Com o objetivo de aprimorar cada vez mais a experiência dos parceiros, o iFood implementa melhorias constantes em diversas funcionalidades e produtos, impactando positivamente o dia a dia das lojas. Tudo é possível graças ao Compromisso de Melhoria Contínua.
Essa frente de atuação é responsável por analisar de forma detalhada necessidades e desenvolver soluções para otimizar a operação e gestão dos negócios parceiros, promovendo o crescimento da sua loja.
Confira as iniciativas já realizadas e as futuras entregas do Compromisso de Melhoria Contínua!
O QUE É O COMPROMISSO DE MELHORIA CONTÍNUA?
O Compromisso de Melhoria Contínua é uma iniciativa do iFood dedicada a aprimorar a operação e gestão dos restaurantes parceiros. Anteriormente chamada de Agenda de Melhoria Contínua, a mudança para “compromisso” mostra com mais força nosso propósito em apoiar os empreendedores.
A ideia é ouvir os parceiros, entender suas necessidades e levar esses insights para os times responsáveis, garantindo melhorias contínuas. Mas quais são os pilares desse novo posicionamento?
- o iFood é um parceiro: estamos aqui para apoiar você em cada etapa, oferecendo suporte contínuo e ajudando a superar desafios diários comuns aos negócios;
- facilitadores da gestão e operação: oferecemos ferramentas e recursos para otimizar sua operação. Disponibilizamos soluções tecnológicas, treinamento e suporte técnico para garantir que sua gestão seja eficiente e eficaz;
- geração de retorno para empreendedores: nosso objetivo é ajudar seu negócio a prosperar. Trabalhamos para aumentar sua visibilidade, atrair mais clientes e melhorar seus resultados financeiros através de análises de mercado e estratégias de marketing direcionadas.
Portanto, a mensagem principal do Compromisso de Melhoria Contínua é: “o iFood é o parceiro dos empreendedores brasileiros que ajuda a operar melhor e gerar mais retorno para os negócios.”
CONHEÇA ALGUMAS DAS NOSSAS INICIATIVAS
Atuamos em áreas essenciais como atendimento, finanças, desempenho, avaliações, cardápio, cancelamentos e logística. Além disso, buscamos nos aproximar por meio de atividades especiais.
Acompanhe as principais entregas do Compromisso de Melhoria Contínua abaixo!
Atendimento
Para aprimorar o atendimento, foram implementadas novas ferramentas dentro do Portal do Parceiro, visando tornar o processo de suporte mais eficiente e ágil.
Introduzimos o Botão de Ajuda. Ele direciona os parceiros para a central do conhecimento, onde encontram respostas para dúvidas comuns. Além disso, agora você tem acesso a informações atualizadas sobre o status de seus chamados, garantindo uma experiência de atendimento ágil, com uma resolução de problemas mais precisa.
Financeiro
Antigamente, muitos parceiros abriam chamados com dúvidas relacionadas a questões financeiras. Para resolver isso, em junho de 2023, o iFood implementou um novo painel financeiro.
O objetivo era bem claro: simplificar e aprimorar o entendimento do parceiro sobre suas finanças, apresentando as informações financeiras de forma macro trazendo maior clareza sobre tal gestão e reduzindo assim a necessidade de suporte adicional.
Tela de Desempenho
Havia uma falta de coerência nos dados disponíveis dentro da tela de desempenho, dificultando a tomada de decisões pelas lojas parceiras. Para resolver isso, foi feita uma reformulação completa da estrutura de dados.
O resultado foi o lançamento de duas páginas de desempenho, uma dedicada aos clientes e outra aos concorrentes, com indicadores estratégicos para a gestão dos restaurantes:
- aba de clientes: introdução do perfil de cliente, fornecendo informações essenciais como a distribuição dos clientes no raio de entrega e um funil de vendas segmentado por perfil de clientes;
- aba de concorrentes: disponibilização de métricas como o ticket médio comparativo e a distribuição dos clientes em potencial. Essa visualização de mercado permite que os parceiros avaliem seu desempenho em relação aos concorrentes que atuam no mesmo segmento que eles lá na plataforma e identifiquem oportunidades de crescimento.
Além disso, no recente Fórum de Restaurantes que ocorreu em maio de 2024, foram destacadas melhorias na “Nova Tela”, “Aba de Clientes” e “Aba de Concorrência”, para proporcionar uma experiência mais completa ao parceiro.
Um exemplo é a “Nova Tela” aprimorada, que oferece informações mais consistentes e contribui para uma tomada de decisão mais informada, promovendo uma melhor gestão de clientes e visualização do mercado.
