Conheça a nova política de cancelamento iFood

Conheça a nova política de cancelamento de pedidos do iFood: uma série de iniciativas que visam trazer mais segurança à sua operação!
7 Min

Em busca de ouvir cada vez mais as necessidades dos negócios parceiros em relação aos cancelamentos de pedidos, o iFood lançou a nova política de cancelamentos para restaurantes.

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As novas funcionalidades podem ajudar seu negócio a reduzir o número de cancelamentos de pedidos, promovendo mais autonomia e segurança à sua operação, além da participação ativa nas situações de cancelamento de pedidos.

Conheças as melhorias implementadas pelo iFood na construção da nova política de cancelamentos!

Funcionalidades da política de cancelamento

Para operar em toda a jornada do pedido, a nova política de cancelamentos trouxe ferramentas que atendam cada etapa. Saiba mais!

Acordo de preparo

O acordo de preparo ocorre quando o cliente solicita o cancelamento do pedido no intervalo do recebimento do pedido com o despacho. Nessa situação, sua loja tem a opção de aceitar ou não o pedido de cancelamento.

Com essa funcionalidade, caso você já tenha iniciado o preparo, você evita prejuízos com insumos e mão de obra.

Acordo de atraso

O acordo de atraso é uma funcionalidade ativada nas situações em que o cliente solicita cancelamento do pedido, devido a um atraso na entrega.

Ao receber a solicitação, você pode aceitar ou rejeitar o cancelamento. Lembrando que, durante toda a jornada do pedido, você também tem contato direto com o cliente, podendo informar um prazo mais seguro para entrega do pedido.

Acordo após entrega

O acordo após entrega é ativado nas situações em que o cliente solicita o cancelamento do pedido após o seu recebimento, alegando problema em um ou mais itens.

Com o acordo após entrega, o cliente deve enviar evidências, como descrição do caso e fotos, que justifiquem o pedido de cancelamento. Com isso, o restaurante pode aceitar ou não a solicitação.

Caso o restaurante rejeite o cancelamento, ou seja, as partes não entram em um consenso, o caso é enviado para a arbitragem iFood. Trata-se de um fluxo de trabalho, em que a equipe do iFood analisa as evidências e determina se o cancelamento do pedido é devido ou não. 

No Acordo após a entrega, a loja poderá agora oferecer também um valor de reembolso para o cliente. Essa tratativa pode ajudar os restaurantes a evitarem cancelamentos na plataforma e garantir uma melhor experiência para o cliente.

Tanto no acordo após entrega quanto nas outras funcionalidades, o restaurante tem contato direto com o consumidor via chat durante toda a jornada do pedido. Dessa forma, as partes têm autonomia para se comunicarem proativamente e chegar em um consenso, e pode contar com o apoio do iFood quando esse ponto comum não for alcançado.

Boas notícias!
A política de cancelamentos foi atualizada em junho de 2023, permitindo a experiência de acordo após entrega também para cancelamentos parciais. Isso significa que esse acordo pode ser usado quando somente um só item precisa ser cancelado.

Quando tempo tenho para interagir com o cancelamento?

Em casos cancelamentos durante o preparo ou por atraso, sua loja pode interagir com o cancelamento, optando por aceitar ou recusar a solicitação. Em ambos esses casos, você tem 5 minutos para responder de aceita ou não e, em caso de recusa, também justificar.

Nos caso de acordos após a entrega do pedido, o iFood atualizou o tempo para interação com um pedido de cancelamento. A partir de agosto de 2023, esse tempo passou de 5 para 7 minutos. Assim você tem um tempo até 40% maior para interagir com um cancelamento, somente após o pedido ter sido entregue. Já em caso de não resposta por parte do parceiro no acordo e o pedido for cancelado, não será possível contestar posteriormente.

Como justificar uma recusa de cancelamento?

Caso você não concorde com um cancelamento solicitado pelo consumidor, você pode recusá-lo e contestar a ação. No entanto, lembre-se de que essa justificativa precisa ser detalhada, trazendo o máximo de informações possíveis sobre o motivo da recusa.

