
- tirar a foto com pouca luz;
- colocar um fundo colorido, que tira o destaque do prato;
- não saber como melhorar a qualidade de uma foto com a edição.
Vale a pena criar fotos de comida com inteligência artificial?
Não vale a pena criar fotos de comida com inteligência artificial, porque o resultado não fica real. Para ter uma imagem bonita e que passa confiança, é importante criar imagens reais, que apresentam uma conversão maior.
É claro que ainda é necessário que a foto de comida seja bem tirada, tenha um cenário adequado, tenha qualidade e boa iluminação. Também é importante que a imagem “converse” com a descrição do produto no cardápio.
Por exemplo, se você vende um hambúrguer com jalapeño, coloque a pimenta à vista na imagem para ficar evidente para o cliente que esse ingrediente está na receita.
Também coloque o alimento em uma embalagem transparente, para que todo o seu conteúdo fique visível. Essa regra vale até se você utilizar outro recipiente para a entrega da comida e é indicada para bolos no pote, açaí e produtos desse gênero.
Com um bom planejamento e execução da foto de comida, seus pratos podem alcançar positivamente ainda mais pessoas. Além de imagens de qualidade, é importante que todas as publicações venham acompanhadas de conteúdos descritivos que indiquem todos os pontos altos dos produtos.
E agora, quer se aprofundar e fazer fotos de comida reais e que parecem saborosas? Faça o curso gratuito do iFood Decola “Fotos para cardápio usando seu celular”. Nos vídeos, a especialista Nani Rodrigues explica o que você precisa fazer para ter bons resultados e traz dicas práticas. Aproveite e confira!
Respostas de 43
Olá gostaria de saber como colocar uma foto no cardápio porque todas as fotos que coloquei ficam cortadas
Adorei as dicas !!!