Nem só de restaurantes vive o brasileiro. Muitas pessoas preferem fazer comida em casa, seja para economizar, seja pelo simples prazer de alimentar a família e os amigos. Afinal, esse é um verdadeiro ato de amor e você, que deseja empreender, pode aproveitar esse desejo e saber como montar um mercadinho e atrair clientes.
Além disso, cozinhar as próprias refeições garante uma alimentação mais saudável. Pelo menos, é o que dizem alguns estudos, que destacam o fato da comida caseira ser baseada em ingredientes naturais e ter o potencial de reduzir os ultraprocessados, o sódios, as gorduras e os açúcares, que fazem mal ao organismo.
Então, por que não aproveitar essa tendência e saber como montar um minimercado? Essa pode ser a sua oportunidade de empreender e conquistar a liberdade financeira, já que alguém sempre vai precisar de um pão, manteiga, café, arroz, sal etc. Mas o que vender? Como começar seu negócio? Vamos responder essas questões neste artigo. Confira!
Por que abrir um minimercado?
Vale a pena saber como abrir um minimercado para aproveitar a busca dos consumidores por praticidade e agilidade. Além disso, esse tipo de negócio tem bom potencial de faturamento, é um setor essencial para os consumidores e tem grandes chances de crescimento.
Com uma boa variedade de produtos, esses estabelecimentos se destacam por garantir o básico para os moradores do entorno, como alimentos e produtos de higiene e limpeza.
Diante desses benefícios, as vendas dos mercados de pequeno porte estão em alta. Conforme o Sebrae, cerca de 40% do volume total de comercialização do segmento de autosserviços ocorre nesses ambientes.
Também conhecido como mercearia, quitanda e vendinha, o mercadinho tende a crescer. Segundo relatório da AMLabs Ventures, a expectativa para 84% dos consumidores é de crescimento desse tipo de estabelecimento.
Como montar um mercadinho?
Existem algumas etapas que precisam ser cumpridas para quem deseja saber como montar um mercadinho. Veja quais são as principais.
1. Monte um plano de negócios
O plano de negócios é um documento que analisa diferentes critérios e guia a abertura da sua empresa. Inclui a análise de mercado, da concorrência e de fornecedores, além dos planos operacional (que destaca local, equipamentos, estrutura física e mais), de marketing (com as estratégias de divulgação) e financeiro (detalha os valores aplicados e faz projeções).
2. Defina o seu regime tributário
O regime tributário determina como os impostos serão cobrados. Você pode escolher o Simples Nacional, o Lucro Real ou o Lucro Presumido. Todas as opções são válidas e vale a pena consultar um contador para decidir a melhor alternativa.
3. Verifique as etapas para formalização do seu negócio
Mais do que saber como montar um minimercado, você precisa formalizar sua empresa. As etapas burocráticas incluem:
- abertura do CNPJ;
- registro na Junta Comercial;
- inscrição estadual e/ou municipal;
- alvará de funcionamento e localização;
- licença da Vigilância Sanitária;
- alvará do Corpo de Bombeiros.
Para cumprir todas essas fases, você pode contar com a ajuda de um contador.
4. Selecione a melhor localização
Um mercadinho vai chamar mais a atenção dos potenciais clientes se tiver uma boa localização. Busque um ponto estratégico, com ampla circulação de pessoas. Aqui, vale a pena fazer uma pesquisa para entender a densidade demográfica e o perfil dos moradores da região. Dessa forma, você tem uma ideia da viabilidade da empresa.
5. Faça um bom planejamento do layout
O mercado de pequeno porte é pequeno e precisa ter um bom layout para fortalecer a experiência do consumidor. Garanta uma circulação de pessoas fluida e agradável, com um bom espaço entre os corredores e gôndolas. Invista na comunicação visual e na sinalização objetiva, além de uma iluminação agradável.