Atualmente, 13% das justificativas recebidas pelo iFood contém até 5 caracteres. Essa falta de explicação sobre o motivo da recusa impede que o setor de análise faça um trabalho eficiente, reduzindo as chances de a justificativa ser aceita.

Uma justificativa acatada deve ser completa e detalhada, atendendo aos seguintes critérios:

  • relevância: explique por que não concorda com este cancelamento.
  • clareza: argumente com exemplos das ações realizadas por sua loja no processo;
  • originalidade: não padronize suas respostas. Cada contestação deve ter uma respostá única.

Confira alguns exemplos de boas justificativas:

  • “as porções dos vegetais são por medidas, a gente botou a porção a mais de cebola como pedido, mais em questão da troca do presunto por peperroni, não é possível, pois é adicional, ela teria que pagar a mais pela porção, no pedido dela não teria.”
  • “a moça pediu dois combos. Mandamos em duas caixas para ela porem o entregador deixou só uma caixa pra ele. E nos explicamos pra ele que era duas caixas no pedido do cliente”;
  • “a coca foi enviada sim foi o lanche em uma sacola e a bebida em outra para o cliente para não ter troca de temperatura”;
  • “a pizza saiu perfeita aqui do restaurante, esse problema ocorreu no transporte”.

Histórico de cancelamento

Anteriormente, o parceiro só conseguia visualizar informações sobre cancelamentos durante o processo de solicitação, no Gestor de Pedidos.

As melhorias implementadas permitem que você acesse o histórico completo do pedido, incluindo o processo de cancelamento, com evidências enviadas pelo cliente e ações tomadas pela loja em resposta.

O histórico de cancelamento parcial ou total pode também ser visualizado no Portal do Parceiro. Com esse recurso você tem mais transparência na gestão do seu negócio no iFood.

Essa mudança visa melhorar a transparência do processo. Para acessar o histórico, basta ir aos detalhes do pedido, na aba “Pedidos” do Portal do Parceiro. Isso oferece maior controle e informações sobre seus cancelamentos.

A nova política de cancelamento para restaurantes faz parte de uma série de mudanças que o iFood está implementando, visando oferecer uma experiência cada vez melhor às lojas parceiras. As soluções trazidas visam minimizar os impactos de cancelamentos indevidos em cada momento da jornada do pedido.

O iFood está atuando em diferentes iniciativas, em busca de trazer cada vez mais segurança operacional aos negócios parceiros. Um exemplo é a ferramenta de confirmação de entrega para parceiros com plano Básico, que valida a conclusão do pedido e impossibilita o consumidor de cancelar o pedido alegando que não foi entregue.

Quer conhecer outras iniciativas do iFood para melhorar sua experiência? Acesse o espaço de Melhoria Contínua e conheça as melhorias implementadas.

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Por iFood

938 respostas

    1. Oi, Thiago. Sentimos muito que se sinta assim com a gente. ? Por aqui, continuamos trabalhando para melhorar a experiência no processo de cancelamento como um todo, e reduzimos o prazo de cancelamento de 7 dias para 48h. Vamos continuar monitorando todas as situações e pode ser que tenham mudanças no futuro. Fique de olho, ok? ?

      1. Boa noite estou lendo muitos comentários e reclamações de cliente cancelando pedidos .
        não tenho loja no ifood agora tenha ate medo de abrir a minha loja e me ter mal com cancelamento de pedidos responda uma coisa pra mim se eu abrir a loko com boce posso calcular a qualquer momento ou tem prazo pra fechamento da loja

  1. E o cancelamento vindo do entregador alegando que não encontrou o cliente? isso é golpe. Qual a politica sobre isso?

    1. Oi, Karen. Sentimos muito que você tenha tido essa experiência conosco. Nossa prioridade é garantir um ecossistema cada vez mais saudável e seguro entre todas as partes. Continuamos trabalhando em melhorias e teremos mais novidades em breve. Fique de olho, ok? ?

  2. 48 horas para solicitar o cancelamento é ridículo!!!! Pelo amor de Deus…o pedido foi entregue, a solicitação ter q ser imediata, 20min sei la, após isso ja era… cliente cancela pedido depois de 1hr de ter recebido, imagina com 48hrs de prazo….estamos ferrados!!

