Quem empreende no ramo alimentício sabe que não é uma tarefa fácil inovar ao fazer propaganda de comida. Afinal, ser original diante de tantas campanhas apresentadas pela concorrência está, cada vez mais, desafiador. Por outro lado, contar com a criatividade nesse segmento faz toda a diferença para o sucesso de um negócio.
Esse pode ser, inclusive, o seu diferencial competitivo na hora de realizar o marketing gastronômico. Até mesmo porque o setor de foodservice ficou em alta durante o ano de 2024.
Conforme pesquisa da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), consultoria Galunion e Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), 55% dos estabelecimentos verificaram aumento no faturamento no 1º semestre do ano, quando comparado ao ano anterior.
Esse é o momento oportuno, portanto, para você implementar estratégias e fazer o seu negócio vender mais. Então, como usar a propaganda de alimentos para atingir esse objetivo? Acompanhe este conteúdo para saber mais sobre o tema e se inspirar!
Qual é a importância de uma boa propaganda de comida?
Para empreendimentos do ramo alimentício, a propaganda de comida é parte do marketing estratégico, já que serve para divulgar a atividade principal do negócio. Assim, essa é a oportunidade de gerar vários impactos positivos para um estabelecimento gastronômico, como:
- tornar a marca mais conhecida;
- atrair clientes novos;
- ativar lembranças de compradores que já conhecem o negócio, fazendo-os voltar;
- atribuir à empresa mais autoridade no mercado, fortalecendo o branding;
- destacar os produtos desejados, conforme a sua estratégia de negócio;
- apresentar novas categorias ou itens;
- conectar o seu produto ao cliente, ativando desejos e vontades;
- gerar lembranças afetivas, que contribuam para uma nova compra no estabelecimento
Todas essas vantagens tendem a repercutir nas vendas. Ou seja, embora as propagandas exijam certo investimento, elas servem para gerar lucro — o que é sempre um dos maiores objetivos de marketing de um negócio (se não for o principal).
Aproveite e veja as dicas do João Barcelos, Embaixador iFood, para turbinar as vendas do seu negócio.
O que caracteriza uma boa propaganda de comida?
Uma boa propaganda de comida é caracterizada por imagens de qualidade, com destaque para o produto e transparência sobre a oferta. Além disso, é pouco indicado colocar muito texto, a fim de evitar que o público desvie a atenção do principal, que é a foto.
Outras dicas são ter uma boa identidade visual, que seja consistente com a do restaurante, Isso significa optar pelo uso de cores e elementos semelhantes. Os textos também precisam ser instigantes para chamarem a atenção. Por exemplo, podem ser divertidos ou inspiracionais.
Cuidados legais com a propaganda de alimentos
A propaganda de alimentos exige alguns cuidados legais, principalmente no que se refere ao Direito do Consumidor. Ainda há questões relacionadas a grupos de consumidores, como lactantes, alérgicos e crianças na primeira infância.
Nesse sentido, é importante atentar às regras dos seguintes órgãos reguladores e legislações vigentes:
- Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);
- Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária;
- Constituição Federal;
- Código de Defesa do Consumidor (CDC);
- Decreto-Lei 986/1969;
- Lei 9294/1996;
- Lei 11265/2006;
- RDC 24/2010, da Anvisa.
Basicamente, todas essas diretrizes determinam que as informações devem ser prestadas em sua totalidade e de forma verdadeira. Além disso, os alimentos que contêm muito açúcar ou sódio, que contém glúten e outros ingredientes que podem fazer mal a algumas pessoas precisam ser indicados.
Como fazer uma propaganda de alimentos?
Fazer uma propaganda de alimentos se trata de destacar a comida. Portanto, é fundamental descobrir as melhores maneiras de fazer uma boa publicidade desse produto. Veja a seguir algumas dicas para ter sucesso nessa empreitada!
Conheça seu público-alvo
Seja qual for o modelo de divulgação que seu negócio adote, conhecer o público-alvo garante um resultado mais alinhado entre as estratégias publicitárias e as expectativas dos consumidores. Somente a partir disso, é viável construir campanhas e ações que realmente tenham impacto em sua audiência, atraindo os potenciais clientes para o estabelecimento.
Para atingir tal objetivo, é preciso analisar elementos comportamentais e demográficos do mercado, identificando padrões e definindo o perfil de consumo. Assim, é possível tomar as melhores decisões a respeito de questões como:
- canais de contato, comunicação e atendimento;
- linguagem e estética;
- temáticas para conteúdo.
Por exemplo, se você tem um restaurante que atua no mercado de alimentação saudável, terá uma comunicação que foca o bom funcionamento do organismo e a sustentabilidade.
Nesse caso, você pode investir na propaganda de lanches sem carne para divulgar o seu cardápio vegano. A ideia, nesse exemplo, é mostrar que você oferece sabor nos seus pratos, além de ter alimentos que fazem bem.
Por sua vez, se tiver um restaurante de luxo, precisará optar por uma propaganda mais cuidadosa, que passe a sensação de exclusividade. Percebe como é diferente? Então, é preciso entender o seu público e seus hábitos alimentares.
