Cadastro iFood: conheça o passo a passo

Tire as principais dúvidas sobre o processo do iFood cadastro. Transforme a sua operação vendendo no iFood!
11 Min
ifood cadastro

Com a crescente popularidade dos serviços de entrega de comida, saber como fazer o cadastro no iFood é sinônimo de estar na plataforma líder nesse mercado em constante expansão. Afinal, com 80,8% de participação de mercado, abrir a sua conta significa ter acesso a uma gama ampla de clientes, com a possibilidade de fazer seu faturamento crescer.

Portanto, é uma excelente estratégia saber como se cadastrar no iFood para vender. Afinal, além de estar na maior audiência do Brasil, seu negócio poderá participar dos mais de 100 milhões de pedidos mensais da plataforma. É ou não é a chance de se destacar e conquistar o seu espaço?

Continue a leitura e saiba como se cadastrar no iFood, quais documentos são essenciais e como seguir o passo a passo para começar a vender!

Quais são os documentos para se cadastrar no iFood?

Para cadastrar seu negócio no iFood, você precisará dos seus dados pessoais e os da empresa. Os documentos do negócio que serão solicitados são:

  • CNPJ válido e Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) no ramo alimentício;
  • conta bancária vinculada ao CNPJ (ou ao responsável legal, em caso de Microempreendedor Individual – MEI);
  • endereço da loja, incluindo o CEP.

Em relação às questões técnicas, é preciso que você tenha:

  • computador com Windows (a partir do 7) ou celular Android;
  • internet para receber os seus pedidos.

Quais são os requisitos para cadastrar minha empresa no iFood?

Os requisitos para cadastrar sua empresa no iFood são o CNPJ válido, o CNAE do ramo alimentício e a conta-corrente de pessoa jurídica. Para MEIs, é autorizada a conta bancária de pessoa física. Além disso, é possível vender com CPF, mas é contraindicado. Isso porque existem regras mais restritas e você terá que abrir seu cadastro como empresa.

Ou seja, é possível saber como abrir conta no iFood com CPF. Porém, o ideal é buscar a regularização do CNPJ para ter mais tranquilidade e liberdade nas suas ações.

É necessário ter CNPJ para o iFood cadastro?

Sim. Para fazer o cadastro da sua empresa no iFood é necessário ter um CNPJ. Ele é a identificação da empresa, assim como o CPF identifica pessoas físicas.

Algumas cidades permitem o cadastro de lojas como pessoa física. Essa iniciativa visa a incentivar a profissionalização de negócios.

No entanto, essas lojas têm condições contratuais específicas. Além disso, para continuar ativo, o estabelecimento precisa ter um CNPJ em até 1 ano após o seu cadastro.

Para abrir um CNPJ como MEI (natureza jurídica simplificada e que costuma ser a primeira etapa para empreendedores), basta seguir os seguintes passos:

  • 1º passo: abra uma conta no site do governo, se ainda não tiver, basta criar;
  • 2º passo: acesse o site gov.br/mei;
  • 3º passo: clique em “Quero ser MEI”;
  • 4º passo: selecione a opção “Formalize-se”;
  • 5º passo: digite seu CPF no campo indicado;
  • 6º passo: preencha os dados do seu negócio. Importante: tenha atenção na escolha do CNAE! Confira os dados e clique em ‘Confirmar’ Pronto, seu CNPJ já está ativo!

Aqui, vale destacar que alguns municípios exigem mais detalhes, mesmo para MEIs. Por exemplo, inscrição municipal ou emissão de alvará. Por isso, verifique o que mais precisa ser feito na sua prefeitura.

Confira, também, se é preciso realizar alguma regularização perante o governo estadual, já que a atividade de comércio tem a emissão de nota fiscal pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

Se tiver qualquer dúvida, o mais indicado é entrar em contato com algum contador. Desse modo, você evita problemas e garante que o seu negócio esteja devidamente formalizado.

Quais são os planos do iFood cadastro?

Os planos do iFood cadastro são Básico e Entrega. O primeiro é mais simples, mas tem soluções importantes para fazer seu negócio crescer. Já o segundo é mais completo e permite que você use a logística de delivery da plataforma.

Saiba mais na tabela a seguir.