    1. Oi, Marcelo. Estamos trabalhando para melhorar a experiência dos nossos parceiros. Hoje, passamos o prazo de 7 dias para 48h, o que consideramos uma conquista. Porém, sempre analisamos as situações e, caso seja necessário, pode ser que tenhamos mudanças no futuro. Continue acompanhando as novidades por aqui 😉

  3. Finalmente um movimento para deixarmos de ser lesados!!!! Espero que funcione de fato, pois pelos comentários que li, parece ainda não estar em vigor. Fico aqui pensando, quanto $$$$ não perdemos todos e o ifood se beneficiou grandemente. Creio q o ifood tem ciência de que se isso não funcionar, os problemas, principalmente dos pequenos estabelecimentos, não mudarão.

    1. Oi, Sueli. Sentimos muito que essa seja sua percepção! Estamos trabalhando para aumentar a autonomia dos restaurantes e melhorar o processo de cancelamento como um todo. Continue acompanhando que vem mais novidade por aí!

  4. Entreguei um pedido, via entrega parceira, às 20h do dia 28/09 e o cliente cancela o pedido 12 horas depois, quando o restaurante estava fechado. Não apresentou fotos ou quaisquer justificativas de alimento impróprio para consumo.
    Qual a posição do iFood? O cliente está certo e eu perdi o valor da venda. Abri um chamado e, de acordo com as “normas” e “políticas” do iFood eu estou errado.
    Simples assim, o cliente cancela sem justificar e eu morro com o prejuízo.

    1. Oi, Luis. Continuamos trabalhando para aumentar o contato entre restaurante e cliente. Hoje, após receber o pedido, o cliente pode entrar em contato com o restaurante em até 7h caso precise de ajuda ou opte por resolver o problema em vez de cancelar o pedido. Caso queira cancelar, é necessário enviar evidências sobre o problema, o restaurante irá receber as fotos e comentários e opinar se concorda ou não com o cancelamento. O objetivo é tornar o processo de cancelamento cada vez mais transparente e equilibrado. Acompanhe que mais novidades vêm por aí! ?

  5. e no caso quando motoboy coloca que não encontrou o cliente, ou o cliente coloca que foi faltando algo? qual providencia devemos tomar ? ou vocês também vão aceitar o cancelamento ?

    1. Rafa, sentimos muito que você tenha tido essa experiência conosco. ? Estamos trabalhando e tomando providências para tornar o ecossistema mais saudável e seguro para todas as partes. Estamos empenhados e com muito foco em cancelamentos e ainda têm novidades vindo por aí! Fique de olho, ok?

    2. Olá, tudo bem? Estamos trabalhando para aumentar o contato entre restaurante e cliente. Com as ferramentas de acordo, o cliente precisa enviar evidências do que aconteceu, o restaurante irá receber as fotos e comentários e opinar se concorda ou não com o cancelamento. Em caso negativo, um time especializado do iFood analisará a situação.
      À parte da ferramenta de acordo, hoje o cliente tem até 7h para entrar em contato com o restaurante caso tenha tido algum problema e queira resolver, favorecendo o contato entre cliente e restaurante.
      Estamos trabalhando com muito foco em cancelamentos e novidades ainda vêm por aí!

  6. E se o cliente não entrar em contato com o restaurante para reclamar e simplesmente diz que estava impróprio, quando na realidade é o motoboy que transporta de qualquer maneira e destrói o nosso produto, vcs vão resolver isso como?

    1. Oi, Josi. Tudo bem? Com as ferramentas de acordo, o cliente precisa enviar evidências do que aconteceu e o restaurante opina se concorda ou não com o cancelamento. Em caso negativo, um time especializado do iFood analisará a situação. Continuamos trabalhando em melhorias e teremos mais novidades em breve. Fique de olho, ok? ?

