Conheça a nova política de cancelamento iFood

Conheça a nova política de cancelamento de pedidos do iFood: uma série de iniciativas que visam trazer mais segurança à sua operação!

Em busca de ouvir cada vez mais as necessidades dos negócios parceiros em relação aos cancelamentos de pedidos, o iFood lançou a nova política de cancelamentos para restaurantes.

As novas funcionalidades podem ajudar seu negócio a reduzir o número de cancelamentos de pedidos, promovendo mais autonomia e segurança à sua operação, além da participação ativa nas situações de cancelamento de pedidos.

Conheça as melhorias implementadas pelo iFood na construção da nova política!

O que mudou?

Anteriormente, os cancelamentos de pedidos podiam ocorrer por características subjetivas como tamanho, cheiro, sabor e temperatura. A nova política do iFood traz uma abordagem diferente: os clientes agora terão a oportunidade de avaliar seus pedidos diretamente no aplicativo, sem interferência do restaurante parceiro.

E possíveis cancelamentos e reembolsos continuarão sendo permitidos, mas apenas em casos graves, como alimentos estragados ou com problemas de qualidade que comprometam a segurança do consumidor.

A ideia desta mudança é melhorar a experiência dos clientes em dar mais clareza às avaliações, e melhorar a experiência do parceiro evitando cancelamentos por motivos subjetivos e focando em feedbacks construtivos.

Quais são as funcionalidades da política de cancelamento?

Para operar em toda a jornada do pedido, a nova política de cancelamentos trouxe ferramentas que atendam cada etapa. Saiba mais:

Acordo de preparo

O acordo de preparo ocorre quando o cliente solicita alteração no pedido no intervalo do recebimento do pedido com o despacho. Nessa situação, sua loja tem a opção de aceitar ou não a solicitação.

Com essa funcionalidade, caso você já tenha iniciado o preparo, você evita prejuízos com insumos e mão de obra.

Quando o cliente solicita o cancelamento:

Se a loja não responder ou recusar, o pedido não é cancelado automaticamente. Nesse caso, o cliente pode entrar em contato com o atendimento do iFood posteriormente.

Quando a loja solicita o cancelamento (como em casos de “Item indisponível”):

Se o cliente não responder dentro do prazo, o pedido também não é cancelado. No entanto, a loja assume a responsabilidade por eventuais reclamações após a entrega.

Acordo de atraso

O acordo de atraso é uma funcionalidade ativada nas situações em que o cliente solicita uma nova previsão de entrega de um pedido que esteja atrasado.

Ao receber a solicitação, a loja pode:

  • Aceitar o acordo: o pedido é cancelado por atraso (não é permitido contestar este cancelamento e não há crédito);
  • Negociar novo tempo de entrega com o cliente: oferecer 10, 15, 20 ou 30 minutos adicionais e informar a razão do atraso;
  • Não responder dentro do prazo (5 minutos): O pedido pode ser cancelado por atraso caso o cliente deseje.

Quando a loja ofertar um novo tempo, o cliente será notificado e deve responder em até 5 minutos se aceita ou não. O Pedido só é cancelado caso o cliente recuse o novo tempo e confirme o cancelamento!

Atenção: o iFood dá 10 minutos adicionais de tolerância para as lojas entregarem o pedido. Somente após esses 10 minutos é que o cliente consegue solicitar nova previsão de tempo para a loja.

O Acordo de atraso só é acionado em pedidos entregues pela própria loja. Pedidos pelo Plano Entrega não têm a ferramenta, porque o iFood analisará quem foi o responsável pelo atraso.

Acordo após entrega

O acordo após entrega é ativado nas situações em que o cliente informa um problema com o pedido após o seu recebimento

O cliente deve enviar evidências, como descrição do caso e fotos, que justifiquem o pedido de cancelamento. Com isso, o restaurante pode discordar da solicitação ou utilizar alguma das ferramentas de negociação.

Caso o restaurante rejeite a solicitação, ou seja, as partes não entram em um consenso, o caso é enviado para a arbitragem iFood. Trata-se de um fluxo de trabalho, em que a equipe do iFood analisa as evidências e determina se o cancelamento do pedido é devido ou não. 

