Segredos da logística de sucesso em um delivery

Não sabe como fazer uma boa gestão logística? Saiba como conduzir o seu negócio ao sucesso com os segredos deste post!

A logística passa por um bom planejamento do delivery. Afinal, muitos clientes são funcionários e precisam de entregas em tempo hábil, o que requer processos bem orquestrados e executados. Do contrário, esse consumidor só vai comprar uma vez, impedindo o negócio de ter um fluxo mais recorrente de receita.

Sou Allan Barros, criador da Comunidade Delivery de Marmita e Expert iFood, e vou ajudar você com algumas dicas sobre o assunto. Espero que elas possam ser implementadas no seu estabelecimento, gerando receita e clientes satisfeitos.

Continue a leitura e tenha sucesso com as minhas dicas, junto às de Taíne Hoffmann, especialista em Administração, para a logística do seu empreendimento!

Qual a totalidade da logística no restaurante?

Na realidade de um delivery de marmita, por exemplo, a primeira parte é entender que, durante a operação, “o pedido precisa ser entregue no horário previsto“. Na prática, devemos otimizar a linha de produção para que os insumos usados nas refeições estejam prontamente disponíveis na hora do preparo.

Desse modo, a pessoa entregadora recebe a encomenda no tempo correto, não se sobrecarregando no processo e tendo o seu momento merecido de descanso. Clientes, na outra ponta, também se beneficiam por ficarem felizes com o serviço.

Qual a importância de uma logística bem executada?

Como costumo dizer, “delivery é entrega, e entrega faz com que o cliente retorne. Mas, muitas vezes, você foca tanto no produto, na qualidade e nos diferenciais, que acaba se esquecendo de um detalhe: o que vai fazer o cliente fidelizar é a logística do processo.

Sempre vale lembrar que a logística está ligada ao bom gerenciamento de cadeia de suprimentos, que é necessário para assegurar que alimentos e demais produtos cheguem ao destino com qualidade e no momento certo.

Além disso, a logística é composta por três partes essenciais:

  • gestão de estoques — saber quais itens com alta rotatividade estão perto de acabar e fazer a reposição, bem como identificar insumos com menos saída e evitar compras em excesso;
  • gerenciamento de pedidos — ter o máximo de organização e padronização quando o cliente pedir algo, evitando erros como a adição ou não de itens não solicitados;
  • entrega dos itens — tanto no estabelecimento quanto no delivery, essa é a parte que vai definir se o cliente vai fidelizar com o negócio ou não.

Quais as etapas da logística de restaurante?

Eu diria que a logística começa na pré-organização“. É a pessoa que entrega que precisa fazer o checklist de todos os itens que serão levados ao cliente, da refeição aos itens adicionais, como a presença ou não de talheres, temperos, maquininha de cartão etc.

Contudo, o sucesso também depende do estabelecimento que demanda o delivery. Agilizar o processo de liberação de pedidos de rota semelhante, fazer um mapeamento eficiente e ter o apoio de pessoas entregadoras que conheçam bem a cidade são estratégias logísticas importantes.

Assim, o processo de entrega dos pedidos é otimizado com excelência, há a redução de falhas e uma melhor análise de desempenho.

O modo de preparo das refeições também é um ponto crucial. A equipe responsável deve ser ágil e organizada, por mais que sozinha não faça milagre. Isso porque uma boa logística precisa ser uma cadeia de processos coordenados, desde as compras junto aos fornecedores até a chegada do item na mesa ou residência do consumidor.

Como parcerias e fornecedores ajudam a desenvolver uma logística de sucesso?

Uma das características dos bons fornecedores é oferecer condições de pagamento. Afinal, quem não gosta também de um bom desconto na hora de comprar os insumos do negócio? Mais do que economia, isso significa uma promoção que consiga trazer mais clientes ao estabelecimento. Tudo contribui para aumentar a receita da empresa e a expansão das suas atividades.

A inovação também consegue fazer a diferença nessa parceria com os fornecedores. Um novo ingrediente, por exemplo, pode fazer o cardápio se tornar mais diversificado e mostrar ao cliente que o estabelecimento busca se atualizar quanto aos itens ofertados.

Até mesmo pensar em logística reversa faz o seu negócio se destacar, uma vez que ela foca no reaproveitamento de materiais. Ou seja, você garante que os processos produtivos do seu estabelecimento não prejudicam o meio ambiente, com destino certo e sustentável.

As parcerias com plataformas de entrega de comida também fazem toda a diferença. “Para os restaurantes menores, essas plataformas são um empurrão para crescer. Eles conseguem alcançar mais gente sem ter que investir muito dinheiro em marketing ou em uma frota de entrega própria.”, destaca Taíne.

O iFood, por exemplo, está aí para oferecer versatilidade, praticidade e aumento do alcance de oportunidades para fazer o seu negócio ser muito mais visto pelo público. Assim, as chances de se tornar o sucesso da região só aumentam, assim como os ganhos para a sua marca.

