As datas comemorativas sempre são oportunidades de aumentar seu faturamento. A Black Friday 2024 é um desses períodos, especialmente se você for transparente com seus clientes e fizer promoções de verdade. Inclusive, essa pode ser mais uma oportunidade para você aumentar a clientela do seu restaurante.
Isso é um dos pontos destacados em uma pesquisa feita pela Dito e Opinion Box. O levantamento foca a intenção de compra na Black Friday 2024. Por isso, traz boas indicações de como se preparar para atender os seus clientes da melhor forma possível.
Por exemplo, você sabia que 55% dos brasileiros pretendem adquirir algum produto e 35% são clientes potenciais para a data? Então, essa pode ser a oportunidade de você reforçar as suas vendas no final de ano. Já se preparou? Confira as estatísticas da pesquisa e comece a se organizar.
Antes disso, veja como aumentar as suas vendas no delivery em datas comemorativas.
Qual a intenção de compra na Black Friday 2024?
A intenção de compra na Black Friday 2024 é adquirir produtos de valor mais alto e que sejam úteis. A pesquisa destacou eletrodomésticos e eletroeletrônicos (56%), roupas e acessórios (43%), casa e decoração (33%), produtos de beleza e cosméticos (30%), viagens e turismo (28%), supermercado (19%), farmácia e saúde (16%), livraria (15%).
Além disso, 43% pretendem gastar mais do que nas compras da Black Friday de 2023 e 36% querem desembolsar a mesma quantia. O estudo ainda indicou que, no ano anterior, 36% despenderam entre R$ 100 e R$ 500, 30% ficaram na faixa de R$ 501 e R$ 1.000 e 22% entre R$ 1.001 e R$ 5.000.
Em relação à intenção de compra na Black Friday 2024, a maioria das pessoas toma essa decisão na própria semana do evento (19%), entre 1 e 3 meses antes (18%) e no mês anterior (15%). Por sua vez, 17% relatam não ter uma frequência definida ou não saber quando optam pela aquisição de produtos.
De toda forma, esses dados denunciam que há interesse dos consumidores pelas compras. Portanto, as vendas na Black Friday 2024 podem ser impulsionadas, se você usar as estratégias de varejo certas.
Inclusive, o setor tem a expectativa de aumentar as vendas em 9,1% no e-commerce. Ao mesmo tempo, 70% dos varejistas pretendem aumentar seu faturamento, sendo que 80% destacam que o ticket médio das compras fica entre R$ 500 e R$ 1.500.
Por sua vez, o aumento geral no faturamento é de 10%, com alta de 14% no total de pedidos. Percebe como essa é uma oportunidade para você alavancar as suas vendas?
Veja também como bater recorde de vendas no iFood no final do ano:
Quais são os principais fatores de compras na Black Friday 2024?
Os principais fatores de compras na Black Friday 2024 são preços baixos (51%), frete grátis (41%), valor alto de desconto (30%), ser uma loja que já se conhece/compra (17%) e variedade de produtos (15%). Também é válido destacar que, em 2023, 42% adquiriram um produto que precisavam e estava com uma boa promoção.
Além disso, 12% tomaram a decisão após ver um anúncio nas redes sociais. Apesar disso, 31% acreditam que as ofertas estavam piores em 2023 do que em anos anteriores e 32% relatam terem percebido que as promoções estavam iguais. Por outro lado, 24% destacam que estavam melhores.
Esses últimos dados mostram a necessidade de ser transparente com o consumidor. Os brasileiros já estão de olho na “black fraude” e tentar enganá-los acaba fazendo com que a relação de confiança seja quebrada.
Ao mesmo tempo, a experiência do consumidor se torna pior e isso pode levar à opção pela concorrência. Ainda assim, 43% disseram ter ficado totalmente satisfeitos com as compras na Black Friday 2023 e 29% ficaram satisfeitos.
Com isso, 62% disseram ter feito novas compras após a data. Portanto, fica claro que essa é uma grande oportunidade para atrair clientes e vender mais.
Qual é o comportamento do consumidor antes da intenção de compra na Black Friday?
O comportamento do consumidor antes da intenção de compra na Black Friday é de pesquisar a reputação online da empresa antes de comprar. Isso porque 41% fazem isso sempre, 27% realizam com frequência e 21% dizem fazer a busca às vezes. Além disso, 34% pedem indicações de amigos e familiares às vezes e 21% com frequência.
Outros destaques nesse sentido são a leitura de avaliações dos produtos no site/loja (43% fazem isso sempre e 28% frequentemente) e a busca por avaliações da marca no Google (32% sempre e 27% frequentemente e às vezes).