No Acordo Após Entrega, os restaurantes agora têm à disposição as seguintes ferramentas de negociação:

  • Negociar um valor de reembolso: o cliente tem 15 minutos para responder se aceita ou não o valor sugerido pela loja;
  • Oferecer o reembolso total: é o mesmo que concordar expressamente com o cancelamento. Logo, não é permitido contestar este cancelamento;
  • Fazer o reenvio do item: Disponível apenas para parceiros com entrega própria. Se o cliente estiver insatisfeito com o produto recebido, a loja pode reenviar o item, assegurando que ele receba o produto conforme esperado;
  • Usar o Cupom de Retratação: Pode ser usado junto com o reenvio do item ou o reembolso para demonstrar ao cliente que sua satisfação é prioridade e incentivar compras futuras. 
  • Usar o Cupom como alternativa ao cancelamento: Atualmente, está disponível para um grupo limitado de 50 mil parceiros, com planos para expansão gradual. Diferente do cupom de retratação, este é usado sozinho. 

Nos casos de valor de reembolso negociado, reenvio de item e cupom como alternativa ao cancelamento, se o cliente aceitar a negociação, o pedido não é cancelado. Se recusar ou deixar de responder, o caso pode ser direcionado para a Arbitragem iFood.

Tanto no acordo após entrega quanto nas outras funcionalidades, o restaurante tem contato direto com o consumidor via chat durante toda a jornada do pedido. Dessa forma, as partes têm autonomia para se comunicarem proativamente e chegar em um consenso, e pode contar com o apoio do iFood quando esse ponto comum não for alcançado.

Quanto tempo tenho para interagir com o cancelamento?

Em casos de solicitações durante o preparo ou por atraso, sua loja tem 5 minutos para responder.

Nos casos de acordos após a entrega do pedido, o iFood atualizou o tempo para interação com um pedido de cancelamento. A partir de agora, esse tempo passou de 7 para 10 minutos. Assim você tem um tempo até 40% maior para interagir nas solicitações (somente após o pedido ter sido entregue). 

Já em caso de não resposta por parte do parceiro no acordo e o pedido for cancelado, não será possível contestar posteriormente.

Como evitar cancelamentos por pedido não confirmado?

Além de conhecer todas as funcionalidades da política de cancelamento e como elas funcionam em cada etapa, é importante focar na prevenção. Saber como evitar cancelamentos por pedido não confirmado pelo restaurante faz toda a diferença. 

Isso acontece quando o cliente faz uma solicitação, mas a loja não a aceita dentro do prazo estipulado. O resultado? Um pedido cancelado, um cliente insatisfeito e uma oportunidade de venda perdida.

Mas calma, essa situação pode ser facilmente evitada! Com as ferramentas certas e algumas boas práticas, você pode garantir que nenhum pedido passe despercebido. Confira as soluções a seguir!

Use o aceite automático 

Primeiro, é importante checar se o aceite automático está ou não ligado. Dessa forma, a loja está preparada para quando os pedidos começaram a chegar e não precisam se preocupar com o aceite, pois ele ocorre automaticamente. 

Atenção: Se a loja estiver em um momento em que a operação está próxima à sobrecarga ou com um volume de pedidos maior do que o esperado, você deve reavaliar o aceite automático e desligá-lo. Isso evita que mais pedidos cheguem automaticamente, empurrando a operação para um colapso, o que pode acabar gerando outros cancelamentos, como por exemplo, atraso. Quando a situação se normalizar, você pode religar o aceite automático.

Configure o alerta sonoro

Os alertas sonoros ajudam a dar visibilidade do que está acontecendo no momento quente da operação.

Vale lembrar que, caso um pedido não seja aceito em até 5 minutos, ele será automaticamente cancelado. Surpreendentemente, cerca de 17% dos cancelamentos ocorrem devido à falta de confirmação por parte do parceiro. 

A configuração de alertas sonoros oferece uma série de benefícios para o parceiro. Com essa função, você consegue:

  • reduzir seus cancelamentos, garantindo que nenhum pedido seja perdido ou esquecido;
  • gerenciar melhor seus pedidos, sendo alertado imediatamente ao receber uma nova solicitação;
  • melhorar a visibilidade dos problemas na jornada dos pedidos, permitindo uma resposta rápida e eficaz em casos de imprevistos;
  • aperfeiçoar a experiência dos clientes, assegurando uma entrega ágil e eficiente.

