Tendência do delivery 2025: confira as inovações tecnológicas que moldarão o futuro do setor de alimentos!

Tendência do delivery 2025: confira as inovações tecnológicas que moldarão o futuro do setor de alimentos!

Para ter sucesso no setor de delivery, é preciso acompanhar as novidades do mercado. As tendências do delivery 2025 mostram como a tecnologia e o comportamento do consumidor vão transformar esse segmento. Estar preparado para essas mudanças pode ser o grande diferencial do seu negócio.

Segundo dados da Abrasel, em 2023, o setor registrou um aumento de 7,5% a 8% em relação a 2022. Mas crescer em um mercado competitivo exige mais do que acompanhar números: é preciso entender as tendências, adotar novas tecnologias e se redequar-se às mudanças no comportamento do consumidor.

Continue a leitura e saiba o que vai moldar o futuro do delivery conhecendo as principais inovações do mercado!

Importância das tendências no delivery

À medida que a demanda aumenta, o delivery se consolida como uma solução indispensável, atendendo desde refeições rápidas até compras planejadas, sempre com foco na agilidade e na experiência.

Com o aumento da concorrência e a popularização do serviço, entender as tendências e investir em inovação no delivery tornou-se essencial para se destacar. Tecnologias como inteligência artificial, automação e plataformas mais intuitivas já estão moldando a forma como os pedidos são feitos.

O desafio agora é ir além das expectativas dos consumidores, criando experiências únicas e diferenciadas. Isso inclui oferecer mais rapidez, personalização e eficiência em cada etapa da jornada do cliente. 

Principais inovações tecnológicas esperadas

São diversas as novidades e inovações tecnológicas que vão vir para ajudar você a vender ainda mais e impulsionar o sucesso do seu negócio. Acompanhe as principais tendências do delivery 2025 a seguir!

Inteligência Artificial e Automação

Hoje é difícil imaginar uma empresa que não utiliza processos automatizados. Desde sistemas simples de ERP para a gestão do negócio, até soluções mais avançadas, a automação é importantíssima para aumentar a eficiência das operações.

No setor de entrega, não é diferente. A tecnologia no delivery está cada vez mais presente para agilizar as rotinas nas cozinhas. Sistemas de pedidos para restaurantes, por exemplo, estão integrados a marketplaces, permitindo: 

Entrega por drones

O serviço de entrega por drones consiste no uso de aeronaves não tripuladas para operações comerciais que envolvem busca e entrega de itens diversos, inclusive alimentos. Os drones são programados para percorrer rotas predefinidas na coleta e entrega de cargas e serviços de delivery.

O drone realiza a primeira parte da entrega, enquanto o entregador fica responsável por concluir a entrega até o cliente.

A entrega por drones no Brasil teve início com a licença dada à empresa Speedbird, em agosto de 2020, para operar drones em caráter experimental para o iFood.

Naquele ano, o iFood realizou, em parceria com o Shopping Iguatemi Campinas, o primeiro teste de entregas por drone, que percorreu cerca de 400m, de um extremo a outro do shopping.

Em dois meses de teste, o iFood realizou mais de 300 entregas de pedidos para consumidores com o apoio de 20 restaurantes parceiros.

Hoje o iFood realiza entregas intermunicipais entre Aracaju e Barra dos Coqueiros, em Sergipe, e já acumula mais de 100 pedidos na região, antes não atendida pelo iFood.

O mercado de entrega por drones deve movimentar 18,65 bilhões de dólares até 2028 mundialmente, de acordo com dados da Emerg Research. Em 2020, esse mercado foi avaliado em 553,6 milhões de dólares.

Até o momento, os principais desafios são:

  • capacidade limitada de carga;
  • alcance limitado;
  • condições climáticas adversas;
  • regulamentação pela ANAC.

Entrega Instantânea

Conhecida também como Q-commerce, essa é uma tendência de delivery para entregas em até 10 minutos.

O principal diferencial do comércio rápido não é só a entrega, mas toda a logística envolvida: desde a coleta do pedido, a preparação, o envio e até a chegada ao destino.

