É bem provável que você já tenha ouvido falar que o azul acalma, o verde traz esperança e que o amarelo é vibrante. Tudo isso faz parte da psicologia das cores, uma ciência que mostra como as diferentes tonalidades despertam sensações e emoções. Por isso, elas podem ajudar a vender mais.
Por exemplo, existem cores que dão fome, sabia disso? Além disso, 85% das compras são feitas tendo como principal fator a tonalidade do produto. Ainda tem 66% que não comprariam certos aparelhos por não estar na coloração preferida e 80% reconhecem mais a marca quando ela sai do preto e branco.
Portanto, fica claro que as cores podem fazer você vender mais, qualquer que seja o seu segmento de atuação. Então, como usar essa ciência para atrair clientes? Vamos ver neste artigo. Confira!
O que é psicologia das cores?
A psicologia das cores é uma ciência que analisa como as cores impactam o comportamento humano e despertam sensações, emoções e desejos. No marketing, esse conhecimento é usado para vender mais. Afinal, entendendo o consumidor, você pode usar gatilhos específicos para fazer seu faturamento crescer.
Várias emoções primárias podem ser despertadas por meio das cores. Entre elas estão alegria, aceitação, nojo, raiva, medo, tristeza e surpresa. Nesse sentido, quais são as tonalidades mais adequadas para a sua marca? Quais podem ajudar a vender mais?
É exatamente isso que a psicologia das cores no marketing responde. Na prática, isso significa que ter esse conhecimento é fundamental para incentivar a decisão de compra, seja no seu estabelecimento, seja no delivery.
Por que a psicologia das cores é importante para o negócio?
A psicologia das cores é importante para o negócio por ajudar a identidade visual da marca, o reconhecimento dos seus produtos e serviços, e as vendas. Isso porque as diferentes tonalidades impactam o processo de comunicação, influenciando as emoções e as decisões.
Portanto, quando você decide abrir um estabelecimento, precisa pensar o que pretende passar para os consumidores. Esse mesmo pensamento deve ser considerado na hora de criar a sua logomarca.
Por exemplo, se você quer abrir um restaurante pequeno, vai analisar a possibilidade de ter um salão, considerar as vendas por delivery e pensar em estratégias para vender mais e melhor.
Porém, sem um logotipo e uma logomarca que chamem a atenção e despertem sensações, o seu posicionamento de marca ficará prejudicado. Afinal, é fundamental garantir esse reconhecimento por parte dos clientes para ter vendas mais sólidas.
Desse modo, entender o que é psicologia das cores significa aplicar esse conhecimento de forma estratégica, tendo mais chance de se destacar perante a concorrência. Portanto, quando bem implementada, essa ciência representa uma vantagem competitiva maior.
Qual o significado de cada cor na psicologia?
Vermelho
O vermelho é uma das cores que incitam a fome e também representa a paixão. Por isso, é muito usada em promoções, já que chama a atenção e ainda incentiva a tomada de decisão. Devido a suas características, essa cor é muito usada em restaurantes.
Laranja
O laranja é outra cor vibrante, que passa a sensação de energia. Ela estimula a criatividade e ajuda a trazer confiabilidade para a sua marca. Também passa a sensação de modernidade.
Amarelo
O amarelo também incentiva os hábitos de consumo de quem gosta de comer. Além disso, passa otimismo, é acolhedor e gera conforto e felicidade.
Verde
A psicologia das cores revela que o verde está conectado ao meio ambiente e à natureza, também passando a ideia de saúde, equilíbrio e harmonia. Passa calma para os clientes e transmite coerência. Por isso, é uma opção para quem vende produtos saudáveis, por exemplo.
Azul
O azul passa confiança. Quando na sua versão mais clara, transmite frescor e higiene. Já o escuro transmite mais sobriedade e seriedade, reforçando as sensações de confiança na marca e poder.
Roxo
O roxo representa sabedoria e respeito. Com a psicologia das cores no marketing, é uma boa opção para incentivar a criatividade e a imaginação. Também pode passar a sensação de mistério e de bem-estar.