Para ativar os alertas sonoros, entre no Portal do Parceiro ou no App do Parceiro, e selecione a opção configurações no menu lateral do lado esquerdo. Lembre-se de configurar as notificações do sistema do seu dispositivo também.

Cadastre o horário de funcionamento corretamente e use a Pausa Programada para a operação quando necessário 

Manter o horário de funcionamento atualizado na plataforma é uma prática indispensável para evitar cancelamentos. Isso é ainda mais crucial em dias atípicos, feriados ou datas especiais, quando é comum que os restaurantes ajustem seus horários. 

Se a loja ficar aberta na plataforma sem estar operando, os pedidos recebidos serão automaticamente cancelados, gerando insatisfação dos clientes e impactando a saúde do seu negócio.

No Portal do Parceiro ou no App do Parceiro, você pode configurar facilmente os horários de funcionamento. Escolha entre os horários padrão, como almoço (11h às 15h) e jantar (18h às 23h), ou personalize as janelas de acordo com a sua operação. Basta acessar a aba “Horários de Funcionamento”, editar os horários desejados e salvar as alterações.

Além disso, a Pausa Programada é uma ferramenta indispensável para momentos em que a loja precisa se ausentar temporariamente. Seja por dificuldades operacionais, falta de insumos ou ajustes internos, pausar a loja evita que novos pedidos sejam recebidos, prevenindo cancelamentos por falta de confirmação e atrasos que podem prejudicar a experiência do cliente.

Para ativar a Pausa Programada, basta definir o intervalo de data e horários em que a loja ficará fechada. Durante esse período, sua loja aparecerá como indisponível para os clientes, garantindo que a operação volte ao normal sem prejuízos.

Use o Farol da Operação no App e Gestor de Pedidos

O Farol é uma nova funcionalidade disponível no Gestor de Pedidos e no App do Parceiro, desenvolvida para ajudar os restaurantes a monitorarem suas operações em tempo real por meio de indicadores.

Com o Farol, é possível acompanhar os pedidos cancelados e os acordos de atraso, entendendo as razões desses cancelamentos e obtendo sugestões de ações rápidas para ajustar a operação.

Ao identificar a causa dos cancelamentos, o Farol permite que você aplique ações corretivas e preventivas recomendadas logo embaixo dos indicadores, como:

  • ativar ou desativar o aceite automático: essa funcionalidade pode ajudar a evitar cancelamentos por falta de comunicação, garantindo que todos os pedidos sejam aceitos e processados rapidamente;
  • ajustar o tempo de preparo/entrega informado: se os pedidos estão sendo cancelados por atraso, ajustar o tempo de preparo/entrega pode ajudar a gerenciar melhor as expectativas dos clientes e evitar frustrações.

Pause os itens indisponíveis

No App iFood para Parceiros é possível gerenciar os seus pedidos e o seu negócio com facilidade. Trata-se de um aplicativo, disponível para Android e iOS, em que você tem autonomia e velocidade para acessar as informações necessárias da sua loja.

Entre as funcionalidades disponíveis, está a opção de pausar itens indisponíveis. Com essa ferramenta, você pode remover temporariamente produtos do cardápio, impossibilitando que pedidos deste ítem sejam comercializados.

Use o Botão Pronto

O Botão Pronto, disponível no Gestor de Pedidos ou no App do Parceiro, é uma funcionalidade que melhora a logística dos pedidos, garantindo agilidade e qualidade. Ele serve para:

  • avisar a pessoa entregadora que o pedido está pronto para retirada;
  • agilizar a chegada da pessoa entregadora, preservando a temperatura e qualidade dos alimentos;
  • sincronizar o tempo de preparo com a logística, ajudando a Inteligência Artificial a ajustar o tempo ideal.

A funcionalidade do botão Pronto pode ser acionada no Gestor de Pedidos e no App do Parceiro, na tela de detalhes do pedido. No canto inferior direito, basta clicar em “Avisar Pedido Pronto” e confirmar.

Utilize a Tela de Desempenho

A tela de desempenho é uma ferramenta muito importante para a loja parceira. Por meio dela, é possível compreender as preferências e o comportamento dos clientes, por exemplo. Assim você pode pensar em ações para melhorar a conversão, aumentar as vendas e evitar cancelamentos

A ferramenta facilita o acesso aos dados, dando detalhamento de cada etapa. Essas informações se tornam insumos para decisões importantes para o seu negócio. A tela de desempenho foi repensada para apresentar:

  • tela inicial com indicadores mais importantes de desempenho;
  • novos dados sobre canais, chamados e novos clientes;
  • novos recursos nas abas de cardápio, vendas e operação;
  • filtros e comparativos mais acessíveis;
  • visualizações mais simples.

