Em uma empresa, a eficiência nos processos é fundamental. Uma das boas práticas é o controle de qualidade, que garante o melhor padrão possível para os seus produtos e/ou serviços.
Na prática, esse é um fator de vantagem competitiva, já que impacta o atendimento ao cliente e faz a sua empresa ser reconhecida pela excelência. Portanto, vale a pena cuidar desse aspecto para aumentar suas chances de sucesso e seu faturamento.
Inclusive, porque um estudo da Ecglobal mostrou que 69% dos consumidores procuram equilibrar preço e qualidade ao comprar produtos. Quando o foco são serviços, o índice aumenta para 70%. Portanto, oferecer um bom custo-benefício é a chave para se destacar da concorrência.
Entenda melhor o que é controle de qualidade, como funciona e de que forma aplicar no seu negócio. Confira!
O que é controle de qualidade?
Controle de qualidade é o conjunto de processos e práticas voltados à identificação de falhas e gargalos e padronização do fluxo de trabalho. O objetivo é aperfeiçoar todas as atividades realizadas de maneira contínua, em vez de ser uma ação pontual. Por isso, deve integrar a cultura e a estratégia organizacional.
O objetivo de fazer essa inspeção é verificar se determinado produto ou serviço segue os princípios definidos pela empresa, isto é, se está em conformidade com o resultado esperado. Por esse motivo, a medida é aplicável em qualquer etapa do processo produtivo.
Por exemplo, imagine que você tem um restaurante. Nesse caso, o controle da qualidade tem relação com a conservação dos alimentos e os pratos finalizados. Já em um supermercado, é possível perceber na padronização da higiene e na verificação dos prazos de validade.
Já em um atacado, um exemplo é a inspeção dos produtos durante o armazenamento e a expedição, além da análise de qualidade no recebimento dos itens. Em farmácias, esse processo é ainda mais importante e abrange desde a identificação correta de insumos e medicamentos até seu armazenamento e rastreabilidade.
Portanto, fica claro que todo tipo de negócio precisa controlar a qualidade dos itens que disponibilizará aos clientes. Assim, é fundamental entender esse conceito e saber aplicá-lo da forma certa.
Para que serve o controle de qualidade?
O controle de qualidade serve para a padronização e melhoria contínua dos processos. Desse modo, é uma prática necessária para aprimorar o atendimento aos clientes e os produtos e serviços ofertados. Ao mesmo tempo, permite identificar gargalos e falhas para se antecipar aos problemas e ser mais eficiente.
O objetivo é garantir o padrão mais elevado possível para satisfazer os consumidores. Também é relevante para detectar problemas futuros e fazer os ajustes necessários para evitar o surgimento de problemas.
Benefícios do controle de qualidade
- Redução dos desperdícios.
- Prejuízos financeiros e à credibilidade da sua empresa.
- Uso mais eficaz dos recursos.
- Diminuição dos custos.
- Incentivo à cultura da melhoria contínua no seu negócio.
- Eliminação de retrabalhos devido a falhas e não conformidades.
- Aperfeiçoamento nas metodologias e nos processos internos.
- Padronização de produtos e serviços.
- Aumento das vendas e da lucratividade.
O que se faz no controle de qualidade?
No controle de qualidade, faz-se a verificação para que o produto esteja em conformidade com suas especificações, tanto no que se refere a conteúdo, forma e propriedades. Para atingir esse objetivo, é preciso inspecionar o item e fazer testes e verificações.
Na prática, o propósito é evitar que o produto seja entregue com defeito ou qualquer tipo de avaria. Assim, o controle de qualidade de alimentos, por exemplo, tem o intuito de garantir que a data de validade esteja em dia e que o armazenamento seja adequado para evitar prejuízos à textura, ao sabor ou até à segurança do consumo.
Em uma loja de roupas, por sua vez, o foco é evitar peças rasgadas ou com furos. Dessa forma, há diferentes intenções ao realizar uma inspeção de qualidade. Tudo depende do seu negócio.
Tipos de controle de qualidade
Para realizar o controle de qualidade, você pode aplicar diferentes abordagens. Esses tipos variam conforme o setor de atuação, as demandas empresariais e a complexidade dos processos. Veja algumas possibilidades:
- controle estatístico de processo (CEP): usa técnicas estatísticas para monitorar os processos produtivos e identificar a possibilidade de falhas antes de acontecerem. É mais comum em indústrias químicas e de manufatura;
- inspeção visual e dimensional de produtos: implica uma análise física dos itens, inclusive com medições, para garantir o cumprimento das especificações. É usado, especialmente, na indústria aeroespacial, automotiva e eletrônica;
- auditorias externas e internas: são avaliações independentes e sistemáticas que verificam se as normas foram aplicadas. Quando internas, focam a melhoria dos fluxos de trabalho. Já as externas visam à verificação das obrigatoriedades legais e normativas. Podem ser usadas no controle de qualidade de alimentos, por exemplo;
- controle de processos em tempo real: propõe usar tecnologias avançadas para o monitoramento contínuo dos processos. O propósito é identificar desvios e ajustar rapidamente. É usado em indústrias alimentícias, químicas e de bebidas;
- testes e validações: são válidos para laboratórios e empresas semelhantes, que dependem de procedimentos rigorosos. São indicados para a indústria farmacêutica, já que as falhas podem trazer graves riscos à saúde dos consumidores.