Marrom
Apesar de menos comum, o marrom passa sofisticação e seriedade. É uma boa tonalidade para empresas que vendem ou trabalham com alimentos orgânicos, e para aquelas que comercializam produtos rústicos.
Rosa
Bem delicado, o rosa é ideal para quem foca o público feminino, porque passa a sensação de romantismo e inocência. Em seus tons mais fortes, transmite modernidade e chama a atenção do público.
Branco
Uma cor neutra, o branco passa a sensação de limpeza, tranquilidade e organização. É mais utilizado como respiro ou fundo, a fim de ajudar outras tonalidades a se destacarem.
Preto
O preto é uma cor neutra, mas poderosa, que remete à força e à elegância. Passa a sensação de mistério e curiosidade. Na psicologia das cores do marketing, costuma ser atrelada ao público masculino. Tem relação com o luxo e o sucesso.
Cinza
O cinza é ideal para passar a sensação de modernidade e solidez. Por ser neutro, costuma ser utilizado para destacar outras tonalidades mais vibrantes.
Como aplicar a psicologia das cores no seu negócio?
Analise o desempenho de cada cor
No marketing, a psicologia das cores é um grande aliado, desde que você verifique qual é o desempenho de cada tonalidade. Aqui, a sua preferência tem pouca relevância, porque é importante que haja uma boa conexão com a sua identidade visual e o que você pretende passar para os clientes.
Escolha uma paleta que destaque a sua marca
O branding requer uma identidade visual consolidada. Nesse sentido, escolher uma cor que destaque a sua marca faz toda a diferença. Essa é uma forma estratégica de usar as diferentes tonalidades e ter a possibilidade de gerar uma conexão emocional com os consumidores.
Aqui, é válido saber que a paleta de cores deve ser harmônica. Portanto, a regra geral é combinar tonalidades complementares, a fim de chamar a atenção para os botões e outros itens de conversão. Esse é o caso do roxo e do amarelo.
Considere a experiência do consumidor
A psicologia das cores deve ser aliada de outras estratégias de marketing para alcançar os melhores resultados. Portanto, utilize esse conhecimento no e-mail marketing, nas redes sociais, em alavancas promocionais etc.
Conheça as cores que aumentam a taxa de conversão
Saiba o significado das cores no marketing e aplique o conhecimento na sua estratégia para desenvolver o posicionamento da sua marca. Esse equilíbrio é importante, porque, para 84,7% dos consumidores, é mais relevante do que outros fatores na hora de escolher um produto.
Além disso, 93% verificam o aspecto visual antes de comprar, 80% creem que as cores melhoram o reconhecimento de marca. Sem contar que as tonalidades selecionadas são responsáveis por 60% da aceitação ou rejeição do produto ou serviço.
Identifique as melhores cores para as promoções
As promoções são oportunidades para você vender mais e a psicologia das cores também pode ajudar. Nesse caso, é preciso pensar no seu público-alvo para definir as melhores alternativas.
Por isso, se os consumidores buscam preços baixos, o azul escuro e o verde são boas tonalidades. Caso sejam impulsivos, o ideal é usar o preto, o azul ou o laranja. Se forem tradicionais, é melhor o rosa, o rosa escuro e o azul claro.
É claro que isso não é uma regra fechada. Tudo depende do que você busca e do seu segmento de atuação. Por isso, é interessante fazer testes A/B para saber o que dá mais certo e até segmentar o público-alvo para ter resultados mais consistentes.
Na prática, a psicologia das cores auxilia na atração de clientes e é um fator relevante para os consumidores. Outras medidas também ajudam a vender, mas esse é um aspecto extra, que pode contribuir para o alcance do sucesso.
No delivery, por exemplo, o significado das cores no marketing pode ser um diferencial importante, que ajuda a chamar a atenção dos consumidores. Tendo fotos bonitas dos produtos e uma bela descrição, a chance de converter é maior.
Esse é o motivo pelo qual você precisa entender o que é psicologia das cores e como aplicar no seu negócio. Ao fazer isso, você fortalece a sua identidade visual, aumenta o reconhecimento de marca e obtém melhores resultados.
Então, o que acha de fortalecer ainda mais a sua empresa? Confira 4 elementos de comunicação visual para aplicar em seu negócio.