Como configurar o perfil da loja no iFood?

Aprenda como configurar o perfil da sua loja no Portal do Parceiro e faça com que seu negócio fique ainda mais atrativo!

A configuração do perfil no iFood é uma das etapas mais importantes no momento de se cadastrar no aplicativo. Isso porque esse espaço traz informações fundamentais para atrair e engajar o cliente.

No perfil, você vai determinar a descrição da sua loja, colocar foto de capa e de perfil, definir a categoria de cozinha e indicar o pedido mínimo. Todo esse procedimento é feito no Portal do Parceiro.

Além disso, existe a possibilidade de vender como mercado, farmácia, pet shop e até loja de brinquedo. Todos esses detalhes ficam no perfil do iFood, que conta com mais de 380 mil estabelecimentos parceiros. Por isso, é fundamental se destacar para conquistar vantagem competitiva.

Então, que tal saber como criar loja no iFood e fazer o seu perfil? Veja todos os detalhes neste post e entenda como começar a vender!

Como cadastrar minha loja no iFood?

Para saber “como cadastrar minha loja no iFood”, siga o passo a passo abaixo:

  • acesse a página de cadastro e defina o tipo de loja parceira que deseja abrir;
  • faça o cadastro com as principais informações de contato;
  • indique o endereço da loja;
  • coloque os dados do responsável legal e, então, da empresa;
  • selecione o melhor plano;
  • revise os dados e escolha um e-mail para contato;
  • aguarde o contrato para assinar e a validação dos dados.

Depois de todas essas etapas, você já pode fazer a configuração do perfil e inserir o cardápio. Assim, você já sabe como criar loja no iFood e pode começar a vender e faturar.

Como o perfil da loja pode ser configurado?

Ao acessar a opção “Perfil” no Portal do parceiro, você encontra uma tela com espaços que devem ser preenchidos. Cada uma dessas caixas representam uma informação da sua loja:

  • imagem de capa (prefira colocar uma foto atrativa de algum prato da sua loja);
  • logo;
  • nome da loja;
  • telefone de contato;
  • categoria de cozinha;
  • descrição da loja;
  • pedido mínimo.

Lembrando que, após adicionar a sua categoria, você terá o prazo de pelo menos 30 dias para que essa mudança possa ser feita novamente. Ou seja, por mais que você saiba como alterar dados no iFood restaurante, terá que esperar.

No espaço da descrição da loja, uma dica é utilizar palavras-chave estratégicas. Ou seja, termos que possam representar sua loja, como a própria categoria de cozinha, o carro-chefe da casa ou algum diferencial do seu negócio. Confira um exemplo:

Conheça a melhor pizzaria da região! A Pizza Delícia oferece uma variedade de recheios, inclusive com opções veganas e vegetarianas. Nossa massa de fermentação natural é nosso diferencial, que traz toda maciez e crocância para seu prato!

No exemplo acima, a loja pode ser encontrada quando um cliente fizer buscas com termos específicos, como: pizzaria, vegano, vegetariano, fermentação etc. Portanto, antes de se perguntar “por que minha loja não aparece no iFood?”, é importante verificar essas questões.

O pedido mínimo é a última informação que deve ser preenchida. O próprio iFood já vai trazer uma sugestão de pedido mínimo para sua operação. Uma dica é garantir que seu cardápio tenha itens com valores acima desse limite, permitindo que o cliente peça somente um produto, caso prefira.

Como colocar foto no perfil do iFood?

Para colocar foto no perfil do iFood:

  • acesse o Portal do Parceiro;
  • acesse o menu “Perfil” na lateral;
  • selecione uma imagem de destaque. Uma dica é uma foto de algum dos seus pratos mais vendidos.

O tamanho da foto no iFood é de 430×300 px e o formato pode ser PNG, JPEG ou bitmap. Essa é a informação válida para o perfil no aplicativo de delivery.

Agora, para o cardápio, você precisa de imagens com resolução mínima de 300×275 px e até 20 Mb. Os formatos, nesse caso, são JPG, PNG, JPEG e HEIC. Esses são os principais tamanhos de foto no iFood.

Vale lembrar que existem várias maneiras de chamar a atenção nesse momento. Inclusive, você pode tirar boas fotos de comida com o seu celular, basta usar as técnicas certas. Uma delas é o food porn, que ajuda a destacar sua loja no iFood por atrair clientes devido às imagens atrativas.