Avaliações
Já no caso das avaliações, antigamente os clientes avaliavam pedidos e entrega na mesma página, tornando o processo mais longo e ineficiente.
Para melhorar isso, implementamos avaliações separadas e adicionamos tags personalizadas, como “temperatura certa” para o pedido e “cuidado com a bag” para a entrega. Isso aumentou o número de feedbacks dos clientes e melhorou a gestão dos comentários recebidos.
De acordo com alguns dados, o número de avaliações passou de 8% para 22%, trazendo para o parceiro uma visão mais assertiva do desempenho de sua operação. Isso só mostra o sucesso dessa nova simplificação da avaliação dos clientes.
Cardápio
Para ajudar os parceiros a melhorarem seus cardápios, a plataforma testou soluções utilizando Inteligência Artificial. O objetivo é tornar as descrições dos itens mais atrativas, possibilitando o aumento de vendas.
Com a implementação da IA, as descrições dos itens no cardápio foram aprimoradas. A tecnologia sugere possíveis melhorias para os parceiros, fazendo com que os pratos fiquem mais interessantes para os consumidores.
É importante destacar que mais de 60% dos parceiros que têm acesso a essa funcionalidade clicam nela, e 81% dos que clicam aceitam as sugestões da IA. Os números deixam claro a eficácia da Inteligência Artificial na otimização de descrições no cardápio.
Cancelamento
Para reduzir os atrasos dos parceiros com entrega própria, lançamos ferramentas específicas para controlar os cancelamentos por atraso. A ideia aqui foi diminuir os cancelamentos e promover a melhoria contínua do serviço.
Foi implementada a negociação do atraso com o cliente, permitindo ajustes no tempo de entrega para pedidos atrasados. Isso resultou em uma redução de quase 20% nos cancelamentos.
Também facilitamos o ajuste dos tempos de entrega em massa, que antes era feito manualmente. Agora, você pode aumentar os tempos de entrega em todas as distâncias de forma simplificada.
Logística
Outra entrega importante do Compromisso de Melhoria Contínua é na área de logística. Lançamos ferramentas para diminuir o tempo de espera do entregador nos restaurantes, especialmente para parceiros com entrega própria.
Com as novas atualizações, o sistema avisa quando o pedido está pronto, o restaurante define seu próprio tempo de preparo e pode aumentar esse tempo durante momentos de alta demanda.
Também unificamos os serviços de entrega. Agora o Entrega Fácil também é Sob demanda. Isso permite que os parceiros façam entregas pontuais com a entrega parceira da plataforma. A ideia é facilitar a gestão dos parceiros, integrando serviços com o mesmo propósito.
O IFOOD PARA PARCEIROS ESTÁ FIRMANDO UM COMPROMISSO
O iFood está firmando um compromisso sólido e contínuo com todos os seus parceiros, reafirmando o objetivo de melhorar constantemente a experiência e a gestão dos restaurantes que trabalham conosco.
Estamos sempre ouvindo você, entendendo suas necessidades e transformando essas ideias em ações concretas. Cada feedback recebido é uma oportunidade de aprimoramento que nos ajuda a moldar nossos serviços e ferramentas.
A plataforma se orgulha de ser uma pioneira no mercado com este compromisso de melhoria contínua. O foco é sempre garantir que nossos parceiros tenham as melhores condições para operar, crescer e prosperar.
Você, parceiro, é o protagonista desse processo. Desde o atendimento mais ágil, passando pela transparência nas finanças, até as inovações em logística e tecnologia, tudo é pensado para maximizar seu sucesso e satisfação.
O Compromisso de Melhoria Contínua tem sido fundamental para elevar a qualidade da operação e gestão dos nossos parceiros. É um programa que já trouxe novidades importantíssimas nos últimos meses e vai entregar ainda mais!
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita no blog e leia mais sobre a Melhoria Contínua!
17 respostas
Há quatro dias que meu estabelecimento fica com área reduzida ou offline devido à redução de entregadores porque foram enviados para cidades maiores vizinhas. Trabalho exclusivamente com a delivey e apostei que o iFood seria a melhor empresa. Esta semana amarguei uma redução de quase mil reais em vendas devido a falta de entregadores. E por que pagar mais ao entregadores nas cidades vizinhas? Isso gera um demarketing para que os entregadores trabalhem em minha área. Esta é uma medida injusta e desleal com a minha região.
