Crescimento sustentável: entenda sua importância e como alcançá-lo

Como garantir o crescimento sustentável mesmo em meio a cenários de crise econômica? Leia o post para entender.

Para os comércios alimentícios, os desafios financeiros e de gestão são imensos. Afinal, é preciso cuidar das obrigações fiscais, cuidar dos gastos, gerir equipes e ainda entregar qualidade no preparo dos pedidos. Nesse sentido, adotar práticas que levem ao crescimento sustentável é essencial.

A missão de alcançar um crescimento econômico sustentável engloba todos os aspectos da empresa, uma vez que todos os setores devem trabalhar alinhados em prol de objetivos em comum, e sob uma verdadeira gestão 360º. Assim, são muito maiores as chances de multiplicar os lucros e agradar à clientela — mesmo em períodos de crise econômica.

Continue a leitura para entender como trabalhar rumo a um crescimento sustentável!

Qual o conceito de crescimento sustentável?

Em primeiro lugar, é preciso fazer uma distinção em relação ao conceito de sustentabilidade, que está mais ligada a soluções de amparo ao meio ambiente, como a utilização de energia solar e medidas especiais de descarte de lixo.

No âmbito do empreendedorismo, no entanto, a proposta básica do crescimento sustentável descreve um cenário no qual o uso dos recursos internos da empresa, associado aos investimentos, favorece a geração de lucro.

Mas isso não significa que os dois conceitos são mutuamente excludentes — é perfeitamente possível contemplar, no mesmo modelo de negócio, a preocupação com a natureza e o crescimento orgânico do lucro.

A principal missão do crescimento sustentável é contemplar e incrementar as necessidades da empresa a partir de uma gestão eficiente dos recursos. O foco, nesse contexto, está em aspectos como o corte de desperdícios, o uso eficiente de tecnologias e a organização do fluxo financeiro.

Como ter um crescimento sustentável?

Garantir um crescimento sustentável no negócio é um caminho necessário para obter lucratividade a longo prazo, garantindo um crescimento sólido da marca. Entenda as variáveis que envolvem essa ação!

Capacite o time

Toda pequena, média ou grande empresa é composta por um time, que precisa funcionar harmoniosamente e de modo eficaz. A capacitação de equipes é algo essencial para negócios lucrativos.

Em um estabelecimento alimentício, é isso o que vai possibilitar que os esforços se traduzam em boa comida, atendimento de qualidade, gestão sustentável do controle de caixa e lucros para todos os envolvidos.

Para isso, os colaboradores precisam corresponder ao nível de crescimento ambicionado pelo negócio. Então, é fundamental investir na capacitação e no desenvolvimento de habilidades dessas pessoas. Assim, comércios alimentícios que queiram se inserir nos nichos em alta do setor, por exemplo, precisam ter uma equipe que acompanhe esse planejamento.

Para elevar o nível das equipes, invista em programas de capacitação interna e externa. Isso ajudará, até mesmo, a motivar os colaboradores, uma vez que eles perceberão que trabalham em um negócio que favorece o enriquecimento dos seus currículos.

Use indicadores

O objetivo dos indicadores permite acompanhar o desempenho do empreendimento. Eles podem ser relacionados aos resultados financeiros, como o ROI (retorno sobre o investimento), ou a outros aspectos. Usar essas métricas permite ter controle sobre:

  • resultados;
  • obrigações fiscais;
  • lucros;
  • prejuízos;
  • gargalos do empreendimento;
  • margem de lucro.

Invista na tecnologia e na automação de processos

Empreendimentos alimentícios podem contar com diversas soluções de automação, que transformam em procedimentos rápidos e tecnológicos aquelas atividades que antes eram manuais, trabalhosas e repetitivas. Essa automação resulta, ainda, na redução de erros nesses processos.

Ao contar com ferramentas de gestão financeira, por exemplo, é possível automatizar os registros do fluxo de caixa, mantendo as informações relacionadas às obrigações fiscais em um programa centralizado.

