O que é catering, quais os tipos e como oferecer?

O que é catering e quais são as vantagens para as empresas que oferecem esse tipo de serviço? Confira no post!

catering é um serviço de alimentação feito por uma empresa que prepara as refeições em um local apropriado para isso e depois as serve em outro espaço, indicado pelo contratante.

Esse é um serviço com diversas vantagens em relação a outros do setor alimentício, e pode ser tanto a única atividade do seu negócio quanto uma das várias que são realizadas em seu leque de serviços.

Há diversos tipos de catering, que requerem uma logística diferente e trazem vantagens específicas para quem presta esse serviço. Continue a leitura para entender o que é catering e como funciona essa atividade!

O que é um serviço de catering?

Catering vem do verbo to cater, em inglês, que significa fornecer, atender. Isso quer dizer que, na origem, a palavra está relacionada ao ato de servir as refeições.

Mas o serviço de catering é mais abrangente que isso: é um tipo de serviço que oferece os insumos mais importantes para o local que o contratante solicitar.

Podemos considerar eventos, convenções, feiras de negócios, restaurantes, bares, e até mesmo, a casa do cliente. Há oportunidades em grandes cidades e no interior, mas uma tendência interessante e curiosa é o catering aéreo, com refeições de qualidade sendo servidas em pleno voo.

Dessa forma, além da comida em si, prestadores desse tipo de serviço atuam nas negociações com fornecedores, na organização da equipe e do espaço, na logística, entre outras atividades.

Quais as suas vantagens?

É provável que você esteja pensando agora mesmo que o catering pode ser trabalhoso. Entretanto, é importante saber que existem vantagens para a pessoa empreendedora que oferece esse tipo de serviço. Confira as principais!

Praticidade

Uma das vantagens é a praticidade para quem está contratando. Afinal, o cliente vai receber um serviço amplo e completo.

Uma única equipe será responsável por toda a estrutura e alimentação dos convidados, de uma forma profissional e eficiente — e isso deixa o cliente mais tranquilo. Ele não precisará se preocupar com a logística de alimentação, uma vez que esse trabalho será transferido para profissionais experientes.

Demanda

A demanda por comida boa e por um serviço de qualidade nunca acaba — principalmente quando tudo é feito por profissionais capacitados.

Quando o cliente contrata o catering, ele não precisará lidar com todas as partes envolvidas do evento e da preparação da comida. Isso aumenta a probabilidade da demanda por esse tipo de serviço no mercado.

Atendimento personalizado e integral

Todos os detalhes de um evento podem ser acordados previamente entre a empresa de catering e o cliente. Isso envolve o tipo de culinária oferecido, os pratos específicos, a logística de disposição das comidas nas mesas e outros detalhes importantes.

Mas o catering exige uma equipe com várias pessoas trabalhando em sincronia durante o tempo todo. Por isso, os profissionais do time precisam ser capacitados tecnicamente, além de contar com habilidades interpessoais e de comunicação para lidar com os presentes.

Preços mais atrativos junto aos fornecedores

Com o controle total da execução da atividade nas mãos da sua empresa, você pode conseguir preços mais atrativos com os fornecedores. Afinal, você precisará comprar um bom número de ingredientes — e, quando a transação envolve valores altos, fica mais fácil obter descontos.

Quais os tipos de catering?

Há diversos tipos de catering para eventos. É possível se especializar em um deles ou capacitar a equipe, de modo que as oportunidades de contratação aumentem consideravelmente. Conheça cada um deles!

Catering em domicílio

As refeições são preparadas na cozinha do estabelecimento para, depois, serem servidas diretamente na casa do cliente. Dependendo da demanda do consumidor, o catering em domicílio pode ser oferecido por meio de marmitas congeladas, por exemplo.

