Descubra como abrir um delivery com pouco dinheiro!

A entrega de comida já virou hábito de consumo no Brasil. Confira algumas dicas de como começar no seu negócio!

Para quem deseja iniciar um negócio com pouco capital, entender como abrir delivery com pouco dinheiro é fundamental. Inclusive, a entrega de comida é uma tendência em crescimento. Segundo o reporte de Food&Tech Trends da GALUNION, dos mais de 1.000 entrevistados, 80% pedem delivery.

Investir nesse modelo de negócios traz muitos benefícios, pois envolve menos custos e mais oportunidades de venda. Com mais pessoas comprando para comer em casa, você pode aprender como montar pizzaria delivery, marmitaria ou qualquer outro tipo de empresa.

Neste artigo, Taíne Hoffmann, formada em Administração de Empresas, traz dicas excelentes para ajudar a entender o que é necessário para abrir um delivery com pouco dinheiro. Acompanhe!

O que é preciso para abrir um delivery?

A pesquisa da Galunion também mostra outros dados interessantes: 44% usam o iFood para compras por delivery. Já em relação aos hábitos de consumo, 51% compram bebidas não alcoólicas e 44% sobremesas e doces, além da refeição principal.

Além disso, a segunda edição de agosto de 2022 da pesquisa “Alimentação hoje: a visão dos operadores de estabelecimentos do foodservice”, também da Galunion, aponta dados interessantes. Segundo o relatório, 40% dos negócios fecharam o ano com faturamento superior a 2021, somado ao lucro no primeiro semestre de 2022.

Esses dados mostram a importância e as oportunidades geradas pelos serviços de entrega. Então, para começar, é preciso aprender como abrir um delivery. Por isso, você deve seguir alguns requisitos básicos, como:

  • ter uma cozinha própria, podendo ser uma dark kitchen;
  • contar com entregadores de comida;
  • montar um menu focado;
  • ter um estoque de embalagens;
  • criar presença online;
  • contar com parcerias para ganhar visibilidade e vender seus produtos ao público.

Quais os principais custos envolvidos?

Os principais custos giram em torno da estrutura da cozinha, de manter colaboradores e garantir a entrega. Ou seja, desde o estoque até as embalagens, passando pela contratação de funcionários e o uso de uma plataforma de gerenciamento de entregas.

Além disso, é importante considerar a pesquisa de mercado. “Antes de mais nada, é essencial investir em uma pesquisa de mercado para compreender a demanda, a concorrência e identificar o público-alvo. Este custo pode variar, mas é possível minimizá-lo realizando pesquisas online ou utilizando softwares de análise de mercado.”, explica Taíne.

Por isso, é essencial fazer um bom planejamento, para administrar bem o dinheiro disponível e investir onde é mais necessário para ter um negócio lucrativo.

Como abrir um delivery com pouco dinheiro?

Para quem não tem muito para investir, o essencial é distribuir bem os recursos para montar um delivery de lanches, de pizzas ou sorvetes. Por isso, vale seguir algumas dicas de como trabalhar com delivery. A seguir, confira estratégias para abrir o seu negócio!

Qualidade e assertividade do cardápio

Para começar, o melhor é definir um cardápio com poucas opções e ingredientes em conta, mas sem comprometer a qualidade. Para isso, contar com parcerias com produtores locais e fazer uma boa pesquisa de mercado podem ajudar.

Acerte na escolha do segmento

Para ter mais destaque no mercado e mais oportunidades de retorno dos investimentos logo no início, o ideal é escolher um segmento com demanda e pouca concorrência. Analisar quais são as principais necessidades dos clientes da sua região que não são atendidas por outros negócios contribui para identificar as melhores oportunidades.

Reduza custos no início

Ter muita atenção no controle financeiro é importante para abrir um delivery com pouco dinheiro. Para isso, existem algumas estratégias que podem ajudar. Por exemplo, comece na sua cozinha, se possível, para reduzir custos com aluguel. 

