Entrar no mundo do empreendedorismo é o desejo de milhões de brasileiros — e muitos querem saber como montar um pet shop. Afinal, a busca por serviços voltados aos animais de estimação está em alta e tem a tendência de crescer.
É o que dizem os estudos, que mostram a importância de diversificar os produtos de pet shop para ampliar as vendas. Segundo a pesquisa Dados de Mercado 2024, há 160,9 milhões de pets no Brasil.
Com isso, o mercado registrou um crescimento de 14,2% no faturamento em 2023, chegando a R$68,7 bilhões. A participação dos serviços ocorreu da seguinte forma:
- alimentação: 55,5%;
- Vendas: 10,6%;
- serviços e produtos veterinários: 10%;
- serviços gerais: 9,6%;
- serviços veterinários: 8,6%;
- produtos de higiene, beleza e acessórios: 5,7%.
E você, quer saber como abrir um pet shop? Neste post, vamos trazer o passo a passo para alcançar esse objetivo. Confira!
O que é pet shop?
Pet shop é um estabelecimento que vende produtos e serviços voltados para animais de estimação, além de também oferecer os bichos para comercialização ou doação. Assim, atende a todas as necessidades dos tutores, inclusive com a possibilidade de ofertar hospedagem para quando os humanos vão viajar.
Diferente de saber como montar um banho e tosa, que é focado na higiene dos animais, o pet shop é mais amplo. Portanto, é um atendimento mais completo e especializado.
Para saber o que é pet shop, é necessário conhecer os serviços oferecidos nesse local. Entre eles estão:
- venda de produtos, como petiscos, ração, brinquedos, guias e coleiras, gaiolas e areia sanitária para gatos;
- serviços, por exemplo, hospedagem, banho e tosa, treinamento, atendimento veterinário e adestramento.
O que precisa para abrir um pet shop?
Para saber como montar casa de ração ou um estabelecimento mais completo, que preste serviços para os pets, é preciso seguir algumas burocracias e etapas. Veja o que precisa para abrir um pet shop.
Pesquise o mercado
Faça uma análise de mercado para entender se há potencial demanda na região e qual é a concorrência. Também entenda o que os possíveis clientes esperam, qual é o poder aquisitivo e os preços praticados no local. Esses fatores vão interferir tanto nos produtos e serviços oferecidos quanto na precificação.
Crie uma identidade visual
Construa a sua marca e defina uma identidade visual. Nesse processo, pense o que diferencia seu negócio da concorrência e qual é sua missão, visão e valores.
Faça um plano de negócios
Avalie todos os aspectos relacionados ao seu pet shop. Veja os detalhes da concorrência, os potenciais clientes e o que pretende fazer nas finanças, no marketing, escolha do mix de produtos etc. Esses fatores montam o plano de negócios, documento fundamental para guiar as suas ações na gestão da empresa.
Formalize-se
Você precisa formalizar sua empresa para iniciar o funcionamento. Então, abra seu CNPJ e cumpra todas as exigências. Nesse processo, faça uma consulta na Prefeitura para saber se a atividade é permitida no local. Você ainda precisará das seguintes autorizações:
- alvará de funcionamento;
- alvará do Corpo de Bombeiros;
- licença ambiental;
- licença sanitária, da Vigilância Sanitária;
- autorização de funcionamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
- autorização de funcionamento do Ibama, caso venda ou armazene animais silvestres.
Além disso, é preciso fazer os procedimentos na Junta Comercial e obter a inscrição estadual. Uma dica é contar com a ajuda de um contador para cumprir todas as etapas.
Invista no marketing
Defina a estratégia de marketing que você vai usar. Uma boa dica é ter um perfil nas redes sociais e investir em anúncios pagos.
Ofereça delivery
Uma forma de atrair clientes é oferecer delivery de produtos. Essa é uma conveniência para os consumidores e ajuda a aumentar suas vendas. Além disso, ao se cadastrar no iFood, você ainda tem a chance de utilizar as alavancas de marketing, promoções e combos para incentivar a decisão de compra dos donos de pet.