Há, também, a opção de contar com um sistema de controle de estoque, para garantir que os ingredientes necessários não faltarão. Já para o delivery, a implementação de um roteirizador ajuda os entregadores a realizar as entregas de maneira mais precisa, ao levantar uma série de informações sobre a rota.

Contribua com o meio ambiente

Investir em ações de sustentabilidade ecológica, além de ajudar a conservar o planeta, minimiza desperdícios e atrai a admiração de um público que preza pelo meio ambiente. Então, experimente incorporar ações como:

  • adotar alternativas digitais para evitar o uso de papel sempre que possível;
  • minimizar o descarte de materiais plásticos, que demoram muito para se decompor;
  • economizar energia e água;
  • apostar na coleta seletiva para direcionar corretamente os resíduos;
  • disponibilizar opções veganas no cardápio, apostando em eventos como a Segunda Sem Carne.

Como garantir bons resultados em um cenário de crise econômica?

A crise econômica consiste em uma sequência de problemas generalizados, como a inflação, que repercute no poder aquisitivo da clientela e no preço dos insumos, entre diversos outros aspectos.

Foque no cliente

Em um cenário de crise econômica, os clientes manterão o seu negócio vivo. Então, invista em estratégias de fidelização da clientela e de atração de um novo público.

Para garantir uma boa relação com os clientes, o atendimento precisa ser de alto nível — inclusive no pós-venda. Só assim será possível garantir um ciclo contínuo de vendas, reduzindo os impactos da crise na lucratividade.

Com colaboradores bem treinados para oferecer o melhor atendimento possível e itens de qualidade, é natural obter sucesso.

Cuide da saúde financeira da empresa

Em períodos de crise, manter a saúde financeira da empresa envolve evitar investimentos muito robustos. Apoie-se em um bom time, nas estratégias de fidelização e captação e em formas mais baratas de divulgar o negócio, como a interação nas redes sociais.

É importante, também, evitar contrair dívidas. Se necessário, renegocie contratos e busque novos fornecedores. Além disso, faça promoções e adote iniciativas para que clientes fidelizados atraiam novos consumidores.

Mensure os resultados

Utilize indicadores para quantificar o desempenho do seu negócio e realizar ajustes de rota. É importante, também, adotar ferramentas de análise de dados, como o Big Data. Isso vai ajudar sua empresa a traçar padrões e estabelecer tendências ao analisar o histórico digital de vendas, por exemplo.

Como se planejar para um crescimento sustentável?

Uma das principais ações para quem quer empreender no Brasil e manter um crescimento sustentável é controlar o fluxo de caixa, com o monitoramento contínuo da utilização dos recursos do empreendimento. Os gestores precisam entender todas as entradas e saídas da empresa, para poder traçar planos efetivos e se precaver em diferentes cenários.

É importante, também, acompanhar a situação de cenários como a inflação, que influenciam tanto no poder de compra dos clientes como na capacidade que a empresa tem de realizar investimentos e manter os pagamentos em dia.

Outra ideia interessante é expandir as suas opções dentro do mercado de gastronomia. Caso o seu negócio ainda não aposte no delivery, por exemplo, é o momento de fazer isso, uma vez que o hábito de solicitar a entrega de comida caiu definitivamente no gosto dos brasileiros.

O crescimento sustentável passa pela adoção de boas práticas financeiras, pela capacitação das equipes e pelo foco na satisfação dos clientes, além dos demais aspectos mencionados. Embora um cenário de crise econômica seja especialmente desafiador e apresente mais obstáculos, é possível, sim, garantir esse crescimento mesmo em meio à crise.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

20/11/2024

Sobremesas para restaurantes: veja como atrair clientes com a doçur...

19/11/2024

Como criar uma proposta de valor única para seus clientes

19/11/2024

iFood MoveCast: o novo podcast que olha para o futuro