Em busca de melhorar a experiência dos negócios parceiros, o iFood tem o Sob Demanda. Essa solução aumenta a agilidade da entrega dos pedidos aos clientes e ainda permite que a loja parceira foque a qualidade do produto e do serviço.
A funcionalidade proporciona uma experiência melhor para clientes e lojas parceiras, oferecendo um serviço de entrega abrangente tanto para pedidos dentro da plataforma iFood quanto para aqueles fora dela.
Portanto, o Sob Demanda pode ser um dos segredos da logística do seu negócio, especialmente em um cenário em que o delivery está em crescimento. Para ter uma ideia, dados do iFood indicam que os pedidos na madrugada (00h às 7h) aumentaram 24,7%. Já os de café da manhã (7h às 11h) tiveram alta de 30,7%.
Então, como o Sob Demanda pode ajudar sua loja parceira a alcançar melhores resultados? Continue a leitura para descobrir todas as vantagens dessa solução e como pode beneficiar o seu negócio!
O que é o Sob Demanda?
O Sob Demanda é o serviço do iFood que conecta sua loja com pessoas entregadoras para realizar entregas de pedidos recebidos dentro e fora do aplicativo iFood. Dessa forma, é possível agilizar o serviço e focar na qualidade dos seus produtos, o que tende a aumentar a satisfação do cliente.
Essa solução foi criada, porque a entrega é essencial para o seu negócio. Assim, você pode realizar entregas contando com o iFood, que vai conectar você com pessoas entregadoras.A medida é válida tanto para os pedidos feitos diretamente no app iFood (Sob Demanda On) quanto para aqueles que chegam por WhatsApp, aplicativo, site próprio e telefone, por exemplo (Sob Demanda Off).
Quem pode utilizar o Sob demanda?
Para utilizar o serviço Sob Demanda, as lojas parceiras precisam atender alguns critérios, como:
- Ser restaurante;
- Estar em uma área de atendida/coberta pela Logística Parceira do iFood;
- Deve haver entregadores disponíveis na sua região;
- A forma de pagamento solicitada deve estar disponível no momento da solicitação*.
*Considere que os entregadores iFood não aceitam pagamentos em cheque ou vale-refeição.
Quanto custa o Sob Demanda?
Pela comodidade do serviço, cobra-se um valor de frete do restaurante, calculado conforme a distância da entrega. Portanto, as condições contratuais com o iFood permanecem válidas, com uma soma da quantia da pessoa entregadora.
Para pedidos feitos fora do iFood no Gestor de Pedidos, há a cobrança de uma taxa de 4% do valor do pedido, que pode variar entre R$0,20 e R$6,70.
Quais são as funcionalidades do Sob Demanda?
Agrupamento de pedidos
O recurso de agrupamento permite que você pague menos conforme a quantidade de pedidos aumenta — e a boa notícia é que vale a partir da segunda compra feita por algum cliente. O desconto é de R$2 no frete por pedido alocado. Essa funcionalidade está disponível somente no Gestor de Pedidos.
Entrega Segura
A ferramenta Entrega Segura oferece benefícios para quem preenche seus dados corretamente. Nesse caso, os benefícios são:
- indicação da página de rastreio e o código de confirmação de entrega por WhatsApp do cliente;
- opção “sem telefone” para as lojas parceiras que não têm essa informação;
- confirmação de endereço cadastrado pelo restaurante por parte do cliente. Caso esteja errado, ele pode ajustar.
Código de confirmação de entrega
O código de confirmação de entrega são os 4 últimos dígitos do telefone do cliente cadastrado. Esses números são repassados pelo usuário à pessoa entregadora no momento da chegada do pedido para trazer mais segurança.
Caso a empresa use o Sob Demanda Off, a loja parceira pode informar o número do telefone para haver a confirmação. Além disso, se houver a escolha pelo link de rastreio iFood, o cliente receberá essa informação por WhatsApp com a indicação de fornecer o código à pessoa entregadora.
Código de confirmação de coleta
Já o código de confirmação de coleta serve para assegurar que a pessoa entregadora está com o pedido. Isso porque nem sempre essa informação é apontada no app.
A partir dessa ferramenta, a pessoa entregadora precisa informar o código de coleta de 4 dígitos para pegar o pedido. Por sua vez, a loja parceira confirma no Gestor de Pedidos ou na comanda e libera o produto.
Rota devolução
O recurso rota devolução é específico para pedidos que apresentaram algum problema na entrega. Nessa situação, a pessoa entregadora devolve a compra para a loja parceira a fim de evitar fraudes e aumentar o controle do restaurante.
Essa ferramenta serve para casos em que o cliente não é localizado. Então, a própria pessoa entregadora pede o cancelamento, volta para o restaurante e devolve mediante a informação do código disponível no Gestor de Pedidos.
Como contratar o Sob Demanda?