Quanto custa abrir um pet shop?
A estimativa de custo para abrir um pet shop é de R$45 mil, para um ambiente de 60m². No entanto, pode chegar a R$100 mil, conforme a localização, a qualidade dos equipamentos e o tamanho da loja.
Assim, para saber quanto custa abrir um pet shop, considere:
- investimento inicial;
- equipamentos;
- aluguel e/ou reformas do ambiente;
- custos relativos ao estoque, marketing e contratação de pessoas;
- gastos com obtenção de licenças.
Agora, se você tem um orçamento apertado, vale a pena descobrir como abrir um pet shop pequeno. Existem várias alternativas, como ter um abastecimento menor e investir apenas nos itens com mais giro.
Porém, você também pode começar em casa mesmo, criando um local específico, e oferecendo o delivery. Dessa forma, seu negócio cresce aos poucos e é possível saber como montar um pet shop aos poucos.
Qual o lucro de um pet shop pequeno?
O lucro de um pet shop pequeno fica entre R$6 mil e R$20 mil, para quem executa suas atividades online. Isso porque a margem de lucro geral do comércio fica entre 10% e 20%.
Como fazer a precificação em um pet shop?
Uma precificação inteligente passa por identificar os seus custos e definir a margem de lucro. Considere todos os valores que precisam ser pagos todos os meses (como aluguel, salários, internet, água e luz), aqueles que variam conforme as vendas (estoque) e os gastos com os serviços (vacinas, banho, tosa, consultas e exames). Então, some ao percentual definido.
Por exemplo, imagine que o custo de um saco de ração seja R$30 e a sua margem de lucro é de 20%, então, faça:
Precificação = R$30 + 20%
Precificação = R$36
Quais as vantagens de abrir um pet shop?
As vantagens de saber como montar um pet shop são:
- a população de animais de estimação é grande e está em crescimento, tendo registrado uma alta de 3,6% entre 2022 e 2023, conforme o Dados de Mercado 2024;
- o faturamento do setor está em elevação;
- você pode oferecer uma grande diversidade de serviços, inclusive especializados (por exemplo, ao saber como montar um banho e tosa);
- é possível escolher por produtos populares ou nichos específicos, isto é, é fácil atender às demandas locais;
- o investimento inicial pode ser menor, ao saber como abrir um pet pequeno ou oferecer os produtos e serviços via delivery;
- a fidelização de clientes tem alta probabilidade;
- você pode abrir uma franquia, caso prefira esse tipo de negócio, e ter suporte da marca e processos padronizados.
Como montar um pet shop e ter sucesso?
Veja algumas dicas para saber como montar um pet shop e ter sucesso.
- Faça uma boa gestão financeira e controle bem o seu fluxo de caixa.
- Conte com bons fornecedores, que tenham produtos de qualidade e preços competitivos. Uma dica é comprar no iFood Shop, que tem mais de 900 parceiros à sua disposição.
- Capacite-se continuamente. Aproveite os cursos do iFood Decola e veja como melhorar sua gestão, marketing e outros âmbitos do seu negócio.
- Ofereça um bom atendimento ao cliente.
- Treine seus funcionários para oferecerem o melhor serviço possível.
- Atente às tendências para melhorar seus produtos e serviços de forma contínua.
- Execute um controle de validade do estoque para evitar perdas e desperdícios.
- Busque um diferencial competitivo, que pode ser um serviço que falta na sua região, por exemplo.
Com essas dicas, você já sabe como montar um pet shop e se destacar para atrair clientes e aumentar suas vendas. Veja todas as ideias e adapte ao seu orçamento e contexto (região, público-alvo etc.). Ao fazer isso, você poderá ter melhores resultados e ver seu negócio decolar!
E agora, quer mais dicas para atingir esse objetivo? Baixe este material gratuito do iFood e veja como crescer com o nosso plano de marketing! Entenda a importância desse planejamento, confira dicas e entenda como o iFood Decola pode ajudar!