Plano BásicoPlano Entrega
MensalidadeR$130R$150
EntregaFeita pela lojaFeita pelos parceiros iFood
BenefíciosMensalidade isenta por 2 meses
Acesso ao Gestor de Pedidos
Acesso a ferramentas de marketing
Mensalidade isenta por 2 meses
Acesso ao Gestor de Pedidos
Acesso a ferramentas de marketing
Rastreio da entrega em tempo real
Tecnologia para gestão de tempo de preparo e entrega
Seguro contra fraudes na entrega

Em ambos os planos do iFood cadastro, a sua loja fica visível no aplicativo de delivery. Vale a pena mencionar que a isenção da mensalidade é válida por 2 meses. A cobrança só ocorre se o seu restaurante vender mais do que R$1.800,00 no mês.

Quais são as taxas cobradas ao se cadastrar no iFood para vender?

As taxas cobradas ao se cadastrar no iFood para vender mudam conforme o plano escolhido. Veja quais são os percentuais incidentes em cada caso.

Plano BásicoPlano Entrega
Comissão sobre pedidos delivery12%23%
Taxa para pedidos pagos via iFood3,2%3,2%

Saiba que a comissão sobre pedidos delivery é isenta por 2 meses, caso você tenha até 30 pedidos por mês. Acima disso, a cobrança é realizada.

Quem paga as taxas do iFood?

As taxas do iFood são pagas pelo cliente e pela loja parceira. Você pode verificar quais valores foram cobrados do seu estabelecimento no Portal do Parceiro, na aba “Financeiro”.

Você ainda pode ver o campo “Valor pago pelos clientes ao iFood”. Ali, estão as taxas de serviço, por exemplo, incidente quando o valor total do pedido é abaixo de um limite mínimo, como R$20.

Como se cadastrar no iFood?

É muito simples fazer o cadastro no iFood. Siga os passos abaixo e comece já a vender na plataforma:

  • acesse a página de cadastro e escolha o tipo da sua loja, entre restaurante ou mercado;
  • preencha o formulário de cadastro da loja com suas informações principais para contato, como nome, telefone e e-mail;
  • apresente as informações de endereço da sua loja na página seguinte. Em seguida, clique em continuar;
  • insira os dados do responsável legal da loja, como nome, CPF e RG;
  • preencha as informações do negócio, como CNPJ, razão social, telefone e especialidade;
  • escolha o melhor plano para o seu negócio, entre o Básico e Entrega;
  • revise atentamente todos os dados. Essa etapa é fundamental para evitar erros e agilizar o processo de cadastro;
  • escolha um e-mail para saber como entrar no iFood e receber todas as comunicações;
  • aguarde a análise de todas as informações enviadas. Se estiver tudo correto, o iFood entrará em contato com você por e-mail;
  • receba o contrato para assinar após a validação dos dados. Então, você já poderá configurar sua loja e cardápio.

Você também pode aproveitar outras soluções do iFood para fazer seu negócio crescer mais. A Conta Digital iFood Pago é um exemplo. Além de ser uma conta bancária para pessoa jurídica, tem ferramentas específicas para apoiar os restaurantes no seu crescimento.

Em quanto tempo meu negócio estará disponível no iFood?

Seu negócio estará disponível no iFood a partir do momento que você quiser! Coma a validação dos dados, quem define a data de início de vendas é o próprio empreendedor. Entretanto, o prazo mínimo para início no iFood é de 2 dias úteis, sendo o prazo máximo de 30 dias após a assinatura do contrato.

Dessa forma, você já sabe como fazer cadastro no iFood e precisa apenas buscar as soluções que contribuirão para o crescimento do seu negócio. Aqui, a recomendação é participar dos cursos do iFood Decola e aproveitar as alavancas promocionais disponibilizadas pela plataforma.

Como eu vou receber o valor dos pedidos pagos pelo iFood?

Você vai receber o valor dos pedidos pagos pelo iFood diretamente na sua conta digital cadastrada. Além disso, todos os repasses podem ser verificados na aba “Financeiro” do Portal do Parceiro.

Essa é uma informação importante na hora de saber como se cadastrar no iFood para vender. Afinal, é com a geração de receita que você poderá fazer seu negócio crescer e se destacar. 

Como eu solicito ajuda para o cadastro no iFood?

Para solicitar ajuda para o cadastro no iFood, você pode acessar o Portal do Parceiro, mais especificamente a aba “Chamados e ajuda. Nesse local, você poderá encontrar respostas para as principais dúvidas dos parceiros no iFood.