Com base em dados mais claros e mais completos por meio da nova tela de desempenho, a sua empresa poderá visualizar melhor o sucesso do seu negócio.

É importante destacar que os dados da Tela de Desempenho podem diferir da página do programa Super, que utiliza métricas específicas relacionadas a chamados e cancelamentos.

Com as melhorias na tela de desempenho, seu negócio tem ainda mais chances de se destacar, reduzindo cancelamentos e aumentando vendas — passos importantes para conquistar o selo de Super.

Como evitar cancelamentos por item indisponível?

Um dos motivos mais comuns para cancelamentos é a falta de itens no cardápio. Quando um produto acaba e o cliente ainda consegue pedi-lo, a frustração é inevitável. Mas, com as ferramentas certas, você pode evitar essa situação. Confira as dicas a seguir!

Ative o Estoque no Cardápio

A função “Estoque” no iFood é uma grande aliada para evitar cancelamentos por itens indisponíveis. Com ela, você pode definir a quantidade disponível de cada produto no seu cardápio. Quando o estoque chega a zero, o item é automaticamente pausado, impedindo que os clientes o solicitem.

Pause itens indisponíveis 

Outra forma eficiente de evitar cancelamentos é pausar manualmente os itens que estão temporariamente indisponíveis. No Cardápio, você pode realizar ações em massa, selecionando um ou mais produtos para pausar, excluir ou ativar.

Aqui, uma dica valiosa é garantir o reaproveitamento de itens. Por exemplo, se a batata acabou, use o mesmo produto que aparece avulso no cardápio para montar combos. Dessa forma, ao pausar o item “batata”, ele será automaticamente pausado em todos os lugares onde aparece, evitando duplicações e garantindo consistência no seu cardápio.

Negocie com o seu cliente no chat

Quando um item acaba, a comunicação com o cliente é essencial. Utilize as ferramentas de negociação no chat para oferecer substituições ou alternativas. Essa prática evita cancelamentos, e ainda mostra ao cliente que você se importa com a experiência dele, fortalecendo o relacionamento com sua marca.

Como evitar cancelamentos por atraso na entrega própria?

Atrasos na entrega própria são uma das principais causas de cancelamentos e insatisfação dos clientes. Acompanhe algumas dicas abaixo!

Configurar o tempo de entrega própria corretamente 

Com a nova ferramenta de pré-configurações, você pode personalizar os tempos de preparo+entrega de acordo com horários de pico, dias da semana ou dinâmica da sua equipe — tudo de forma simples, rápida e eficiente.

  • Adapte o tempo de preparo/entrega à sua realidade;
  • Otimize o ritmo da cozinha sem perder qualidade;
  • Melhore a experiência do cliente com entregas no tempo certo.

Essa novidade foi criada para facilitar sua gestão no dia a dia e tornar sua operação mais ágil, adaptando-se de forma inteligente às variações reais da demanda

Ela está disponível no Portal do Parceiro onde você pode criar suas pré configurações, agendar, ativar e desativar e no Gestor de Pedidos onde você pode ativar e desativar de forma mais fácil ao longo de sua operação.

Mais informações aqui

Utilize a confirmação de entrega própria 

O uso da confirmação de entrega própria dá visibilidade ao iFood de que um pedido foi de fato entregue, impedindo que o cliente cancele alegando “Pedido não entregue” ou “Pedido atrasado”

A confirmação desta ferramenta firma um acordo entre restaurante e cliente por meio da pessoa entregadora da loja que utiliza um link universal, garantindo que o pedido foi entregue. 

Com esse procedimento, você evita cancelamentos por pedido não entregue e promove uma operação mais segura ao seu negócio, aos entregadores e aos clientes.

O funcionamento é simples e intuitivo:

  • o link é único para todos os pedidos e restaurantes no iFood, facilitando o compartilhamento com os entregadores;
  • a pessoa entregadora insere o número do localizador (8 dígitos) da comanda e o código de confirmação do cliente (4 dígitos);
  • após a confirmação, o sistema registra a entrega, impedindo cancelamentos fraudulentos.