Como configurar os perfis de acesso no iFood?

Na operação da sua loja, você pode configurar diferentes perfis de acesso no iFood. Esse procedimento é feito pelo seguinte passo a passo:

  • acesse o Portal do Parceiro;
  • toque em “Perfil”, na lateral;
  • clique em “Gestão de Acessos”;
  • digite as informações do usuário, como e-mail e nome;
  • selecione o tipo de perfil;
  • verifique o resumo desse cadastro e salve.

Aqui, vale a pena destacar os possíveis perfis de acesso ao iFood. É possível incluir:

  • dono da loja, que não tem limitações;
  • gerente, que não pode editar dados, contratar serviços extras ou adicionar usuários;
  • marketing, que fica impedido de visualizar os dados de vendas, mudar informações, contratar serviços ou agregar usuários;
  • financeiro, que não pode editar o cardápio ou as informações, acessar avaliações e recomendações, ou adicionar usuários;
  • operador de caixa, que estão proibidos em todos os aspectos anteriores, além de não poderem visualizar os dados de vendas.

Por isso, se você tem dúvidas sobre “por que minha loja não aparece no iFood”, verifique se o perfil de acesso está correto.

Além disso, perceba que, para saber como alterar dados no iFood restaurante, é preciso ter o cadastro como dono da loja. Caso contrário, será impossível fazer as alterações desejadas.

Por que minha loja não aparece no iFood?

Se você tem a dúvida “minha loja não aparece no iFood, o primeiro passo é descobrir o motivo. Vários fatores podem levar a essa questão, como:

  • problemas no cadastro;
  • instabilidade temporária na plataforma;
  • falta de confirmação de pedidos.

Ainda existem situações em que a loja aparece como fechada. Assim, mesmo que você saiba “como colocar minha loja no iFood”, não conseguirá receber pedidos. Isso acontece nos seguintes casos:

  • estabelecimento inativo (que acontece quando você ignora muitos pedidos);
  • cancelamentos repetidos por relato de loja fechada;
  • cancelamentos de pedidos por falta de pessoa entregadora;
  • excesso de entregadores aguardando na loja;
  • cancelamentos por problemas na entrega;
  • falta de confirmação de pedidos;
  • dificuldades internas da plataforma;
  • muitos pedidos simultâneos.

Portanto, nem sempre é um problema relacionado ao seu perfil iFood. Ainda assim, a situação pode ser contornada ao entrar em contato com os canais de contato.

Como otimizar o perfil da sua loja parceira no iFood?

Agora que você sabe como ter um perfil no iFood, está na hora de saber como otimizá-lo. Veja algumas dicas que farão sucesso para você ter mais visibilidade.

Preencha as descrições

Para vender no iFood, capriche nas descrições. Destaque os ingredientes especiais e use adjetivos que atraiam a atenção do seu público-alvo. Você pode contar com a inteligência artificial para ajudar nesse processo. Além disso, coloque suas formas de pagamento, horário de funcionamento, promoções e mais.

Use as palavras-chave certas

As palavras-chave são cruciais para seu perfil iFood ser encontrado pelos clientes. Então, veja o que faz mais sentido para o seu negócio e coloque no título e na descrição dos produtos. Uma dica é identificar os termos mais buscados pelos clientes para acrescentá-los e ter mais chance de alcançar bons resultados.

Use imagens de qualidade

As fotos são o primeiro passo para atrair a atenção dos clientes e conseguir engajamento. Se possível, conte com um fotógrafo profissional. Caso não seja, use as técnicas que ajudam a alcançar melhores resultados. Conte com uma boa iluminação, use louças bonitas (quando for o caso), ajuste o brilho, o contraste e a saturação etc.

Atualize seu cardápio

A atualização constante do cardápio evita cancelamentos e problemas nos pedidos. Por isso, revise o conteúdo todos os dias ou com bastante frequência e sempre atualize quando algum item sair do menu, outro for acrescentado ou um modo de preparo mudar, por exemplo. Lembre-se de conferir os preços e indique os itens indisponíveis, se existirem.