Além disso, coloque a mão na massa e produza com poucos funcionários. Ao longo do tempo, conforme o necessário, você pode aumentar o quadro de colaboradores. Vale a pena também procurar uma entrega eficiente, com profissionais terceirizados, de bicicleta ou outra opção que seja boa para sua região.

Não deixe também de monitorar as despesas frequentemente para ter mais controle financeiro, cortar gastos em excesso e aproveitar as oportunidades de investimento. Para se planejar, nossa especialista Taíne traz 3 dicas:

  • “tenha um dinheiro guardado para emergências e para cobrir os custos iniciais até o negócio começar a dar lucro;
  • faça um planejamento de todas as entradas e saídas de dinheiro para não ser pego de surpresa;
  • se necessário, procure opções de empréstimos ou investidores que possam ajudar no começo.”

Busque visibilidade

“A divulgação do delivery é fundamental para atrair clientes. Os custos podem variar muito, mas é possível começar com estratégias de marketing digital mais acessíveis, como as redes sociais, e ir expandindo conforme o retorno sobre o investimento.”, continua Taíne.

Garantir que o seu delivery seja conhecido pelo público-alvo é um processo fundamental para o sucesso do negócio. Portanto, marque presença nas redes sociais com estratégia para promover o negócio de forma econômica.

Outra estratégia de sucesso é investir em plataformas de delivery, que otimizem seu trabalho e aumentem sua exposição na internet. Assim, cada vez mais pessoas podem conhecer o seu negócio, experimentar o delivery e retornar ao ter uma boa experiência.

Quais os nichos com maior potencial de retorno hoje?

Investir no que mais vende é uma boa estratégia para saber como abrir um delivery com pouco dinheiro. Alguns exemplos de nichos de comida em alta no momento, segundo Taíne, são:

  • comida saudável e orgânica;
  • vegetariano e vegano;
  • comidas de outros países (étnicas);
  • comidas confortáveis, mas com um toque especial (gourmetizadas);
  • refeições pré-preparadas e kits de refeição.

João Barcelos, embaixador do iFood também traz dicas de investimentos. Ele diz que “nos períodos de café da manhã, (os) itens mais vendidos são itens em combos”.

Para ele, essa estratégia pode funcionar para a empresa e facilitar para o cliente: “combo de pão, queijo e presunto; ou pão e mortadela; ou pão, leite e manteiga (…) Porque, além de ser a ‘combinação perfeita’ para o café da manhã, esses tipos de produtos, geralmente, ultrapassam ou igualam-se ao pedido mínimo de padarias”.

Assim, a pessoa pode cumprir a cota de compra mínima para o delivery, por meio de opções que pareçam mais vantajosas.

João Barcelos continua dizendo que “os produtos que mais performam bem são os combos a partir do valor do pedido mínimo. Então, por exemplo, se você vende café da manhã e tem um pedido mínimo de R$ 20,00, crie combos de R$ 20,00 porque eles certamente serão muito bem vendidos”.

Independentemente do que você escolher, quando for aprender como abrir delivery com pouco dinheiro, o principal é oferecer um serviço de qualidade e dar conta de todas as entregas. Além disso, invista em capacitação para garantir seu sucesso no empreendimento e acompanhe o interesse dos consumidores para seguir as tendências e aproveitar as oportunidades.

Quer saber algumas delas que vão fazer a diferença no seu negócio? Descubra as principais tendências em delivery para você acompanhar!

6 respostas

  1. Parece que algo deu errado
    Estamos com problemas para carregar a aplicação.

    Você pode tentar recarregar.

    Preciso de ajuda

    1. Oi Vanilda!! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros).

  2. Perdi o acesso a minha conta já faz 3 meses que estou tentando recuperar e não consigo ter nenhum retorno em todos os canais de suporte Ifood parceiros, já tentei diversas formas e não obtive sucesso por favor preciso voltar com meu delivery!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

20/11/2024

Sobremesas para restaurantes: veja como atrair clientes com a doçur...

19/11/2024

Como criar uma proposta de valor única para seus clientes

19/11/2024

iFood MoveCast: o novo podcast que olha para o futuro