Franquias baratas e lucrativas: modelo pode ser a chave para o sucesso

Entenda como as franquias baratas e lucrativas podem ajudar a expandir seu negócio ou começar no empreendedorismo com o pé direito.

Se você está querendo começar um negócio com mais chance de sucesso ou expandir a empresa que já tem, uma alternativa são as franquias baratas e lucrativas. Afinal, esse modelo é testado e comprovado, tem uma legislação própria e representa uma boa oportunidade de investimento.

Isso porque o mercado está em expansão, isto é, abrir uma franquia é uma ideia que precisa ser considerada. Inclusive, porque há casos de demanda reprimida, uma situação em que é possível identificar oportunidades para crescer.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a alta em 2023 foi de 13,8%, quando comparado ao ano imediatamente anterior. Com isso, o faturamento foi de R$ 240,6 bilhões no período de 12 meses.

Então, como você pode ingressar nesse mercado, seja investindo em um grupo existente, seja expandindo a marca que você já tem? Vamos explorar este assunto neste artigo  Para isso, conversamos com o presidente da ABF e CEO do Grupo Trigo, Tom Moreira Leite, que palestrou no iFood Move. Confira!

O que é franquia?

Franquia é um modelo de negócio em que o detentor de uma marca (franqueador) concede o direito de uso da identidade visual, do nome e do formato de operação para outra pessoa (franqueado). Essa relação é regida por direitos e deveres, que são acordados no momento da negociação.

Para o franqueador, essa pode ser uma forma de criar um planejamento estratégico de expansão. Afinal, é possível investir na escalabilidade do negócio, repetindo os processos e garantindo a qualidade dos produtos.

Por sua vez, também é uma boa oportunidade para o franqueado, mas voltada à possibilidade de começar a empreender. Assim, consegue-se iniciar um negócio sem a necessidade de criar algo novo, porque tudo será apenas replicado.

Esses benefícios são ainda mais válidos com as franquias baratas e lucrativas. Isso porque exigem um investimento menor e garantem um bom retorno.

Como está o mercado de franquias no Brasil?

O mercado de franquias no Brasil está em crescimento, tendo fechado um faturamento de R$ 240,6 bilhões em 2023, quando comparado a 2022. No mesmo período, esse setor gerou mais de 1,7 milhão de empregos diretos.

O melhor desempenho foi registrado no segmento de alimentação (17,9%). Em seguida, vêm saúde, beleza e bem-estar (17,5%), e hotelaria e turismo (16,4%).

Somente no 2° trimestre de 2024, a alta foi de 12,8%, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Isso levou a um faturamento de R$ 61,205 milhões no período.

No acumulado de 12 meses, fechados no 2° trimestre de 2024, a elevação do resultado foi de 11,5%, registrando uma receita de R$ 251,012 milhões. Considerando todo o primeiro semestre de 2024, o faturamento foi de R$ 121,766 milhões, com alta de 15,8%.

O melhor desempenho no 2° trimestre de 2024 foi na região Sudeste, que representou 54,51% do faturamento do total de franquias do país.

Os dados não especificam exatamente o desempenho das franquias baratas e lucrativas. De toda forma, elas estão inseridas nesse cenário de crescimento do setor.

Qual a importância das franquias?

A importância das franquias é aumentar as chances de fazer o negócio dar certo e expandi-lo de maneira estratégica. Portanto, essa é uma das ideias para empreender com sucesso tanto como franqueador quanto como franqueado. Além disso, essa é uma forma de fortalecer o brand equity, isto é, o valor de marca.

Aliás, esse assunto foi um dos temas do iFood Move. Executivos discutiram como o branding impulsiona o crescimento dos negócio e o sistema de franquias baratas e lucrativas ajuda nesse sentido.

É o que Tom Moreira Leite destaca. “Do ponto de vista de velocidade de expansão, eu acho que a velocidade do sistema de franquias confere uma possibilidade de crescimento mais acelerado, até porque tem um tema de investimento. Então, você acaba atraindo empresários que querem investir no seu negócio”, comenta.

Essa afirmação pode ser confirmada pelos dados da ABF relativos ao 2° trimestre de 2024. No período, foram geradas 879 operações de franquias, totalizando 193.151 operações.

Com isso, a alta em novas operações foi de 4,3%, sendo que o saldo entre abertura e encerramento foi um crescimento de 2,7%. Em todos os casos, os melhores resultados foram no segmento de alimentação.

Qual a importância das franquias no ramo de alimentação?