As redes sociais também são usadas para esse propósito. Segundo o levantamento da Dito e da Opinion Box, 30% fazem a pesquisa às vezes, 26% sempre e 23% com frequência.
Nesse sentido, é útil ressaltar que os canais preferidos para receber promoções e ofertas são e-mail (39%) e WhatsApp (21%). Já as compras na Black Friday foram feitas somente em lojas virtuais (43%) e lojas físicas e online (39%).
Na prática, isso significa que você tem várias possibilidades de divulgar as suas promoções para incentivar as compras na Black Friday 2024. Seja nas redes sociais, seja no WhatsApp ou via iFood, as oportunidades são grandes, se você adotar as estratégias mais adequadas.
Qual a intenção de compra na Black Friday 2024 para o setor de restaurantes?
A intenção de compra na Black Friday 2024 para o setor de restaurantes é positiva. Segundo dados do Google, 33% dos consumidores pretendem comprar algo de alimentação nessa data comemorativa. Já para a pesquisa Opinion Box e Dito, 14% dizem que vão adquirir algo do segmento de alimentos e bebidas.
Apesar dessas projeções, esse segmento de mercado ainda tem pouca participação nessa data comemorativa. Os motivos são variados. Para a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), os principais fatores são a preparação para o final de ano (Natal e Ano Novo) e a margem pequena para fazer promoções.
Diante desse cenário, fica claro que essa pode ser a oportunidade para você se destacar e até conquistar vantagem competitiva. Isso porque vai atrair clientes e tem a chance de retê-los e fidelizá-los.
Nesse sentido, é necessário entender que as vendas aumentam não apenas nos dias mais próximos da Black Friday. Todo o movimento começa na primeira metade do mês, por volta do dia 14. Portanto, vale a pena aproveitar o momento para lançar um produto, programar um combo, fazer uma ação promocional de item individual etc.
Então, o que fazer? Confira algumas dicas que vão ajudar a aumentar suas vendas na Black Friday 2024.
Planeje os itens em promoção
Planeje antecipadamente quais itens entrarão em promoção de vendas, como serão os descontos e por quanto tempo as ofertas ficarão válidas.
Lembre-se de que essa pode ser uma grande oportunidade para os donos de restaurantes. Afinal, alimentação é um produto útil e fica em uma faixa de preço mais baixa, que tende a atrair mais pessoas.
Nesse cenário, o ponto-chave é saber como posicionar o seu negócio, especialmente o delivery. Afinal, essa data é uma das mais movimentadas na questão de consumo no varejo brasileiro.
Mais do que isso, é preciso considerar que o mês de novembro é o que mais tem feriados. Para quem trabalha com delivery, essa é uma boa notícia, já que é nos dias de folga que as pessoas tendem a comprar mais comida pronta devido à conveniência.
Tenha um site seguro e otimizado
O seu site precisa ser seguro e otimizado. Isso significa atender às regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e investir na responsividade.
Além disso, devido à alta demanda do período, é recomendado adotar o atendimento via chat. No caso dos restaurantes, uma dica é usar o Anota AI, que oferece automação e personalização.
Ofereça diferentes formas de pagamento
Conte com diferentes formas de pagamento com checkout transparente. Essa medida traz mais segurança aos consumidores e aumenta a chance deles concretizarem a compra.
Crie promoções reais para atrair os clientes
Para aproveitar a Black Friday 2024, é preciso que você se posicione já no começo do mês. Isso porque, se esperar chegar muito próximo da data, pode perder a oportunidade. Além disso, você viu nos dados da pesquisa que transparência é fundamental.
Então, invista em promoções reais. Ofereça cupons de desconto do iFood para incentivar a compra e impulsionar a tomada de decisão do consumidor.
Além disso, aproveite que a maioria das pessoas não sabe quando decide fazer uma compra. Isso abre margem para as decisões por impulso.
Então, a participação nas campanhas dos banners do iFood e os anúncios realizados — por exemplo, via Campanha Inteligente — ajudam a vender mais.
Crie combos promocionais
Saiba como criar combos no iFood, em vez de fazer promoções apenas de produtos individuais. Eles tendem a chamar mais a atenção dos consumidores e são um incentivo para as compras. Ao mesmo tempo, o ticket médio tende a ser mais elevado.
Observe a demanda
Verifique como a demanda está aumentado ao longo do mês de novembro. Se estiver muito alta, contrate uma pessoa entregadora para a prestação de serviço temporário. Ou você pode contar com o serviço Sob Demanda do iFood para entregas parceiras iFood pontuais que você precise na sua operação.