Implemente as alavancas promocionais

Todo restaurante no iFood precisa contar com as campanhas e promoções para aumentar sua visibilidade e vender mais. As alavancas promocionais da plataforma ajudam nesse sentido. Você pode conhecer mais sobre elas nos cursos do iFood Decola. Um bom exemplo é a Campanha Inteligente.

Responda as avaliações e feedbacks dos clientes

Mantenha os comentários em dia e sempre responda as avaliações dos clientes. Caso a nota ou o comentário tenha alguma sugestão de melhoria, deixe claro que vai analisar e aperfeiçoar os seus processos. Essa postura ajuda a reverter qualquer visão negativa por parte dos clientes.

Com esses detalhes, você já pode fazer o seu perfil no iFood e começar a vender mais. Como foi possível perceber, quanto mais detalhes colocar e esforços empregar, maior é a tendência de ver seu faturamento crescer. Afinal, seu negócio já estará no melhor ambiente para atrair clientes. Então, é só buscar o seu diferencial.

O que acha de ser uma loja parceira iFood, preencher seu perfil e ver suas vendas decolarem? Acesse a página de cadastro e cadastre-se agora!

Picture of Por Pedro Camargo

Por Pedro Camargo

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Respostas de 79

  1. MUITO DECEPCIONADO, O IFOOD NÃO POSSUI UM SUPORTE DE BOM ATENDIMENTO, POR NÃO TER UM CONTATO HUMANO OU POR TELEFONE, ASSIM DEIXANDO A GENTE SEM ATENDIMENTO.

    1. Oi, Paulo! Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Iniciar atendimento”.

  2. Já tenho 24h precisando de ajuda pois minha loja não esta aparecendo por cliente , ela se encontra aberta porem não esta disponível pra meus clientes e até agora não recebi um suporte de ninguém , absurdo isso .

  3. Não consigo modificar a localização da loja. A localização está dando na Granja do Torto em Brasília a quase 40km de distância do ponto dela. Não consigo mudar isso e o suporte chat de IA não me ajuda e nem me direciona para um atendente.

    1. Oi, Joyce! Estamos aqui para ajudar! Montar seu perfil é uma das primeiras etapas no cadastro como Parceiro iFood. Você consegue editar nome, foto principal, foto de capa e descrição do restaurante. Caso queira fazer qualquer outra alteração e não consiga pela aba “Perfil” no Portal do Parceiro. Se você tiver alguma dúvida ou dificuldade nesse momento, lembre-se de acionar nossos canais de suporte. No Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.

  4. Olá, Giovana! Dentro do Portal do Parceiro você consegue modificar o seu cadastro acessando a aba Perfil, porém, caso esteja dando erro é só abrir um chamado na Central de Ajuda que iremos ajudar! (:

  5. Boa noite. Estou tentando alterar o nome da minha loja mas nada acontece. Clico em alterar depois que escrevi o nome e nada acontece.

    1. Oi, Ana! Estamos aqui para ajudar! Montar seu perfil é uma das primeiras etapas no cadastro como Parceiro iFood. Você consegue editar nome, foto principal, foto de capa e descrição do restaurante. Caso queira fazer qualquer outra alteração e não consiga pela aba “Perfil” no Portal do Parceiro. Se você tiver alguma dúvida ou dificuldade nesse momento, lembre-se de acionar nossos canais de suporte. No Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.

  6. Decepcionante o atendimento do ifood, minha loja está com pendências de ativação e não consigo resolver, pois única ajuda disponível é do robô incompetente “RAI”, cadê o atendimento humanizado do que tanto pregam?

    1. Oi, Danilo! Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2. Caso continue tendo algum problema, envie uma DM no nosso Instagram, @ifoodparaparceiros, com o número do seu CNPJ e telefone. Assim conseguiremos ajudar você.

  7. Bom dia tá faz mas de um ano que tento abria a minha loja com vcs, mas não consigo pois já tem uma ano que está em configuração e não consigo ter um retorno de vcs, o atendente virtual nunca entende o que escrevermos

    1. Oi Rogerio. Sentimos muito por isso e estamos aqui para te auxiliar. Como você não possui o acesso ao Portal do Parceiro, mande um direct para nosso Instagram (@ifoodparaparceiros) com o CNPJ de cadastro e telefone.