A importância das franquias no ramo de alimentação é a possibilidade de expandir o negócio rapidamente, tendo mais chance de fidelização de clientes e fortalecimento da marca. Dessa forma, também se aumenta a vantagem competitiva do empresário. Para o franqueado, há menos riscos, suporte e economia de escala.

Inclusive, o modelo de franquias baratas e lucrativas pode oferecer valor agregado ao cliente. Isso porque as operações são replicadas, o que assegura uma boa gestão de qualidade sobre os produtos e serviços. Esse critério é fundamental para os restaurantes, que precisam atender às expectativas dos consumidores.

Isso é tão relevante que os dados da ABF mostram que o setor de alimentação ficou com os melhores desempenhos no 2° trimestre de 2024. O segmento de foodservice, especificamente, registrou uma alta de 16,4% no faturamento, atingindo R$ 9,249 milhões.

No acumulado de 12 meses, o segmento de foodservice alcançou um crescimento de 13,2%, somando R$ 41,760 milhões. Já no primeiro semestre de 2024, a variação foi de 21,5%, quando comparado ao mesmo período de 2023, chegando a R$ 19,135 milhões.

Todos esses dados comprovam que investir no modelo de franquias de baixo custo pode ser uma boa ideia. Basta ter os cuidados necessários.

Quais as vantagens das franquias baratas e lucrativas?

As vantagens das franquias baratas e lucrativas são o baixo custo, o menor risco financeiro e o retorno do investimento (ROI) mais rápido. Além disso, a operação é simplificada devido ao modelo replicável e a identidade visual pode ser fortalecida..

Porém, o empreendedor que vai expandir por meio do sistema de franquias de sucesso precisa garantir que o conceito é replicável. “Você tem que começar a explicitar os seus processos dentro da cozinha, de atendimento, de serviço e, a depender do tipo de negócio, talvez a padronização de imagem seja importante”, destava o CEO do Grupo Trigo.

Qual o valor das franquias baratas?

O valor das franquias baratas é de até R$ 135 mil. É possível encontrar opções bem acessíveis, a partir de R$ 1 mil e outras que exigem um investimento mais alto. De toda forma, a escolha deve se basear no custo-benefício, isto é, na capacidade de ter rentabilidade ao mesmo tempo que aplica um capital inicial mais baixo.

Vale reforçar que esses valores são relativos ao franqueado. O custo de abrir franquias de baixo investimento para o franqueador varia, porque depende da estrutura que já tem.

De qualquer maneira, as franquias baratas e lucrativas são oportunidades para ambas as partes terem sucesso. Assim, Tom Moreira Leite destaca que é necessário pensar em quão replicável é o seu negócio e se preparar financeiramente.

Além disso, deve conhecer os aspectos legais relativos ao sistema, que é regido pela Lei de Franquias.

“Você não só tem que fazer um estudo de franquiabilidade, tem todo um tema legal de contrato de franquia, de Circular de Oferta de Franquia, que tem que ser bem endereçado com advogados que dominem esse assunto. Isso é importante, porque o empresário precisa atender os requisitos legais e se estruturar como franqueado, sendo capaz de dar suporte, transferir conhecimento, treinar outros empresários a se tornarem donos de restaurantes. Então, você tem que ter todo um arcabouço de capacitação”, evidencia o CEO do Grupo Trigo.

Quais as franquias baratas e lucrativas?

  1. TZ Viagens.
  2. Peggô Market.
  3. Só Multas.
  4. Santa Carga.
  5. Pilão Professional.
  6. Tratabem.
  7. Espetto Carioca.
  8. Home Angels.
  9. Maria Brasileira.
  10. CredFácil.
  11. Help Multas.
  12. market4u.
  13. Vida Leve.
  14. TFlow.
  15. Bem Seguros e Créditos.
  16. Mordidela Burger Grill.
  17. Maria Gasolina Express.
  18. Ecodecor.
  19. Club4Kids.
  20. Unhas Cariocas.
  21. Love Gifts.
  22. Mary Help.
  23. Nutty Bavarian.
  24. Grupo Acolher e Cuidar Franchising.

Todas essas franquias baratas e lucrativas estiveram na ABF Expo 2024 e apresentam investimento inicial de R$ 7,5 mil. Elas foram destacadas em matéria da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios (PEGN).

Qual a melhor franquia para abrir com pouco dinheiro?