Quais tendências impactam os restaurantes para auxiliar nesse processo?

Os sistemas de gestão logística transformaram toda a rotina, tornando os serviços mais rápidos, eficientes e sincronizados com as expectativas dos clientes. Por isso, contar com a tecnologia é fundamental para diminuir os erros, agilizar os pedidos e manter o controle da qualidade e da quantidade dos materiais do estoque.

“Outra grande novidade é a automação na cozinha. Imagine ter máquinas que ajudam a preparar a comida. Isso não só acelera o processo, mas também garante que cada prato saia exatamente igual, mantendo seus clientes sempre satisfeitos”, menciona Taíne Hoffmann.

É claro que não pode faltar o uso de Inteligência Artificial (IA) para ajudar a prever as tendências entre os clientes e os melhores momentos para investir nesses recursos. Até mesmo a entrega está mais tecnológica, com o uso de drones e veículos autônomos. “Significa entregas mais rápidas e custos menores com transporte”, diz Taíne.

Não pode ficar de fora também a personalização dos pedidos e das ofertas, assim como a preocupação com a sustentabilidade. O uso de materiais biodegradáveis e a parceria com fornecedores responsáveis estão cada vez mais em alta.

Não vou impactar os meus clientes se olhar somente para o meu negócio. O que isso quer dizer? Dar aquela “espiada” na concorrência e ficar de olho nas tendências do setor faz toda a diferença.

A informação está muito mais acessível do que antes, e isso é muito positivo, mas o volume dessas informações é muito grande. Portanto, é importante filtrar o que pode ser usado pelo seu negócio ou não. Esse cuidado ajuda a evitar aquele “dar um salto maior do que as pernas”.

Não só tendências de pratos devem ser estudadas, mas os processos logísticos. Quais tecnologias são empregadas para o cliente ter uma experiência impactante com o seu estabelecimento? Pense nisso!

Qual o foco necessário para prever as demandas logísticas?

Prever demandas é se preparar para picos de movimento no delivery, por exemplo. Ter esse entendimento ajuda a definir a quantidade de entregadores necessários para fazer as entregas conforme o planejado e satisfazer o maior número de clientes.

Reclamações dos clientes sobre visibilidade logística podem acontecer. Entretanto, esses erros não podem se repetir, principalmente em relação a atrasos. Se a demanda do estabelecimento está maior, é preciso aumentar também a quantidade de pessoas entregadoras para dar conta dos pedidos.

Como adotar uma solução tecnológica voltada para a logística?

A escolha das ferramentas corretas vai facilitar todo o serviço de logística. Sistemas de CRM para melhorar a gestão dos clientes, de ponto de venda para facilitar o registro e de controle de estoque são exemplos disso.

“O segredo é fazer com que todas elas conversem entre si, criando um sistema integrado que dá uma visão completa e facilita a gestão do seu negócio”, comenta Taíne sobre as ferramentas tecnológicas para logística integrada do estabelecimento.

Além disso, o treinamento da equipe, a análise dos dados dos resultados logísticos e a atualização constante dos sistemas são cuidados essenciais. A padronização e otimização de rotas também são importantes. Na prática, um software de roteirização, por exemplo, ajuda a calcular o melhor percurso que a pessoa entregadora deve fazer, considerando variáveis como o trânsito.

Exemplos práticos de uma logística de sucesso em restaurantes

Existem softwares específicos para gestão de restaurante que funcionam na nuvem. Logo, não vou me preocupar com licenças e atualizações desses sistemas, visto que a empresa que comercializa a solução lida com essas questões mais técnicas.

Para usar esse tipo de software, o dono do negócio paga uma mensalidade, como um serviço de assinatura. Se precisar de mais recursos de armazenamento e processamento no futuro, isso pode ser feito de forma rápida, e o pagamento é proporcional ao uso.

Por funcionar na nuvem, sem necessidade de programas instalados, esses softwares coletam e processam uma grande quantidade de dados. Assim, a tomada de decisão fica simples e falhas da operação de delivery podem ser identificadas e corrigidas rapidamente.

Veja um dos principais destaques da NRA Show 2022, reportado pela Galunion, em seu estudo.

“Simplifique, encolha e foque, e assim enfrente a inflação de custos e falta de recursos!”.

O Entrega Fácil é uma ótima solução logística para quem quer otimizar seu delivery. Com esse serviço, você pode focar nas vendas, porque as pessoas entregadoras parceiras do iFood ajudam a levar os pedidos do seu estabelecimento até os clientes.

A logística de negócios alimentícios requer a estruturação de vários processos. Seguindo as dicas que apresentei até aqui, seu negócio tem tudo para conquistar clientes e crescer. O sucesso é ainda maior com a ajuda da tecnologia, responsável por automatizar rotinas, prover dados e reduzir custos.

Gostou do post? Então, compartilhe o que aprendeu por aqui nas suas redes sociais e mostre como é fácil otimizar os processos logísticos de estabelecimentos do ramo da alimentação!

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