Multicanais: saiba como usar

Entenda como criar uma estratégia de multicanais que promoverá verdadeiros resultados para a sua empresa.
17 Min
multicanais

Se você quer vender mais, precisa ir além e oferecer mais que bons produtos. Uma estratégia de multicanais de vendas aumenta as oportunidades de negócio e captação de clientes.

Existem clientes de vários tipos, com preferências variadas. Alguns gostam de entrar em contato com sua loja por um canal direito, outros preferem por aplicativo ou canal on-line. O comportamento dos consumidores é diversificado, oferecer variedade na conexão com a loja, portanto, amplia o leque.

Para entender melhor como a estratégia de multicanais ajuda a aumentar a captação e fidelização de clientes, continue a leitura!

O que é multicanal?

Multicanal, também chamado de omnichannel, é uma estratégia que combina diferentes canais de vendas para atender a seus clientes. Com uma estratégia de multicanais você garante presença dentro e fora da internet, atendendo aos mais variados perfis de público-alvo.

Essa estratégia precisa fazer parte do seu modelo de negócio. Elaborando a presença em diferentes canais, detalhando como ela acontecerá, com o objetivo e a intencionalidade em cada um deles, e como será feita a comunicação em cada plataforma.

O multicanal pode compreender o atendimento ao cliente, ampliando as oportunidades das pessoas entrarem em contato com a sua loja. Neste sentido, passa a ser uma estratégia fundamental para garantir uma experiência positiva para o cliente e gerar sua fidelização.

Ao ampliar o número dos seus canais, você também eleva as oportunidades de crescimento do seu empreendimento. Podendo aplicar o marketing estratégico para diferentes ferramentas, gerando mais oportunidades de interação com o seu público.

Em quais multicanais vender?

Com o avanço da tecnologia, surgem cada vez mais novas tecnologias para atendimento e proximidade com os clientes.

Pensando em um serviço de food service e delivery, há cada vez mais novos canais sendo criados. Desde a tradicional loja física, telefone, até as tecnologias do Grab and Go. As ferramentas de multicanais não param de crescer.

É por isso que é muito comum que você se pergunte sobre em quais multicanais a sua loja precisa estar presente. Para ajudar, vamos falar sobre os principais canais.

Loja física

Um dos mais tradicionais pontos de venda é a loja física. É necessário ter estratégias diferentes de marketing para conseguir atrair o público até o local.

A loja física é um espaço que pode oferecer uma experiência diferente para os consumidores. Isso porque eles terão a oportunidade de ser atendidos, visualizar os produtos pessoalmente e depois finalizar a compra.

Franquia

Ter uma loja de sucesso pode permitir que você replique o modelo em outros espaços. As franquias são alternativas para levar a marca para novos locais.

Existem lojas de tamanho internacional, oferecendo franquias em diferentes países. Há também franquias que estão em um mesmo país, estado ou município.

Tudo dependerá da estratégia do seu negócio e das oportunidades de extensão. 

Televendas

O televendas também é um multicanal tradicional. Ele é uma central de atendimento telefônico que estimula a venda dos seus produtos.

O público-alvo é composto majoritariamente por pessoas que não utilizam a internet ou preferem fazer seus pedidos diretamente com um atendimento telefônico.

Consultores

A rede de consultores é uma estratégia interessante para quem deseja oferecer uma experiência de venda mais próxima e intimista.

Esses profissionais são verdadeiros representantes da sua marca, que recebem ou visitam potenciais clientes para ofertar os seus produtos.

E-commerce

O e-commerce funciona como uma loja virtual, na qual os seus produtos são apresentados por categorias e as vendas acontecem digitalmente.

Para conseguir promover o máximo de divulgação da sua loja on-line é fundamental contar com estratégias de marketing digital. Investir em tráfego pago ajuda também a posicionar o e-commerce em páginas associadas ao interesse dos seus clientes.

App de delivery

Os aplicativos de delivery são ferramentas digitais que aproximam a sua loja dos clientes. Considerando que boa parte dos brasileiros têm smartphone, contar com um app pode ser bastante útil.

Você pode ter um aplicativo próprio, ficando responsável por toda a estratégica logística de entrega, pagamento etc.

Para quem deseja facilitar, o iFood é um aplicativo de delivery que oferece todo o serviço da complexidade logística.

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Take away

O Take Away é um modelo de negócio no qual o estabelecimento prepara o item para que os clientes o recolha e consuma em outro espaço.

Você pode oferecer a retirada do produto em um espaço separado do negócio, a fim de facilitar a logística interna do estabelecimento. 

Grab and Go

O conceito de Grab and Go promete revolucionar o mercado. É um sistema no qual os produtos já estão embalados e prontos para serem levados.

É uma verdadeira ressignificação do conceito de conveniência, juntando a facilidade de uma loja “express” com a qualidade dos produtos.