    2. Olá, tudo bem? Estamos trabalhando para aumentar o contato entre restaurante e cliente. Com as ferramentas de acordo, o cliente precisa enviar evidências do que aconteceu, o restaurante irá receber as fotos e comentários e opinar se concorda ou não com o cancelamento. Em caso negativo, um time especializado do iFood analisará a situação.
      À parte da ferramenta de acordo, hoje o cliente tem até 7h para entrar em contato com o restaurante caso tenha tido algum problema e queira resolver, favorecendo o contato entre cliente e restaurante.
      Estamos trabalhando com muito foco em cancelamentos e novidades ainda vêm por aí!

  7. Acho que após o cancelamento de má fé do cliente seria justo tambem ser cobrado dele a taxa de retirada do produto para devolução ao restaurante da forma que esta pois nao somos obrigado a trabalhar em cima de golpes e deixar que comam de graça , isso ajudaria a diminuir essa pratica .
    Outra coisa nossa mercadoria nao é lixo nao ifood pra repassar ao motoboy que caso nao achem ninguem ou ocorra algo para descartar a mercadoria , que isso de descartar a mercadoria nossos produtos nao foi achado no lixo nao , se retirou e nao entregou tem que voltar para o restaurante e não ser descartado com0 lixo mercadoria custa dinheiro e as pessoas responsaveis pela entrega ao retirar tem que finalizar a entrega pois algumas vezes o cliente liga furioso que estava aguardando e nem la chegou o pedido deles ai vem a palavra descartar nao comercializamos lixo .

    *Outra pratica que venho sofrendo com frequencia é de alguns motoboy qye vem retirar o pedido mesmo dando saida no pedido nao entregam o pedido e somem com o pedido do cliente restando ao restaurante enviar nosso pedido para nao se prejudicar com clientes a cobrança deve ser mais dura na plataforma pois se chegou aqui para coletar o pedido ou melho se esta cadastrado dentro da plataforma como que vem retirar e nao entrega ficando com o produto do cliente alegando que nao encontrou endereço ou vai e cancela o pedido alegando motivos se o cliente esta aguardando , se esta cadastrado trabalhando nas coletas tem que ser correto pois ja esta ficando chato demais isso acontecer com frequencia pagando pelo serviço e tendo que passar poir esses problemas , MAIS COBRANÇA EM CIMA DISSO

    1. Olá, Silvia, tudo bem? Sentimos muito pela sua experiência e agradecemos seu comentário. Estamos trabalhando para ter um ecossistema cada vez mais saudável e seguro, além de estarmos comprometidos em reduzir as fraudes dentro do app, então mais novidades ainda vêm por aí, continue acompanhando em nossos canais, ok? ❤️

  8. A iniciativa é ótima. Mas de cliente mal intencionado estamos repletos, sempre tentando levar vantagem em nós parceiros.
    Já chegamos a cancelar o pedido devido a erro nosso e evitar nota 1. Sempre propomos saídas para nossos clientes pelo chat. A nossa empresa sempre tenta corrigir quando o erro é nosso. Mas não aceitamos clientes mal intencionados.
    Estas alterações estão perfeitas. Parabéns para o ifood por começar a olhar para o parceiro.

    1. Oi, Amarildo. Muito obrigado pela mensagem. Estamos trabalhando com bastante foco para melhorar a experiência do restaurante e evitar fraudes por parte de consumidores. Acompanhe por aqui que ainda vem mais novidade por aí! Fique de olho, viu? ??

    2. Olá, tudo bem? Obrigada pelo seu comentário. Estamos comprometidos em reduzir fraudes e trabalhando para tornar o ecossistema cada vez mais saudável e seguro. Continue acompanhando as novidades por aqui 😉

  9. nós lojas somos lesados constantemente, clientes alegam que pedido chegou improprio para consumo e nos não recebemos ressarcimento sendo que ALGUNS entregadores parceiros n tem o mínimo de zelo com o pedido e nós é que pagamos. ai quando percebem o quão fácil é roubar a plataforma isso só aumenta, e nós que pagamos a conta. fora as taxas do ifood serem absurdas e ainda termos que pagar mensalidade mesmo pagando uma taxa de 27% ainda somos lesados com pedidos cancelados e sem nos da a opção de ao menos contestar.

    1. Quando eu tinha o IFOOD fazia as entregas para nós e o entregador bagunçava eu e contestava. Provando que não é a qualidade do produto e sim o problema de transporte o IFOOD sempre me reembolsou.