Como aplicar o controle de qualidade na sua empresa?
Existem várias maneiras de implementar o controle de qualidade em empresas de diferentes segmentos. De modo geral, as boas práticas passam pelas etapas que abordaremos a seguir.
Delimite os padrões de qualidade
Qualquer que seja o seu tipo de negócio, defina quais critérios devem ser seguidos. Defina os padrões de maneira mensurável e clara, considerando tanto a legislação e as normas vigentes quanto a expectativa dos consumidores.
Por exemplo, em um supermercado, você pode definir que uma das diretrizes é a manutenção de equipamentos, como geladeiras e freezers. Esse cuidado é fundamental para que os alimentos sejam armazenados com segurança.
Por sua vez, em um restaurante, uma boa gestão de estoque faz toda a diferença para evitar desperdícios. Também assegura a satisfação dos clientes com o resultado final dos pratos.
Descubra os pontos críticos dos processos
O controle de qualidade é aplicável a diferentes etapas dos processos e algumas delas exigem um cuidado maior do que outras. Por exemplo, no ramo farmacêutico, um estágio que exige atenção é o controle da temperatura no armazenamento dos remédios.
Já se for uma farmácia de manipulação, é preciso atentar à concentração dos ingredientes ativos para evitar erros nas formulações. Afinal, esses quesitos podem até colocar em risco a saúde das pessoas.
Delimite protocolos de teste e avaliação
Determine as diretrizes a seguir no processo de aprovar ou recusar um produto ou serviço. Na gestão de farmácia de manipulação, os testes permitem saber o composto criado é eficaz.
Essas validações são muito utilizadas tanto no setor do exemplo quando no automotivo e no eletrônico. No entanto, também são válidas em outros segmentos, como os restaurantes, que podem usar a ficha técnica para essa finalidade.
Escolha a metodologia de trabalho
Há várias metodologias de trabalho e cada uma delas tem suas ferramentas de controle de qualidade. As principais alternativas para padronizar processos são:
- ciclo PDCA: prevê planejamento, execução, verificação e ação. Busca melhorar os processos continuamente;
- 5W2H: implica a definição de o que, quando, onde, por que e quem vai fazer, além de como agir e quanto custa;
- análise SWOT: busca identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para encontrar chances de melhoria;
- diagrama de Ishikawa: permite fazer uma representação visual para identificamos motivos que levaram a um problema.
Obtenha feedbacks
Os comentários de clientes e até de seus colaboradores pode ajudar na melhoria dos processos. Então, obtenha feedbacks por meio de avaliações, dados de redes sociais e métricas de satisfação do cliente, como o Net Promoter Score (NPS). A partir dessas informações, ajuste seus produtos e serviços.
Treine a equipe
Assegure-se de que os seus colaboradores tenham conhecimento para aplicar os padrões e colocar em prática as ferramentas de controle de qualidade. Capacite-os e mostre o que devem fazer, porque é importante executarem os processos da maneira certa e como cada pessoa contribui para o alcance de bons resultados. Dessa forma, você também estimula o engajamento de todos.
Realize auditorias
As auditorias são processos de revisão e sistematização de processos. No controle de qualidade, representam a oportunidade de identificar se os padrões são executados corretamente e se as normas de segurança são cumpridas. Também contribuem para a eficiência dos processos e o monitoramento dos indicadores.
Exemplos práticos de controle de qualidade
Controle de qualidade na alimentação
O controle de qualidade dos alimentos abrange do armazenamento dos insumos à oferta dos produtos aos clientes. Um exemplo prático é a etiquetagem na cozinha dos restaurantes para indicar a validade de cada item. Outro exemplo é nos açougues de supermercados, que precisam separar as atividades para evitar a contaminação.
Controle de qualidade em farmácias
No setor farmacêutico, a inspeção de qualidade deve abranger desde a data de validade, a integridade das embalagens e o armazenamento dos remédios até o controle da temperatura, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e calibração dos equipamentos.
Um exemplo é a identificação correta dos medicamentos, com datas de fabricação e validade, número do lote e nome do fornecedor.
Controle de qualidade em atacados
Um exemplo de controle da qualidade em atacados é o acompanhamento dos fornecedores, para saber se os produtos estão de acordo com os padrões estabelecidos, e a implementação da rastreabilidade para saber qual a origem e o caminho dos medicamentos. Também se relaciona à embalagem e expedição a fim de garantir o transporte adequado, evitando danos.
Como o controle de qualidade ajuda nas vendas do delivery?
O controle de qualidade ajuda nas vendas do delivery ao aumentar a satisfação dos clientes, o que assegura uma reputação melhor para o seu negócio. Ao mesmo tempo, impacta a eficiência operacional, diminui as reclamações e as devoluções e contribui para a fidelização.
Na prática, quando você segue os melhores padrões para atender seus clientes, aumenta a chance de eles gostarem da sua empresa. Assim, tendem a comprar mais e recomendar seus produtos para outras pessoas, já que sabem que não terão problemas.
Portanto, investir no controle de qualidade também é sinônimo de conquistar um diferencial competitivo. Desse modo, você agrega valor, conquista e fideliza clientes e se posiciona melhor perante a concorrência.
E você, quer aplicar a melhoria contínua na sua empresa e alcançar os benefícios citados ao longo deste post? Então, aprofunde seus conhecimentos! Entenda o que é gestão de qualidade, como usar e mais!