O que você faz no dia a dia da sua empresa que ajuda o meio ambiente ou a sociedade? Talvez você esteja pensando e tenha dúvidas sobre a resposta. Para o iFood, a responsabilidade social corporativa (RSC) é um conceito importante, que contribui para a educação dos empreendedores.
No entanto, os benefícios vão além. A pesquisa Responsabilidade Social Corporativa na América Latina em 2024 mostra que 64% dos brasileiros têm uma percepção melhor sobre empresas com consciência social e ambiental.
Além disso, 90% dizem que sua opinião é afetada por essas práticas e 77% adquirem produtos ou serviços de negócios que seguem os princípios da RSC. O ponto-chave é que essa não é uma responsabilidade apenas das grandes empresas, já que mesmo os pequenos negócios podem adotar uma postura que gere impacto social.
Como? Neste post, vamos trazer algumas dicas e explicar algumas boas práticas realizadas no iFood. Para isso, trazemos as perspectivas da vice-presidente (VP) de Impacto Social e Sustentabilidade, Luana Ozemela. Continue lendo!
O que é responsabilidade social em uma empresa?
A responsabilidade social em uma empresa é um compromisso assumido com a sociedade, seu público interno e clientes para promover o bem-estar e ajudar no desenvolvimento de todos. Portanto, o objetivo do negócio é maior do que o lucro. Assim, é possível ter um crescimento sustentável em todos os aspectos.
Isso é conquistado devido ao equilíbrio do interesse das partes. Afinal, as decisões são tomadas visando à rentabilidade e ao lucro, mas também considerando o impacto social e ambiental. Portanto, as atitudes adotadas são mais éticas e sustentáveis.
É o que afirma Luana. Com diversas experiências pessoais, profissionais e educacionais no Brasil e no exterior, percebeu que o empoderamento econômico abre espaços e pode servir como base para uma transformação social.
“Hoje, entendo que economia é mais do que uma questão de maximização de lucros, de qual é a receita e o lucro marginal. Para mim, economia é acesso e patrimônio”
Em entrevista para a revista Exame, a VP Impacto Social e Sustentabilidade do iFood destacou que é fundamental conversar com proprietários de lojas parceiras, entregadores e colaboradores de todos os níveis. Dessa forma, a RSC é utilizada como ferramenta de transformação social.
Qual a diferença entre responsabilidade social corporativa e filantropia?
A diferença entre responsabilidade social corporativa e filantropia é a política empresarial, em vez de um auxílio individual. Na prática, a RSC é executada por uma pessoa jurídica, que adota as medidas em sua cultura organizacional. Além disso, é uma ação feita por vontade própria, sem obrigação legal.
Enquanto isso, a filantropia é feita por uma pessoa física em prol de outro indivíduo ou de uma entidade. No entanto, sempre é uma ação pessoal, mesmo que o dinheiro seja derivado dos lucros empresariais.
Qual a diferença entre responsabilidade social corporativa e responsabilidade social empresarial?
A diferença entre responsabilidade social corporativa e responsabilidade social empresarial é o foco de atuação. A RSC foca a melhoria da qualidade de vida de funcionários, seus clientes, lojas parceiras e comunidade local. Já a RSE busca implementar ações positivas para todos os interessados no negócio, inclusive a sociedade.
Perceba que a RSE é mais abrangente, mas também tem mais “pratos para equilibrar”. Já a RSC é mais voltada para o benefício às pessoas realmente relacionadas à companhia.
Por isso, adotamos a RSC no iFood, porque conseguimos direcionar as ações para as lojas parceiras e pessoas entregadoras. Desse modo, é feito o incentivo à educação e à capacitação, algo fundamental para trabalhar o impacto social.
Qual a diferença entre responsabilidade social corporativa e ESG?
A responsabilidade social corporativa é uma política de gestão ética, enquanto o ESG se refere à forma de mensuração do impacto. Ambos sinalizam quais são os valores adotados no negócio, mas o RSC é uma questão interna, enquanto o Ambiental, Social e Governança ajuda a destacar os efeitos positivos na realidade.
Quais são os princípios da responsabilidade social corporativa?
- Transparência nas operações, com clareza sobre suas práticas e impactos sociais.
- Ética nos negócios.
- Respeito aos Direitos Humanos em todas as operações.
- Sustentabilidade ambiental, reduzindo o impacto na natureza.
- Envolvimento com a comunidade, por meio de projetos sociais, voluntariado e programas de educação.
- Melhoria contínua.
No iFood, o objetivo da responsabilidade social corporativa é oferecer condições dignas de trabalho para as pessoas entregadoras e reduzir as desigualdades. Por isso, Luana destaca algumas iniciativas voltadas para os restaurantes.