      1. Olá, tudo bem? Obrigada pelo seu comentário. Estamos comprometidos em reduzir fraudes e trabalhando para tornar o ecossistema cada vez mais saudável e seguro. Continue acompanhando as novidades por aqui 😉

    2. Oi. Tudo bem? Com as ferramentas de acordo, o cliente precisa enviar evidências do que aconteceu e o restaurante justamente opina se concorda ou não com o cancelamento. Em caso negativo, um time especializado do iFood analisará a situação. Em paralelo, hoje o cliente tem até 7h para entrar em contato com o restaurante caso tenha tido algum problema e queira resolver. ? Fique de olho nas novidades, ok?

    3. Olá, tudo bem? Sentimos muito que essa tenha sido a sua experiência. Estamos trabalhando para aumentar o contato entre restaurante e cliente. Com as ferramentas de acordo, o cliente precisa enviar evidências do que aconteceu, o restaurante irá receber as fotos e comentários e opinar se concorda ou não com o cancelamento. Em caso negativo, um time especializado do iFood analisará a situação.
      À parte da ferramenta de acordo, hoje o cliente tem até 7h para entrar em contato com o restaurante caso tenha tido algum problema e queira resolver, favorecendo o contato entre cliente e restaurante.
      Estamos trabalhando com muito foco em cancelamentos e novidades ainda vêm por aí!

  10. È só ser mais criterioso na criação do cadastro que os golpes vão diminuir muito, peçam mais provas de que quem esta fazendo o cadastro seja ele mesmo e pronto.

    1. Olá, tudo bem? Estamos comprometidos em reduzir fraudes e trabalhando para tornar o ecossistema cada vez mais saudável e seguro e novidades ainda vem por aí.

    2. Oi, Reginaldo! Obrigado pelo seu comentário e sugestão. Estamos empenhados a entregar uma experiência cada vez melhor a você.

  11. Compreendemos que todo sistema é passível de falhas. Mas desde o início essas falhas são sempre contra o estabelecimento. Esse sistema que beneficia claramente o consumidor atrapalha e muito nós comerciantes. Nós que somos os verdadeiros clientes do Ifood. Os consumidores são nossos clientes e não de vocês.. essa é a ponte. E em casos como cancelamento pós entrega realizada e avaliações sem a menor coerência apenas comprovam isso tudo! O cliente conseguir cancelar um pedido SEM AO MENOS o estabelecimento aceitar ou concordar é um ABSURDO! Vocês devem orientar os consumidores a SEMPRE entrar em contato com o comércio onde o pedido foi realizado. Nós precisamos do direito de retratação. E só assim vamos conseguir.

    1. Olá, tudo bem? Estamos trabalhando para aumentar o contato entre restaurante e cliente. Com as ferramentas de acordo, o cliente precisa enviar evidências do que aconteceu, o restaurante irá receber as fotos e comentários e opinar se concorda ou não com o cancelamento. Em caso negativo, um time especializado do iFood analisará a situação.
      À parte da ferramenta de acordo, hoje o cliente tem até 7h para entrar em contato com o restaurante caso tenha tido algum problema e queira resolver, favorecendo o contato entre cliente e restaurante.
      Estamos trabalhando com muito foco em cancelamentos e novidades ainda vêm por aí!

    2. Oi, Felipe! Sentimos muito por qualquer experiência negativa que você tenha passado. A nova política de cancelamentos visa atuar justamente em casos como o que você exemplificou. Lembre-se de que ela entrou em vigência no dia 28 de setembro. Continue acompanhando nossos canais para saber de mais melhorias que estão sendo implementadas!

  12. Quando o cliente solicita o cancelamento por atraso da loja tudo bem, mas mesmo assim se a loja não aceita ele vai deixar uma avaliação ruim.. então sempre vai sobrar pra loja.
    E quando o atraso for por parte do entregador ? Infelizmente acabei de começar no ifood e ja fui vitima de entregadores que agem de má fé. Tive uma problema que o entregador veio pegar o pedido e não sei o que ele fez que apareceu que ele deu saída e logo em seguida sumiu do mapa e ficou caindo o mesmo pedido para outros entregadores… aí tive que preparar outro pedido para o cliente.. Reportei o problema para ifood, a atendente me disse que ia ressarcir o valor, mas infelizmente não recebi.