A melhor franquia para abrir com pouco dinheiro é aquela testada no mercado, que já tem uma operação bem estruturada e bom ROI. Também é importante que ela tenha um elevado índice de lucratividade. Essas informações podem ser verificadas na Circular de Oferta de Franquia (COF), documento que precisa ser entregue ao potencial franqueado antes de ele assinar o contrato.

Para quem está expandindo seu negócio por meio do modelo de franquias baratas e rentáveis, é preciso lembrar que receberá valores dos franqueados, como os royalties. No entanto, ainda é fundamental ter uma boa gestão financeira de restaurante, tendo uma quantia reservada para possíveis imprevistos.

Portanto, mesmo quem opta por franquias baratas e lucrativas deve ter em mente que o resultado pode demorar mais do que o esperado ou até ficar aquém do desejado. Preparar-se para esse cenário evita que você tenha que fechar as portas após pouco tempo de funcionamento.

Como investir nas franquias baratas e lucrativas?

  1. Faça uma boa análise de mercado para saber se existe demanda.
  2. Verifique qual opção de formato tem o melhor custo-benefício, como quiosque, loja etc.
  3. Considere o orçamento e o tempo disponíveis para se dedicar à empreitada.
  4. Analise o melhor modelo, se é uma microfranquia ou outra alternativa para investir em franquias baratas e lucrativas.
  5. Conheça a Lei de Franquias e conte com a ajuda de advogados e contadores para cumprir todos os aspectos jurídicos e tributários.

Tenha em mente que esse modelo de negócio permite oferecer franquias baratas de sucesso para empresários que querem começar a empreender. De todo modo, sempre é preciso pensar se vale a pena expandir dessa forma.

Quais os cuidados ao abrir franquias baratas e lucrativas?

  1. Tenha certeza de que o seu modelo de negócio é replicável.
  2. Detalhe todo o conhecimento e experiência relativos a processos de negócio (fluxo de trabalho, padronização, identidade visual e mais).
  3. Forme sucessão para poder crescer de forma sustentável.
  4. Treine pessoas e invista em uma boa cultura organizacional.
  5. Pense na melhor estratégia de varejo: franquia ou lojas próprias.
  6. Prepare-se financeiramente.
  7. Estude sobre os requisitos legais do sistema de franquias.
  8. Operacionalize todos os processos para garantir o treinamento necessário.
  9. Atente aos hábitos de consumo para oferecer o melhor atendimento ao cliente possível.

Você pode ver mais dicas para melhorar a experiência do cliente assistindo às dicas incríveis do time do iFood. É só clicar:

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Todas as dicas foram repassadas por Tom Moreira Leite. Elas valem mais para quem deseja expandir o negócio por meio das franquias baratas e lucrativas. Contudo, são boas indicações do que um franqueado também precisa fazer.

Nesse sentido, é útil detalhar alguns pontos trazidos pelo CEO do Grupo Trigo. Um deles é a questão de sucessão. Veja o que o especialista diz:

“É impossível um empresário crescer sem formar sucessão. Uma coisa é tocar um restaurante, dois restaurantes. Você até consegue se dividir fisicamente, estar parte do dia em um restaurante e parte do dia no outro. Com mais unidades, você não vai estar em todos os locais ao mesmo tempo. E aí o tema time, formação de gente, cultura e engajamento são fundamentais”.

Tom também comenta que a melhor forma de fomentar a sucessão é investir em respeito, desenvolvimento e reconhecimento. No entanto, também é necessário saber reconhecer os indivíduos com potencial e que desejam crescer na empresa.

Já no que se refere ao comportamento de consumo, ele destaca a necessidade de entender que quem cria a mudança de hábitos é o cliente, não o empreendedor. Por isso, é essencial se adaptar às demandas para continuar efetivando um bom número de vendas.

“Se você ama atender o cliente no canal A, você deve amar atendê-lo no canal A, B, C ou D. Você tem que estar, como dono de restaurante, onde o cliente estiver. E quando você começa a operar nesse conceito de multicanalidade, você tem que se certificar de que sua cozinha, seus processos produtivos estão prontos para esse cenário em que o cliente vai comprar presencialmente, por celular, pelo iFood, em um totem e até em um canal que nem enxergamos ainda”, ressalta Tom.

Ao ter esses cuidados, você tem mais chance de abrir franquias baratas e lucrativas, tendo sucesso no seu negócio. Seja como franqueado, seja como franqueador, essa pode ser a oportunidade de você alcançar a sua liberdade financeira.Então, o que acha de saber mais sobre como entrar nesse segmento? Veja 7 passos para começar a abrir uma franquia.

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Por Pedro Camargo

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