“Estamos focados em acelerar os restaurantes de pesoas negras, que estimamos ser 40% do total na plataforma. Queremos encontrar formas de acelerar esses empreendimentos que, historicamente, são segregados. Estamos testando alavancas como a redução de taxas, condicionada à participação em programas de educação sobre como vender mais e outros temas”
Qual é o objetivo da responsabilidade social corporativa?
O objetivo da responsabilidade social corporativa é incentivar o desenvolvimento econômico do negócio de maneira alinhada aos impactos na comunidade e na sustentabilidade. Assim, há preocupação com a qualidade de vida de colaboradores e familiares.
Qual a importância da responsabilidade social corporativa?
A importância da responsabilidade social corporativa é tornar a empresa um agente ativo de transformação social. Além disso, ela também admite os impactos das suas decisões e busca adotar medidas transparentes e corretas. Portanto, há preocupação com a construção de um futuro melhor.
Para a VP de Impacto Social e Sustentabilidade do iFood, é necessário ouvir as pessoas para ter um impacto positivo maior ao tomar decisões. Isso passa por entender os desafios de gestão e sustentabilidade de restaurantes, pessoas entregadoras e todos os envolvidos. Por isso, ela criou o Laboratório de Inovação Social.
“Descobrimos que, para combater vieses e conflitos interpessoais, é preciso que as pessoas se conheçam, se comuniquem de forma respeitosa e sejam tratadas de maneira justa e igualitária. Estamos colocando a filosofia em prática para abordar desafios sociais complexos no nosso ecossistema”
Em outras palavras, o que Luana falou em entrevista ao site Fast Company Brasil foi que, quando todos participam do diálogo, existe o compartilhamento de ideias, visões de mundo e conhecimentos. Essa é a proposta da responsabilidade social em uma empresa.
Quais os benefícios da responsabilidade social corporativa?
Os benefícios da responsabilidade corporativa são melhoria da imagem e da reputação, capacidade de atrair clientes engajados e vantagem competitiva. Também há vantagens no apoio à comunidade local e redução de problemas sociais, como desigualdades.
Vantagens da responsabilidade social corporativa
- O branding é fortalecido.
- Os resultados organizacionais tendem a melhorar.
- É possível alcançar a redução de custos.
- Há incentivo ao consumo sustentável e à responsabilidade ambiental.
- As desigualdades podem ser mitigadas.
- Fica mais fácil atrair investidores e parceiros.
- A inovação é incentivada devido à busca por soluções sustentáveis.
- A atração e retenção de talentos melhora, porque os colaboradores veem valor em trabalhar para a empresa.
- Os riscos são reduzidos, já que se tende a seguir as boas práticas regulatórias e de mercado.
- Há o engajamento de colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros etc.
- A sustentabilidade é trabalhada com vistas ao longo prazo.
- O impacto social é positivo.
Como garantir a responsabilidade social corporativa?
- Realize campanhas de educação ambiental.
- Adote embalagens sustentáveis e realize a reciclagem.
- Defenda os direitos civis e promova a igualdade.
- Crie campanhas de doação de roupas e alimentos.
- Implemente programas que contribuam com a saúde do colaborador.
- Apoie projetos realizados na comunidade local.
- Incentive a diversidade e a inclusão na empresa.
- Opte por insumos renováveis.
- Cumpra todas as leis trabalhistas.
- Realize ações de engajamento social.
- Mantenha e participe das ações do Compromisso de Melhoria Contínua do iFood.
- Elabore um código de conduta empresarial para evidenciar os interesses em benefício da sociedade.
- Estabeleça uma comunicação eficiente entre a empresa e a comunidade local.
- Contrate mão de obra local.
É nesse contexto que a VP de Impacto Social e Sustentabilidade do iFood trabalha.
“A fase em que me encontro hoje é a de potencializar o setor privado para que se torne catalisador dos avanços sociais e ambientais que precisamos ver”
Quais são os exemplos de ações de responsabilidade social corporativa?
- Projetos voltados para a educação dos empreendedores, como o iFood Decola.
- Inclusão digital.
- Incentivo a cuidados e acesso à saúde.
- Projetos esportivos e culturais.
- Destinação de porcentagem dos lucros para causas sociais ou ambientais.
- Programas para descarte e uso ético dos produtos.
- Uso de fontes de energia renováveis para ser uma empresa sustentável.
Essas são apenas algumas iniciativas que você pode adotar e que o iFood já coloca em prática. Existem muitas outras possibilidades que demonstram a importância da responsabilidade social em uma empresa.
Esse pode ser um ponto bastante favorável para pequenos e grandes negócios. Porém, o que realmente incentiva o iFood a adotar essas boas práticas é a transformação que a responsabilidade social corporativa pode gerar nas lojas parceiras, na comunidade e nas pessoas entregadoras.
Então, o que acha de saber mais sobre as ações do iFood? Conheça as iniciativas de impacto social no nosso site e saiba mais sobre nossos valores organizacionais.