Se você ainda permanecer com questionamentos sobre “como cadastrar minha empresa no iFood”, basta clicar em “Fale com a gente” e abrir um chamado. Outra opção é acionar o chat, dependendo da sua necessidade.

Assinei o contrato com o iFood, e agora?

Após assinar o contrato, você terá acesso ao Portal do Parceiro. Esse canal será o seu grande aliado na experiência iFood. Lá, você encontrará dicas para configurar o seu restaurante dentro do aplicativo, adicionando seu horário de funcionamento, formas de pagamento, área, taxa e tempo de entrega.

Em seguida, você precisará inserir o seu cardápio com os itens que deseja vender no iFood. Esse processo pode ser feito de várias formas:

Depois, você poderá agendar a data de início de vendas e baixar o Gestor de Pedidos.

Como entrar no iFood?

Para saber como entrar no iFood, baixe o app iFood para Parceiros, disponível para Android e iOS. Depois de fazer o seu cadastro, faça o login e comece a usar o aplicativo. Para isso, você precisará configurar a sua loja. A partir disso, é só começar a vender!

Como acessar o Gestor de Pedidos?

Você acessa o Gestor de Pedidos dentro do aplicativo iFood para Parceiros. Assim, você pode gerenciar a operação da sua loja e cuidar de todos os pedidos dos clientes.

Saiba que você terá acesso ao Gestor de Pedidos ao saber como se cadastrar no iFood e ter os seus dados validados pela plataforma. A partir disso, poderá usar esse recurso, assim como as outras ferramentas disponíveis.

Quais são as vantagens do cadastro no iFood?

As vantagens do cadastro no iFood são variadas. Entre elas estão:

  • aumento da visibilidade para o restaurante;
  • possibilidade de atrair clientes novos;
  • acesso ao iFood Shop, plataforma de compras com mais de 900 fornecedores cadastrados para facilitar a aquisição de insumos e outros itens;
  • possibilidade de criar uma conta no iFood Pago e ter uma conta com soluções específicas para restaurantes;
  • acesso a consultoria gratuita com especialistas, além dos cursos do iFood Decola;
  • chance de utilizar a logística dos parceiros iFood;
  • melhoria do controle dos pedidos;
  • existência de um cardápio digital com fotos e descrições detalhadas dos seus produtos.

Dicas para aumentar as vendas no iFood

Além de saber como fazer cadastro no iFood, está na hora de conferir algumas dicas para aumentar suas vendas. Veja quais são as recomendações:

  • participe das promoções;
  • atualize e melhore o seu cardápio de forma contínua;
  • priorize a agilidade e a qualidade nas entregas;
  • fidelize os clientes;
  • divulgue o seu restaurante nas redes sociais;
  • estruture o seu processo logístico;
  • ofereça um bom atendimento ao cliente.

Com todas essas dicas, está na hora de fazer o seu cadastro no iFood. Afinal, estar na maior audiência de aplicativos de delivery do país faz toda a diferença, concorda? Então, queAgora que você tirou as principais dúvidas de como fazer o iFood cadastro, aproveite a sua visita para tornar a sua loja uma parceira do iFood!

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Por Pedro Camargo

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Respostas de 140

  1. Oi Rhammon, tudo bem? No momento, o endereço é único, pois é a partir dele que o raio de entrega é definido. Caso a loja tenha filiais diferentes, é preciso ter um cadastro para cada loja (cada uma com um CNPJ diferente).

  2. Abri uma CNPJ filial de uma de nossas lojas, como faço para cadastrar no ifood?
    Está dando erro – dizendo que fere as diretrizes.

    Mas são duas empresas distintas, dois CNPJs oficiais, endereços com CEP, tudo como o manda o figurino.

    1. Oi, Igor! Temos um canal exclusivo para falar sobre cadastro. Fique à vontade para nos chamar: https://bit.ly/3Rkt2M2. Caso continue tendo algum problema, envie uma DM no nosso Instagram, @ifoodparaparceiros, com o número do seu CNPJ e telefone. Assim conseguiremos ajudar você.

  3. Tenho interesse em ser entregador do Ifood (Motoqueiro). Como proceder? Quais as exigências em relação a mim e à motocicleta?

    1. Olá, Euro! Tem novidade na área, o perfil @ifoodparaentregadores acabou de ser lançado para te ajudar em situações como essa! Chama a gente la na DM que iremos atendê-lo.