  8. Quero modificar o endereço da minha loja está localizado a 250 m de distância não estou conseguindo

    1. Oi, Diego. Você está tentando através do Portal do Parceiro com seu login e senha? Você encontra no menu lateral (à esquerda da sua tela) o ícone “Perfil”. Basta selecionar a opção e clicar no botão Endereço – assim será possível visualizar o endereço cadastrado e, se preciso, editá-lo. Se ainda assim tiver qualquer problema nessa operação, acione nosso time pela aba “Chamados e ajuda” também do Portal do Parceiro que vamos ajudar, ok?

  9. Qual a diferença em colocar no perfil da loja, marmitas ou brasileira? Explica melhor qual o significado e em que acrecenta!

    1. Oi, Lucelia. Tudo bem?
      A principal diferença são os filtros que seu restaurante vai aparecer. Lembrando que o iFood conta com algoritmos que indicam para os clientes as lojas mais alinhadas com seu comportamento. Por exemplo, se o cliente costuma pedir muita comida brasileira, esse tipo de cozinha será mais indicado para ele. Confira aqui nossas dicas sobre como ter mais visibilidade no app: https://blog-parceiros.ifood.com.br/aparecer-no-ifood/

  10. Recebemos seu contrato assinado!
    Agora, aguarde enquanto atualizamos as informações do seu estabelecimento em nossas plataformas. Depois disso, você precisará configurar sua loja (como perfil, horário de funcionamento, etc.) aqui pelo Portal do Parceiro para começar a vender pelo iFood.

    Está nisso a dias e nada! Não consigo acessar nada! Não tem um contato para falar com alguém. Preciso de ajuda.

    1. Olá, Débora. Tudo bem?
      Recomendamos que você entre nesse link para acessar nosso chat de cadastro: https://parceiros.ifood.com.br/. Os primeiros passos são automatizados, em seguida, um especialista entrará em contato para fornecer o suporte necessário conforme o seu caso.

  11. Prezados,foi cadastrar meu cnpj novo e contava um cnpj antigo. Agora nesta conta, não consigo nem atualizar os dados bancários porque está vinculado ao cnpj antigo. Como faço para alterar cnpj? Irei deixar meu contato( 21) 96881-5690

    1. Oi, Cristiane. Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2. Caso continue tendo algum problema, envie uma DM no nosso Instagram, @ifoodparaparceiros, com o número do seu CNPJ e telefone. Assim conseguiremos ajudar você, ok?

    1. Oi, Geane. Entra em contato com a gente pela opção de atendimento no Portal do Parceiro, na aba Chamados e ajuda. Dessa forma poderemos te ajudar mais. 🙂

  12. Olá boa tarde ! Preciso alterar o nome da colocar outra logo e colocar os itens no cardápio , mas não estou conseguindo acessar .
    Alguém poderia me ajudar por favor ?
    11981913014

    1. Olá, Nigel. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.

  13. FAz dois dias que está para atualizar meu cadastro e não consigo abrir a loja e nem configurar o perfil. NAda…..

    1. Olá, Rosana. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.

  14. Não consigo configurar minha Drogaria, esperando a vários dias e não tem nenhuma forma de suporte

    1. Oi, Parceiro. Para configurar a sua loja você deve acessar o Portal do Parceiro iFood. Lá você constrói o seu cardápio e configura informações essenciais da sua loja, como seu horário de funcionamento, meios de pagamento e área de entrega. Tire aqui suas dúvidas sobre como usar o Portal do Parceiro <https://blog-parceiros.ifood.com.br/portal-do-parceiro/> Se você tiver mais alguma dúvida ou dificuldade nesse momento, lembre-se de acionar nossos canais de suporte. No Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento” — assim nossa equipe interna vai ajudar você.

  15. Não estou conseguindo finalizar meu cadastro com Ifood. Ao configurar meus dados na MINHA LOJA assim que eu coloco a logo e vou para as outras informações, aparece uma mensagem dizendo que tentaram cadastrar minhas informações e que por motivos de invasão preciso aguardar por 24 horas. Isso se estende a mais de 7 dias. Estou a ponto de desistir.

    1. Olá, Simone. Tudo bem?
      Para que nosso time responsável possa ajudar, envie um direct para a nossa página oficial no Instagram @ifoodparaparceiros.

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