Analise os concorrentes
O público-alvo não é o único grupo que deve ser analisado: é fundamental estudar a concorrência. A lógica por trás disso é que, em um mercado tão dinâmico como o atual, as ações dos competidores afetam o seu negócio.
Na propaganda de comida, essa influência acontece tanto no posicionamento de marca quanto em relação às estratégias utilizadas por um empreendimento. Isso porque esses elementos o colocam em vantagem perante um segmento de clientes ao associar sua imagem com características valorizadas por esses consumidores.
Mais do que isso, a análise de concorrência é crucial para entender o que deu certo e errado para os outros empreendedores, e identificar lacunas. Por exemplo, se outro restaurante vende comida fitness, mas não tem sobremesas para esse público, essa pode ser uma grande oportunidade de vender mais.
Aposte na geolocalização
A geolocalização é um recurso importante para encontrar clientes. Use ferramentas como o Google Places para se destacar e aparecer no Google Maps. Isso ajudará o seu restaurante ser conhecido e atrair clientes.
Nesse caso, você pode usar o geomarketing para potencializar os resultados. Essa é uma estratégia interessante e que está sendo cada vez mais utilizada. Tanto que o mercado deverá atingir US$43,9 bilhões em 2029, segundo a Mordor Intelligence.
Use as redes sociais
Com 187,9 milhões de brasileiros na internet, segundo o relatório Digital 2024: Brazil, investir em marketing digital é uma das melhores estratégias para divulgar seu empreendimento.
Redes sociais, como Instagram e TikTok, se destacam para a propaganda de alimentos, uma vez que possibilitam apresentar os melhores aspectos de um negócio desse segmento. Afinal, uma foto apetitosa de um dos itens do cardápio ou um vídeo curto mostrando sua preparação pode ser muito atrativo.
Esses canais também contam com vantagens particulares, que incluem baixo custo e ampla variedade de postagens. Por exemplo, é possível até fazer enquetes gratuitamente para descobrir quais novos sabores ou pratos seriam bem-vindos.
Invista em imagens atrativas
A identidade visual é importante em todos os segmentos empresariais. Mas, no ramo alimentício, esse elemento ganha destaque, já que existe a vantagem de adotar um apelo visual muito mais poderoso.
A comida tende a ser desejada de forma instantânea ao ser vista, e sua imagem pode gerar certa urgência. Por isso, esse aspecto pode ser tão relevante quanto o cheiro ou o sabor para a decisão de consumo. Bebidas também se encaixam nisso: a depender de como são apresentadas, podem parecer irresistíveis.
Cativar o público dessa forma, principalmente no meio digital, envolve diversos fatores. Por exemplo:
- habilidade para fazer boas fotos;
- conhecimentos sobre como fazer a edição das fotos para propaganda;
- manutenção de um estilo padronizado e harmônico na página.
Para quem trabalha com delivery, o apelo visual tem um papel ainda maior, uma vez que o cliente só vê a refeição depois que ela é paga e entregue. Então capriche nas imagens para garantir uma ótima impressão dos produtos.
Uma dica é usar a técnica food porn. Ela ajuda a deixar a comida mais atraente ao despertar as sensações, explorar texturas e incentivar a criatividade.
Confira algumas dicas no vídeo sobre as fotos que vendem e descubra todo o segredo dos profissionais.
Estabeleça uma conexão emocional
Tenha em mente que você vende mais do que um produto: você oferece uma experiência. Por isso, aposte na conexão emocional para se relacionar com os seus potenciais clientes.
Você pode potencializar a propaganda de comida por meio de histórias, experiências sensoriais e outros fatores que contribuem para trazer uma lembrança positiva no cliente. Ao adotar essa medida, aumenta a chance desse consumidor comprar no seu estabelecimento.
Por exemplo, se você tem um restaurante de comida caseira, que tal ativar memórias de infância com aquelas comidas de avó? Essa é uma estratégia que costuma dar certo. Por outro lado, se você vai fazer uma propaganda de lanches, pode fazer a conexão por meio dos nomes dos pratos no cardápio ou usando uma história cativante.
Faça promoções
Uma das ideias mais comuns na hora de planejar como fazer uma propaganda voltada para a venda é a criação de promoções. Negócios do setor alimentar podem se valer disso por meio de estratégias como:
- premiar engajamento nas redes sociais com cupons de desconto para usar no delivery;
- fornecer vantagens para a recompra;
- reduzir o valor em pedidos com quantidades maiores ou em dias de menor movimento.
Aproveite as datas comemorativas
As datas comemorativas são ótimas oportunidades para aumentar suas vendas em períodos de sazonalidade. Nesse momento, também vale a pena usar o recurso das promoções para atrair clientes.
Por exemplo, você pode criar combos no iFood para datas específicas, reduzindo o valor da oferta. Também pode montar um cardápio temático, ter pratos especiais para a data etc.