Pause a operação quando necessário 

Para dias atípicos, datas especiais e feriados, é crucial que as lojas não se esqueçam de programar o horário de funcionamento correto para evitar que a loja fique aberta na plataforma e receba pedidos que serão cancelados. 

É também importante a loja se pausar temporariamente quando estiver passando por dificuldades, para evitar que a operação piore, gerando atrasos e cancelamentos.

Considere utilizar o sob demanda

O Sob Demanda é uma solução ideal para evitar atrasos em dias movimentados ou quando a demanda supera a capacidade da sua equipe de entregadores. Com essa funcionalidade, você pode contar com entregadores parceiros do iFood para realizar as entregas.

Fique atento aos indicadores de cancelamento tanto no GP (Farol/App) quanto no Portal

No Gestor de Pedidos (GP) ou no App do Parceiro, o Farol oferece visibilidade em tempo real sobre a operação e os cancelamentos. Essa ferramenta ajuda na tomada de decisões rápidas para evitar novos cancelamentos.

Já no Portal do Parceiro, os indicadores de desempenho permitem entender como estão os cancelamentos da loja, identificar problemas operacionais e reorganizar o negócio para reduzir perdas.

Como lidar com casos graves de cancelamento?

Embora a nova política elimine cancelamentos por características subjetivas (tamanho, sabor, temperatura), o cancelamento e reembolso ainda são permitidos em casos graves, como quando o cliente recebe um alimento estragado.

Se um cliente solicitar o cancelamento por esse motivo, sua loja poderá contestar, mas é fundamental fornecer justificativas detalhadas ao rejeitar a solicitação. A transparência na comunicação é importantíssima para que a equipe de análise do iFood avalie o caso com precisão.

Para garantir que suas justificativas sejam consideradas, elas devem atender aos seguintes critérios:

  • relevância: explique claramente por que não concorda com o cancelamento, se aplicável;
  • clareza: forneça exemplos detalhados das ações realizadas por sua loja e das condições do pedido;
  • documentação: sempre que possível, tire fotos e reúna evidências que sustentem sua argumentação.

Além disso, mesmo em situações em que não haja cancelamento, os clientes podem usar as avaliações para expressar insatisfação. Por isso, é fundamental responder de forma proativa e cortês às avaliações, reforçando o compromisso com a qualidade e com a satisfação do cliente.

Acompanhe os dados de negociações da loja

Além de gerenciar os acordos após a entrega, você também pode acompanhar os dados e resultados das negociações com seus clientes diretamente no Portal do Parceiro e agora, também, no Portal de Redes.

Portal do Parceiro

Aqui, você consegue visualizar e analisar dados específicos da sua loja, como taxas de cancelamento, acordos realizados e respostas dos clientes. Essas informações ajudam a identificar pontos de melhoria na operação da sua unidade.

Portal de Redes

Se você gerencia várias lojas, o Portal de Redes oferece uma visão consolidada dos dados de todas as unidades da sua rede. Assim, é possível comparar o desempenho das lojas, tomar decisões estratégicas e padronizar processos.

Essa tela permite que você:

  • tenha visibilidade sobre como estão sendo resolvidas as solicitações dos clientes;
  • analise indicadores para identificar possíveis pontos de melhoria na operação da sua loja;
  • tome decisões com base em dados reais sobre reclamações e acordos.

Clique no item ‘Desempenho’ do menu e na sequência na aba ‘Negociações’.

Histórico de cancelamento

Anteriormente, o parceiro só conseguia visualizar informações sobre cancelamentos durante o processo de solicitação, no Gestor de Pedidos.

As melhorias implementadas permitem que você acesse o histórico completo do pedido, incluindo o processo de cancelamento, com evidências enviadas pelo cliente e ações tomadas pela loja em resposta.

O histórico de cancelamento parcial ou total pode também ser visualizado no Portal do Parceiro. Com esse recurso você tem mais transparência na gestão do seu negócio no iFood.

Essa mudança visa melhorar a transparência do processo. Para acessar o histórico, basta ir aos detalhes do pedido, na aba “Pedidos” do Portal do Parceiro. Isso oferece maior controle e informações sobre seus cancelamentos.