Catering móvel ou delivery

Os responsáveis por esse serviço levam a preparação até o ambiente do contratante. Esse tipo de produção é disponibilizado em festas, feiras e festivais. É comum que a empresa de catering utilize um food truck para se deslocar até o evento — e sirva os pratos no veículo mesmo.

Catering industrial

O serviço é oferecido em fábricas, escolas, hospitais, entre outros locais que têm número grande de pessoas e demanda rotineira de refeições.

É importante destacar que, apesar de muitos estabelecimentos focarem apenas em uma categoria de catering, há negócios que disponibilizam seu atendimento para mais de um tipo.

Catering de empresa ou catering corporativo

Nesse caso, o catering é oferecido para empresas. O serviço é direcionado à realização de eventos e festividades da organização ou, até mesmo, como uma opção para alimentação do dia a dia dos colaboradores no refeitório da corporação.

Em termos de eventos corporativos, também vale a pena ficar atento ao catering aéreo. Um relatório da consultoria Mordor Intelligence estima que esse é um mercado de 17 bilhões de dólares em 2024, com muito potencial para crescer até 2029.

Nesse contexto, a empresa fecha uma parceria com companhias aéreas e com donos de jatinhos para fornecer comida de qualidade durante os voos. Contudo, o cuidado com a higiene e a conservação dos ingredientes deve ser redobrado: gerar uma intoxicação alimentar em pleno percurso aéreo pode comprometer permanentemente a imagem da fornecedora.

Catering para casamento

O casal que vai consumar oficialmente o seu matrimônio precisa se ocupar com uma série de coisas, desde os preparativos da cerimônia, passando pela lista de convidados até a festa que ocorre depois da celebração.

Nesse sentido, o catering de casamento é uma excelente opção para riscar uma responsabilidade a menos da lista dos noivos. Uma boa empresa de catering vai cuidar não só dos pratos, mas de toda a disposição das comidas durante o casamento.

Como oferecer um serviço de catering?

Caso você esteja pensando iniciar as atividades de catering, é necessário atentar para alguns detalhes. Além de estudar bem o mercado para entender o que os concorrentes oferecem, há outros pontos importantes a investir!

Tenha um bom cardápio

Para oferecer um serviço de catering e alcançar espaço no ramo alimentício, é importante planejar e elaborar um cardápio atrativo, potencializando os esforços na qualidade da comida e, claro, no preparo das refeições.

A qualidade dos ingredientes, seguida da variedade do menu, sempre será o ponto forte de um serviço de catering ou de qualquer outra empresa do mercado alimentício.

Além disso, é válido considerar alguns aspectos específicos para elaborar um cardápio interessante de catering:

  • as condições de temperatura e tempo no momento do serviço;
  • as características do público do evento;
  • a infraestrutura disponível do lugar;
  • as etapas do serviço (entrada, prato principal, sobremesas);
  • o tempo em que os alimentos ficarão disponíveis.

Inclusive, um cardápio bem definido e variado é o que torna o serviço de catering mais amplo em relação a outras opções, como o buffet.

Contrate profissionais competentes

Uma equipe de profissionais de confiança e competentes deverá ser recrutada. Os colaboradores do serviço de catering devem ser capacitados para a atividade e prontos a adotar uma postura mais ágil e proativa caso aconteça algo que não tenha sido planejado.

Afinal de contas, o contratante espera um serviço completo e eficiente, sem surpresas ou imprevistos. Além da comida, o cliente deseja tranquilidade e comodidade, sem precisar ter que abandonar seus compromissos sociais para solucionar situações indesejáveis durante o evento.

Essa recomendação não é só em termos de cozinheiros, mas de todos os profissionais que vão compor a equipe. Durante os eventos, os presentes terão dúvidas sobre os pratos e o tamanho das porções, por exemplo. Assim, o atendimento precisa ser cordial, preciso e objetivo.