Vending machine

Em uma tradução livre, vending machine significa “máquina de vendas”. Atualmente, os produtos oferecidos dentro dessas máquinas estão mais sofisticados.

Se há algum ano era possível encontrar produtos prontos como bebidas, lanches e souvenirs, atualmente há máquinas que oferecem produtos feitos na hora, como pizzas. 

Drive thru

A retirada dos produtos pode ser facilitada com um serviço de drive thru. Trata-se de um espaço reservado da loja, no qual as pessoas podem comprar produtos sem sair do carro.

O conceito é bem tradicional, foi criado em 1931 nos Estados Unidos. Desde então, várias marcas aderiram à modalidade, como fast foods, farmácias,  mercados etc.

Esse tipo de serviço deixa tudo mais dinâmico para a pessoa consumidora, que pode fazer uma compra em uma parada rápida enquanto está dirigindo para outro destino.

Apps de mensagem 

Há uma forma mais próxima de fazer negócios com os seus clientes, por meio de aplicativos de mensagem como Telegram e WhatsApp.

Ambos abrem a possibilidade de fazer negociações de forma rápida e automatizada. É possível, dentro dos aplicativos, acionar funções comerciais.

Dessa forma, o atendimento pode ser realizado por robôs e chatbots. É possível oferecer um catálogo com os seus produtos e ter o pagamento efetuado dentro da própria plataforma.

Redes sociais

As redes sociais também são excelentes canais para ligar a sua loja aos clientes. Nelas você poderá explorar os diferentes formatos de produção de conteúdo — vídeos, fotos, gifs etc. — para mostrar seus produtos e sua marca para os consumidores.

É importante adaptar a sua linguagem para a realidade das redes sociais, aproveitando para explorar todas as funcionalidades que elas oferecem.

Como definir os canais de vendas?

A escolha dos canais não é feita apenas por sua vontade. É importante conhecer os canais que o seu público-alvo realmente utiliza.

Estar presente nos canais que os seus consumidores estão é fundamental para estabelecer o relacionamento.

Oferecer produtos por meio virtual é diferente do meio físico, por isso, é indispensável fazer um estudo sobre a probabilidade de venda e de alcance.

Além disso, deve-se pensar em estoque, meios de distribuição e como trabalhar a comunicação do seu negócio com o cliente.

Como ter uma estratégia sólida de multicanais?

A estratégia de multicanais pode ser um grande diferencial competitivo da sua marca, mas, para isso, é fundamental ter um plano sólido. 

Separamos alguns itens fundamentais para a elaboração dessa estratégia.

Estude seu público

O primeiro passo é estudar o seu público.  É fundamental que você entenda suas preferências, o padrão de comportamento de consumo e em quais canais estão presentes.

Quanto mais informações você tiver do seu público, melhor será a sua estratégia multicanal. O grande objetivo é compreender que não vale investir dinheiro em um canal no qual o seu público não está.

Entenda seu mercado

Compreender como o seu mercado se configura ajuda a criar percepções de como agir dentro dele. 

Imagine que o mercado no qual está atuando é voltado para pessoas que não têm o hábito de fazer compras on-line. 

Isso é um indicativo de que o seu grande investimento inicial deve ser em canais presenciais, como loja física, franquias, entre outros.

Analise os concorrentes

Estudar os concorrentes é sempre importante para que o negócio decole. Monitorar os concorrentes diretos e indiretos vai permitir você entender o que é feito no mercado que traz resultados positivos e o que gera prejuízos.

Além disso, você poderá ter novas ideias de como agir no mercado ao acompanhar o que os seus concorrentes estão fazendo.

Conheça seu produto 

Entenda o seu produto e as possibilidades que ele oferece para você. Por exemplo, um lanche dificilmente conseguirá ser vendido em um e-commerce. 

Ou seja, o seu produto também influencia na escolha dos canais que você atuará.

Invista em marketing

O marketing é fundamental para que sua estratégia de multicanais funcione adequadamente. 

É preciso que o seu público entenda que você está presente em determinado canal, que a sua loja oferece determinada opção para fazer negócios.

Se você cria um canal, mas não o divulga adequadamente, arriscará ficar sem ninguém para conversar por ele.

Acompanhe as tendências

Como falamos, a tecnologia está sempre inovando em estratégias de canais, criando novas maneiras de aproximar os clientes e os empreendimentos.

Acompanhar as tendências ajudará você a pensar no que poderá ser funcional para o seu negócio e inovar no mercado. 

Ser o primeiro empreendimento a acompanhar determinada tendência pode ser arriscado, mas também pode trazer benefícios.

A estratégia de multicanais é um fator diferencial que oferece para os seus clientes mais formas de entrar em contato e se relacionar com a sua marca.Para continuar inovando no mercado e aprendendo mais sobre como se destacar, aproveite a visita para ler nosso conteúdo sobre empreendedorismo no Brasil.

Por iFood

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