A nova política de cancelamento para restaurantes faz parte de uma série de mudanças que o iFood está implementando, visando oferecer uma experiência cada vez melhor às lojas parceiras. As soluções trazidas visam minimizar os impactos de cancelamentos indevidos em cada momento da jornada do pedido.

O iFood está atuando em diferentes iniciativas, em busca de trazer cada vez mais segurança operacional aos negócios parceiros. Um exemplo é a ferramenta de confirmação de entrega para parceiros com plano Básico, que valida a conclusão do pedido e impossibilita o consumidor de cancelar o pedido alegando que não foi entregue.

Quer conhecer outras iniciativas do iFood para melhorar sua experiência? Acesse o espaço de Melhoria Contínua e conheça as melhorias implementadas.

Respostas de 982

  1. Oi, achei legal a iniciativa e tudo é questão de adaptação pois havia muitos restaurantes golpistas fora os erros que não tinha como entrar no acordo e o cliente ficava no prejuízo. Eu mesma tive um problema pedi uma coisa veio outra, entrei em contato com o restaurante e eles não quiseram efetuar a troca alegando que já havia entregue e o que eu pedi ainda era mais em conta do que foi entregue porém eles podiam enviar os itens faltando mas não quiseram e a solução foi o cancelamento pela falta de compromisso e atenção com o cliente.

    1. Muito obrigado pelo feedback! ? Seus comentários são muito importantes e levaremos o assunto internamente para a equipe analisar, tudo bem? Sempre que precisar, pode entrar em contato com a gente!

  2. Muito triste oq aconteceu com restaurantes de prejuízo que os clientes golpistas que recebi pedido comer concluir e depois 48 horas tem direito de cancelar de justificativo banal pedido impróprio pra consumo depois 48 horas isso e um golpe . Ifood nem se importa com restaurante

    1. Oi, Jun. Temos investido em grandes esforços para evitar cancelamentos inadequados, trazendo mais transparência nesse processo. Para isso, fizemos atualizações em nossa política de segurança. O tempo que antes era de 7 dias para o cancelamento passou para 48 e seguiremos com mudanças por aqui. Continue nos acompanhando.

      1. desculpe mas acho que 48 horas ainda e tempo demais pra reclamar de um produto que deteriora rapido, o certo e no máximo 2 horas, pois se eu pedir algo em um restaurante vou consumir assim que chegar , e abrindo ja vejo se esta improprio ou não.
        e esse tempo que da a chance aos golpistas.

  3. Fiz um pagamento no pix, e o restaurante cancelou meu pedido e não recebi o pix de volta ainda, isso já faz mais de 24hr. Preciso do estorno e não consigo solicitar.

  4. Nós estamos trabalhando e pagando as taxas para o ifood e nem sequer eles dão atendimento para nós o cliente sempre sai ganhando e nos no prejuízo os clientes não atende e não estão no local da entrega para receber o pedido e mandei o motoboy voltar no local novamente para tentar achar o cliente paguei dois vezes o motoboy e o ifood aceitou o cancelamento do cliente sendo que pedi o lanche pois não dava para mandar para outro cliente o lanche gelado e nem se quer iffod oferece uma ajuda para o comerciante e não é a primeira vez que acontece isso de perder a mercadoria e ainda pagar o motoboy para fazer a entrega.

  5. E não resolveram o problema do saldo da carteira dar problema e ficar preso, última vez q coloco saldo na carteira,vou migrar pra AMERICANAS.O app deles está muito mais completo para quem usa pra compras nos mercados. Ifood é um descaso total.

  6. Complicado o aceite de alguns cancelamentos que são totalmente injustos para o restaurante, conosco aconteceu que a cliente marcou retirada, ficamos entrando em contato com ela para buscar, não atendeu telefone nem chat, depois disse que embora no app do pedido dela realmente estava como retirada ela sempre pediu para entrega e não ia retirar nem pagar a taxa, se chamassem o entrega fácil, que saia o mesmo preço do produto, alegou que havia sido erro da plataforma. Por fim ela cancelou com motivo de atraso, sendo que o Ifood vê qdo marcamos que o produto está pronto, muito antes do prazo, e tem acesso ao chat de conversa do cliente com o restaurante. Se não tem…. precisa melhorar para ficar mais transparente, fica a palavra do restaurante contra a do cliente, mas isso são provas de que não erramos. Ficamos no prejuízo com o prato e redução da nota para super no quisto pedidos com chamado, apesar de termos entrado em contato com o Ifood, a atendente que não passou número de protocolo disse que iria analisar o caso, mas ficou elas por elas.