Vale lembrar que esse é um mês com muitos feriados, inclusive prolongados. Além disso, os trabalhadores recebem a primeira parcela do 13° salário no final de novembro e nesse período começam as confraternizações. Portanto, são fatores de compras importantes e que precisam ser considerados na sua estratégia.
Ofereça entrega grátis
A entrega grátis é um fator decisivo para as compras em geral. Na Black Friday 2024, podem ser um incentivo a mais. Então, considere essa possibilidade na criação de promoções.
Analise o que a concorrência está fazendo
Confira aí promoções, os combos e como a sua concorrência está se preparando para a data. Busque oportunidades de diferenciação. Assim, você pode atrair uma boa clientela.
Divulgue suas ações em canais estratégicos
Publique as ações da Black Friday 2024 em canais estratégicos, como redes sociais. Aliás, esse pode ser um bom canal para os restaurantes atraírem clientes para aumentarem suas vendas na Black Friday.
É o que destacou o responsável pelo relacionamento da Abrasel no Mato Grosso, Márcio Sewo, em matéria já citada.
“Restaurantes que mantêm relacionamento com clientes por meio de redes sociais e informes de cardápio no WhatsApp têm conseguido aproveitar datas comemorativas para aumentar o faturamento, como a Black Friday. Com a campanha certa, também é possível trazer novos clientes”
Adote as estratégias de vendas certas
As estratégias de vendas certas ajudam a melhorar as vendas no delivery. Uma delas é a Campanha Inteligente, que utiliza a inteligência de dados do iFood para alcançar os melhores resultados.
Mas tem outras. Por exemplo, em 1° de novembro é o Dia do Sushi. Portanto, você pode aproveitar as listas promocionais do iFood para incentivar a compra da culinária japonesa.
Esse é apenas um exemplo, já que outros banners serão feitos ao longo do período e aparecem em destaque no app do iFood. Então, pode ser o pé direito para começar a incentivar as compras na Black Friday, já que essas iniciativas tendem a ser responsáveis por grande parte do acesso dos usuários no aplicativo.
Organize seu estoque
Pense nos itens em promoção e solicite antecipadamente os insumos necessários aos fornecedores. Garanta que terá todos os itens para montar os pratos e evitar ter que tirá-los do cardápio antes do tempo, o que leva à perda de vendas.
Tenha em mente que comprar em grande quantidade pode ajudar a reduzir custos. Confira dicas para economizar dinheiro ao abastecer seu estoque.
Implemente as melhores práticas da logística
A logística é essencial para evitar atrasos e erros nos pedidos. Por isso, deixe sua equipe preparada ou conte com a parceria do iFood no Sob Demanda. Dessa forma, você consegue cumprir os prazos de entrega e aumenta a satisfação dos clientes.
Como consequência, eles podem voltar a comprar no seu restaurante. Portanto, adotar as boas práticas e ter uma logística eficiente pode fazer você vender mais ao longo de todo o ano.
Ofereça um excelente atendimento
O atendimento ao cliente pode ser o diferencial para você vender mais após a Black Friday. Desse modo, invista na capacitação da equipe posta haver uma padronização que leve à excelência, mesmo em momentos de alta demanda.
Aqui, a automação ajuda muito. Por isso, um sistema como o Anota AI faz toda a diferença.
Acompanhe as vendas
Saiba como aproveitar os dados do iFood para ter uma cultura data-driven. Analisar os números ajudará a aumentar o faturamento durante todo o ano, porque você vai identificar o comportamento do consumidor, os produtos com mais giro e outras informações relevantes.
Solucione os problemas rapidamente
Prepare-se para solucionar qualquer problema com rapidez. Converse com clientes insatisfeitos para tentar remediar a questão, oferecer uma nova oportunidade de compra e identificar oportunidades de melhoria.
Analise o comportamento do consumidor
Atente aos hábitos de consumo da sua região para criar as ofertas mais adequadas para a data. Nesse caso, vale observar a concorrência, os dados que você já tem e números de pesquisas.
Todas essas medidas permitem que você se prepare para as vendas na Black Friday. De toda forma, essas estratégias também podem ser usadas em outros períodos do ano.
Dessa forma, você tem a oportunidade de aproveitar a venda sazonal, mas ter uma chance maior de aumentar o faturamento em épocas de queda na procura dos clientes.
Além disso, considere todos os dados apresentados ao longo deste artigo. Você deve ter percebido que a intenção de compra na Black Friday 2024 existe e pode trazer excelentes resultados.
Então, que tal começar a se preparar e já pensar nessa data? Aproveite e conheça as iniciativas de melhoria contínua do Fórum de Restaurantes. Acesse o site, faça sua inscrição e participe desse movimento!