      E ah! Não esquece de seguir para ficar sabendo de todas as novidades, hein? 😉

  4. Estou tentando abrir minha segunda loja com novo CNPJ e não consigo. Abro a pagina para adicionar o nome completo, e-mail e contato. São adicionada as três opções e não segue para mais informações, aparece erro no sistema, podem me ajudar?

    1. Oi, Jocimara! Entre em contato conosco em nosso instagram (@ifoodparaparceiros) explicando um pouco melhor o que precisa que nosso time de especialistas irá tratar sobre o assunto

    1. Oi, Luiz! Você poderia entrar em contato pela opção de atendimento no Portal do Parceiro? Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. Assim, conseguiremos te auxiliar ainda mais. 🙂 Aguardamos sua mensagem.

    1. Oi, Anderson! A campanha entra automaticamente para os novos parceiros. Temos esse blog post que explica que “São elegíveis para a ação os novos parceiros que possuem Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) registrados na plataforma iFood como estabelecimento parceiro a partir de 07 de Fevereiro de 2024 até 31 de Março de 2024.” Saiba mais nesse link: https://blog-parceiros.ifood.com.br/regulamento-falta-voce/

  5. Olá.
    Estou me informando sobre o sistema de funcionamento da plataforma ifood. Só posso vender no municipio onde está localizada minha loja? Tendo outros municípios próximos, posso atender? Vender? No caso BadyBassitt-SP fica a loja, 7km de São José do Rio Preto. Poderia atender esse município?

    1. Oi, Fatima! Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Iniciar atendimento”. 🙂

    1. Ei Luana. Você consegue alterar o endereço da sua loja acessando a aba “Perfil” do Portal do Parceiro. Caso tenha alguma dificuldade, abra um chamado para um de nossos especialistas na aba Chamados e Ajuda.

    1. Oi, Gilberto, como vai? Você pode acessar o seguinte link para conferir toda a documentação e realizar seu cadastro:
      <https://parceiros.ifood.com.br/>.
      Você vai precisar incluir a sua documentação e a documentação do restaurante e, logo depois, seu cadastro vai para uma análise interna. Depois de aprovado, é só configurar os detalhes de funcionamento e começar a vender! Caso tenha alguma dificuldade, conte com nosso atendimento exclusivo para cadastro: https://bit.ly/3Rkt2M2

  6. Impossivel cadastrar com CPF, não existe essa opção. Não tem nenhum chat para esclarecimento, dificil assim. Estou em Salvador BA, tem como fazer o cadastro com cpf ou não?
    71 983364334

    estou tentando a 2 dias

    1. Oi, Gustavo! Para algumas cidades, existe a possibilidade de abrir sua loja como Pessoa Física e utilizar seu CPF! Mas atenção, sua loja terá restrições na contratação de alguns serviços e, além disso, para que continue ativa no iFood você precisa criar uma empresa (com CNPJ) em até 1 ano depois do seu cadastro. Confira nosso material que explica mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/como-vender-no-ifood-com-cpf/

  7. Já assinei o contrato mas quando abro o gestor de pedidos sempre aparece a mensagem para eu ir assinar o contrato que será enviado por email mas não veio nenhum email com o controle e eu não consigo mexer em nada no gestor de pedidos.

    1. Oi Jose! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!

    1. Oi Lais!! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!

  8. QUERO MAIS INFORMAÇÕES, SOBRE A ENTREGA SE POR VENTURA ACONTECER UM ACIDENTE COM OS MOTOQUEIROS NA MINHA ROTA DE ENTREGA,ESSA DISPESA DOS MESMOS É DE RESPONSABILIDADE DO IFOOD.E SE TEM ISSO NO CONTRATO EM QUE VCS NOS FORNECE.

  9. Olá.
    Eu tenho uma pequena produção de chocolate artesanal e eu faço um produto que é um docinho e quero vender pelo Ifood mas eu não me enquadro nem em mercado ou restaurante e daí como proceder?

  10. Boa noite , preciso que entrem em contato comigo 19 993208136 , faz uma semana que estou tentando entrar na minha conta do meu restaurante e não consigo ! Não sei o que está acontecendo , e-mail e senha estão certos , mas não entra

  11. Gostaria de saber como eu faço um outro cadastro no meu CPF pois meu número é e-mail não existe mais alguém pode me ajudar

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