Cadastro iFood: conheça o passo a passo

Tire as principais dúvidas sobre o processo do iFood cadastro. Transforme a sua operação vendendo no iFood!
9 Min
ifood cadastro

Com a crescente popularidade dos serviços de entrega de comida, o iFood se destaca como uma plataforma líder nesse mercado em constante expansão. Se você é um empreendedor em busca de aumentar sua visibilidade e conquistar mais clientes, cadastrar-se no iFood é uma excelente estratégia.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Continue a leitura e saiba como se cadastrar no dia, quais documentos são essenciais e como seguir o passo a passo para começar a vender!

Quais são os documentos para se cadastrar no iFood?

Para cadastrar seu negócio no iFood você precisará dos seus dados pessoais e os dados da empresa.

Os dados da empresa que serão solicitados são:

  • CNPJ válido e CNAE no ramo alimentício;
  • conta bancária vinculada ao CNPJ (ou ao responsável legal, em caso de MEI);
  • endereço da loja, incluindo o CEP.

Em relação às questões técnicas, é preciso que você tenha:

  • computador com windows (a partir do 7) ou celular Android;
  • internet para receber os seus pedidos.

É necessário ter CNPJ para o iFood cadastro?

Sim. Para fazer o cadastro da sua empresa no iFood é necessário ter um CNPJ. Ele é a identificação da empresa, assim como o CPF identifica pessoas físicas.

Algumas cidades permitem o cadastro de lojas como Pessoa Física, utilizando somente o CPF. Essa iniciativa visa incentivar a profissionalização de negócios.

No entanto, essas lojas têm condições contratuais específicas e, além disso, para que sua loja continue ativa no iFood você precisará criar uma empresa em até 1 ano após o seu cadastro.

Para abrir um CNPJ, basta seguir os seguintes passos:

  • 1º passo: você vai precisar ter uma conta no site do governo, se ainda não tiver, basta criar
  • 2º passo: acesse o site gov.br/mei
  • 3º passo: clique em Quero ser MEI
  • 4º passo: selecione a opção ‘Formalize-se’
  • 5º passo: digite seu CPF no campo indicado
  • 6º passo: oreencha os dados do seu negócio. Importante: Tenha atenção na escolha do CNAE! Confira os dados e clique em ‘Confirmar’ Pronto, seu CNPJ já está ativo!

Quais são as taxas cobradas?

Existem duas modalidades de planos iFood: o Básico e o Entrega.

No Básico, a sua loja fica visível no app do iFood, mas as entregas são feitas pela própria loja. Nesse caso, as taxas cobradas são de 12% de comissão sobre o valor dos pedidos e uma mensalidade de 110 reais.

No plano Entrega, sua loja também fica visível no app do iFood, mas as entregas são feitas pelos parceiros iFood. Nesse caso, as taxas são 23% de comissão sobre o valor do pedido e uma mensalidade de 150 reais.

Além disso, ambos planos cobram uma taxa de 3.5% sobre os pedidos pagos pelo app do iFood. Outro ponto a destacar é que a mensalidade dos planos é cobrada apenas se o seu restaurante vender mais que R$ 1.800,00 no mês.

Como se cadastrar no iFood?

É muito simples fazer o cadastro no iFood. Siga os passos abaixo e comece já a vender na plataforma:

  • acesse a página de cadastro e escolha o tipo da sua loja, entre restaurante ou mercado;
  • preencha o formulário de cadastro da loja com suas informações principais para contato, como nome, telefone e e-mail;
  • na página seguinte, apresente as informações de endereço da sua loja. Em seguida, clique em continuar;
  • escolha o melhor plano para o seu negócio, entre o Básico e Entrega;
  • preencha os dados do responsável legal da loja, como nome, CPF e RG;
  • em seguida, você deve preencher as informações do negócio, como CNPJ, razão social, telefone e especialidade;
  • agora você deve apresentar os dados bancários da sua empresa. Caso não tenha uma conta de pessoa jurídica, você pode abrir uma Conta Digital iFood;
  • revise atentamente todos os dados. Essa etapa é fundamental para evitar erros e agilizar o processo de cadastro;
  • escolha um e-mail para acessar sua conta no iFood e para receber todas as comunicações;
  • pronto! Agora o iFood vai analisar todas as informações enviadas e entrará em contato com você por e-mail;
  • após a validação, você receberá o contrato para assinar e poderá configurar sua loja e cardápio.

Em quanto tempo meu negócio estará disponível no iFood?

Quem define a data de início de vendas é você. Entretanto, o prazo mínimo para início no iFood é de 2 dias úteis, sendo o prazo máximo de 30 dias após a assinatura do contrato.

Como eu solicito ajuda?

No Portal do Parceiro, na aba “Chamados e ajuda” você poderá encontrar respostas para as principais dúvidas dos parceiros no iFood.

Caso a sua dúvida permaneça, basta clicar em “Fale com a gente” e abrir um chamado ou falar pelo chat, dependendo da sua necessidade.

Assinei o contrato e agora?

Após assinar o contrato, você terá acesso ao Portal do Parceiro.

Esse canal será o seu grande aliado na experiência iFood. Lá, você encontrará dicas para configurar o seu restaurante dentro do iFood, adicionando seu horário de funcionamento, formas de pagamento, área, taxa e tempo de entrega.

Em seguida, você precisará digitar o seu cardápio com os itens que deseja vender no iFood. Depois, você poderá agendar a data de início de vendas e baixar o Gestor de Pedidos.