Contratar o Sob Demanda é simples e prático, e a partir de agora já nascerá ativo para nossos restaurantes. A plataforma está aqui para garantir que suas entregas ocorram de forma eficiente e sem atrasos.
Acessando o Portal do Parceiro > Serviços e Soluções, você encontra a página de Sob Demanda e, por lá, consegue contratar o serviço quando quiser.
Contratar o Sob Demanda On para pedidos recebidos no app iFood
Para pedidos recebidos dentro do app iFood, basta seguir os passos:
- Acesse o Gestor de Pedidos;
- Clique no pedido recebido, que você precisa de um apoio na entrega;
- Clique em “Opções de Entrega” no canto direito inferior da tela e selecione “Solicitar entrega”;
- Confira as informações e solicite a logística.
Contratar o Sob Demanda Off para pedidos recebidos fora do app
Para pedidos recebidos fora do app iFood, abra o Gestor de Pedidos e clique no ícone de capacete localizado no menu lateral esquerdo. Agora, siga os passos:
- Clique no capacete localizado na aba lateral esquerda;
- No campo Pedidos de outros canais, localizado à direita da tela, selecione a opção “Solicitar entrega”;
- Insira o endereço do cliente e confira a disponibilidade de entregadores e o valor do serviço;
- Preencha informações adicionais, como complemento de endereço e referência;
- Preencha os dados do pedido com nome do cliente e telefone;
- Confira os dados e confirme;
- Tudo certo! Agora é só clicar em Solicitar entrega.
- Após solicitar a entrega do pedido, você consegue acompanhá-la em tempo real. O Gestor de Pedidos no iFood também disponibilizará um link que pode ser enviado ao seu cliente, com o monitoramento do entregador com o pedido.
Além da praticidade para você, o Sob Demanda oferece comodidade aos seus clientes. Isso porque eles acompanham a rota do entregador em tempo real.
Essa transparência aumenta a confiança e a satisfação dos consumidores. Conte com o iFood para tornar suas entregas ainda mais eficazes e agradáveis!
Saiba como ver a previsão do tempo de chegada do entregador no Sob Demanda antes da alocação e outras dúvidas na FAQ.
Aproveite a visita no blog e acompanhe o que está sendo feito em relação a melhorias e processos na plataforma!
Respostas de 88
Olá, quero começar um delivery em minha cidade e tenho uma dúvida, se eu estiver utilizando o serviço de entrega fácil do ifood, o entregador pode receber o pagamento na hora em dinheiro ou no cartão? Caso o cliente compre por fora do app do ifood é possivel o entregador receber o pagamento no ato de entrega? E como funciona a máquina ifood?
Olá, Nycolas. Ao utilizar o Entrega Fácil, você deverá combinar o pagamento diretamente com o cliente. Esse pagamento não é intermediado pelo iFood. Cabe à loja e ao cliente combinarem o melhor meio de pagamento, como pix e transferência, até mesmo pela maquininha.
Caso queira entender melhor sobre as opções de pagamento na entrega confira aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/pagamento-em-dinheiro/
Ola nao consigo acessar meu portal do ifood pra retomar atividades e qdo tento dizer q esqueci senha da erro podem me ajudar por favor
Olá, Andressa. Tudo bem?
Para que nosso time responsável possa ajudar, poderia entrar em contato com a gente via DM em nossa página oficial (@ifoodparaparceiros)? Não esqueça de nos enviar seu CNPJ, número de telefone com DDD e e-mail atualizado. Assim conseguimos oferecer o suporte necessário para o seu caso.
Não estou conseguindo vê o valor da entregua pra eu poder falar pro cliente
Olá, Pedro. Você já buscou ajuda através do Portal do Parceiro? Basta clicar no botão “Chamados e Ajuda” e, em seguida, em “Atendimento”. Assim, a nossa equipe vai analisar o seu caso. 😊
Estou a meses tentando reativar meu cadastro, abrir minha loja e não consigo, já chamei no Instagram, me mandaram msgs que iam resolver meu problema,porém depois sumiram, preciso abrir minha loja por favor
Oi, Amanda! Se já mandou mensagem na nossa DM, é só aguardar que vamos chegar no seu caso e dar continuidade por lá, ok?
Quero usar o serviço “SOB DEMANDA” mas não tenho esta opção na nossa loja, pode nos ajudar por favor?
Ei, tudo bem? O Sob Demanda agora é Entrega Flex! Para contratar, acesse “Serviços e soluções” no Portal do Parceiro, e clique no cartão com a opção de “Plano Entrega Flex”. Veja mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/plano-entrega-flex/
Serviço muito caro.
Olá, Luan. Agradecemos pelo seu comentário.
Estamos sempre buscando melhorias para a experiência dos nossos parceiros aqui no iFood. Com o Entrega Flex, seu restaurante pode chegar ainda mais longe, atender novas áreas e conquistar novos clientes. Lembrando que você pode alterar o plano a qualquer momento, caso esse não seja seu objetivo agora, ok?
Disquieting https://www.nothingbuthemp.net/online-store/THC-Chocolates-c142306589 has been somewhat the journey. As someone fervent on spontaneous remedies, delving into the to the max of hemp has been eye-opening. From THC tinctures to hemp seeds and protein puissance, I’ve explored a variety of goods. Regard for the disorder bordering hemp, researching and consulting experts receive helped pilot this burgeoning field. Entire, my sophistication with hemp has been favourable, gift holistic well-being solutions and sustainable choices.
Olá. Tenho uma loja no Ifood com o plano básico. Se eu pedir o entrega fácil pago só o valor do frete ou tem mais alguma taxa?
Oi, Márcia. Será cobrada uma taxa adicional do restaurante, calculada conforme a distância da entrega. Ao clicar no botão Solicitar Entregador, o Gestor de Pedidos abrirá uma nova tela com o valor para você confirmar e validar a solicitação. Se estiver de acordo, basta confirmar a solicitação. 😉
Oi Devia ter uma tabela pré existente por quilometragem pq aí eu cadastraria no meu app ou deixaria a tabela para o cliente consultar.
Olá, Silvia! Obrigado pela sugestão!
Aqui no iFood estamos sempre preocupados em melhorar a experiência com a plataforma. Levaremos a pauta para o nosso time focado em melhoria contínua.
Boa noite,
Existe um limite de solicitações de sob demanda ?
Tenho duas lojas e uma delas vai precisar ficar sem entregadores por um tempo, por isso queria saber se tem algum limite de utilização do sob demanda
Obrigado
Ei Thiago, beleza? Não existe limite de pedidos com o Sob Demanda! Pode usar o quanto precisar. 🥰
Boa tarde! Qual a área de cobertura do Ifood sob demanda?
Eu trablaho no ifood com entrega parceira! Posso utilizar ela para pedido recebidos no Anota.ai ?
Olá, Gustavo. Tudo bem?
Pode sim!
Quem paga a taxa de entrega usando esse serviço nos pedidos do ifood? queria saber se tem como colocar entrega grátis pro cliente e solicitar o entregador ifood.
Olá, Mikaely. Tudo bem?
Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” e depois em “Atendimento”.
se eu tiver no plano basico e pedir entrega sob demanda pago o valor do frete e mais uma taxa? gostaria de entender isso, tenho entregador mas pode acontecer dele não dar conta e precisar de uma ajuda extra
Olá, Leandro! Tudo bem?
Para obter mais informações sobre o serviço Sob Demanda, visite nosso blog através deste link: https://blog-parceiros.ifood.com.br/sob-demanda/.
Se tiver mais alguma dúvida, estamos à disposição para ajudar!
Boa noite! Gostaria de saber se posso programar um horário para entrega ou sonente imediata?
Gostaria de saber se é possível solicitar mais de uma entrega de uma vez.
Goataria de saber também se a tarifa altera nos horários de pico.
Muito obrigada
Olá, Glaucia. Tudo bem?
No iFood, você pode agendar o horário das suas entregas conforme sua necessidade. Caso esteja com uma demanda elevada, é possível realizar múltiplas entregas no mesmo período. Além disso, a tarifa de entrega permanece a mesma, independentemente do horário de pico.
Solicito a entrega sob demanda, porém nossa loja no app não recebe tantos pedidos e como não conseguimos cobrir o valor do sob demanda, após um período ele fica bloqueado. Poderia ser gerado boleto com um valor menor do atual ou alguma outra forma, isso prejudica restaurantes pequenos
Olá, Priscila. Obrigado pela sugestão!
Aqui no iFood, estamos sempre preocupados em melhorar a experiência com a plataforma. Levaremos a pauta para o nosso time focado em melhoria contínua.
Quando o pagamento do cliente é no dinheiro ou máquina, temos que entrega a maquininha ou o dinheiro pro entregador ou eles tem o próprio dinheiro ou máquinhinha?
Oi, Ana. Quando o pagamento do cliente é em dinheiro ou na maquininha, o cliente vai pagar diretamente ao entregador e o valor será repassado a você normalmente pelo iFood. Se precisar de mais ajuda, estamos por aqui! 😊
Para contratar o Sob demanda é necessário já ser parceiro do ifood?
Oi, Mônica. Para saber mais sobre contratar o Sob Demanda você pode acessar este link: https://blog-parceiros.ifood.com.br/sob-demanda. Mas sim, é necessário já ser parceiro. 🙂 Não deixe de checar no blog também nossos planos!
Bom dia. Existe possibilidade de integrar o sob demanda a plataformas de ecommerce (exemplo: Vtex) para que a entrega seja solicitada imediatamente após a aprovação do pagamento do pedido?
Olá, Cesar. Tudo bem?
Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos ajudar o seu caso. Basta clicar em “Ajuda” no canto superior à direita.