Para atender a demanda por entregas ultrarrápidas, é necessário um sistema de gestão ágil, que inclua soluções tecnológicas para monitoramento e otimização das rotas. Isso vai garantir que o pedido chegue rapidamente ao cliente.

Variedade de formas de pagamento

Atualmente, o delivery se tornou um canal de vendas essencial. Para atender a essa demanda, é necessário investir em uma infraestrutura online sólida, o que inclui também os sistemas de pagamento.

Com a diversificação das formas de pagamento, é possível oferecer mais comodidade ao cliente e agregar valor ao serviço, acompanhando as tendências do mercado. Por isso, é importante que os empreendimentos ofereçam as principais formas de pagamento, como: 

  • cartão de crédito: assegura que a compra seja feita mesmo que o consumidor não tenha o valor total no momento;
  • cartão de débito: método de pagamento bastante atrativo e até mesmo incentivado pelos vendedores;
  • Pix: principal vantagem desse método é a velocidade com que uma transação bancária se concretiza;
  • dinheiro: cada vez menos comum, ainda é a forma de pagamento preferida por alguns consumidores;
  • vale-refeição online: é recomendado verificar com o fornecedor quais são as bandeiras permitidas;
  • QR Code: é uma versão mais avançada do código de barras. Com ele, é possível confirmar transações financeiras, validar o uso de aplicativos, fazer a leitura de cardápios, entre outras atividades. .
  • Google Pay: trata-se de uma carteira digital com a função de substituir o cartão de débito ou crédito;
  • iFood Card: Com validade de 90 dias, ele pode ser utilizado em vários serviços e compras.

Lembre-se: mesmo que a maioria dos clientes comprem por cartão de crédito ou Pix, é importante que você sempre tenha troco para pagamento em dinheiro, maquininhas rápidas, carregadas e com boa conexão e sistema de pagamento online.

Relevância do Clube iFood

Cada vez mais usuários estão aderindo ao Clube iFood, que oferece benefícios exclusivos e aumenta a frequência de pedidos. Restaurantes que fazem promoções para clientes do Clube iFood, podem obter uma visibilidade maior e atrair esses clientes recorrentes, promovendo engajamento e aumentando as vendas. 

Vale a pena pensar em como seu estabelecimento pode tirar proveito do Clube iFood para fidelizar ainda mais consumidores.

Pedidos durante a madrugada

O Relatório para Restaurantes 2024 do iFood oferece dados e tendências que podem impulsionar o crescimento de um empreendimento. 

Alguns desses dados do relatório mostram um aumento de pedidos nas horas noturnas, indicando que muitos consumidores têm preferido fazer pedidos mais tarde, especialmente em determinados dias da semana. 

Portanto, vale a pena ficar atento a esta tendência do delivery 2025 e otimizar o horário de funcionamento e criar promoções específicas para a madrugada.

Perfil diversificado dos usuários

Outra tendência relevante do delivery 2025 é analisar o perfil dos usuários. O Relatório para Restaurantes 2024 do iFood também revela que os consumidores do iFood apresentam perfis bastante variados, com diferenças significativas em idade, preferências e comportamentos de compra

Por exemplo, o público de 25 a 35 anos tende a buscar praticidade no dia a dia, optando por pratos rápidos, como bowls, saladas, marmitas e lanches saudáveis, com foco em ingredientes frescos e de qualidade. Já os consumidores de 36 a 45 anos, frequentemente, preferem refeições mais elaboradas, com ênfase em sabores tradicionais ou gourmet. 

Além disso, uma pesquisa mostra que o público mais jovem (18 a 24 anos) está mais voltado para a exploração de opções veganas e vegetarianas, enquanto os consumidores mais velhos (acima de 45 anos) priorizam pratos mais nutritivos e com apelo de saúde.

Com essas informações, seu restaurante pode segmentar o cardápio para atender a essas diferentes demandas, ajustando ingredientes e opções conforme o perfil de cada grupo. 

