Antecipação de recebíveis: o que é, como funciona e como fazer!

A antecipação de recebíveis pode ser uma boa solução diante de uma crise financeira, mas é importante analisá-la com cautela. Saiba mais!

Muito utilizada para pagar dívidas ou para giro de caixa, a antecipação de recebíveis pode ser uma opção para empresas que precisam de recursos financeiros. A prática é muito comum, mas ainda gera dúvidas entre empreendedores, principalmente em relação ao seu funcionamento e a como fazer a solicitação.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

O recurso da antecipação de recebíveis pode ajudar a quitar dívidas do seu negócio, investir na expansão da empresa ou até mesmo a gerar fluxo de caixa. Por isso, em alguns casos, pode ser uma alternativa a se adotar.

Para saber o que é, como fazer a antecipação e mais, continue a leitura!

O que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é uma medida que pode ser adotada na gestão financeira, para pedir um adiantamento dos pagamentos das vendas a prazo realizadas em um estabelecimento.

Quando um cliente parcela seu pedido no cartão de crédito, a empresa recebe o valor em até três meses após a compra. Na antecipação de recebíveis, no entanto, o empresário solicita o adiantamento desses valores.

Essa é uma forma de crédito disponível no mercado que pode ser usada para pagar contas, investir na empresa ou para giro de caixa, por exemplo. O recebimento dos valores pendentes acontece dentro de alguns dias após a solicitação. É tentador, mas é preciso entender as taxas do mercado e analisar se essa iniciativa realmente vale a pena para a gestão do negócio.

Como funciona e para que serve a antecipação de recebíveis?

Para receber o adiantamento, o empresário deve entrar em contato com a instituição financeira que oferece essa modalidade de crédito. A instituição precisa informar as taxas que incidem sobre o valor antecipado, bem como o prazo estipulado para que o dinheiro seja recebido.

Em seguida, o proprietário do negócio deve cadastrar as informações corretas nas maquinetas de cartão. Isso é feito por meio do internet banking (serviços da instituição disponíveis online para o cliente). É nessa etapa que o empreendedor insere os dados da conta em que deseja receber o valor antecipado.

Feito isso, é só escolher as notas que serão antecipadas e fazer a solicitação online. Isso pode ser feito, ainda, com pagamentos de cheques pré-datados.

A antecipação de recebíveis serve para situações em que a empresa tem urgência de obter dinheiro. Ela pode ser utilizada conforme a vontade do proprietário, mas é importante ser prudente, principalmente porque a medida afeta a situação futura do caixa. Além disso, há a incidência de taxas sobre os valores antecipados.

O que considerar na antecipação de recebíveis? 

Antes de fazer a solicitação, é importante analisar as necessidades da empresa, como pagamentos de dívidas ou investimentos na estrutura do negócio.

É fundamental, ainda, considerar os impactos futuros de não receber esses valores depois, quando eles estariam programados para ser pagos.

Em suma, você precisa colocar na balança os seguintes fatores:

  • objetivo da antecipação;
  • prazo para recebimento;
  • taxas de juros e outras;
  • fluxo de caixa;
  • valores que não serão recebidos futuramente;
  • previsibilidade de vendas;
  • todos os detalhes do contrato.

O que é a taxa de recebíveis e como calcular?

A taxa de recebíveis é a tarifa aplicada pela instituição para que o resgate antecipado seja feito. Ela é descontada do valor, e conhecê-la é essencial para saber quanto você vai receber e se vale a pena solicitar essa antecipação.

Entender o cálculo ajuda você a fazer previsões financeiras, além de orientar a decisão em relação à melhor opção no mercado financeiro em termos de custo-benefício.

O cálculo serve para os mais diversos setores — inclusive para a gestão de restaurantes, bares, lanchonetes e outros estabelecimentos semelhantes. Para realizá-lo, você deve:

  1. calcular o valor de cada parcela antecipada, subtraindo a taxa administrativa;
  2. calcular o desconto da antecipação de recebíveis;
  3. calcular o número de dias antecipados;
  4. descontar a taxa de recebíveis aplicada.

A antecipação de recebíveis é uma solução válida em muitas situações e que pode ajudar em momentos de crise. No entanto, é importante avaliar cuidadosamente a situação atual das finanças, fazer previsões futuras e definir se essa é, de fato, a melhor saída em termos de estratégia.

Por falar em estratégia, aproveite a visita para conferir o que é e como construir o planejamento estratégico do seu negócio!

Por iFood

Por iFood

13 respostas

  1. Boa tarde me chamo Marcelo Neiva Mattos
    Estamos com uma loja chamada
    Deu fome delivery
    Paracatu Minas Gerais
    CEP 38600,001
    Estamos aguardando um repasse que está sempre mudando de data e não apresenta erro na conta erro de pagamento somente agendado aí no dia não cair n conta
    Quando abrir minha loja foi feito um depósito de 0,1 centavo na minha conta intao está tudo correto quando tempo tenho que esperar para receber o primeiro repasse?
    38991099408

    1. Oi, Marcelo. Tudo bem? Como se trata de um assunto financeiro, precisaremos seguir com esse atendimento direto pelo Portal do Parceiro, ok? Você pode acessar a aba Chamados e ajuda do menu lateral e abrir uma solicitação por lá para verificarmos.

  2. Olá bom dia, sou entregador do ifood, preciso saber se tem como o parceiro entregador fazer a antecipação dos valores trabalhados? E se tem como fazer? Quais são os passos a seguir?

  3. Boa tarde, fiz o cancelamento de contrato com ifood, agora preciso saber, quando será desvinculado a conta do ifood com a Stone

    1. Oi, Guilherme. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”. ?

    1. Ei Sara, tudo bem? Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

21/05/2024

Melhoria contínua: o que é, objetivo e como aplicar

20/05/2024

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Maio

20/05/2024

Embalagem para marmita: 6 melhores opções

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery