Datas comemorativas: quais aproveitar e como vender mais?

Conheça algumas das datas comemorativas de maior relevância para o varejo e veja como explorar as oportunidades de vendas!

Saber como vender mais em datas comemorativas é uma ótima estratégia para impulsionar as vendas e fazer o faturamento crescer. Com um planejamento antecipado de marketing e venda, é possível aproveitar a sazonalidade do calendário a favor do negócio.

Para isso, é preciso identificar quais são as principais datas e seu impacto no desejo de compra do consumidor. Próximo de uma data comemorativa, o comércio tende a se agitar, intensificando o movimento das vendas.

Continue a leitura e saiba como vender mais em datas comemorativas!

Quais são as datas comemorativas que mais vendem?

Muitas datas têm um forte apelo comercial e podem gerar resultados surpreendentes se planejadas corretamente. Pesquisas indicam que algumas datas especiais se destacam em termos de vendas, como:

No entanto, também vale apostar em datas menos expressivas, como Dia do Amigo ou o Dia do Hambúrguer, que são datas menores mas que podem trazer bons resultados em campanhas direcionadas para o público certo.

No ramo de food service, as possibilidades são amplas, considerando as preferências dos consumidores.

É importante dizer que as datas comemorativas não se referem, necessariamente, aos feriados previstos ao longo do ano. Até porque, nem todos têm potencial de exploração e impacto nos resultados do varejo.

Como usar essas datas de forma estratégica?

Você pode usar as datas comemorativas para fazer promoções pontuais por tempo limitado, oferecer algum benefício especial ou publicar posts temáticos nas redes sociais para atrair os clientes.

O planejamento é a chave de sucesso para qualquer campanha promocional, já que a antecipação permite pensar as ações de forma estratégica. A data comemorativa simboliza algo que as pessoas desejam materializar e eternizar, o que pode ser um presente ou um evento.

De acordo com o reporte de Food&Tech Trends da GALUNION, realizado em parceria com o Instituto Qualibest, o número de brasileiros que voltou às atividades sociais sugere um consumo maior de alimentos e retomada do varejo. Ou seja, 64% dos “mais de 1 mil entrevistados se reúnem para comer com familiares e amigos por diversos motivos.

Segundo João Barcelos, embaixador do iFood, uma dica é criar “combos presenteáveis com algo específico, usando a criatividade”.

Como construir um calendário de datas comemorativas relevantes?

O primeiro passo é pensar no seu público-alvo e saber quais datas se encaixam no perfil dos seus consumidores. Considere tanto as datas de maior abrangência quanto aquelas que não são tradicionais, mas que provocam o desejo de celebração e compra.

Pense na sazonalidade do cardápio e no que pode ser adequado para comemorar uma data, sem influenciar sua atividade principal. “As datas especiais são sempre uma oportunidade que o comércio tem de atrair os olhares para o negócio” e fortalecer a relação com os clientes, completa João Barcelos.

Faça uma pesquisa de todas as datas do calendário e selecione as principais e mais relevantes. É importante considerar as datas que fazem sentido dentro da proposta do que você vende e agregar ideias personalizadas.

Ao construir um calendário de datas comemorativas relevantes, lembre-se de usar as redes sociais para alcançar mais pessoas. O iFood e as redes sociais são ótimos aliados nesse processo. 

Não hesite em aproveitar o Instagram, o WhatsApp e outras plataformas para ampliar sua visibilidade e impulsionar as vendas. Utilize esses canais para compartilhar promoções especiais, lançar produtos sazonais e engajar seus clientes com conteúdo relevante e atrativo.

Como integrar ações de marketing e vendas em datas comemorativas?

O primeiro passo para integrar ações de marketing e vendas em datas comemorativas é construir um calendário. A partir dele, você pode pensar em promoções não tão comuns, formar parcerias com fornecedores, montar um cardápio para a data, entre outras ações. 

O varejo sofre um alvoroço natural quando as datas comemorativas vão se aproximando. Porém, esse comportamento é válido apenas para o que já é tradição. Para outras, como o Dia do Café, da Saudade, dos Avós, do Cliente, do Solteiro, por exemplo, precisam ser divulgadas.

A divulgação é essencial para que as pessoas saibam que você está promovendo ações diferenciadas em determinada data. É preciso fazer e oferecer algo diferente para chamar a atenção do público e ter a preferência na hora de decidir uma compra.

Use as redes sociais a seu favor, bem como os canais possíveis de comunicação com o maior número de consumidores possível. Se antecipe para saber o que as pessoas esperam do comércio e como você pode surpreender e causar um impacto positivo.

5 dicas para você vender mais em datas comemorativas

Que tal conhecer algumas dicas de sucesso para vender mais em datas comemorativas? Confira a seguir!

1. Faça um planejamento

É importante que seu cardápio esteja pronto e adequado para cada ocasião. Lembre-se de que os consumidores desejam presentear pessoas especiais, seja sua empresa um delivery ou uma loja física.

Ao planejar sua preparação, é necessário estudar os prazos dos fornecedores e sua capacidade de entrega. 

Isso garantirá que você tenha as quantidades necessárias de produtos ou materiais a tempo do aumento das vendas. Não esqueça de alinhar seus planos de preparação com as capacidades e limitações dos seus fornecedores.

2. Atualize a presença digital da sua empresa

É fundamental que seu público-alvo saiba quando e onde sua loja está operando para que possam realizar compras com facilidade. Por isso, mantenha sempre suas informações atualizadas na internet, incluindo redes sociais, site da empresa e Perfil da Empresa no Google.

Dessa forma, você facilita para os consumidores encontrarem seu negócio quando estiverem buscando pelos produtos que você oferece. Isso aumenta as chances de atrair novos clientes e impulsionar as vendas.

3. Prepare a equipe de atendimento

Quando os clientes começam a chegar, é um momento importantíssimo para garantir vendas bem-sucedidas. Você deve auxiliar os consumidores na escolha dos presentes e esclarecer dúvidas que possam surgir

Os membros da equipe devem estar prontos para conversar e oferecer sugestões, tanto pessoalmente quanto online, para entender as necessidades dos clientes e ajudá-los da melhor maneira possível. 

Esteja disponível para oferecer um atendimento personalizado e eficiente, o que pode fazer toda a diferença nas vendas..

4.  Ofereça ofertas aos clientes

Crie promoções atrativas que façam sentido tanto para seu negócio quanto para o consumidor final. Combos, descontos, cupons, opções de frete grátis ou diferenciado, cashback e outras iniciativas podem incentivar os clientes a fecharem negócio.

Seja criativo ao explorar as oportunidades oferecidas pela data comemorativa. Mantenha transparência e clareza em suas ofertas para construir confiança com os clientes e garantir que eles saibam exatamente o que estão recebendo ao fazer uma compra.

5.  Dê atenção ao pós-vendas

Durante datas comemorativas, é comum que ocorram trocas de presentes. Nesse caso, é importante estar preparado para oferecer um excelente atendimento ao cliente quando esse momento chegar. 

Fique atento que o processo de troca pode ser uma oportunidade para fidelizar o cliente e até mesmo gerar vendas adicionais no futuro, seja por meio de compras posteriores ou indicações para amigos. 

Garanta que sua equipe esteja pronta para lidar com as trocas de forma eficiente e amigável, garantindo uma experiência positiva para o cliente mesmo após a compra inicial.

Saber como vender mais em datas comemorativas ajudam um empreendedor a sair da zona de conforto e pensar de modo criativo. Por isso, não deixe para a última hora e comece a desenvolver quanto antes suas estratégias, unindo a atração do marketing com o poder de convencimento em vendas.

Gostou do post? Aproveite para conferir os feriados de 2024 e prepare-se já para as datas comemorativas deste ano para vender muito mais!

5 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

02/12/2024

Como fazer um relatório simples e eficiente?

01/12/2024

Culinária mexicana: 15 pratos para levar para sua mesa

30/11/2024

Como montar um cardápio de sucesso em 12 passos!