No dia agendado, você receberá um tour pelo Gestor de Pedidos e sua loja estará pronta para receber pedidos no iFood.

Agora que você tirou as principais dúvidas de como fazer o iFood cadastro, aproveite a sua visita para tornar a sua loja em parceira do iFood!

136 respostas

  1. Olá, sou representante de marketing de uma rede de supermercados que conta com 7 lojas, gostaria de falar com um atendente para que me explicasse como funcionaria neste caso

    1. Oi, Gilson. Felizes que você queira ser nosso parceiro iFood <3 Você pode acessar o seguinte link para conferir toda a documentação necessária e realizar seu cadastro: https://parceiros.ifood.com.br. Inclua a sua documentação e a documentação do restaurante. Logo depois, seu cadastro vai para uma análise interna. Depois de aprovado, é só configurar os detalhes de funcionamento e começar a vender!

  2. Tenho um empresa registrada no endereço de residência, mas minha loja e produção está fixada em outro endereço. Existe algum problema para meu cadastro no iFood?

  3. E necessário alvará de funcionamento para trabalhar com delivery de caldos e petiscos no Ifood?

    1. Oi, Antonio. Você não precisa ter um estabelecimento físico aberto, porém precisa ter o cnpj no ramo alimentício, ok? ?

  4. Eu gostaria de saber na vendas de bolos, como é o processo e quanto é o valor das taxas, as entregas sendo feitas pelo Ifood.?

    1. Oi, Conceição. Aqui no iFood temos diferentes planos para atender a diferentes necessidades dos nossos parceiros. Acesse nossa página de cadastro https://bit.ly/3Rkt2M2 para consultar os planos e valores de cada um. Conte com o iFood para ajudar o seu negócio! ?

  5. Bom dia, quero me cadastrar no Ifood, meu negócio e todo comercializado em minha residência, não tenho loja física, é possível trabalhar dessa forma no ifood?

    1. Olá!

      Se você quer se cadastrar para vender no iFood ou tem dúvidas sobre esse assunto, saiba que temos um canal exclusivo no WhatsApp para auxiliar você. Basta acessar aqui: https://wa.me/message/D3ITB3SECAC6B1

      Ainda assim, caso continue tendo problema, envie uma DM em nosso Instagram @ifoodparaparceiros, com os dados da sua loja. Assim conseguiremos investigar a situação da sua loja e ajudar!

      Se ficar com alguma dúvida ou dificuldade, conte com a gente!

  6. Bom dia, meu negócio e todo comercializado na minha residência, e possível trabalhar no ifood sem ter loja física ?

    1. Oi Nedimara! Sim, você pode trabalhar da cozinha da sua residência. É só acessar o seguinte link para conferir toda a documentação e realizar seu cadastro:
      <https://parceiros.ifood.com.br/>.

      E incluir a sua documentação e a documentação do restaurante e, logo depois, seu cadastro vai para uma análise interna. Depois de aprovado, é só configurar os detalhes de funcionamento e começar a vender! Caso tenha alguma dificuldade, conte com nosso atendimento exclusivo para cadastro: https://bit.ly/3Rkt2M2 😉

    1. Oi Fernando! Tudo bem? Você pode acessar o seguinte link para conferir toda a documentação necessária e realizar seu cadastro: https://parceiros.ifood.com.br. Inclua a sua documentação e a documentação do restaurante. Logo depois, seu cadastro vai para uma análise interna. Depois de aprovado, é só configurar os detalhes de funcionamento e começar a vender!

      Caso tenha qualquer dificuldade, conte com nosso atendimento exclusivo sobre cadastro: https://bit.ly/3Rkt2M2

  7. Tenho um problema bancário não posso ter senão justiça sequestra dinheiro posso usar pix de um parente?

    1. Oi leo! Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  8. Estamos tentado cadastrar a empresa e só da erro no final do servidor pede para tentar novamente estamos o dia todo tentando e nada poderiam nos ajudar ?

  9. Estamos tentando cadastrar a Grego mas no final do cadastro diz que houve um erro do servidor ficamos o dia todo tentando oq eu fazer ?

  10. Estou tentando realizar o cadastro da minha loja, porém, informa que meu CNPJ não está ativo, mas já verifiquei e está tudo certo, gostaria de conseguir realizar o cadastro. Como pode proceder?
    Obrigada

  11. Boa tarde, nao consigo concluir o cadastro, da Erro inesperado no final, e o link que colocou acima, cai na mesma pagina de cadastro, poderia me ajudar?

    1. Oi Marina, tudo bem? Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o cnpj de cadastro que vamos analisar o seu caso, tá bem?!

  12. Quando chego na parte de selecionar a categoria, não tem a de “presente” e não consigo ajuda.
    Alguém poderia me auxiliar?

    1. Oi Ana Carolina, tudo bem? Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2. Caso continue tendo algum problema, envie uma DM no nosso Instagram, @ifoodparaparceiros, com o número do seu CNPJ e telefone. Assim conseguiremos ajudar você.

  13. Eu cadastrei meu restaurante,mas faz 8 dias que abro o aplicativo parceiro ifood e só dar que o site está dando erro para carregar a página.
    Não sei mais oque fazer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

17/10/2024

Conheça o Super Integradoras: o programa que valoriza as melhores s...

17/10/2024

Papo com Consultor: seu apoio para começar no iFood

17/10/2024

À la carte: o que é, como funciona e dicas essenciais