  7. Eu fiz um pedido estou a 3:00 esperando e quando eu tento cancelar aparece “o restaurante não concorda com o cancelamento” e eu estou tipo “?!!? MerMAO eu quero apenas meu dinheiro para poder pedir em outro lugar” Ta simplemente foda. Terceira vez só esse mes

  8. Então, li partes dos muitos comentarios, e notei que grande maioria reclama da mesma coisa, os cancelamentos. Sei que é um impasse para o IFOOD em intermediar quem esta certo? CONSUMIDOR X ESTABELECIMENTO; sendo que os dois são necessários para o andamento e sucesso da plataforma.
    Tive problemas nesse quesito também, ficava indignada com os cancelamentos (ainda fico, rs), fiz diversas reclamações SEM sucesso, e me venceram pelo cansaço, até mesmo pq em porcetagem é bem pequeno e sempre vai ter gente querendo aproveitar um brecha de lanche GRATIS.
    Bem, o que SUGIRO, se me permitem é: dar o poder ao estabelecimento de BLOQUEAR clientes que não quero mais atender. Assim, não concordo com o posicionamento do cliente ao solicitar o cancelamento, eu tenho a opção de bloque-lo, se a plataforma perceber que existe uns tres bloqueios recentes, sobre o mesmo consumidor. Baniria ele de mais compras.
    Agradeço o empenho de cada parceiro, pra diminuir o impacto causado por tais atitudes!!
    Abraço e sucesso a todos!!

  9. Olá, isso precisa mudar nem sempre o cliente tem razão ou esta falando a verdade,tem muito cliente golpista, ano passado tomei mais de 7mil reais de prejuizo de cliente q fala para o ifood que o produto estava impróprio para uso, da ultima vez fui até a casa do cliente faziam 7 minutos q ele havia cancelado,e quando chegamos estavam comendo o balde de frango frito e dando risadas,eu com um sargento e dois soldados amigos e clientes numa veatura,o golpista estava comendo o frango mais algumas pessoas,fizemos ele pagar não precisou nem falarmos muito
    e agora faremos sempre assim,cancelou vai ter q pagar,temos compromisso com a qualidade do nossos produtos. o IFOOD PRECISA FICAR MAIS DO LADO DO RESTAURANTE.
    VOCÊS PRECISAM TREINAR MELHOR ESSES ATENDENTES,A GRANDE MAIORIA NÃO FAZEM O QUE TEM QUE SER FEITO NÃO CORRE ATRÁS DAS INFORMAÇÕES,POR VCS TEM MUITOS RECLAME-AQUI.

  10. FALOU FALOU FALOU E NAO FALOU NADA DE NOVO…… SUPOSTOS CLIENTES APLICAM GOLPES CONSTANTES E JA FECHARAM MUITO RESTAURANTE POR AI…. E O IFOOD COM ESSES VIDEOSZINHOS BESTA…..

  11. Agora só falta vocês colocarem o app para funcionar de volta com entregador próprio. Antigamente o cliente podia rastrear o entregador próprio pelo app do iFood. Esse rastreio AJUDA DEMAIS ao entregador, pois muitas vezes o mesmo leva até UMA HORA pra descer e encontrar com o entregador, pois alega que não estava vendo o rastreio.

  12. tive um pedido cancelado, cliente reclamou do tamanho do espetinho, no chat ja na plataforma disse que o alimento estava improprio para consumo.
    ifood disse que chegaram a conclusão que realmente o pedido esta apto a ser cancelado, esse negocio de fotos não muda nada, pois no meu caso quem garante que ela não tirou parte das carnes dos espetinho e mandou foto.
    a reclamação era so mesmo o tamanho, pois falei com ela no chat mas saiu como improprio ao consumo, sendo que preparo tudo na hora.

  13. tive um problema com o pedido 3705,entrega feita pela parceria ifood. O pedido foi cancelado sendo que o entregador deu baixa no mesmo (como saiu com a entrega),isso ocorreu no dia 10/12/2022 e na mesma hora que vi o cancelamento fiz a contestação. Ninguém resolveu e entrei em contato muitas vezes pelo chat e me deram vários protocolos,seguem os mesmos: 38154550,38050230,38587439,38670093 e o último 38717919,e oq aconteceu? nada,não me ressarciram e ainda no portal da parte dos pedidos dizia que havia EXPIRADO.