Oi, Artur. Sentimos muito por essa experiência, não é o que gostaríamos. Quando temos uma demanda de pedidos muito grande para poucos entregadores disponíveis na região, reduzimos a área de entrega para garantirmos que os pedidos serão enviados para os clientes dentro do prazo. Saiba estamos fazendo de tudo para normalizar essa situação o mais rápido possível e assim que isso ocorrer o restante da sua área de entrega será liberada.
Erro ao entrar no portal, não respondem, não resolvem, não entram em contato.
Olá, Natália. Tudo bem?
Você poderia entrar em contato com a gente através da nossa página oficial no Instagram (@ifoodparaparceiros)? Assim conseguiremos dar o suporte necessário para o seu caso.
Gostaria de saber por que não consigo por o cardápio pra ativar a loja
Oi, Merly. Você está com acesso ao Portal do Parceiro, certo? Acione um de nossos especialistas acessando a aba Ajuda que poderemos analisar melhor o seu caso.
Eu tenho um restaurante dentro do Ifood, porém fez um ano que eu não entrava (motivos pessoais), consegui retomar agora porém não consegui o acesso ao portal do parceiro, na DM do Instagram oficial do Ifood parceiro ninguém responde.
Estou sem saber o que fazer !!!!
O e-mail estou colocando o correto, não me recordo da senha e quando tento alguma ajuda da erro na página!!!!
Olá, Ana Paula. Tudo bem?
Se você mandou mensagem na nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros, iremos te responder!
Não esqueça de enviar o seu CNPJ, telefone com o DDD e e-mail atualizado, ok? 😊
Me ofereceram o ifood pago, baixei o app e enviei tudo que me pediram , porém por causa do documento desfocado reprovaram a abertura da minha conta . Tentei reenviar os documentos , mas nao cosigo nenhum acesso e nenhum retorno.
Olá, Betania. Tudo bem?
Entre em contato com os canais de atendimento do iFood Pago. Acesse: https://www.ifoodpago.com.br/ajuda/.
Meu Deus eu preciso recuperar a senha do portal e estou a meses tentando reativar minha loja e já tentei contato de todas as formas e não consigo
Olá, Francisco. Tudo bem?
Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.
Ainda sobre o problema que o usuário “Manager” descreveu: quando tiverem poucos entregadores parceiros não faz sentido aparecer para o cliente que o restaurante está FECHADO.
Entendo perfeitamente que há momentos em que não terá entregador e essa estratégia evita que os clientes esperem tempo demais.
No entanto, isso prejudica muito a nossa imagem. O cliente entra e acha que o restaurante não funcionará naquele dia e procurará outro restaurante para fazer o pedido. Isso não é justo, porque é a logística do iFood que falhou, não a gente!
O mais honesto seria aparecer uma mensagem para o cliente “fora da área de entrega” ou algo do tipo, ao invés de aparecer como “fechado”, de modo que o cliente compreendesse que o restaurante está funcionando, mas que naquele momento está com falta de entregadores. Desse modo, ele pode tentar novamente após alguns minutos e realizar o pedido.
A comunicação precisa ser 100% transparente e a mensagem “restaurante fechado” não é verdadeira.
Oi Saulo. Agradecemos pelo seu comentário. Temos um Compromisso de Melhoria Contínua com nossos parceiros e pode deixar que vamos pensar sobre isso com carinho, tá bem? Cada feedback é importantíssimo.
Boa tarde
Sou dona de Restaurante delivery. Há meses venho tentando contato com o ifood e até o momento não obtive retorno. Estou tendo problemas com a entrega parceira. Isso está causando muitos cancelamentos e constrangimentos entre o Restaurante e o cliente. Estou perdendo vendas. Precisa melhorar muito o canal de atendimento com o parceiro, muitas das vezes precisamos do serviço de atendimento mais rápido. O ifood precisa trabalhar nisso ter um telefone para contato, assim fica mais fácil o Restaurante resolver um problema. Acredito que o ifood é uma empresa milionária e poderia investir em um sac de atendimento. É muito investimento de marketing e esqueceram do principal. Nós restaurantes ficamos aguardando um contato e nunca é respondido. Meu telefone para contato(65) 99334-5046. Espero essa ligação o mais breve possível, que resolvam meu problema que estou tendo diariamente.
Oi, Amanda! Entendemos a sua frustração e queremos te ajudar. Sempre que precisar de suporte para pedidos em andamento, pode abrir um chat pelo Gestor de Pedidos, disponível das 7h às 2h da manhã. Assim, nossa equipe pode te auxiliar de forma mais rápida. Vamos continuar trabalhando em Melhorias Contínuas para que você tenha a melhor experiência com a gente.