    1. Oi, Pedro! Precisamos entender melhor o seu caso para saber como ajudar. Por favor, nos envie uma mensagem na DM do Instagram com o número do chamado aberto? Assim nosso time responsável vai poder entender melhor o assunto.

    2. Oi, Pedro! Para entendermos melhor o seu caso, você pode nos enviar mais detalhes da DM do nosso Instagram @ifoodparaparceiros, junto com a informação da sua loja. Assim poderemos acionar a equipe responsável.

  13. Acho fundamental que ,para que um pedido que já foi entregue ao cliente , o cancelamento só deve ocorrer com concordancia da loja …
    Estas alegações “ vagas” de todos itens errados e/ou impróprio pra consumo …
    São fortes indicios de tentativa de fraude !!
    O cliente bem intencionado e que efetivamente quer resolver problemas eventuais com algum erro no pedido , procuram diretamente a loja para tentar resolver ….. por isto o chat loja / cliente deve permanecer disponível por mais tempo . É a chance de ocorrer solução entre cliente e o restaurante…..
    90 % das pessoas que querem efetivamente resolver alguma questão com o pedido , o fazem direto com restaurante!!! Se for direto para solicitação de cancelamento pedido via ifood , certamente uma percentagem grande são pessoas de má fé e querem a fraude !
    Acho legal ifood estar procurando soluções que protejam os restaurantes….
    Acho que esta interação e aproximacao do ifood com parceiros pode e acredito , já esta rendendo bons frutos …
    Nós todos devemos participar / atualizar com equipe os procedimentos propostos e trazer sempre nossa experiência e vivencia do dia a dia nas soluções destas questões .

    1. Oi, Guilherme! Agradecemos o seu comentário. O propósito da política de cancelamento é exatamente essa: trazer mais transparência para o processo e permitir que você, parceiro, tenha uma participação mais ativa. Não deixe de compartilhar feedbacks com a gente! =)

  14. Péssimo, isso nao funciona! recebo pelo menos 2a 3 desses golpes por mes (tenho a sorte de ter poucos ainda) a comida chega totalmente de acordo, o cara bagunça o prato, retira coisas da embalagem e alega que nao recebeu.
    Ai manda foto como “evidencia” para o ifood da comida toda revirada (pelo cliente) e o Ifood cancela e nos que ficamos no prejuizo. Ridicula essa politica. Por isso que cada vez mais e mais restaurantes estao fazendo aplicativo proprio ou trabalhando mais com o whatsapp para depender cada vez menos dessa plataforma com regras absurdas

  15. Pra mim não funcionou, pois tive pedidos cancelados mesmo sendo despachado dentro do prazo, (cancelamento por atraso), não tive retorno do Ifood, na pratica o que acontece, PREJUIZO PARA O RESTAURANTE. O cancelamento seja por qualquer motivo, deveria ter o ok do restaurante. Como pode mesmo rejeitando o cancelamento, o cliente conseguir cancelar?

  16. Embora eu concorde que todas as melhorias sejam boas, na pratica o cancelamento por atraso, por falta de item, por não ter gostado, qualquer justificativa é suficiente pro cliente cancelar, abro chamados, mas o reembolso não ocorre mesmo sendo aprovado, agora se voce abre reclamação deixa de ser super restaurante…o ifood te faz a escolher entre perder ou perder muito…mesmo recusando, mesmo o cliente ter aceitando um tempo maior de entrega ele continua cancelando o pagamento, estamos preocupados, decepcionados…é uma luta em vão.

  17. O iFood precisa acabar com o cancelamento parcial, depois que isso foi implementado o que mais tem é golpe via pix. A pessoa compra um produto caro e outro barato, cancela o caro e só paga pelo barato. Não precisa provar nada, só cancela, recebe o dinheiro de volta e o restaurante se ferra! Acabem com o cancelamento parcial!

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