Nesse sentido, todos os membros da equipe de catering devem ter uma boa noção sobre o principal produto que você vende: a comida. Caso o participante de um serviço de catering de culinária francesa não consiga responder a dúvidas simples sobre a composição dos pratos oferecidos, por exemplo, a tendência é de que a pessoa que fez a pergunta desconfie da reputação da fornecedora.

Tenha uma rede de contatos

Além de uma boa equipe e um cardápio interessante e coerente, caso queira realmente prosperar no ramo alimentício, é necessário ter uma boa rede de contatos para disponibilizar ao cliente — decoradores, floristas, organizadores de festas e diversos outros profissionais que podem ser úteis para o negócio.

Dessa forma, ainda que seu catering ofereça um pacote mais comum (equipamentos, pessoal e comida), você pode oferecer a facilidade de contratar outros profissionais necessários de maneira mais simples. Então, aproveite para firmar parcerias de negócio com fornecedores da sua região.

Utilize equipamentos adequados

Como você será responsável pela preparação, armazenamento, transporte e exposição dos alimentos, é importante ter cuidado para manter a comida na temperatura ideal e na melhor apresentação, caso os pratos não possam ser finalizados no local do serviço.

Por isso, uma das prioridades do seu catering será investir em equipamentos compatíveis para conservar a qualidade dos alimentos feitos antes e durante o evento.

Explore as ações de marketing

Tão importante quanto ter a capacidade de organizar um evento amplo é mostrar aos clientes em potencial que a sua equipe tem o preparo necessário para conduzir os trabalhos. Por isso, as ações de marketing devem ser exploradas para que mais pessoas saibam que o seu negócio oferece o catering.

Utilize as redes sociais para divulgar o serviço e postar fotos da preparação dos eventos, conforme eles forem acontecendo. Peça aos seus clientes avaliações públicas sobre o nível do catering que você oferece, de modo que os consumidores em potencial possam se basear nelas.

É importante que o futuro cliente entenda as facilidades que o catering oferece e compreenda que esse é um serviço, além de tudo, muito completo e personalizado, para assim ver as vantagens de optar por essa modalidade. Tudo isso deve ser considerado nas ações de marketing gastronômico estratégico do seu negócio!

Qual é a diferença entre catering e buffet?

No buffet, a comida é disposta nas mesas e os convidados se servem sozinhos, em um modelo self-service. Já o catering é um conceito mais amplo: em primeiro lugar, as refeições tanto podem ser self-service ou à la carte, quando os alimentos e bebidas estão listados no cardápio.

Na modalidade à la carte, os pratos já vêm “montados”. Esse é um ponto de atenção para quem quer investir nesse mercado, já que será preciso ser bem transparente com o cliente: se ele preferir algo mais na linha self-service, esse detalhe precisa ser acordado previamente.

No catering, os profissionais que servem os pratos, diferentemente do que ocorre no self-service. Quando um cliente contrata esse serviço, o pacote inclui tudo: desde o preparo das refeições até ações para finalizar o evento, como a desmontagem de stands e outras estruturas criadas justamente para aquela celebração.

Com o catering, a pessoa contratante adquire um pacote amplo de serviços, sem precisar se preocupar com questões logísticas de alimentação ou entrar em contato com fornecedores. O nível de comodidade é bem maior. Como se não bastasse, é possível pedir algumas dicas para a equipe fornecedora, de modo a deixar determinado evento ainda melhor e alinhar as expectativas junto ao pessoal responsável pela alimentação.

Agora que você entendeu o que é serviço catering, as vantagens de exercer essa atividade, os tipos e como oferecer esse serviço, já pode considerar um empreendimento nessa área.

Considere oferecer a possibilidade de oferecer o catering no delivery — assim, você aumenta suas oportunidades e proporciona mais agilidade e comodidade aos clientes, além de otimizar sua estrutura logística por meio da parceria com uma boa plataforma de entrega.

Para entender melhor os valores que você deve cobrar dos seus clientes, como em serviços de catering, conheça a calculadora de precificação iFood, por Magno Fernandes!

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