É o caso de aproveitar o Dia do Sorvete para testar uma nova receita ou oferecer acompanhamentos diferentes.
Amplie a presença e a abrangência
Presença e abrangência têm relação direta com os canais de divulgação ou de distribuição. No ambiente digital de negócios, esses meios se misturam. Por exemplo, há quem apenas divulgue produtos nas redes sociais e há quem as use também para negociar e fechar pedidos.
Como visto, estar nesses meios é fundamental para o marketing. Também é muito útil para a propaganda de comida contar com aplicativos de delivery, lojas virtuais e outras plataformas de venda.
Esses espaços digitais fazem o papel de lojas online, nas quais cada empreendimento tem a própria vitrine. Dessa forma, disponibilizar os seus produtos nesses meios aumenta o contato com público, criando reconhecimento e ampliando a quantidade de pedidos.
Aqui, vale lembrar que os apps de delivery estão em alta. O principal destaque é o iFood, que tem mais de 80% de participação de mercado. Somente em 2024, 380 mil estabelecimentos se cadastraram na plataforma.
Defina sua forma de comunicação
As suas mensagens devem ser adequadas ao perfil do seu público-alvo. Esse aspecto influencia o tom de voz, a linguagem usada, o tipo de conteúdo etc. Então, faça essa análise para estabelecer um relacionamento com os seus clientes reais ou em potencial.
Por exemplo, se você vai fazer uma propaganda de lanches, não deve usar uma linguagem formal, porque não combina com o perfil de público. Ao mesmo tempo, pode não ser interessante usar muitos emojis, memes e outros recursos desse tipo. Tudo depende do seu público.
Encante o seu cliente
Melhore a experiência do cliente para fidelizá-lo e ter mais chances de aumentar suas vendas. Aqui, é a mesma ideia de oferecer mais do que um produto. Portanto, conheça seu público, defina a comunicação e faça pesquisas de satisfação para identificar os pontos de melhoria.
Outras dicas são oferecer um atendimento de qualidade e ter um cardápio inclusivo (com opções vegetarianas, sem glúten e adequadas a outros tipos de restrições alimentares). Lembre-se, ainda, de cumprir o que promete.
Inove sempre que puder
Criar ou incluir novos canais, estratégias, abordagens ou ferramentas na hora de vender sempre chama a atenção do público. Ao montar os planos para a propaganda de comida do seu estabelecimento, existem diversas opções para colocar essas ideias em prática.
Por exemplo, você pode investir em campanhas criativas e diferentes. Também é uma boa ideia fornecer uma experiência de consumo em que o online se misture com offline, por meio uma embalagem de entrega com um QR code que leva a um site ou aplicativo. Isso gera diferenciais que vão aumentar o valor do seu negócio aos olhos do público.
Ideias de propaganda de comida para você se inspirar
- Faça stories interativos com experiências exclusivas. Por exemplo, um quiz para aumentar o engajamento com o público.
- Crie vídeos do estilo point of view (POV).
- Apresente os bastidos do seu negócio. Essa é uma ótima forma de reforçar o conceito de segurança alimentar, inclusive.
- Crie um item do “menu secreto”, algo exclusivo que só quem sempre compra vai conhecer. Pode ser um produto vendido somente no delivery.
- Incentive os consumidores a criarem receitas próprias em troca de um benefício, como um desconto ou voucher.
- Conte com brindes exclusivos.
- Faça conteúdos educativos, do tipo: “como escolher a melhor carne para o seu hambúrguer”.
- Ofereça um mimo para o cliente do delivery, como um agradecimento escrito à mão ou um doce grátis.
Uma propaganda de comida bem planejada, inovadora e diferenciada tende a aumentar os resultados em empreendimentos do ramo alimentício, já que atrai um número maior de potenciais clientes. Então, capriche nas imagens e nos demais elementos, e marque presença nas redes sociais e em outros meios — sua empresa não vai passar despercebida.
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Respostas de 8
Gostei, meu restaurante é novo no ifood.
Aqui você vai aprender bastante. ? Não deixa de conferir os outros conteúdos. ❤️
quais são os métodos que o Ifood usa pra fazer propaganda ?
Oi, Nathan. Aqui no blog temos vários artigos pra te ajudar com isso na categoria “Vendas e Marketing”, viu? Dá uma olhadinha lá! ?❤️
Olá, preciso de fotos e vídeos mostrando que minha loja está no Ifood. Onde consigo baixar este material ?
Obrigado
Bruno
Oi, Bruno. Tudo bem? Abra o aplicativo ou site para clientes e pesquise pela sua loja. Caso tenha qualquer dificuldade, você pode falar com nosso suporte em https://portal.ifood.com.br/cases/help.
Blog-parceiros Olá, tudo na paz?
Somos uma produtora de áudio e gostaríamos de fechar uma parceria com você, e nas suas novas produções caso precise de JINGLE, SPOTS ou VINHETAS, estamos às ordens.
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Um grande e fraterno abraço.
Oi. Vamos analisar o conteúdo e, sendo possível dar continuidade à parceria, retornaremos!