Robôs operacionais

A inteligência artificial está transformando o setor de alimentos. O impacto dessa tecnologia pode ser visto em diversas áreas, desde a gestão de insumos até a automação das receitas e uso de móveis robóticos. 

Embora pareça futurista, já está se tornando realidade. A empresa japonesa TechMagic desenvolveu o P-Robo, um robô capaz de preparar até 90 refeições por hora. E ele vai além:

  • lava a louça
  • frita;
  • cozinha;
  • mexe e mistura molhos.

Como as tendências impactam empreendedores de delivery

As tendências no setor de delivery exigem que os empreendedores estejam constantemente atualizados com as novas tecnologias. Apesar disso ser um desafio, também é uma grande oportunidade de crescimento. 

Manter-se atento a essas inovações é importante para garantir a competitividade e o sucesso do negócio em um mercado em constante evolução, principalmente no setor alimentício.

As tendências acabam acelerando a evolução do mercado, trazendo melhorias não só para os empreendedores, mas também para os consumidores, que passam a ter acesso a soluções mais eficientes

Em outras palavras, as tendências e inovações tecnológicas, especialmente, podem trazer diversos benefícios para o mercado alimentício, tais como:

Comportamento do consumidor: o que esperar

O comportamento do consumidor é um padrão que envolve o conjunto de percepções, interações, canais e influências que levam uma pessoa a comprar algo. Para as empresas, é muito importante identificar os fatores que atuam nesse processo, a fim de que possam criar estratégias mais precisas de atração e fidelização de clientes.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando conveniência, rapidez e personalização em suas experiências de compra. Isso significa que os empreendedores precisam oferecer soluções que atendam às expectativas mais altas, como entregas rápidas, opções de pagamento diversificadas e um atendimento de qualidade.

Por fim, o hábito de fazer pedidos online deve crescer ainda mais. Os consumidores esperam que as empresas usem dados para oferecer recomendações baseadas em seu histórico de compras, criando uma experiência de compra mais eficiente e agradável.

Preparando seu negócio para 2025

Para se preparar para as vendas no delivery, é importante atentar aos dados e às tendências de mercado. Veja quais são os principais fatores:

  • alimentação saudável: a expectativa é que esse setor aumente 27% até o final de 2025, conforme dados divulgados pelo Estadão;
  • inteligência artificial: o uso da tecnologia ajuda a montar cardápio, oferecer um atendimento melhor ao cliente por meio de chatbots e coletar dados para identificar os hábitos alimentares dos brasileiros;
  • sustentabilidade: o uso de embalagens ecológicas, a redução dos resíduos e dos desperdícios, e a busca por fornecedores locais estão em alta;
  • experiência do cliente: a oferta de um atendimento humanizado ágil e de qualidade, com cupons de desconto, promoções etc. é uma atitude bem-vinda e que pode ajudar na fidelização.

Casos de sucesso e exemplos práticos

Empresas que souberam se adaptar às tendências tecnológicas e às novas demandas do consumidor no setor de delivery têm se destacado no mercado.

Um exemplo disso é o iFood, que tem investido em tecnologias como inteligência artificial e automação para melhorar a experiência do usuário e otimizar suas operações. A empresa tem se conectado com outras startups, como as de drones, robôs e engenharia, para trabalhar diversas formas de entrega no país.

Outro exemplo é o McDonald’s. A rede de fast food implementou a entrega por drones em parceria com o iFood em Aracaju, oferecendo uma experiência inovadora aos consumidores.

Por fim, a Nestlé, gigante alimentícia, implementou IA em suas fábricas para otimizar processos de produção, resultando em ganhos de eficiência significativos. Ao adotar o uso da inteligência artificial no processo de produção em 2021, a companhia obteve um ganho de eficiência de 12% em suas fábricas.

As tendências do delivery 2025 mostram um mercado em rápida evolução, impulsionado por novas tecnologias. Aproveite essa oportunidade para se adaptar às inovações, otimizar seus processos e oferecer uma experiência ainda mais ágil e personalizada aos seus clientes. 

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Por Pedro Camargo

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