6. Conte com os equipamentos certos
Ao saber como abrir um mercadinho, você precisa considerar os equipamentos necessários. Pode haver variações, conforme seu público e seus objetivos, mas os itens necessários costumam ser os seguintes:
- prateleiras;
- gôndolas;
- freezer;
- geladeira;
- forno;
- balcão refrigerado;
- cestas de compras e carrinhos;
- balcões de atendimento;
- balança;
- caixa;
- leitor de código de barras;
- impressora de cupom fiscal;
- maquininha de cartão.
7. Selecione os produtos de maneira estratégica
Os minimercados costumam ter menos variedade do que os supermercados, até mesmo por uma questão de espaço. No entanto, oferecem uma boa diversificação para os clientes. Procure itens com alta rotatividade e que tenham boa aceitação para a demanda local.
8. Escolha os fornecedores
Os parceiros comerciais são fundamentais para você saber como montar um mercadinho de bairro e manter seu funcionamento. Isso porque o cliente quer encontrar sempre os mesmos produtos, então, você precisa manter esse fluxo de mercadorias em dia.
Por isso, escolha fornecedores que entreguem no prazo e com confiabilidade, e que tenham produtos de qualidade. Nesse processo, você pode usar o iFood Shop, plataforma com uma série de potenciais parceiros com preços atrativos.
9. Invista no marketing
Saber como abrir um minimercado é apenas o primeiro passo, você também precisa atrair clientes. Invista em uma boa estratégia de marketing para divulgar o seu negócio e faça um bom planejamento. Crie perfis nas redes sociais e esteja disponível no WhatsApp. Uma ideia é criar um grupo para divulgar as ofertas.
Além disso, tenha um perfil no iFood. Assim, você alcança um público muito maior, conquista visibilidade e tem a chance de atrair mais clientes. Sem contar que pode oferecer o delivery como um extra, isto é, um serviço de valor agregado.
Tenha em mente que, entre os serviços oferecidos por esse tipo de negócio, o principal é a entrega a domicílio, conforme o Sebrae. Conforme a pesquisa, 59,4% já têm o delivery implementado, o que significa que é uma atividade importante e praticamente obrigatória para ter vantagem competitiva.
10. Capacite seus colaboradores
Contrate bons colaboradores e capacite-os para ter organização e oferecer um bom atendimento aos clientes. Também busque motivá-los, porque esse é um fator crucial para o bom exercício de sua função.
Qual o valor para montar um mercadinho?
O valor para saber como montar um mercadinho de bairro varia bastante e pode chegar a R$331,9 mil. O montante inclui o local, as etapas burocráticas, o estoque, os equipamentos e a contratação de colaboradores. Esse dado é do estudo do Sebrae, que divide o investimento da seguinte forma:
- móveis da área administrativa: R$8,6 mil;
- móveis para área de checkout e pré-checkout: R$26,5 mil;
- móveis e equipamentos para o setor de atendimento: R$55,8 mil;
- móveis e equipamentos para o açougue: R$ 19,5 mil;
- móveis e equipamentos para área de padaria: R$18 mil;
- compra de estoque inicial: R$70 mil;
- construção e/ou reforma das instalações: R$50 mil;
- despesas de registro da empresa, taxas, honorários profissionais e mais: R$3,5 mil;
- capital de giro para começar o negócio: R$80 mil.
Se você quer saber como montar um minimercadinho com pouco dinheiro, busque investir no básico. Nesse caso, busque gastar com a formalização e compra de equipamentos e estoque mínimos.
Como posso abrir um mercadinho com pouco dinheiro?
Para saber como abrir um mercadinho com pouco dinheiro, faça um bom planejamento estratégico e otimize os custos. Nesse sentido, algumas dicas importantes são:
- reduza o espaço para gastar menos com aluguel e/ou reformas inicialmente;
- adquira um estoque com alta rotatividade e demanda na região. Dessa forma, você otimiza os gastos e evita investir muito com a variedade de produtos;
- busque fornecedores locais para reduzir os custos com transporte;
- use as redes sociais para divulgar seu negócio com pouco dinheiro;
- implemente o delivery e use a entrega parceira do iFood para facilitar para os clientes, ter um potencial de alta demanda e não precisar se preocupar com a logística.
