Abrir um comércio alimentício pode ser muito promissor, mas é algo que deve ser feito de maneira estruturada. Uma etapa essencial para isso é fazer um bom plano de negócio, a fim de guiar as suas metas no empreendedorismo.
O plano de negócio ajuda na definição de objetivos para a sua empresa, colaborando com a previsibilidade e segurança na tomada de decisões. Ao estruturar esse documento, você tem mais segurança na tomada de decisões, já que terá uma compreensão aprofundada do mercado e do seu negócio.
Entenda como elaborar um plano de negócio!
O que é um plano de negócio?
O plano de negócio é um documento de gestão empresarial que descreve o planejamento para um novo empreendimento. Ele pode ser comparado a um mapa, que ajudará você a chegar no seu destino. Nele, constam informações como:
- o que será vendido;
- qual é o orçamento;
- quanto será gasto em estrutura, maquinários e outros;
- qual a perspectiva de lucro e retorno;
- como será o estoque;
- quem é o público-alvo;
- que estratégias de marketing serão usadas;
- como será o desenvolvimento da marca.
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Qual a importância dessa ferramenta?
Além de facilitar a organização da empresa de modo geral, o plano de negócio auxilia em aspectos importantes como a previsão de ganhos.
Outras vantagens incluem a maior segurança na tomada de decisões, a conquista de mais conhecimento sobre o mercado e, principalmente, a possibilidade de criar estratégias que agradem aos clientes e contribuam para a fidelização deles.
No entanto, a maior vantagem diz respeito a saber exatamente onde se quer chegar e qual deve ser o caminho percorrido. Com metas e métodos bem definidos, fica mais fácil alcançar o sucesso.
O plano de negócio responde, ainda, a perguntas relativas à organização geral da empresa, às estratégias de gestão financeira e aos métodos para atrair clientes e fornecedores, entre outros aspectos. Outro ponto importante é que esse documento auxilia na conquista de investidores — o que é um grande benefício.
Como montar um bom plano de negócio?
Desenvolver de um plano de negócio requer uma pesquisa aprofundada sobre o mercado em que a empresa vai atuar. É necessário, também, atender a alguns pontos. Confira os principais a seguir.
Utilize um sumário executivo
O sumário executivo é um documento em que são resumidas a descrição do estabelecimento e as suas características particulares, como:
- a missão e os valores do negócio;
- a descrição do perfil desejado dos empregados e parceiros;
- produtos que serão comercializados e os diferenciais deles;
- a localização, caso exista uma sede física;
- as campanhas de marketing e o tom de voz delas;
- o investimento inicial;
- o enquadramento tributário;
- elementos relacionados ao planejamento estratégico.
Basicamente, o sumário executivo serve como um guia para a avaliação rápida da empresa. Ele será elaborado por último, já que resume todo o plano de negócio. No entanto, nesse primeiro momento, é preciso já ter em mente alguns princípios norteadores.
Entenda as demandas do público-alvo
Quem são as pessoas que você pretende transformar em clientes e quais as demandas delas? Essa definição da clientela está muito atrelada ao seu nicho.
Estude aspectos referentes à localização do ponto comercial, ao tipo de cliente que os itens e serviços tendem a atrair e às necessidades e preferências a que seu negócio deve atender. Quanto mais informações você tiver sobre o público, melhor.
Caso a intenção seja inaugurar o seu estabelecimento em uma região empresarial, por exemplo, vale a pena pensar em opções de almoço que atendam à demanda de quem trabalha naquela área. Mas, se você vai atender uma região residencial, é interessante pensar em um nicho que funcione melhor à noite, a exemplo das pizzarias.
Tenha em mente que nem sempre é preciso estar em uma região movimentada para vender bem. Para quem opera via delivery, por exemplo, estar perto de áreas residenciais é uma excelente oportunidade de atender ao público dessas regiões.
Foque no diferencial do estabelecimento
Estudar os concorrentes é importante, mas isso deve servir sempre para estabelecer e potencializar o diferencial do seu negócio. Em estabelecimentos alimentícios, isso pode estar, por exemplo, na qualidade da comida, no excelente atendimento ou na velocidade do delivery.
Para entender se esses fatores são vistos como diferenciais positivos, faça pesquisas de mercado junto ao público. Algo que pode fortalecer essa estratégia é oferecer descontos para quem responder a questionários rápidos. Além disso, em aplicativos de delivery, é fundamental ficar de olho nas notas e nos comentários dos clientes.
Outro ponto importante é que entender os diferenciais dos seus concorrentes pode inspirar a gestão do seu estabelecimento. Entender, também, os pontos fracos desses outros negócios é uma boa ideia, já que isso permite evitar cometer os mesmos erros.
Preveja diferentes cenários
É fundamental se planejar de maneira realista, considerando tanto os cenários favoráveis como os desfavoráveis. Afinal, além da expectativa em relação à recepção do público aos seus itens, fatores econômicos, como a inflação, podem interferir nos resultados.
Lembre-se de identificar as áreas que precisam de um suporte adicional. Converse com as pessoas que vão trabalhar com você e escute suas sugestões para organizar melhor o seu plano — principalmente se forem profissionais experientes —, além de diversificar suas fontes de informação.
Leia as notícias sobre o ramo, procurando informações sobre eventos que podem impactar os seus lucros. A guerra na Ucrânia, por exemplo, causou um aumento de cerca de 8% no preço do trigo, o que certamente afeta estabelecimentos que usam essa matéria-prima.
A análise dos fornecedores também é imprescindível. Afinal, a falta de insumos é um dos piores cenários possíveis para quem empreende no ramo alimentício, e há outros inconvenientes que podem decorrer de uma escolha equivocada para essa parceria.
Para evitar problemas, ao avaliar potenciais fornecedores, considere a variedade de produtos, os valores praticados, os prazos de pagamento, o atendimento e a procedência das mercadorias.
Defina métricas para monitorar os resultados
Você só consegue mensurar o sucesso das suas ações com precisão se utilizar métricas bem definidas. Elas estabelecem metas concretas para você alcançar, dentro de prazos determinados, e funcionam como um termômetro para a saúde do seu negócio.
Essa análise pode se basear em indicadores como lucratividade, índice de satisfação do cliente, valor médio de consumo, taxa de conversão e custo de mercadoria vendida, ou CMV.
O mais importante, nessa etapa, é analisar se os números obtidos estão dentro do que o negócio estabeleceu como objetivo — e se é possível atingi-los dentro dos prazos estipulados.
O plano de negócio é um documento sobre o seu negócio e para o seu negócio. Por isso, é essencial que as informações fiquem claras e você o siga como um verdadeiro guia. Assim, será muito mais fácil fazer sua gestão de restaurante, bar, hamburgueria ou semelhante.
Para saber complementar o seu plano de negócio e a ajustar metas financeiras, aprenda a precificar as suas vendas e produtos!
11 respostas
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