  14. A cliente que não conferiu seu respectivo pedido, pediu somente duas porções de arroz e uma coca-cola, nos enviamos por achar que ela já possuía refeição de outro lugar, a cliente entrou em contato comigo falando que eu não tinha enviado a feijoada, eu entrei em contato com o ifood antes do cancelamento ocorrer, peguei o número de protocolo e mesmo assim o ifood cancelou o pedido dela e não me deu o reembolso falando que eu enviei errado, abri chamado fui no reclame aqui e no final tive de absorver o prejuízo causado pela falta de atenção da cliente e falta de critérios pelo ifood.

  15. Ifood continua trabalhando em prol do consumidor. Essa funcionalidade de cancelar o pedido ainda em preparo só atrapalha o estabelecimento. Após a entrega o ifood deveria melhorar. Pois com apenyuk toque o cliente cancela, consome o produto e e reembolsado.

  16. O Ifood a plataforma que deixa você comer de graça as custas dos restaurantes, clientes pedem após comerem alegam qualquer problema e cancelam o pedido, mesmo você rejeitando o cancelamento, sabendo que esta tudo certo com o seu produto o Ifood acata a vontade do cliente e o restaurante que fique com o prejuízo, cliente reclama de 1 item é feito o pedido de cancelamento do pedido total, perdendo até o valor de itens industrializados como refrigerantes chocolates entre outros. A questão é muito simples se o cliente cancelou o pedido ele tem que devolver o produto faço questão de manter um motoboy só para fazer a logística reversa, quem cancelar terá que devolver os produtos, em qualquer lugar se você cancela alguma compra é obrigado a devolver o produto, neste aplicativo a pessoa compra, come depois cancela e não paga nada, isso é uma vergonha.

  17. Oi, parceiro! O iFood tem investido grandes esforços para evitar cancelamentos inadequados, trazendo mais transparência nesse processo. Com isso, desde o dia 28 de setembro você pode contar com a nova política de cancelamentos. Esse novo conjunto de regras e ferramentas permite que você tenha uma maior participação no processo de cancelamento, mantendo um contato direto com o cliente. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/

    Caso você tenha passado por algum problema de cancelamento indevido, o indicado é que você utilize as ferramentas da nova política de cancelamento. Ainda assim, caso precise de alguma ajuda, você pode abrir um chamado na aba “”Chamados e ajuda”” do Portal do Parceiro.

  18. “Oi, parceiro! O iFood tem investido grandes esforços para evitar cancelamentos inadequados, trazendo mais transparência nesse processo. Com isso, desde o dia 28 de setembro você pode contar com a nova política de cancelamentos. Esse novo conjunto de regras e ferramentas permite que você tenha uma maior participação no processo de cancelamento, mantendo um contato direto com o cliente. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/

    Caso você tenha passado por algum problema de cancelamento indevido, o indicado é que você utilize as ferramentas da nova política de cancelamento. Ainda assim, caso precise de alguma ajuda, você pode abrir um chamado na aba “”Chamados e ajuda”” do Portal do Parceiro.”

  19. Oi, parceiro! O iFood tem investido grandes esforços para evitar cancelamentos inadequados, trazendo mais transparência nesse processo. Com isso, desde o dia 28 de setembro você pode contar com a nova política de cancelamentos. Esse novo conjunto de regras e ferramentas permite que você tenha uma maior participação no processo de cancelamento, mantendo um contato direto com o cliente. Saiba mais aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/politica-cancelamento-pedidos/

    Caso você tenha passado por algum problema de cancelamento indevido, o indicado é que você utilize as ferramentas da nova política de cancelamento. Ainda assim, caso precise de alguma ajuda, você pode abrir um chamado na aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro.

  20. É lamentável.!

    Cancelamentos completamente incoerentes são vergonhosamente mau arbitrados.

    Além da incapacidade de detectar pedido trote/golpe.

    O ifood, não reconhece o estabelecimento como um cliente.

    Não é a mesma tratativa, muito menos a disposição em que é dispensada aos clientes ifood.

    A nossa política continuará firme em tratar a plataforma como cliente, entregando sempre o melhor e jamais reconhecendo qualquer tipo de cancelamento incoerente.

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