Qual o lucro de um mercadinho?
O lucro de um mercadinho varia, mas o valor líquido costuma ser superior a 2%. O estudo do Sebrae ajuda a entender esse contexto. Segundo o levantamento, o ticket médio fica acima de R$60 para 62% dos consumidores. Para 23%, fica entre R$21 e R$40 e para 15%, entre R$41 e R$60.
O faturamento para 49,1% dos negócios é de até R$150 mil, enquanto a média de clientes por dia é de até 50 para 38% dos mercadinhos, de 51 a 100 para 29% e acima disso para 33%.
Um minimercado é lucrativo?
Sim, um minimercado é lucrativo e pode ter uma margem de lucro maior do que os supermercados, chegando a 6%. No entanto, esse fator depende de vários aspectos, como o perfil do público, o mix de produtos, o tamanho da loja e sua localização.
O que vender em um mercadinho?
Em um mercadinho, você pode vender:
- alimentos perecíveis, como grãos, café, arroz, condimentos, enlatados e mais;
- frios, por exemplo, queijo, presunto, mortadela e salame;
- carnes e congelados;
- itens de padaria, como croissants, pão de queijo e pães;
- hortifruti;
- doces;
- bebidas variadas;
- produtos de limpeza, como sabão, detergente e amaciante;
- itens de higiene pessoal, como fio dental, pasta e escova de dentes, xampu e sabonete;
- utensílios domésticos, a exemplo de espátulas, abridores e panelas.
É válido reforçar que a regra para saber como montar um mercadinho pequeno é optar por produtos com muito giro. Essa resposta depende muito da localização do estabelecimento. Então, busque fazer uma análise de mercado para saber o que os potenciais clientes preferem.
Por exemplo, se você vai abrir o seu negócio em uma área valorizada, é interessante ter alguns produtos mais caros e até importados. Porém, essa ideia faz pouco sentido se o bairro for mais industrial ou tiver uma população de renda mediana.
Então, considere todos esses fatores, especialmente se você quer saber como montar um minimercadinho com pouco dinheiro. Essa escolha do estoque fará toda a diferença no seu investimento inicial.
Como organizar o mercadinho?
Para organizar o mercadinho, siga algumas dicas úteis:
- disponha os itens por categorias. Por exemplo massas, queijos ralados e molhos ficam lado a lado, assim como sabão em pó e amaciante;
- não misture os produtos para evitar contaminação;
- deixe os produtos de alto valor agregado na altura dos olhos dos clientes. Isso ajuda a chamar a atenção;
- coloque os itens com alta demanda no fundo do mercadinho, como os itens de padaria. Assim, os consumidores terão que passar por toda a loja e aumenta a chance de comprar.
Tenha um cuidado extra, porque a organização é essencial para saber como montar um pequeno mercadinho. Afinal, em lugares com pouco espaço, a otimização do ambiente é um fator indispensável.
Como aumentar a visibilidade do seu mercadinho?
Você pode aumentar a visibilidade do seu mercadinho investindo em estratégias de marketing online (redes sociais e anúncios, por exemplo) e offline (como os panfletos). Também tenha um perfil nos aplicativos de delivery, especialmente no iFood, que tem um grande volume de pedidos diários em todas as categorias.
Com o iFood, você e seus clientes têm mais praticidade. Basta entrar no app e você poderá gerenciar todo o perfil da sua loja. Além disso, conta com estratégias para alavancar seus resultados e tem cursos gratuitos à sua disposição para você melhorar a gestão do seu negócio. É só acessar o iFood Decola.
Agora, você já sabe como montar um mercadinho e tem as principais dicas para começar seu negócio e ter sucesso no empreendedorismo. Então, que tal arregaçar as mangas e fazer o seu planejamento?
Para começar as suas ações com o pé direito, que tal ter mais dicas úteis? Baixe este guia do iniciante e veja o passo a passo para começar a vender no iFood. Conheça todas as oportunidades e aprenda a cadastrar seu mercadinho para atrair clientes!